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Vale a pena ter outra bike só p/ transporte?

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usuario98074 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Ago 2021
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    Postado: 04 Out 2021 as 07:50
Olá pessoal!
Seguinte: tenho uma bike boa, na faixa de uns R$ 3-4 mil. Uso ela para passeios longos (acima de 80 km) e também diariamente para transporte (cerca de 15 km por dia).

Recentemente fiz revisão geral dela e custou uma grana que daria para comprar outra bike simples, sem marcha só para circular na cidade (agora estou aprendendo manutenção e a próxima só vou gastar com peças).

Então comecei a pensar: será que vale a pena adquirir uma bike mais simples para transporte e poupar essa bike melhor só para os longões de final de semana? Ou melhor manter uma bike única e a manutenção em dia?

Estou tentada a comprar um bike simples para transporte, mas temo que isso seja arranjar dor de cabeça e mais uma fonte de despesa com manutenção. Há muitos anos tive uma caloi dessas de supermercado (21v) que usava para transporte. E lembro que gastei demais nela para fazer upgrade e parar de ter problemas na rua, no fim acho que nem valeu a pena.

Essas bikes sem marcha dão muita manutenção? Será que aguentam de boa esses 15 km diários sem me dar mais despesas?
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AndreKC Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 10:14
Se em UMA revisão você gastou tudo isso (assumo que 1k+) eu sugiro dar uma revisada é no seu mecânico... Revisão geral aqui, daquelas que desmonta a bike toda e lubrifica todos os componentes sai no máximo R$ 200,00. Seu mecânico não tá te empurrando alguns componentes sem que seja necessária a troca?

Quanto a sua pergunta, no mundo ideal, teríamos uma bike para cada tipo de uso. Por exemplo: Mountain bike para trilhas e longões, speed para uso em estradas e uma híbrida para locomoção urbana. Como nem tudo é barato nessa vida, a gente adapta uma bike para todos os usos a não ser que você tenha grana suficiente pra investir nisso. Agora se a sua bike atual já é boa, não vejo porque investir dinheiro em uma inferior somente pra locomoção. Compensa mais você fazer a troca dos pneus de acordo com seu uso
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 10:40
Originalmente postado por AndreKC AndreKC escreveu:

Se em UMA revisão você gastou tudo isso (assumo que 1k+) eu sugiro dar uma revisada é no seu mecânico... Revisão geral aqui, daquelas que desmonta a bike toda e lubrifica todos os componentes sai no máximo R$ 200,00. Seu mecânico não tá te empurrando alguns componentes sem que seja necessária a troca?

Cara, uma coisa que vocês não tem ai (tenho aqui na minha cidade) e não sei se a autora do tópico tem na cidade dela é o IMPOSTO SERRA GAÚCHA: tudo aqui é mais caro! desde um simples parafuso até uma bike inteira! 

Uma revisão básica fica nisso que tu falou, mas no meu caso: revisei a bike nas minhas férias e a desmontagem do movimento central, cubos, movimento de direção,  desmontagem das pinças de freio c/ sangria foram cobrados a parte e me custou quase 500 pratas!

edit: todos combram a parte aqui


Editado por GabrielSL329 - 04 Out 2021 as 10:49
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
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usuario98074 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Ago 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 11:35
Então gente, quando comprei essa bike boa meu pensamento foi esse: prefiro ter uma única bike boa do que ter uma bike para cada ocasião. Só depois dessa primeira manutenção é que comecei a me perguntar se faz sentido ficar usando uma bike de mais de 3k para transporte também. Ao mesmo tempo, não quero uma tranqueira que vai ficar quebrando e me fazendo gastar $$ que podia investir nessa bike boa. Então assim, eu até queria uma simples, tipo aquelas amarelinhas s/ marcha, mas desde que não fique dando manutenção demais como a Caloi de mercado que eu tive (pedal de plástico quebrou logo, acionador do freio de plástico deu problema, passador grip shift precisou ser trocado, um pesadelo!)

Quanto à revisão, ficou cerca de R$ 650 com peças, mas não foi completa, faltaram os cubos. Foram 16.000 km rodados em 2 anos sem qualquer manutenção. Aí nessa primeira revisão após 2 anos foi feita troca do cassete, corrente, central, cabos e mov. de direção. Central, direção e cabos foram baratos. 

O que me deixou aborrecida e me fez começar a aprender manutenção foi a experiência na oficina e não o preço. Uma oficina grande e das melhores, 30 anos de mercado, fizeram serviços a mais sem me consultar e o pior de tudo: não me ofereceram para revisar os cubos também, ou seja, gastei uma grana e sem revisão dos cubos. Se tivessem me consultado, eu ia gastar um pouco mais e fazer a revisão completa. Ou já que acharam que tudo bem fazer coisas a mais, porque não fizeram os cubos também, né?

O lado bom é que essa má experiência me motivou a aprender manutenção e vi o quanto negligenciei essa bike.

Nesse fim de semana limpei e lubrifiquei o central, caixa de direção, desmontei os v-brakes inteiros e limpei cada pecinha, também as blocagens, cabos. Agora estou esperando chegar as chaves de cone para revisar os cubos. Tô até com medo de sair com ela, outro dia saí e começou a fazer barulho na roda traseira, acho que tem esferas quebradas lá dentro. Voltei para casa, mas cheguei a rodar uns 4 km até apurar o barulho e voltar, então, espero não ter perdido o cubo.

Se eu puder aconselhar alguém eu diria: aprenda e faça a manutenção da sua bike. Tendo as ferramentas (e isso se paga rapidinho com a economia de mão de obra), é uma coisa simples, eu que sou mulher e não tenho muito jeito com essas coisas achei bem tranquilo extrair o pedivela, o central... estou aprendendo. Acho que ninguém vai revisar tão bem uma bike quanto o próprio dono. 
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 11:36
Uma single speed, que foi a hipótese citada, tem menos desgaste da relação, pode ser montada a partir de uma usada com quadro mais simples e com freios v-brake mais baratos e de fácil manutenção, o que torna sia hipótese lógica. Mas estou assumindo que vc mora numa região sem morros, o que permite se livrar das marchas, o grupo de peças mais caro da bike.

Se fosse no meu caso, não abriria mão das marchas de forma alguma. Simplesmente não conseguiria ir multo longe sem ter de empurrar a bike ou me cansar logo de cara, Belo Horizonte tem um morro emendado em outro.

A bike mais barata seria menos visada também, o que é um fator adicional. Sugiro que procure uma usada com quadro de aço, freios v-brake, aro 26" e dropout horizontal, ou apenas o jogo do quadro+garfo.

Características desejáveis são caixa do movimento central inglesa e caixa de direção oversized com garfo aheadset, mas se vier com caixa do central americana (pra pedivelas monobloco) e/ou caixa de direção standard com garfo de rosca, dá pra conviver, só vai ter de comprar ferramentas adequadas e aprender a ajustar a folga deles (ou instalar um eixo transformer pra caixa do central).

Rola de achar até conjuntos quadro+garfo novos com essas características por um preço bastante baixo, mas se vc tiver 80kg+ eu não recomendaria.

O resto vem de acordo com a situação:

* Cubos comuns de 36 furos com eixo de porca. Se quiser, pode usar de rolamentos, que não exigem ajuste.

