Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Duvida -  Qual K7 Comprar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Duvida - Qual K7 Comprar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duvida - Qual K7 Comprar?
    Postado: 17 Mar 2022 as 23:29
Ola pessoal,  recentement comprei as rodas da Shimano  WH MT-15 26 e to na duvida em relação a qual cassete comprar para o cubo que vem nessas rodas, nunca tive esse sistema e vai ser meu primeiro contato ( ainda não chegaram as rodas ) e não sei se tem um padrão em relação a isso ou cada marca/modelo tem frisos diferente e não se encaixam.

outra duvida, já para aproveitar o tópico por ter relação é os cassetes eles tem todos os "Cogs" grudados, metade solta ou tudo solto? se alguem puder me responder vai me ajudar a escolher as peças que irei comprar
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2022 as 05:19
Tô meio com sono agora, mas parece que o freehub dela é o Shimano mais comum, de 8 a 10v, então a maioria dos cassetes pra freehub Shimano vai servir, exceto os 11v (que devem até servir, mas não confirmei) e os microspline, que são pra 12v.

Quanto a config dos cassetes, varia bastante. Tem alguns que só o menor cog é solto, outros tem um grupo de 3 cogs maiores presos e o resto solto, e aí vai.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2022 as 19:52
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Tô meio com sono agora, mas parece que o freehub dela é o Shimano mais comum, de 8 a 10v, então a maioria dos cassetes pra freehub Shimano vai servir, exceto os 11v (que devem até servir, mas não confirmei) e os microspline, que são pra 12v.

Quanto a config dos cassetes, varia bastante. Tem alguns que só o menor cog é solto, outros tem um grupo de 3 cogs maiores presos e o resto solto, e aí vai.

entendi, muito obrigado pelo esclarecimento. irei procurar algumas pois queria comprar um cassete que tenha uns cogs menores até 16 a 18 dentes para eu usar como single e tbm para eu já deixar guardado para se caso eu depois queira mudar a bike para  1x9
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2022 as 21:22
Da pra usar uma furadeira com uma broca de metal nós rebites que prendem os cogs juntos. Alternativamente, os cassetes da SunRace são desmontáveis, presos com um parafuso Torx pequeno. Qualquer das duas possibilidades vai te atender.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 08:34
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Da pra usar uma furadeira com uma broca de metal nós rebites que prendem os cogs juntos. Alternativamente, os cassetes da SunRace são desmontáveis, presos com um parafuso Torx pequeno. Qualquer das duas possibilidades vai te atender.


Fazer isso não estraga o k7? Da para usar ele depois sem os arrebites?
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 12:40
Da sim. Só toma cuidado com o que vai furar, que vai bem. Os cogs se apoiam no núcleo do freehub, não nós rebites, que só estão lá pra manter tudo junto. Ou pega um cassete SunRace, que é desmontável.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 13:09
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Da sim. Só toma cuidado com o que vai furar, que vai bem. Os cogs se apoiam no núcleo do freehub, não nós rebites, que só estão lá pra manter tudo junto. Ou pega um cassete SunRace, que é desmontável.

obrigado pelas informações, acho que irei caçar um cassete desses mesmo e desmontar para pegar apenas um pinhão para por na bike single
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2022 as 11:02
Uma outra duvida.

Esse cubo aceita 9 a 10v, seria possivel colocar cassetes menores usando espaçadores para tirar a folga, ou não é recomendado fazer isso?

Aonde ando nao3 tem muita ladeira, e as poucas que tem não precisa de muito, não é atoa que faço tranquilo com uma caloi poti.

Perguntando porque inicialmente irei montar singles, mas se eu futuramente for por marcha, não iria precisar de uma relação tão alta
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2022 as 06:07
Cassetes de 8v e acima tem a mesma largura, mas com espaçamento progressivamente menor entre as engrenagens: 9v espreme um pouco pra caber no mesmo espaço, 10v espreme mais e aí segue. Por conta disso, cubos de 9v tb aceitam 8v sem problemas, mas sei que existem exceções. Qual o modelo embarca do cubo?

Sobre cassetes com menos velocidades, atualmente só se acha de 7v. Pode ser colocado com um espaçador entre o cassete e o cubo, inclusive já vi cassetes 7v (um modelo da SunRace, acho que M40) que já acompanham esse espaçador. É possível usar um espaçador de cassete desmontado pra isso, procure na caixa de peças usadas de qualquer oficina, devem te dar isso ou vender por um valor baixo.

No entanto, não acho que é uma economia significativa. Um cassete 8v é pouca coisa mais caro que outro 7v, a corrente de ambos tem a mesma largura e, apesar de existirem versões indicadas pra 7v e 8v, funcionam bem em ambas situações e os câmbios 7v e 8v geralmente são intercambiáveis, desde que aceitem o mesmo número máximo de dentes na engrenagem maior. Restam os passadores, que são específicos pra 7v ou 8v, mas são basicamente o mesmo preço, considerando a mesma linha.

Ao final das contas, acho que o melhor custo por benefício está em 8v, sendo que 7v (com cassete, reforçando o contexto) será pouca coisa mais barato e terá menos benefício.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2022 as 07:18
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Cassetes de 8v e acima tem a mesma largura, mas com espaçamento progressivamente menor entre as engrenagens: 9v espreme um pouco pra caber no mesmo espaço, 10v espreme mais e aí segue. Por conta disso, cubos de 9v tb aceitam 8v sem problemas, mas sei que existem exceções. Qual o modelo embarca do cubo?


o cubo é um MT15 que nem o da imagem, comprei uma roda montada da shimano e ja veio com ele, pelas especificaçoes no site diz que ele aceita cassete de 9 a 10v



E fiquei vendo sobre o preço e n muda tanto, pelo menos da 7 para 8v, ja da 9v em diante ja muda um pouco ainda mais nos passadores
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2022 as 05:48
Provavelmente aceita 8v tb. Na pior das hipóteses, teria de colocar um espaçador, mas é de boa. Mas lembra que mais velocidades vão te permitir uma pedalada mais cadenciada, com menos pulos entre as marchas. Pesa aí suas prioridades e decida com calma.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2022 as 15:19
Comprei um cassete de 9v mesmo, mas vou desmontar ele por hora e fazer ela single, depois que eu tiver o resto da grana compro a relação certinha hehehe
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X