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Cannondale Caad13 Disc - Review |
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dimas2dimas
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Postado: 17 Dez 2021 as 01:55 |
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Caad 13 2020 - Pequeno review após 4000km Breve relato do convívio com uma das queridinhas de alumínio do mercado e suas peculiaridades (pneus 28c+, freios a disco hidráulicos, thru-axle, canote específico, selim, central BB30, grupo mid, cabeamento interno e afins)... Dados técnicos Aquisição..: Maio de 2020 - nova; Frameset...: Caad 13 Disc - Alu 6069 - 1.100g Garfo Carbono/Save Tamanho....: 48 (44,5 x 52 cm); Grupo......: Shimano 105 R7020 com pedivela Si Relação....: 52-36 x 11-30 corrente HG-601 Freios.....: Shimano R7020 com disco RT70 de 160mm (centerlock) Rodas......: Maduxx 2.0 (1.987g) 12x100mm / 12x142mm - 24/28 raios Pneus......: Vittoria Rubino Pro Graphene 2.0 28mm Selim......: Prologo Nago RS 128mm; Componentes: Cannondale Three (avanço 90mm/6graus e guidão 400mm/125mm drop) Fita.......: Cannondale 2,5mm Pedais.....: Shimano Ultegra 6800 Peso sem pedais...: 8.880g (original). 8.480g (atual) (Selim, camaras, pneus e guidão mais leves). A compra Adquirida para substituir uma Specialized Allez 2019 que pouco utilizei (por não ser a bike que eu desejava - geometria muito confortável comprometia o rendimento em subidas e o passo, além do tamanho ficar um pouco maior que o ideal - era 52 e deveria ser 49 - tenho 1,67m). O fator decisivo que me levou a comprar referida bike foi, além da necessidade de uma bike mais versátil (só uma de carbono demanda cuidados extras que acabam dificultando eventual uso diário), o bom preço (R$8.700,00 à época/pré pandemia para pagamento a vista), a grande quantidade de novas tecnologias (disco, eixo, liga), o baixo peso e o visual agradável com logo minimalista deixando a cor neon (vermelha) ainda mais destacada. A bicicleta O quadro é realmente leve, possui tubos afilados como se fossem Aero, rigidez torsional da traseira muito acima da média (eixos passante devem contribuir), o sistema de abraçadeira interna permite ao canote (mesmo de aluminio), trabalhar longitudinalmente e acaba por ser bastante confortável. A pintura é muito boa e até momento não perdi nenhum pedaço de tinta com pedradas e afins. Os componentes originais são acima da média, ( bonitos e não muito pesados). O garfo de carbono que considero indispensável em uma bike de estrada faz bonito no amortecimento e os eixos passantes do tipo "mavic" que não precisam ser totalmente retirados para remover e recolocar as rodas facilitam esta operação. A geometria é totalmente distinta das demais bikes que utilizei, tendo traseira curta (um pouco menos que da Tarmac), Seattube curto com angulação entre a Strada Racing e a Tarmac, e caixa de direção (mais fechada)e offset maior que resultam em uma frente mais longa e um rake maior deixando a frente muito estável sem ser lenta como da Allez. o BBdrop favorece um bom passo e arrancadas vigorosas (perde pra Tarmac mas ainda é acima da média). O grupo 105 R7020 com câmbio traseiro GS é irrepreensível nas trocas de marcha e a relação 52-36 x 11-30 é das melhores que já utilizei (pessoalmente acho melhor que o 11-28). O acionamento do 105 não é suave, nem tão leve e preciso quanto do Ultegra R8000 (já era esperado). Os pneus originais duraram muito pouco (2500km e já estava quadrado o traseiro com o dianteiro aparentemente bom para mais 2500km), furaram algumas vezes e são muito duros mesmo com calibragens menores (80psi) As rodas podem ser consideradas pesadas (1987g), mas são indestrutíveis, não empenaram, não descentraram e não tive problema algum com raio (quebra/afrouxamento). Os aros tem 19mm internos e perfil baixo. A eficiência dos freios a disco hidráulicos conjugados com pneus de 28mm é a cereja do bolo. Pessoalmente tive muita resistência, mas os freios são completamente fiáveis, muito eficientes (a ponto de estranha rodar com a outra bike com Ultegra de aro - a força dispendida no disco não chega a 30% para uma mesma frenagem). Itens substituídos - Desgaste e Upgrade No período de utilização troquei apenas uma corrente preventivamente, a original HG-601, q durou incríveis 3200km sem marcar 0.50% de alongamento e que foi substituída por uma KMC X11EL (dourada). O selim original Prologo Nago RS de 128mm foi substituído por um Fabric Flat de 142mm (mais leve e do meu gosto) e tenho pensado seriamente em substituí