* Raios em inox e nipples de latão ou inox mesmo. Não precisa usar raio grosso.

* Aros parede dupla finos de 36 furos, sugiro Vzan Escape 260.

* V-brakes em alumínio, preferencialmente Shimano ou Avid, mas não vou te julgar por instalar um Alhonga ou Logan.

* Manetes de freio em alumínio, Shimano ou Avid, de preferência, mas não te julgo se não for aqui (esses componentes dessas marcas estão chatos de achar e, quando acha, estão os olhos da cara...).

* Mesa de guidão à sua escolha, mas ela vai ser ditada pelo tipo de garfo e caixa de direção. O ideal, como eu disse, seria um aheadset oversized, mas quadros interessantes pro seu caso costumam ser de rosca, medida oversized (raramente) ou standard (mais comum). Um garfo standard de rosca vai te limitar na escolha da mesa, mas não supervalorize essa limitação a ponto de te desagradar da bike toda. Pegue a mesa que der (prefira de aço mesmo, alumínio tende a ficar frágil com tubos de diâmetro menor) e não recomendo usar adaptador aheadset (eu rachei um e só não levei tombo pq peguei o problema em andamento numa revisão). A lógica é simplicidade e durabilidade.

* Guidão que encaixe na mesa e que te deixe numa altura confortável. A bike sendo aro 26", ele não precisa ser largo. A pinça do guidão provavelmente vai ter 25,4mm, mas confirme a medida da mesa pra bater igual.

* Pedivela vai ser ditado pelo quadro também. Se for caixa do central americana, pra pedivela monobloco, recomendo que coloque pelo menos um movimento central rolamentado, que é bem resistente e não dá manutenção, desde que bem instalado. Mas o preço desse movimento central já aproxima de um eixo transformer (prefira o rolamentado, menos manutenção), que te permitirá colocar qualquer pedivela ponta quadrada. Isso abre opções bastante interessantes. Leve em consideração a largura da corrente que a coroa foi projetada pra usar, pra uma single eu usaria corrente larga.

* Pedal de plataforma em alumínio. Não inventa colocar clip numa bicicleta assim...

* Catraca simples de rosca, com tantos dentes quanto vc achar que precisa ter na relação. Lembra de casar a largura da corrente com a da coroa.

* A corrente eu já falei: preferiria uma corrente mais larga, pra maior durabilidade, mas se você só achar coroa e catraca pra corrente estreita, pega a estreita e segue a vida. Gosto da KMC e eles ainda tem opções de cores na corrente, dá um visual bem legal!

* Canote do selim já deve vir com o quadro e, sendo um quadro antigo, provavelmente vai ser do tipo com castanhas. Se não vier, cuidado ao escolher canotes em alumínio pra diâmetro abaixo de 27,2mm, principalmente se vc for pesada. Minha bike tem canote de 25,4mm e eu prefiro um bom e velho canote de aço, que se comporta melhor com diâmetros menores.

* Selim vai de acordo com a bunda de cada um, assim como manoplas do guidão vão de acordo com a sua mão. São itens de conforto e ergonomia.

* Pneus vai da sua escolha, mas prefira slick se o seu trajeto for apenas no asfalto, evitando o Pirelli Scorpion, que vai te prender feito uma âncora. Com aro 26" vc vai ter opções baratas de 25mm, 38mm ou 50mm, mas nada te impede de colocar algo mais caro, resistente a furos, durável, aderente, etc.

* Cabos de freio em inox vão te oferecer mais durabilidade a um custo maior de entrada. Geralmente custam 3 a 4 vezes mais, mas duran bem mais que os comuns, principalmente na época das chuvas, que tá aproximando. Um carinho a mais no acabamento das pontas dos conduíte (certificar que estão bem abertas, limar as pontas até que fiquem bem retas, colocar uma sprayzada de WD-40 por dentro antes de passar o cabo, etc.) vai te oferecer freios de ação rápida e leve, recomendo!

Se quiser repintar o quadro, vai ter uma bike digna de orgulho tb. Ao final das contas, vou chutar uns R$300,00 no conjunto quadro/garfo/canote, R$250,00 nos freios, R$100,00 de aros, R$70,00 de raios e nipples, R$60,00 nos cubos, R$30,00 da mesa, R$60,00 do guidão, R$50,00 do pedal, R$60,00 do central transformer, R$80,00 do pedivela, R$30,00 da catraca e R$60,00 de corrente. Uns R$1150,00 por uma single decente e durável.

Os valores foram meio que chutados, com base numa pesquisa rápida do MercadoLivre. Rola uma variação MUITO grande no preço das peças se você optar por componentes de "grife fixa", ou seja, aqueles que a galera doceira valoriza muito (e o mercado cobra um prêmio por isso). Escolha com consciência, cheque a orientação do seu mecânico (ele é quem vai montar a bike, afinal) e, se achar interessante, mete as caras!

Foi mal o textão. Gosto de falar sobre bike, fazer o quê, né? Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 11:50
Originalmente postado por ladybarbie ladybarbie escreveu:

Então gente, quando comprei essa bike boa meu pensamento foi esse: prefiro ter uma única bike boa do que ter uma bike para cada ocasião. Só depois dessa primeira manutenção é que comecei a me perguntar se faz sentido ficar usando uma bike de mais de 3k para transporte também. Ao mesmo tempo, não quero uma tranqueira que vai ficar quebrando e me fazendo gastar $$ que podia investir nessa bike boa. Então assim, eu até queria uma simples, tipo aquelas amarelinhas s/ marcha, mas desde que não fique dando manutenção demais como a Caloi de mercado que eu tive (pedal de plástico quebrou logo, acionador do freio de plástico deu problema, passador grip shift precisou ser trocado, um pesadelo!)

Quanto à revisão, ficou cerca de R$ 650 com peças, mas não foi completa, faltaram os cubos. Foram 16.000 km rodados em 2 anos sem qualquer manutenção. Aí nessa primeira revisão após 2 anos foi feita troca do cassete, corrente, central, cabos e mov. de direção. Central, direção e cabos foram baratos. 

O que me deixou aborrecida e me fez começar a aprender manutenção foi a experiência na oficina e não o preço. Uma oficina grande e das melhores, 30 anos de mercado, fizeram serviços a mais sem me consultar e o pior de tudo: não me ofereceram para revisar os cubos também, ou seja, gastei uma grana e sem revisão dos cubos. Se tivessem me consultado, eu ia gastar um pouco mais e fazer a revisão completa. Ou já que acharam que tudo bem fazer coisas a mais, porque não fizeram os cubos também, né?

O lado bom é que essa má experiência me motivou a aprender manutenção e vi o quanto negligenciei essa bike.

Nesse fim de semana limpei e lubrifiquei o central, caixa de direção, desmontei os v-brakes inteiros e limpei cada pecinha, também as blocagens, cabos. Agora estou esperando chegar as chaves de cone para revisar os cubos. Tô até com medo de sair com ela, outro dia saí e começou a fazer barulho na roda traseira, acho que tem esferas quebradas lá dentro. Voltei para casa, mas cheguei a rodar uns 4 km até apurar o barulho e voltar, então, espero não ter perdido o cubo.

