Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Gravel para ciclotur, vale a pena?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Gravel para ciclotur, vale a pena?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TFSanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2019
Porto alegre/RS
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFSanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Gravel para ciclotur, vale a pena?
    Postado: 30 Dez 2021 as 08:05
Meus caros, bom dia! Estou querendo iniciar no ciclotur, fazendo algumas rotas da serra gaúcha. Estou pensando em trocar minha bike atual, uma triban 540 por uma gravel, tipo uma versa comp. Pedalo bastante com a minha 540, mas basicamnete asfalto. Nos últimos tempos, tenho testado me aventurar em trechos off-road com ela e para isso instalei um 700x32 na dianteira e um 700x35 na traseira, que foi o máximo que consegui colocar. Até foi divertido fazer umas estradas de terra, mas quando tem muita areia solta (tem uns trechos aqui que até o carro dá uma derrapada) ficou inviável com os pneus finos.

Penso na gravel simplesmente por gostar da minha road/endurance, com mais de 10 mil km percorridos, mas poder colocar pneus maiores, e acredito que o freio a disco, ainda que mecânico, deve ser melhor que meus freios de ferradura. Nem de longe tenho pretensão de ir em trilhas com ela, como alguns vão. Meu pedal, fora das viagens, é uns 80% em asfalto (se bem que o asfalto as vezes é tão ou mais ruim que o chão batido).

Tenho em mente por exemplo, a rota romântica que parte de Nova Petrópolis. Tenho visto que basicamente o trecho é chão batido, e todo mundo que vi vai de MTB. Seria viável uma gravel de pneus 700x42 nesse terreno, ou é melhor esquecer a ideia?


Voltar ao Topo
Pedro_Augusto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2009
Recife - PE
Offline
Mensagens:100
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro_Augusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2021 as 10:58
Veja os vídeos do Léo pedalando pelo mundo (acho que o maior YouTuber cicloviajante do Brasil) na expedição Jalapão. Maior parte do terreno é como você descreve.
Tanto a versa evo quanto a comp vêm com os mesmos pneus schwalbe g-one.
Tenho uma comp e a versatilidade (daí o nome versa, acho) pra andar no asfalto e terra batida é grande.
Se precisar de pneus com cravos maiores, você pode colocar pneus maxxis rambler 700x45.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X