Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio XT M8120 real diferença?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio XT M8120 real diferença?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio XT M8120 real diferença?
    Postado: 01 Mar 2022 as 02:45
Pessoal, estou muito inclinado a pegar um freio deore xt m8120, 4 pistões.
Mas gostaria de saber se alguém usa e se realmente tem tudo isso de diferença em relação a um freio de 2 pistões, diferença significativa?
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mar 2022 as 10:20
Eu uso o M8020, versão anterior!

Comprei ele porque pesava quase 130 kg (hoje com 112) e precisava de um freio mais potente pra garantir!

Ele tem uma potência superior ao de 2 pistões (um amigo meu tem o M8000 e pude comprovar).

Pra pedais normais e pilotos "normais", não vejo necessidade! discos de 180/160 mm dariam conta do recado!

Mas, se tu usa muito os freios, ele desgasta menos (quando usado com discos e pastilhas icetech).

Pra mim foi o segundo melhor upgrade que fiz! desço os morros com muito mais segurança!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Tiago182 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2005
-
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2022 as 23:44
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Eu uso o M8020, versão anterior!

Comprei ele porque pesava quase 130 kg (hoje com 112) e precisava de um freio mais potente pra garantir!

Ele tem uma potência superior ao de 2 pistões (um amigo meu tem o M8000 e pude comprovar).

Pra pedais normais e pilotos "normais", não vejo necessidade! discos de 180/160 mm dariam conta do recado!

Mas, se tu usa muito os freios, ele desgasta menos (quando usado com discos e pastilhas icetech).

Pra mim foi o segundo melhor upgrade que fiz! desço os morros com muito mais segurança!

E aqueles deore de 4 pistão será que é bom?? Preço é mais em conta. 
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2022 as 08:57
Originalmente postado por Tiago182 Tiago182 escreveu:

E aqueles deore de 4 pistão será que é bom?? Preço é mais em conta. 

Sim, continua sendo bom, não tanto quanto o XT, mas é bom!

Na verdade, do Deore pra cima, eles são bem parecidos, com mais funcionalidades nos mais caros e menos nos mais baratos!

edit: um exemplo: a manopla do M6100/6120 tem um parafuso de regulagem da aproximação da manete pro punho, que precisa de uma chave allen. Já os das séries mais acima (7100/8100/9100), tu tem uma peça acoplada que permite regular com as mãos, sem o uso de chaves.




Editado por GabrielSL329 - 03 Mar 2022 as 10:04
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 23:19
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Tiago182 Tiago182 escreveu:

E aqueles deore de 4 pistão será que é bom?? Preço é mais em conta. 


Sim, continua sendo bom, não tanto quanto o XT, mas é bom!

Na verdade, do Deore pra cima, eles são bem parecidos, com mais funcionalidades nos mais caros e menos nos mais baratos!

edit: um exemplo: a manopla do M6100/6120 tem um parafuso de regulagem da aproximação da manete pro punho, que precisa de uma chave allen. Já os das séries mais acima (7100/8100/9100), tu tem uma peça acoplada que permite regular com as mãos, sem o uso de chaves.





Esse ajuste que você regula com as mãos, eu acho besteira, pois na teoria você usaria apenas uma vez e nunca mais iria usar para regular. Só usei uma vez até hoje e nunca mais, nem mesmo quando meu freio estava baixo eu precisei usar.

Quanto ao freio, eu estou quase pegando um m8120, mas eu já uso um m8000 mas de dois pistões apenas, e esses freios iriam ir para outra bike.

Mas eu realmente não preciso de frenagem extrema, peso por volta de 74 kg e sou bem cauteloso, desço segurando...

Editado por dagspina - 07 Mar 2022 as 13:38
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2022 as 17:43
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Pessoal, estou muito inclinado a pegar um freio deore xt m8120, 4 pistões.
Mas gostaria de saber se alguém usa e se realmente tem tudo isso de diferença em relação a um freio de 2 pistões, diferença significativa?

A diferença vai ser literalmente a força que ele faz no disco. Tanto pq tem mais área de pressão hidráulica como a pastilha ser um pouco maior também. 