Se eu puder aconselhar alguém eu diria: aprenda e faça a manutenção da sua bike. Tendo as ferramentas (e isso se paga rapidinho com a economia de mão de obra), é uma coisa simples, eu que sou mulher e não tenho muito jeito com essas coisas achei bem tranquilo extrair o pedivela, o central... estou aprendendo. Acho que ninguém vai revisar tão bem uma bike quanto o próprio dono. 

Eu estava redigindo enquanto vc respondeu. Te apoio 200% em fazer a manutenção você mesma! É bem o que vc falou, as oficinas tem interesse em vender produtos e serviços, e isso muitas vezes conflita com o que é melhor para o cliente.

Um comentário: 16000km é uma quilometragem muito alta pra relação! Sua bike te atendeu muito bem, na verdade! Não espere durabilidade maior que isso de uma single, apesar das peças desta serem mais baratas. Repense se é realmente o caso de ter uma segunda bike, seu caso está muito bom ainda.

Caramba, essa quilometragem toda com manutenção negligenciada seria o caso pra trocar praticamente tudo (cubos, cassete, corrente, coroas, movimento central, pedais, manetes e freios) no meu caso! Isso daria facilmente mais de R$1500,00. Mas entenda que eu peso 120kg+ e esse peso todo detona a bike. Eu tento compensar isso fazendo manutenções preventivas frequentes, o que tem me atendido na maioria dos casos.
Bora pedalar, senão estressa!
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jh1991 Ver Drop Down


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bh
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 12:51
Com toda essa quilometragem boa parte dos componentes de desgaste já passaram da hora de trocar, por isso esse valor gasto. Talvez se tivesse trocado a corrente no momento correto a transmissão ainda teria alguma vida útil. 

Como vc disse que sua bike ainda usa sistema de v-brake não sei se vale a pena gastar pra comprar uma bike ainda mais simples, vai comprar uma bike de supermercado que vai dar folga em tudo toda semana, além de gastar dinheiro com a manutenção, vai gastar tempo (variável totalmente desconsiderada e que não tem jeito de aumentar, dinheiro tem). Se vc tiver tempo pra jogar fora assim, partiria para a questão financeira. Você gastou aproximadamente de 27,00 por mês de manutenção ou 40 a cada 1.000 km. Não sei se uma bike de supermercado terá manutenção tão mais barata assim. 

No fim vc vai ter duas bikes simples pra dar manutenção e trocar peças.

Considerando uma bike de 1k e vc mantendo as cagadas que fez até agora (16.000 km sem manutenção), vc demoraria 3 anos pra recuperar o investimento, sem considerar seu tempo e nenhum tipo de quebra na nova bike. 
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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usuario98074 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 13:18
(a) dwsmartins

Foi mal o textão coisa nenhuma, foi uma verdadeira aula, com riqueza de destalhes, muito obrigada por sua dedicação! Você colocou uma possibilidade que eu não tinha pensado, de montar a bike. Eu na verdade estava pensando em comprar pronta uma dessas citadas pela Renata Falzoni aqui (https://youtu.be/ANRNSbFU8Kw)

De fato, ter uma bike sem marchas limita muito, mas para ir ao mercado e academia, fazer o transporte diário, as minhas rotas não têm subida, então quanto a isso seria tranquilo. 

É uma pena que tive essa ideia tarde demais, porque ano passado, foi lançada uma caloi essencial por R$ 399. Por esse preço seria um bom negócio sem dúvida. Já investir qualquer coisa acima de R$ 700 numa bike básica acho que eu pensaria bem. Vamos ver, vou analisar isso por um tempo ainda, não tenho pressa de comprar, mas estou considerando seriamente.
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usuario98074 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 13:35
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

 

Um comentário: 16000km é uma quilometragem muito alta pra relação! Sua bike te atendeu muito bem, na verdade! Não espere durabilidade maior que isso de uma single, apesar das peças desta serem mais baratas. Repense se é realmente o caso de ter uma segunda bike, seu caso está muito bom ainda.


Não, ela não é single, é 24v, acho que não expliquei direito. Com certeza 16000 km é muito, não sei como fui vacilar assim na manutenção, foi falta de conhecimento mesmo. Dois meses atrás eu não fazia ideia de nada de manutenção, tempo para trocar corrente e peças, eu achava que trocava quando começava a dar problema. De 2 meses para cá tomei conhecimento de muita coisa mesmo, por isso estou morrendo de dó de como tratei essa bike até então.

Oficina deve ser isso mesmo, querem lucrar sem necessariamente prestar um bom serviço, lucro acima de tudo. Imagina que meu gasto só não foi maior porque lá nessa oficina, queriam me cobrar R$ 280 no cassete megarange, daí encontrei ele na cidade vizinha por R$ 140. Se tivesse comprado na Shopee, teria pago R$ 125. Vai por isso ficaram com má vontade e deixaram de me oferecer pra fazer os cubos também, pois deixei de comprar com eles para comprar no concorrente.
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adrianomtb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 13:54
Se o trajeto que você faz é plano, pode usar uma bicicleta comum tipo barraforte. A manutenção dessas bicicletas é muito barata. Nesse caso, acho que compensa comprar uma segunda bike pra deslocamento.
Mas se for pra ter uma bike com marcha, aí acho que já não compensaria.
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usuario98074 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 14:05
Com certeza. E olha que eu troquei o cassete porque queria mesmo pegar um mega range, mas visualmente, ele não estava tão ruim veja na foto. E nem cheguei a testar se a corrente nova ia pular. 



E não é que minha bike ainda é sistema v-brake, eu fiz questão de comprar v-brake em 2019. É uma bike fabricação 2018. Hoje com menos de R$ 4k não compro uma igual, porque todas estão vindo com freio a disco (lamento isso - mas depois vou ler para tentar me convencer de que freio a disco é uma evolução em se tratando de bike que não é pra competição). Eu não sei exatamente o que é bike simples, mas não acho que seja uma bike simples não só por ter v-brakes e não ter suspensão.

As cagadas que fiz até agora não vou mais deixar acontecer, hehehe. Mas seu raciocínio faz sentido. Talvez seja bom eu começar a guardar dinheiro e comprar outra igual a ela, só que com freio a disco, já que não estão mais fabricando com v-brakes. Aí essa mais rodada fica para as correrias e a nova para longas distâncias. A questão do tempo também é muito importante. Eu cheguei a considerar, por isso o receio de arranjar outra fonte de manutenção e dor de cabeça. Vou dedicar meu tempo a fazer as manutenções, já que não dá para confiar nas oficinas. E qualidade e certos detalhes que só o dono vai fazer não tem preço.

Mas ainda não decidi. Vamos continuar a conversa, daqui alguns meses eu volto para contar o que fiz.

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Com toda essa quilometragem boa parte dos componentes de desgaste já passaram da hora de trocar, por isso esse valor gasto. Talvez se tivesse trocado a corrente no momento correto a transmissão ainda teria alguma vida útil. 