o Flat por um Specialized Power Arc 143. Os pneus Vittoria Rubino Pro G2.0 700x28 foram substituídos inicialmente por um par de Continental 4Season 700x32c (32,mm mesmo, passa tranquilo no quadro e garfo), com os quais rodei 400km. A medida 32 acabou se mostrando exagerada, deixando o conjunto sobremaneira pesado (180g de câmaras e 335g de pneu) e cobrando o peso em subidas e retomadas. Atualmente estou com um par de Michelin Power Endurance 700x28c (*) que são muito superiores aos 2 anteriores e diria que comparáveis aos GP4000 S2 da outra bike (superam o GP em conforto e furam ainda menos - nenhum furo em 1100km - rodo somente rodovia suja com muito caminhão, pedaço de pneu, grampo - BR 163 e BR277 no Paraná - minha cidade Cascavel fica num entroncamento que junta quem vem do o MS e Paraguai com destino ao porto de Paranaguá). Os Endurance pesam somente 255g cada e tenho utilizados câmaras de 100 (são 320g a menos girando no somatório das duas rodas). Calibrados com 80psi na diant. e 90psi na tras. os Michelin são macios demais sem serem lentos (acho mais rápidos que os Rubino) No cockpit troquei o guidão original por um Ritchey Evomax Com de 40mm com flare de 12 graus e a fita por uma Pro mais leve. A ultima pesagem registrou 8.740g com pedais e suportes de caramanhola (8.430g sem os mesmos). Já pensei em trocar as rodas e aliviar pelo menos 400g, mas as boas opções que considero confiáveis estão com preços surreais e no momento ficarei com as originais que tem atendido bem nesta fase em que estou voltando aos pedais visando perder 11kg (4 já foram desde a volta) e recuperar minha forma de 3 anos atrás! Manutenção Preventiva Desde a compra foram realizadas duas manutenções de rotina sendo a primeira com lavagem simples completa, revisão dos cubos e central e a última a 1 mês com lavagem e engraxamento. Estou surpreso com a baixa manutenção do freio a disco, as pastilhas estão 70% as dianteiras e 30% as traseiras e embora o custo para substituir seja alto (R$215,00), meu maior medo que era o de ter problemas com estes componentes não se confirmou. Definitivamente, o disco veio pra ficar e depois de usar um hidráulico, a ferradura parece o freio de um velho caminhão, com resposta lenta e incerta. Troca de corrente, regulagens e limpeza básica faço em casa (tenho uma mini oficina num pequeno quarto, com tudo que é preciso). Opinião Geral Se eu recomendaria? Com toda certeza! É melhor que carbono? Depende de que carbono e de que geração de bike estamos falando (é superior à maioria das bikes de carbono top de linha 3 ou 4 anos atrás, anda junto com as intermediárias atuais, é tão confortável quanto - os pneus 28 e detalhes de geometria como canote mais flexível fazem a diferença). Com bikes de carbono com grupo, peso e desempenho parecido custando pelo menos 50% a mais... É de se pensar! Teria somente ela? Com certeza, outra 2020 (acho a cor da 2021 feia demais - pessoal). Se acho cara? Como tudo que é bom não custa pouco e dada a dispara dos preços, acho que 14 mil reais é adequado (não disse barato), mas a bike é superior às de carbono de entrada a disco da mesma faixa de preço e que intermediárias com freio no aro (inclusive mais leve). É versátil? No momento estou usando para ir ao trabalho diariamente, roda bem na ciclovia, é agil e não cansa (está com ajuste mais para conforto). Pretendo comprar uma bike simples para deslocamento, mas enquanto o dia não chega, uso pra ir à padaria, casa da mãe, rolês aleatórios... vai embora! Tem concorrente? Acho que Specialized Allez Sprint (mais racing e menos confortável) e Trek Domane ALR (geometria mais tradicional) são as concorrentes da Caad em pé de igualdade. As demais estão pelo menos um nível abaixo. Se acho que freio a disco e pneu 28/30/32 em road é o futuro? Depois de rodar com esta, tenho certeza que já são o presente! Sem volta! Em resumo, uma ótima bike, muito bem acertada e que não demanda upgrades custosos (recomendo pneus melhores - vai do gosto pessoal também). Rende bem, é confortável, bem construída, tem desempenho acima da média, é relativamente leve e não custa tanto. *os pneus citados tem desempenho/rolagem/aderencia, conforto e custo surpreendentes. Melhor custo/benefício na medida 700x28 neste mercado maluco pós-Covid!
Editado por dimas2dimas - 17 Dez 2021 as 02:04 |
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Dimas C. Prado
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RafaCesino
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Muito legal seu Review Dimas.