Como isso vai se traduzir pro seu uso, depende de vários fatores. Por exemplo eu peso em torno de 70kg e comecei a sentir falta de freios mais potentes quando comecei usar pneus de maior aderência, no caso rodas 27.5 com pneus 2.8 cravudos. Em certos momentos era notável que os freios não davam conta de segurar a bike, aí fiz upgrade somente das pinças pra 4 pistões e melhorou muito.

Pra quem e mais pesado, pode fazer uma diferença mesmo em situações que os pneus não tenham tanta aderência assim (bike de xc  por exemplo) devido ao aumento de peso. Mas antes de trocar de freio, sai mais barato tentar aumentar os discos já que o problema pode ser mais de fadiga (aquecimento) que falta de potência.

 Existem freios q são 4 pistões na dianteira e 2 na traseira, o que pra mim faz bastante sentido principalmente em hardtails, já q na frenagem as vezes ela quica e perde a aderência. Pelo mesmo motivo muitos usam disco maior na dianteira, já que o peso fica mais concentrado na dianteira na frenagem.

Diria que quanto maior o peso, maior os rotores. E se ainda assim n chegar a um resultado bom de frenagem, aí vale partir pra freios mais fortes.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2022 as 20:34

Ótima explicação TheLittle!

Em 2011 usava freio hidráulico bem fraco Shimano M575 e resolvi a questão com rotor dianteiro de 203 mm. Muita gente me chamava de louco por usar um disco tão grande e na mão direita. Aí eu tinha que explicar que vim da motocicleta e tenho o dedo direito muito bem treinado para freiar a roda dianteira.

Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2022 as 22:56
Pessoal, apenas para dar um feedback, não consegui achar o xt-m8120 no Aliexpress em loja de confiança, acabei optando pelo m8100 mesmo...
Como disse nas mensagens acima, eu já uso um m8000, em outra bike, é possível retirar a mangueira do m8000 (sm-bh90) e colocar no m8100? Ambos usam o mesmo modelo de mangueira, mas a mangueira do m8100 é apenas 1600mm. Consigo reaproveitar o banjo e os anéis de vedação? Sei que vou ter que sangrar novamente, mas é mais barato do que comprar a mangueira nova de 2000mm por volta de 359 reais.

Editado por dagspina - 12 Mar 2022 as 22:59
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2022 as 23:32
eu pegaria o 7120,no ali tem c bom preço
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2022 as 23:33
"apenas 160cm"?
rapaz a nao ser q use uma bike xxxl acho q n vai ter problema algum. geralmente padrão é 140 cm
provavelmente vai ter ate q diminuir
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 00:51
Vendedor já falou que vem com 160cm, eu não sei o que houve no projeto do meu quadro, mas ao meu ver foi uma presepada monstra... A rota da mangueira traseira vem pelo downtube, até aí está certo, mas ao chegar no triângulo traseiro fizeram a burrada de soldar os suportes para parafusar a pinça de freio no tubo superior. Essa volta foi suficiente para 160cm de mangueira não me servir.

Eu conseguiria fazer essa troca de uma mangueira pela outra?



Editado por dagspina - 13 Mar 2022 as 00:54
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 16:14
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Pessoal, apenas para dar um feedback, não consegui achar o xt-m8120 no Aliexpress em loja de confiança, acabei optando pelo m8100 mesmo...
Como disse nas mensagens acima, eu já uso um m8000, em outra bike, é possível retirar a mangueira do m8000 (sm-bh90) e colocar no m8100? Ambos usam o mesmo modelo de mangueira, mas a mangueira do m8100 é apenas 1600mm. Consigo reaproveitar o banjo e os anéis de vedação? Sei que vou ter que sangrar novamente, mas é mais barato do que comprar a mangueira nova de 2000mm por volta de 359 reais.


Muito provavelmente tenha que trocar o pino e oliva de cada ponta da mangueira de freio.

Quando pedi para trocar as manetes de freio Shimano M665 pelos novos M6100, tive que trocar também os pinos e oliva BH90. O aperto do parafuso do manete esmaga a oliva contra o pino para vedar bem todo o conjunto.

Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 18:57
Pino e oliva é barato, eu troco sem problemas, to preocupado com os anéis de vedação que encaixa na pinça...
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2022 as 15:03
4 pistões tem mais uma vantagem, nao somente pelo aumento de area de pressão, mas tambem melhora a fadiga do freio quando se pensa no aquecimento do sistema. 4pot mantem por mais tempo a performance em longas descidas se comparada com 2 pistoes. 

aumentar o diametro dos rotores melhora a qualidade da frenagem porem perde modulação segundo estudos.. 

ai vai do gosto .. tem gente q prefere uma pegada bem modular, tipo sram e magura.. outros lidam bem com o sistema on-off da shimano 

shimano 2pot + rotor grande  = freada mais brusca com maior risco de fading

sram / magura 4pot + rotor grande = freada mais controlada (tipo"abs") com menor fading

shimano 4pot + rotor grande  = freada alicatada com menor fading




Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2022 as 16:43
Originalmente postado por ftajiri ftajiri escreveu:

4 pistões tem mais uma vantagem, nao somente pelo aumento de area de pressão, mas tambem melhora a fadiga do freio quando se pensa no aquecimento do sistema. 4pot mantem por mais tempo a performance em longas descidas se comparada com 2 pistoes. 

aumentar o diametro dos rotores melhora a qualidade da frenagem porem perde modulação segundo estudos.. 

ai vai do gosto .. tem gente q prefere uma pegada bem modular, tipo sram e magura.. outros lidam bem com o sistema on-off da shimano 

shimano 2pot + rotor grande  = freada mais brusca com maior risco de fading

sram / magura 4pot + rotor grande = freada mais controlada (tipo"abs") com menor fading

shimano 4pot + rotor grande  = freada alicatada com menor fading





aí deu aula Clap

uso shimano 4 pistões e rotor grande, n troco por nada!
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2022 as 07:52
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

uso shimano 4 pistões e rotor grande, n troco por nada!

eu tb

fora que dura bem mais! menor gasto de pastilha e disco. a longo prazo começa a ser interessante financeiramente falando!


Editado por GabrielSL329 - 02 Abr 2022 as 07:53
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2022 as 20:50
Então, estou pensando em comprar o shimano saint 810 de 4 pistões. Ele seria muito pesado ou algo que desabonasse em bike xco? É que o preço dele usado achei a 1000,00 reais e ou então eu juntaria um pouco de grana pra colocar o xt 8000 ou 8100 de 2 pistões.
Não tenho como colocar novo de 4 pistões.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2022 as 09:42
sugiro comprar um SLX 7120 ou mesmo um Deore 6120 ainda que tenha q trazer da china. De repente acha até um 520 num preço bom. O 420 tem boas pinças mas eu não gosto da manete (a mesma do MT400). 

O Saint  M810 é um bom freio mas já é muito, muito antigo.. eu tenho um SLX equivalente e ainda funciona muito bem, mas os freios foram lançados em 2008.  O modelo M820 que é vendido até hoje foi lançado em 2013.

Apesar deles durarem muito e você ainda achar no mercado freios semi-novos ou até novos, no caso do 810  as mangueiras, retentores e outras vedações podem estar já muito velhas e é um risco pra você adquirir um freio assim e ter problemas.

ao mesmo tempo q toda essa durabilidade é um baita atestado de qualidade, chega uma hora que começa a ser fator de risco quando se pensa num freio com 14 anos de lançamento...

Sinceramente não entendo porque a shimano não atualiza mais os grupos de DH. Em várias situações já vi pilotos profissionais de Downhill usando freios XTR ou XT de 4 pistões ao invés do Saint 820. Vi até protótipos de câmbios mas nada de freios novos.


Editado por TheLittle - 04 Abr 2022 as 09:50
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2022 as 10:33
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2022 as 19:24
Não tinha pensado na questão do tempo de fabricação. Faz sentido.

Vou olhar com calma os do exterior
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2022 as 23:19
Ohh pessoal, depois de 2 semanas que comprei o freio m8100 por não ter achado o m8120 em lojas de confiança onde geralmente compro peças da bike.
Fui olhar novamente na loja outra peça e estava o tão desejado m8120, não pensei duas vezes e o comprei..
Agora é esperar o m8100 chegar e colocar para vender no ML.

Editado por dagspina - 11 Abr 2022 as 01:10
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X