Como vc disse que sua bike ainda usa sistema de v-brake não sei se vale a pena gastar pra comprar uma bike ainda mais simples, vai comprar uma bike de supermercado que vai dar folga em tudo toda semana, além de gastar dinheiro com a manutenção, vai gastar tempo (variável totalmente desconsiderada e que não tem jeito de aumentar, dinheiro tem). Se vc tiver tempo pra jogar fora assim, partiria para a questão financeira. Você gastou aproximadamente de 27,00 por mês de manutenção ou 40 a cada 1.000 km. Não sei se uma bike de supermercado terá manutenção tão mais barata assim. 

No fim vc vai ter duas bikes simples pra dar manutenção e trocar peças.

Considerando uma bike de 1k e vc mantendo as cagadas que fez até agora (16.000 km sem manutenção), vc demoraria 3 anos pra recuperar o investimento, sem considerar seu tempo e nenhum tipo de quebra na nova bike. 
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Sim, se for ter bike com marcha, tem que ser coisa boa. Não esqueço os perrengues e prejuízos com a Caloi de supermercado
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Acho que seria bom vc começar por dizendo qual sua bike , se tem suspensão (mola ou ar) grupo de marchas etc , porque me parece uma bike com v brake e 21 marchas ?

Eu considero isso meio que o ideal pra andar na cidade , barato e funciona.

Bikes muito baratas tipo mercado single esquece , o que vc economiza não vale a pena frente ao que vc sacrifica , já tive uma assim , funcionava mais as peças apesar de baratas são muito vagabundas então quebrava toda hora no fim acaba gastando a mesma coisa e não tem o mesmo conforto/cnfiabilidade.

Faz sentido ter uma bike mais barata se a sua bike é beeeeem melhor 10 marchas pra cima freio hidráulico pneus de trilha caros ( 300-500) suspensão a ar etc.

Sem falar que fazendo a manutenção vc mesma e ficando de olho nos desgastes (corrente) vc já vai economizar muito.

Editado por misera - 04 Out 2021 as 14:29
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usuario98074 Ver Drop Down


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Pois é, falei para caramba e não detalhei a bike, né? rsrs
É uma cannondale quick 7, 24v, v-brakes, sem suspensão, aro 700. Acho que é uma híbrida/urbana não sei como classifica. Para o que eu uso é perfeita. Voa no asfalto, encara bem umas subidas e estradas de terra. 
Eu gosto de passeios longos, mini viagens de uma cidade para a outra, na terra, no asfalto ou paralelepipedo. Mas trilha mesmo, daquelas técnicas de mountain bike não faço, então, para mim nunca fez sentido ter uma bike com suspensão, freio a disco, pneu largo. 
Também acho que fazer manutenção preventiva vai me poupar muita dor de cabeça. Estou aprendendo muita coisa no canal Connect Bike do Youtube e futuramente vou fazer o curso de mecânica deles. Também vejo muitos vídeos do Chave 15, Pedaleria e Bike é legal. Chega, já negligenciei demais até aqui, agora estou focada em aprender sobre bike, a gente tem que dominar também o funcionamento das coisas que gosta, não é só subir na bike e pedalar né.

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Acho que seria bom vc começar por dizendo qual sua bike , se tem suspensão (mola ou ar) grupo de marchas etc , porque me parece uma bike com v brake e 21 marchas ?
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Vc já tem uma bike perfeita , caçar uma mais barata é bobagem.

Seria o caso de comprar uma melhor se ela te impedisse de fazer alguma coisa que vc desejasse tipo trilha t~ecnica , se não é sua praia tá tudo certo.

Só cuidar direito dela e ser feliz.
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usuario98074 Ver Drop Down


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Pois é. Pode ser que comprar uma mais simples para poupar essa não dê muito certo. É justamente porque ela me atende bem que queria preservá-la (vai me entender né rs)
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TGTECH Ver Drop Down
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Restinga Seca
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Desculpa, mas 16.000 km com R$ 650,00 de manutenção já é  uma ótima relação custo beneficio. 

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 16:32
O jh1991 resumiu bem a questão, esquece esse lance de comprar outra pra economizar nessa.
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AndreKC Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 16:40
Originalmente postado por ladybarbie ladybarbie escreveu:

Pois é, falei para caramba e não detalhei a bike, né? rsrs
É uma cannondale quick 7, 24v, v-brakes, sem suspensão, aro 700. Acho que é uma híbrida/urbana não sei como classifica. Para o que eu uso é perfeita. Voa no asfalto, encara bem umas subidas e estradas de terra. 
Eu gosto de passeios longos, mini viagens de uma cidade para a outra, na terra, no asfalto ou paralelepipedo. Mas trilha mesmo, daquelas técnicas de mountain bike não faço, então, para mim nunca fez sentido ter uma bike com suspensão, freio a disco, pneu largo. 
Também acho que fazer manutenção preventiva vai me poupar muita dor de cabeça. Estou aprendendo muita coisa no canal Connect Bike do Youtube e futuramente vou fazer o curso de mecânica deles. Também vejo muitos vídeos do Chave 15, Pedaleria e Bike é legal. Chega, já negligenciei demais até aqui, agora estou focada em aprender sobre bike, a gente tem que dominar também o funcionamento das coisas que gosta, não é só subir na bike e pedalar né.

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Acho que seria bom vc começar por dizendo qual sua bike , se tem suspensão (mola ou ar) grupo de marchas etc , porque me parece uma bike com v brake e 21 marchas ?


Sinceramente, sua bike é a ideal para o seu uso. Bons componentes e bom quadro
E assim como falaram acima para você, é só cuidar um pouco mais dela


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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 17:38
Fizeram essa relação com oque para durar tudo isso? 16 mil km é muito chão pra uma relação só. E olha que o cassete ainda rodaria mais se tivesse mantido a relação atual, hein?! Provavelmente só não casaria com a corrente nova caso fosse a única troca.

Quanto a ter uma Bike para transporte,  eu sugeriria que você fizesse isso apenas se não tiver local seguro para deixar a bike. É melhor rodar com uma Bike melhor do que com uma simples. A última é vantajosa apenas por ser praticamente antifurto.

Quanto ao lance dos V-brakes, desencanar dessa história de migração pro disco. Com sapatas boas e manutenção do aro alinhado, não terá problema algum no seu uso. Discos são melhores? Certamente. Mas eu considero desnecessário para o que a maioria faz, que é pedalar em asfalto ou estradão em clima seco.




Editado por hug0.dts - 04 Out 2021 as 17:42
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usuario98074 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 18:21
Pois é, imagina que a corrente nem tava pulando, eu levei ela pra revisão pq a direção começou a ficar dura e o central com folga. O cassete guardei, vai que um dia precise, né? 
Olha, eu nem fazia muita manutenção. Lavava a bike toda vez que aparecia alguma sujeira na relação ou tomava chuva e pasme, lubrificava a corrente com super lub spray desengripante (não sabia nada de bike). Aquela corrente nunca enferrujou, mas a vida toda soltava um óleo preto de dentro. Eu deixava ela limpinha, passava superlub, saía, na volta já estava com óleo preto nela. Agora comprei o Elephant wax, estou esperando chegar para usar.

Eu gosto de v-brake, até na chuva funciona legal (nunca testei numa ladeira muito forte), é tão prático, não vejo porque usar freio a disco se não for em trilha técnica. Estou satisfeita com ele, já domino a instalação das pastilhas, inclinação, ajustes.

