Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubo Syncros com pouca rolagem
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubo Syncros com pouca rolagem

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubo Syncros com pouca rolagem
    Postado: 05 Abr 2021 as 11:14
Bom dia. 

Estou com a seguinte situação: minha bicicleta usa um cubo Syncros 12x148mm, rolamentado. Contudo, quando aperto o eixo passante, ela perde um pouco de rolagem. Você gira ela na mão e a rolagem não é suave como deveria ser, na minha opinião.

Tenho uma bike que usa cubos shimano da linha alívio e estão rodando melhor que esse rolamentado.

Já troquei os rolamentos e não resolveu. Percebam que o "enganchamento" é quando se dá o torque no eixo passante. Afrouxando ele meia volta, a roda já gira livre novamente.

Será que esse aperto está estrangulando o rolamento? Não deveria, pois não aperto com muita força. Em caso positivo, qual seria a solução.

Obrigado a todos.
Voltar ao Topo
Seddeex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2021
Franca-sp
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Seddeex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 15:06
problema possivelmente dos "cones" da roda e do torque no eixo. (nao tenho ctz mais se tiver com graça excessiva tb pode ocorrer
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 15:56
Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:

Bom dia. 

Estou com a seguinte situação: minha bicicleta usa um cubo Syncros 12x148mm, rolamentado. Contudo, quando aperto o eixo passante, ela perde um pouco de rolagem. Você gira ela na mão e a rolagem não é suave como deveria ser, na minha opinião.

Tenho uma bike que usa cubos shimano da linha alívio e estão rodando melhor que esse rolamentado.

Já troquei os rolamentos e não resolveu. Percebam que o "enganchamento" é quando se dá o torque no eixo passante. Afrouxando ele meia volta, a roda já gira livre novamente.

Será que esse aperto está estrangulando o rolamento? Não deveria, pois não aperto com muita força. Em caso positivo, qual seria a solução.

Obrigado a todos.

O eixo passante tem torque correto, e é bem baixo. Verifique no manual da sua bike, algumas vem até escrito no próprio eixo. Talvez você esteja aplicando muito aperto no eixo.
Voltar ao Topo
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 17:06
É uma possibilidade, mas como não tenho torquímetro, não tenho como ter certeza. O meu eixo tem uma "alavanca" pra se fazer o aperto com a mão, não é com chave.

Mas menos torque do que eu apertei, só se o ideal for coisa de 1/4 de volta após o eixo "firmar" o conjunto. Ou seja, bem pouco aperto mesmo. Tenho medo de apertar pouco e ficar com folga, aí vai lascar com o quadro.
Voltar ao Topo
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 17:51
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:

Bom dia. 

Estou com a seguinte situação: minha bicicleta usa um cubo Syncros 12x148mm, rolamentado. Contudo, quando aperto o eixo passante, ela perde um pouco de rolagem. Você gira ela na mão e a rolagem não é suave como deveria ser, na minha opinião.

Tenho uma bike que usa cubos shimano da linha alívio e estão rodando melhor que esse rolamentado.

Já troquei os rolamentos e não resolveu. Percebam que o "enganchamento" é quando se dá o torque no eixo passante. Afrouxando ele meia volta, a roda já gira livre novamente.

Será que esse aperto está estrangulando o rolamento? Não deveria, pois não aperto com muita força. Em caso positivo, qual seria a solução.

Obrigado a todos.

O eixo passante tem torque correto, e é bem baixo. Verifique no manual da sua bike, algumas vem até escrito no próprio eixo. Talvez você esteja aplicando muito aperto no eixo.

É uma possibilidade, mas como não tenho torquímetro, não tenho como ter certeza. O meu eixo tem uma "alavanca" pra se fazer o aperto com a mão, não é com chave.

Mas menos torque do que eu apertei, só se o ideal for coisa de 1/4 de volta após o eixo "firmar" o conjunto. Ou seja, bem pouco aperto mesmo. Tenho medo de apertar pouco e ficar com folga, aí vai lascar com o quadro.
Voltar ao Topo
Marcelo_br Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2005
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 20:48
já confirmou que a medida do eixo é 148 mesmo e não é o "boost-inho" ? ou de road ....
---------------------------------------------------------
Criando coragem (e condicionamento) para voltar a pedalar... 2011 que me aguarde...
---------------------------------------------------------
Voltar ao Topo
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 21:37
Originalmente postado por Marcelo_br Marcelo_br escreveu:

já confirmou que a medida do eixo é 148 mesmo e não é o "boost-inho" ? ou de road ....

Sim, o eixo é 12x148. 
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2021 as 10:02
Originalmente postado por mmarin99 mmarin99 escreveu:


Mas menos torque do que eu apertei, só se o ideal for coisa de 1/4 de volta após o eixo "firmar" o conjunto. Ou seja, bem pouco aperto mesmo. Tenho medo de apertar pouco e ficar com folga, aí vai lascar com o quadro.


Isso ai mesmo, por isso a alavanca já é pequena.


Voltar ao Topo
mmarin99 Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2020
Santa Catarina
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mmarin99 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2021 as 21:49
Pessoal, hoje tirei a roda para limpeza da bike e montei de novo. Incrivelmente, a rolagem está impecável. Um toque na roda e ela gira por um tempo considerável. Enfim, se "consertou" sozinha... Não sei o que era...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X