Realmente manter a bike hj de carbono para uso rotineiro está impraticável! A minha é a irmã mais velha dela ( na foto abaixo) e também acabei pegando uma segunda para uso em campo mhos ruins e estradão - uma Gravel. Editado por RafaCesino - 17 Dez 2021 as 08:04 |
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stefanob
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legal as impressões, Dimas! Já esperava de tanto que você elogia ela nos tópicos e comenta qto freio a disco te agradou, e ter tudo num tópico só como "review" é ainda melhor, facilita ter a info a mão pra quem se interessar por essa bike!
bom saber dos pneus, eu venho usando o Conti GSRace 25 e me agrada mto, durando incríveis 8kkm na traseira ainda com espaço pra gastar e sem afinar demais a ponto de ter recorrência de furos, o dianteiro deve finalizar acima dos 10kkm já vinha de olho em testar os Rubino por ouvir falar bem, os 4S ou GP4000 eu acabo me afastando pelo preço mais alto, mas vou colocar esse Michelin Power Endurance na lista pra ficar de olho heheh é interessante o comentário do alumínio também, sou dos que defende que um bom quadro de aluminio com tecnologia atual bate de frente com muito carbono de gerações passadas ou de 2/3a linha.. com a vantagem da versatilidade de uso sem a "fragilidade" do carbono pra ocorrências eventuais por fim, pegou aos 45 do 2º tempo o valor baixo hein! que lembro que por maio/junho já dava pra ver aumentos.. inclusive um amigo tinha comprado uma CAAD12 em novembro/19 e vendeu em maio/20 por quase 2x o que pagou haha o aumento significativo - 9 pra 14k - assusta mas infelizmente é a realidade do mercado, e não deve normalizar tão cedo (isso se acontecer), então foi um baita negócio!
Editado por stefanob - 17 Dez 2021 as 09:07 |
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RodrigoOliveira
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Linda bike. E concordo com você, essa é a cor certa dela. Foi o meu sonho de consumo quando eu estava querendo comprar uma speed com freios a disco, mas não consegui chegar no valor dela. Acabei indo pra 3R1. Se eu soubesse que estava chegando uma pandemia e o preço das bikes iria disparar, teria comprado
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Hugobh77
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Bike linda. Review bem detalhado e ótimo pra quem pensa em investir em uma bike de um nível melhor.
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Degan
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Muito bom o relato Dimas!
Acho que vc era um dos últimos a se render ao freio a disco! Chama a atenção que trocou a corrente com 3200km, mas certamente ela ia rodar muito ainda. Troquei a minha (que era igual a sua) com mais de 12 mil km, estava com mais de 0,75% de desgaste e mesmo assim jamais pulou marcha. O cassete rodaria fácil uns 5 mil. O interessante da Caad 13 na questão do peso, fazendo um comparativo com a minha atual, a Soul 3R5, a diferença de peso total está na rodas. Porém, a Caad 13 tem muito mais espaço para reduzir peso em outras partes, sem gastar uma fortuna. Cada vez mais a escolha de Carbono ou Alumínio, vai ser uma questão de gosto pessoal. Porque em termos de peso, conforto, rigidez e etc; estão muito próximos. Muito bom saber desses pneus da Michelin. Gosto bastante do Vittoria Rubino, principalmente usando sem camara, acho que ele tem um equilibrio excelente entre velocidade, conforto e durabilidade. A medida 28 deixa bike confortável, bom grip e a rolagem tão boa quanto os 25. |
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dimas2dimas
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Já ando pensando em novas rodas, quem sabe umaa Fulcrum 5 ou se tudo der certo, um par de Zonda (não quero partir pro carbono ainda). Os 1987g da Caad é peso seco, sem discos e eixos. Mas pro dia a dia estão dando conta. Neste momento (estou voltando aos pedais novamente), o peso nao é fator limitador de desempenho (a falta de preparo é quem tem me feito sofrer). A corrente surpreendeu. Troco religiosamente antes de 0.50%. Como ando meio pesado, o medo maior é de estourar um elo e devido ao fato de não querer nenhuma manutenção neste final de ano (vou pedalar o Rapha 500 sozinho). Os Michelin em uso são muito mais macios que os Rubinos com camara, por vezes tenho a impressao de estarem murchos (pego muito asfalto ruim, feio mesmo). Editado por dimas2dimas - 19 Dez 2021 as 23:03 |
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Dimas C. Prado
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RafaCesino
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Dimas, vi uns dias atrás umas rodas Vision de alumínio com 30 de altura pesando cerca de 1,6kg em promoção. Salvo engano estava custando cerco de $3800 o par. Sobre as correntes, vc faz rodízio sempre? Com qtaa correntes vc faz esse rodízio? |
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dimas2dimas
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A Vision Tem 30 pesa na realidade uns 1900g. Ocorre que a maioria das marcas pesa sem fita de aro e sem eixos (a FSA faz isso). A Team35 pesa 2000g. Acaba não valendo a pena, estou da busca de DT P1600 ou Fulcrum 5 na faixa de 1650g. Não faço rodizio. Troco sempre antes de 0.50% ou 2500km (por habito). Tenho cassete na quarta corrente já. Tenho usado KMC pelo menor preço e durabilidade próxima. |
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Dimas C. Prado
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Degan
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Na minha veio a Fulcrum 4, que estou bem satisfeito. Pesam 1690g sem o eixo passante. São prontas para tubeless, vieram com a fita específica. Tem 34mm de altura, 19mm de largura.
Os cubos são lindos. |
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RafaCesino
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Belas rodas Degan! Sua bike ficou fantástica! |
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