Mas vc tem razão, acho que uma bike mais simples não vai agregar tanto. Melhor eu pensar em guardar dinheiro e comprar outra igual daqui algum tempo, só para garantir. Por que um dia a vida útil da bike acaba né? E vai que daqui alguns anos não existam mais modelos desse perfil sem suspensão? 

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Fizeram essa relação com oque para durar tudo isso? 16 mil km é muito chão pra uma relação só. E olha que o cassete ainda rodaria mais se tivesse mantido a relação atual, hein?! Provavelmente só não casaria com a corrente nova caso fosse a única troca.

Quanto a ter uma Bike para transporte,  eu sugeriria que você fizesse isso apenas se não tiver local seguro para deixar a bike. É melhor rodar com uma Bike melhor do que com uma simples. A última é vantajosa apenas por ser praticamente antifurto.

Quanto ao lance dos V-brakes, desencanar dessa história de migração pro disco. Com sapatas boas e manutenção do aro alinhado, não terá problema algum no seu uso. Discos são melhores? Certamente. Mas eu considero desnecessário para o que a maioria faz, que é pedalar em asfalto ou estradão em clima seco.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Jul 2015
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Tópico interessante, tem uma frase que o pessoal usa no meio automobilístico, "nada mais caro que uma BMW barata". O mesmo vale pra bike. Já tive uma Caloi Aluminum na época comprei por 450,00, bike horrível original e pra ficar aceitável investi uma certa grana nela, não tem como contabilizar pois aproveitei peças de uma GT nela. Depois vendi barato, pois estava com 3 bikes.
Tem umas bikes de 1k, mas de cara já precisa mexer em algo, então bota mais uns 500,00.
A sua bike já é apropriada pro uso que faz dela, esse valor aí em relação a quilometragem está bem barato como o pessoal já relatou aí. Eu não compraria outra bike. Querendo ou não se cuidar melhor da manutenção de agora em diante o gasto vai ser mínimo.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2021 as 22:31
Originalmente postado por ladybarbie ladybarbie escreveu:

(a) dwsmartins

Foi mal o textão coisa nenhuma, foi uma verdadeira aula, com riqueza de destalhes, muito obrigada por sua dedicação! Você colocou uma possibilidade que eu não tinha pensado, de montar a bike. Eu na verdade estava pensando em comprar pronta uma dessas citadas pela Renata Falzoni aqui (https://youtu.be/ANRNSbFU8Kw)

De fato, ter uma bike sem marchas limita muito, mas para ir ao mercado e academia, fazer o transporte diário, as minhas rotas não têm subida, então quanto a isso seria tranquilo. 

É uma pena que tive essa ideia tarde demais, porque ano passado, foi lançada uma caloi essencial por R$ 399. Por esse preço seria um bom negócio sem dúvida. Já investir qualquer coisa acima de R$ 700 numa bike básica acho que eu pensaria bem. Vamos ver, vou analisar isso por um tempo ainda, não tenho pressa de comprar, mas estou considerando seriamente.
Obrigado pelo reconhecimento, mas é que eu gosto de falar sobre mecânica, por isso que eu tenho que me conter e pedir umas desculpas de vez em quando, pq fica maçante.

Olha, a galera já te deu o caminho e eu assino embaixo. Sua bike é muito boa, é uma híbrida do jeito que eu gostaria de ter comprado há 10 anos atrás. Não inventa de comprar uma single, vai ser só outra fonte de gastos.

Quanto à manutenção da atual, mesmo a bike sendo boa eu digo que você é leve. Nenhum cassete dura 4000km comigo mantendo essa cara bonitinha! Mas eu tô nos 120kg+, uso a bike pra compras de supermercado (me mantenho no limite do bagageiro e bolsa de guidão, 25kg+5kg) e rodo em Belo Horizonte, onde morro íngreme é mato. Já relatei aqui no fórum histórias de engrenagens de cassete e pedivela dobradas (sim, mais que apenas empenadas), catracas e núcleos de freehub rachados, correntes partidas, etc.

Um conselho: troque por peças do mesmo patamar ou superior em termos de durabilidade. Fiz a besteira de colocar um pedivela, corrente e cassete SunRace no final de 2019, onde eu descobri que duram bem menos que os componentes Shimano. Mas vale um alerta: seu pedivela FC-M131 não tem equivalente em durabilidade hoje em dia simplesmente pq os componentes focam mais na leveza do que na durabilidade. O FC-M131 tem todas as coroas em aço temperado, a coroa maior e a menor são fixadas com 8 rebites cada uma na coroa do meio e o conjunto todo é cravado no braço do pedivela de um jeito muito mais robusto que os atuais. O treco é um tanque de guerra e pesa tanto quanto...

O resto você até consegue equiparar: um cassete CS-HG41 8v de 11-34d vai te dar até uma maior amplitude com durabilidade similar; e uma corrente KMC Z8.1 vai te oferecer a mesma durabilidade da Z51 que veio originalmente na bike (e não é mais fabricada). Precisa ver o estado dos cones e bacias dos cubos antes de dizer o que fazer com eles. Se estiverem OK, troca só as esferas por outras novas e lubrifica com uma graxa adequada. Se não, dá pra achar os cones e esferas avulsos, apesar de ser meio difícil às vezes.

Não liga pro caso dos v-brakes, já tá rolando de encontrar eles novamente por aqui. Se eles te atendem bem, não tem porque mudar.

Acho que é só. Vamos nos falando e esbarrando aqui e ali pelo fórum. Espero ter ajudado! Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
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Degan Ver Drop Down
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Se tiver espaço p guardar, eu acho q vale a pena ter outra mais simples.
E qdo digo simples, sao pecas menos complicadas de achar, coroa unica, cassete com bom range, pneus mais parrudos e com menis chances de furo.
Evitaria essas de mercado q só dão desgosto.

Eu transformei uma hibrida em road, com Coroa unica.
Uso nos regenerativos, qdo a speed ta na revisao e da p usar p ir trabalhar.
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ogum777 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 09:22
Olá, eu não sou a pessoa mais adequada pra responder, pq tenho muitas bicicletas. Mas vou palpitar. Textão pq não sei fazer texto curto. Desculpe.

Acabo dando a cada uma das minhas bikes um uso diferente.

Mas falando da sua bicicleta, essa C'dale Quick. Ela já é uma bicicleta pra uso urbano. Vc já dá o uso adequado a ela. Ela serve pra isso: uso urbano, viagens e uma terrinha de vez em quando. 

Sistema de 8/7 marchas atrás é mais durável que de 9, que é mais durável que de 10 e etc. É uma simples questão de quantidade de material. Nas minhas bikes que gosto de usar pra viajar, uso 7/8 marchas atrás. Só tenho duas bikes com 9 (uma MTB tetéia e uma speed antiga) e uma com 10 (uma outra speed menos antiga).

De fato, se vc aprender a dar manutenção na sua bicicleta, economizará bastante. Um bom jogo de ferramentas ajuda, hoje há muitos tutoriais na net. Claro, vc não precisa desmontar a bicicleta inteira a cada rolê. Mas evitar cruzar corrente, usar boas sapatas de freio (que não sejam Shimano, que gasta muito o aro) e etc, ajudam na durabilidade das peças.

Um bom e caro jogo de pneus pode evitar muitos furos. Tenho usado Schwalbe Marathon em minhas bikes, no caso da MTB tetéia estou sem furos há mais de 1000 km e um colega que usa os mesmos Marathon Plus está há 12 mil km sem furos. Esses pneus duram e se pagam.

Manutenção de V-Brake é mais simples que de discos, principalmente discos hidráulicos. Sua bicicleta usa peças padrão que vc terá mais facilidade de encontrar a um preço mais módico, se e quando precisar trocar. 

Eu teria uma segunda bike, teria sim. Simplesmente pq sou das pessoas que acha que o número ideal de bikes de uma pessoa resolve-se pela fórmula N+1 ou S-1: para solteiros N é o número atual e + 1 é que estamos sonhando. Para casados, S é o número que dá separação e -1 é limite pra ter bicicletas. LOL. Claro, o limite são as finanças. Mas de fato, 1000 reais na manutenção duma Quick é caro, é bom aprender a fazer.

Aprenda a verificar desgaste de corrente e cassete, de sapatas de freio, e se puder, aprenda a centrar a roda. Se aprender a trocar cassete, corrente, sapata de freio e centrar roda, vc já economiza horrores em manutenção. Vc gosta de rodar, então vai gastar as peças. Há truques como usar a corrente dos dois lados - correntes de 8 v permitem isso, outras correntes de 11 ou 12 marchas são direcionais e não permitem isso - mudando a cada 1000 km e isso aumenta o tempo de uso da corrente. Lembrando que a corrente vai antes do cassete. 

Já que vc gosta de mecânica e está numa curva de aprendizado acentuada, comece também  a procurar infos sobre peças alternativas mais baratas. Por exemplo, tenho usado cassetes Sunrace numas duas bikes e estão me atendendo bem. São mais baratos nas opções de 7/8 marchas. Há opiniões polêmicas sobre cassetes Sunrace, mas nessa gama de 7/8 marchas eles parecem acertar.

Outros detalhes, como sempre deixar a bicicleta parada com a corrente no pinhão menor e na coroa menor força menos a mola do câmbio e faz ela durar mais. Cruzar menos a corrente pedalando também ajuda na durabilidade de corrente, cassete, coroas e da mola do câmbio. Andar com os pneus sempre calibrados desgasta-os menos também. 

É uma pena que vc não está em SP. Aqui temos uma oficina comunitária chamada Mão na Roda - por ora parada por conta do fechamento do espaço público onde ela funciona por conta da pandemia - onde há ferramentas e as pessoas aprendem a fazer elas mesmas a manutenção da sua própria bicicleta. 

Mas hoje há muita informação na net. Há muita besteira também. E muita gente no hype, então não vai faltar gente pra tentar convencê-la a ter uma bike com freios a disco hidráulicos e sistema de 1x11 ou 1x12. Resista, não é sua praia. Vc tem uma ótima bikezinha pr seu uso, trate bem dela (vale investir sim numa boa trava se houver ladroagem por esses lados )  e seja feliz.

E aqui é o espaço ideal pra perguntar pra esse monte de nerd de bike, a gente adora palpitar. 

Boa sorte!


asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
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ogum777 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 09:30
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por ladybarbie ladybarbie escreveu:

(a) dwsmartins

Foi mal o textão coisa nenhuma, foi uma verdadeira aula, com riqueza de destalhes, muito obrigada por sua dedicação! Você colocou uma possibilidade que eu não tinha pensado, de montar a bike. Eu na verdade estava pensando em comprar pronta uma dessas citadas pela Renata Falzoni aqui (https://youtu.be/ANRNSbFU8Kw)

De fato, ter uma bike sem marchas limita muito, mas para ir ao mercado e academia, fazer o transporte diário, as minhas rotas não têm subida, então quanto a isso seria tranquilo. 

É uma pena que tive essa ideia tarde demais, porque ano passado, foi lançada uma caloi essencial por R$ 399. Por esse preço seria um bom negócio sem dúvida. Já investir qualquer coisa acima de R$ 700 numa bike básica acho que eu pensaria bem. Vamos ver, vou analisar isso por um tempo ainda, não tenho pressa de comprar, mas estou considerando seriamente.
Obrigado pelo reconhecimento, mas é que eu gosto de falar sobre mecânica, por isso que eu tenho que me conter e pedir umas desculpas de vez em quando, pq fica maçante.

Olha, a galera já te deu o caminho e eu assino embaixo. Sua bike é muito boa, é uma híbrida do jeito que eu gostaria de ter comprado há 10 anos atrás. Não inventa de comprar uma single, vai ser só outra fonte de gastos.

Quanto à manutenção da atual, mesmo a bike sendo boa eu digo que você é leve. Nenhum cassete dura 4000km comigo mantendo essa cara bonitinha! Mas eu tô nos 120kg+, uso a bike pra compras de supermercado (me mantenho no limite do bagageiro e bolsa de guidão, 25kg+5kg) e rodo em Belo Horizonte, onde morro íngreme é mato. Já relatei aqui no fórum histórias de engrenagens de cassete e pedivela dobradas (sim, mais que apenas empenadas), catracas e núcleos de freehub rachados, correntes partidas, etc.

Um conselho: troque por peças do mesmo patamar ou superior em termos de durabilidade. Fiz a besteira de colocar um pedivela, corrente e cassete SunRace no final de 2019, onde eu descobri que duram bem menos que os componentes Shimano. Mas vale um alerta: seu pedivela FC-M131 não tem equivalente em durabilidade hoje em dia simplesmente pq os componentes focam mais na leveza do que na durabilidade. O FC-M131 tem todas as coroas em aço temperado, a coroa maior e a menor são fixadas com 8 rebites cada uma na coroa do meio e o conjunto todo é cravado no braço do pedivela de um jeito muito mais robusto que os atuais. O treco é um tanque de guerra e pesa tanto quanto...

O resto você até consegue equiparar: um cassete CS-HG41 8v de 11-34d vai te dar até uma maior amplitude com durabilidade similar; e uma corrente KMC Z8.1 vai te oferecer a mesma durabilidade da Z51 que veio originalmente na bike (e não é mais fabricada). Precisa ver o estado dos cones e bacias dos cubos antes de dizer o que fazer com eles. Se estiverem OK, troca só as esferas por outras novas e lubrifica com uma graxa adequada. Se não, dá pra achar os cones e esferas avulsos, apesar de ser meio difícil às vezes.

Não liga pro caso dos v-brakes, já tá rolando de encontrar eles novamente por aqui. Se eles te atendem bem, não tem porque mudar.

Acho que é só. Vamos nos falando e esbarrando aqui e ali pelo fórum. Espero ter ajudado! Boa sorte aí!

É, eu não usaria pedivela sunrace, nem corrente. Tenho usado só os cassetes, pra 7/8, esses têm durado. 

Pedivelas com coroas de aço são praticamente eternos. E são âncoras também. Peguei bikes com  mais de 30 anos de uso com pedivelas em bom estado, embora cassetes e correntes tivessem sido trocados diversas vezes. A coroa que menos gasta é a maior.

Um truque para pedivelas de coroas aparafusadas é achar as coroas de aço pra colocar nelas, depois de gastas as coroas de alumínio. 


asbicicletas.wordpress.com



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usuario98074 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar usuario98074 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2021 as 15:28
(a)dwsmartins, (a)Degan, (a)ogum777, muito obrigada pelas respostas

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Um conselho: troque por peças do mesmo patamar ou superior em termos de durabilidade. Fiz a besteira de colocar um pedivela, corrente e cassete SunRace no final de 2019, onde eu descobri que duram bem menos que os componentes Shimano. Mas vale um alerta: seu pedivela FC-M131 não tem equivalente em durabilidade hoje em dia simplesmente pq os componentes focam mais na leveza do que na durabilidade. O FC-M131 tem todas as coroas em aço temperado, a coroa maior e a menor são fixadas com 8 rebites cada uma na coroa do meio e o conjunto todo é cravado no braço do pedivela de um jeito muito mais robusto que os atuais. O treco é um tanque de guerra e pesa tanto quanto...
Eu concordo totalmente com seu conselho, acho que é o único jeito de manter a bike boa. Ah, o meu pedivela na verdade é um FC-TY501, mas está me atendendo, acredito que seja tão robusto quanto esse que você mencionou. Minha bike não tem suspensão, então o pedivela ser um pouco mais pesado não chega a ser um problema.

A corrente eu coloquei uma X8, era a única que tinha na loja. Estou achando ela boa (tirando aquela lubrificação grudenta que vem e deu um trabalhão remover), ela já vem com power link e isso vai facilitar muito minhas limpezas (quando chegar o alicate de power link que comprei)

Sobre os cubos eu já revisei, tirei umas fotos, mas vou criar um tópico específico para compartilhar e para o pessoal opinar também, só para não misturar as coisas aqui.

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Eu teria uma segunda bike, teria sim. Simplesmente pq sou das pessoas que acha que o número ideal de bikes de uma pessoa resolve-se pela fórmula N+1 ou S-1: para solteiros N é o número atual e + 1 é que estamos sonhando. Para casados, S é o número que dá separação e -1 é limite pra ter bicicletas. LOL
É, vocês me convenceram. Mais para frente vou ter outra bike sim, mas que seja melhor ou igual a minha, começar a poupar para isso.

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Já que vc gosta de mecânica e está numa curva de aprendizado acentuada, comece também  a procurar infos sobre peças alternativas mais baratas. Por exemplo, tenho usado cassetes Sunrace numas duas bikes e estão me atendendo bem. São mais baratos nas opções de 7/8 marchas. Há opiniões polêmicas sobre cassetes Sunrace, mas nessa gama de 7/8 marchas eles parecem acertar.
Então, quanto a isso eu tenho ressalvas. Essa economia seria superior a 50%? Porque se não for, eu prefiro pagar mais caro num Shimano do que arriscar. Eu já vou economizar bastante fazendo a manutenção, então não seria um problema investir em peças Shimano, até porque, eu espero que elas durem bastante com a nova rotina de cuidados que vou ter. Mas vou pesquisar sim, tendo em mente o custo x benefício.

Muito bacana essa ideia da oficina comunitária, eu não conhecia. Aqui na minha região tem os chamados bike stations, é uma iniciativa para incentivar o cicloturismo. Trata-se de uma espécie de ponto de apoio onde tem um suporte para fazer manutenção na bike, bomba de encher pneu, e umas ferramentas básicas que ficam presas a um cabo de aço (achei uma foto, olha)


[QUOTE=ogum777]
Um bom e caro jogo de pneus pode evitar muitos furos. Tenho usado Schwalbe Marathon em minhas bikes, no caso da MTB tetéia estou sem furos há mais de 1000 km e um colega que usa os mesmos Marathon Plus está há 12 mil km sem furos. Esses pneus duram e se pagam.
[QUOTE]
Bom saber. O meu está até hoje o original que veio na bike, Continental, não tem sinal de desgaste. Também não tive muitos furos, acho que porque onde eu pedalo tem menos chance de furar. Sempre dou preferência para as vicinais. Acostamento de rodovida é que tem bastante farpas metálicas que furam. Não deve ser por acaso que nas vezes que furou foi em acostamento e nunca em estrada de terra.

Tô achando o máximo os nerds daqui, tem conversa de bike pra mais de metro LOL

Agora me conta uma coisa: o que é uma bike tetéia? É outra gíria de mtb? Um dia eu tava acompanhando conversa num grupo de whats, daí o pessoal começou a falar que fulano comprou terreno não sei onde, daí que o outro comprou também. Aí eu pensei comigo: onde tá toda essa especulação imobiliária que eu quero também kkkk. Daí com o contexto fui acompanhando e descobri que comprar terreno era cair, vê se pode kkk
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2021 as 22:13
O negócio dos cassetes SunRace é variedade de combinações. Minha esposa usa um CSM40, 7v 11-34d (configuração inexistente na Shimano), e vai migrar pra um CSM66, que é 8v 11-34d (mesma especificação do Shimano CS-HG41) por conta dos passadores 8v que vão ser instalados na bike dela (os 7v dela vão pra bike nova da nossa filha). Eu paguei R$98,00 no SunRace CSM66 e achei o Shimano CS-HG41 por R$178,00.

O CSM40 vai se juntar a uma engrenagem 40d e seu espaçador de um SunRace CSM680 (8v de 11-40d) que eu moí, efetivamente recompondo outro CSM680. Essa engrenagem 40d só era usada em morros íngremes com carga, então ela está OK. Os cassetes da SunRace se desmontam totalmente apenas soltando um parafuso torx pequeno.

No caso da Shimano, ela só vai ter cassete 11-40d com 10v. Entenda que colocar esse cassete tão grande numa relação 3x8v pode fazer o câmbio traseiro simplesmente estourar se cruzar as engrenagens grandes, mas eu sou muito criterioso com isso. Além do mais, as trocas ficam mais técnicas e demoradas, mas eu prefiro a amplitude à agilidade. Meus câmbios são um RD-M370 atrás (com parafuso B mais longo, pra conseguir abraçar a engrenagem de 40d) e um FD-M371 na frente, ambos Shimano.

A durabilidade das engrenagens da Shimano é notória e eu tive mais que o dobro de vida num Shimano em relação ao SunRace, mas minha experiência é com o CS-HG50-8, que tem um material mais denso que o atual CS-HG41, bem perceptível quando se pega ambos na mão. Não sei se o CS-HG41 vai durar tanto mais assim.

Entenda que eu mesmo cheguei a criticar bastante os componentes da SunRace, todos eles, mas acabei aceitando o cassete de menor durabilidade devido à essa versatilidade. Escolhas...

Quanto ao pedivela FC-TY501, vai por mim, não é o mesmo tanque/âncora que o FC-M131 é, mas tem maior precisão nas trocas. Como eu disse antes, o FC-M131 foi o último a ser compatível com o padrão IG, fora de linha. O padrão HG veio exatamente pra facilitar as trocas de marchas.

E essa fala dos Schwalbe Marathon vez ou outra bate aqui, me fazendo vontade. No site do fabricante fala que existe, mas alguém sabe se tem algum revendedor que tenha ele pra aro 26"? Não encontro coisa boa e durável facilmente, o melhor que eu achei pro meu uso foi o Chaoyang Victory, mas está durando bem pouco, mesmo pros meus padrões de peso e carga. Daqui a pouco vou ter de voltar pros Levorin, se não achar algo que preste.
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

O negócio dos cassetes SunRace é variedade de combinações. Minha esposa usa um CSM40, 7v 11-34d (configuração inexistente na Shimano), e vai migrar pra um CSM66, que é 8v 11-34d (mesma especificação do Shimano CS-HG41) por conta dos passadores 8v que vão ser instalados na bike dela (os 7v dela vão pra bike nova da nossa filha). Eu paguei R$98,00 no SunRace CSM66 e achei o Shimano CS-HG41 por R$178,00.

O CSM40 vai se juntar a uma engrenagem 40d e seu espaçador de um SunRace CSM680 (8v de 11-40d) que eu moí, efetivamente recompondo outro CSM680. Essa engrenagem 40d só era usada em morros íngremes com carga, então ela está OK. Os cassetes da SunRace se desmontam totalmente apenas soltando um parafuso torx pequeno.

No caso da Shimano, ela só vai ter cassete 11-40d com 10v. Entenda que colocar esse cassete tão grande numa relação 3x8v pode fazer o câmbio traseiro simplesmente estourar se cruzar as engrenagens grandes, mas eu sou muito criterioso com isso. Além do mais, as trocas ficam mais técnicas e demoradas, mas eu prefiro a amplitude à agilidade. Meus câmbios são um RD-M370 atrás (com parafuso B mais longo, pra conseguir abraçar a engrenagem de 40d) e um FD-M371 na frente, ambos Shimano.

A durabilidade das engrenagens da Shimano é notória e eu tive mais que o dobro de vida num Shimano em relação ao SunRace, mas minha experiência é com o CS-HG50-8, que tem um material mais denso que o atual CS-HG41, bem perceptível quando se pega ambos na mão. Não sei se o CS-HG41 vai durar tanto mais assim.

Entenda que eu mesmo cheguei a criticar bastante os componentes da SunRace, todos eles, mas acabei aceitando o cassete de menor durabilidade devido à essa versatilidade. Escolhas...

Quanto ao pedivela FC-TY501, vai por mim, não é o mesmo tanque/âncora que o FC-M131 é, mas tem maior precisão nas trocas. Como eu disse antes, o FC-M131 foi o último a ser compatível com o padrão IG, fora de linha. O padrão HG veio exatamente pra facilitar as trocas de marchas.

E essa fala dos Schwalbe Marathon vez ou outra bate aqui, me fazendo vontade. No site do fabricante fala que existe, mas alguém sabe se tem algum revendedor que tenha ele pra aro 26"? Não encontro coisa boa e durável facilmente, o melhor que eu achei pro meu uso foi o Chaoyang Victory, mas está durando bem pouco, mesmo pros meus padrões de peso e carga. Daqui a pouco vou ter de voltar pros Levorin, se não achar algo que preste.

Eu compro meus Marathons com o Gê Faria da Via Europa, procura no facebook. https://www.facebook.com/lojaviaeuropa

Não são baratos esses pneus, mas a durabilidade compensa. O Marathon Plus que tenho numa 26 é virtualmente infurável. Outros Marathon, aro 700c, já furaram, mas com araminho de 5 ou 6mm. Dum pneu que furou com esse araminho, tirei mais 5 outros araminhos encravados que não chegaram a furar. Isso rodando na cidade de SP.
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betocampana Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar betocampana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2021 as 13:14
Não tem muito o que analisar, tendo espaço na garagem, manda ver, vale a pena sim. Aqui faço isso da bike simples pro dia a dia e pra roles de final de semana que eu sei que não vão além dos 15 de média, e uma decente pra roteiros maiores ou mais rápidos.

É bom pq vc fica treinado na bike mais pesada e quando pega a bike leve vc roda até melhor.
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Race Ver Drop Down
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Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

O negócio dos cassetes SunRace é variedade de combinações. Minha esposa usa um CSM40, 7v 11-34d (configuração inexistente na Shimano), e vai migrar pra um CSM66, que é 8v 11-34d (mesma especificação do Shimano CS-HG41) por conta dos passadores 8v que vão ser instalados na bike dela (os 7v dela vão pra bike nova da nossa filha). Eu paguei R$98,00 no SunRace CSM66 e achei o Shimano CS-HG41 por R$178,00.

O CSM40 vai se juntar a uma engrenagem 40d e seu espaçador de um SunRace CSM680 (8v de 11-40d) que eu moí, efetivamente recompondo outro CSM680. Essa engrenagem 40d só era usada em morros íngremes com carga, então ela está OK. Os cassetes da SunRace se desmontam totalmente apenas soltando um parafuso torx pequeno.

No caso da Shimano, ela só vai ter cassete 11-40d com 10v. Entenda que colocar esse cassete tão grande numa relação 3x8v pode fazer o câmbio traseiro simplesmente estourar se cruzar as engrenagens grandes, mas eu sou muito criterioso com isso. Além do mais, as trocas ficam mais técnicas e demoradas, mas eu prefiro a amplitude à agilidade. Meus câmbios são um RD-M370 atrás (com parafuso B mais longo, pra conseguir abraçar a engrenagem de 40d) e um FD-M371 na frente, ambos Shimano.

A durabilidade das engrenagens da Shimano é notória e eu tive mais que o dobro de vida num Shimano em relação ao SunRace, mas minha experiência é com o CS-HG50-8, que tem um material mais denso que o atual CS-HG41, bem perceptível quando se pega ambos na mão. Não sei se o CS-HG41 vai durar tanto mais assim.

Entenda que eu mesmo cheguei a criticar bastante os componentes da SunRace, todos eles, mas acabei aceitando o cassete de menor durabilidade devido à essa versatilidade. Escolhas...

Quanto ao pedivela FC-TY501, vai por mim, não é o mesmo tanque/âncora que o FC-M131 é, mas tem maior precisão nas trocas. Como eu disse antes, o FC-M131 foi o último a ser compatível com o padrão IG, fora de linha. O padrão HG veio exatamente pra facilitar as trocas de marchas.

E essa fala dos Schwalbe Marathon vez ou outra bate aqui, me fazendo vontade. No site do fabricante fala que existe, mas alguém sabe se tem algum revendedor que tenha ele pra aro 26"? Não encontro coisa boa e durável facilmente, o melhor que eu achei pro meu uso foi o Chaoyang Victory, mas está durando bem pouco, mesmo pros meus padrões de peso e carga. Daqui a pouco vou ter de voltar pros Levorin, se não achar algo que preste.

Na minha 26 eu uso esse Chaoyang Victory small block na medida 2.0.

Vou te falar que é um pneu que me surpreendeu muito, pois tem um ótimo desempenho, mesmo no asfalto, possibilitando manter ótimas médias de velocidade.

Realmente ele gasta rápido e, no meu caso que na 26 não uso fita, começou a furar bastante agora que está mais gasto (uns 2.000 km rodados), mas irei novamente nele, pelo ótimo custo-benefício.
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