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Paralama quem usa ou qual o motivo de não usar?

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2023 as 15:16
Originalmente postado por MarcusLisboa MarcusLisboa escreveu:

Paralamas realmente protegem a roupa do ciclista de agua e lama? Ou depende do paralama?


Depende do pára-lama e depende do tipo de traçado.

Se você só está passando por água / lama parada e com a roda firme no chão, então sua maior preocupação é o "splash" pra trás; isso boa parte dos pára-lamas comuns resolve sem problemas (só tem que ter atenção com o ângulo do pára-lama traseiro, porque se for daqueles curtinhos presos com zip-tie, pode não reduzir o backsplash o suficiente pra impedir que pegue numa mochila, por exemplo.

...Agora se o terreno é irregular ou tem a chance de você bater com a roda dianteira numa poça, por exemplo, então a água não vai jorrar só "pra trás", mas sim pra todo lado (e esses respingos podem voar além da "cobertura" do pára-lama). Daí esses pára-lamas frontais pequenos não vão dar 100% conta (ainda podem voar respingos até na sua cara). Daí valeria a pena um deses pára-lamas maiores e mais altos, que são presos embaixo do crown da suspensão ao invés de logo acima da roda (... em contrapartida são mais pesados e mais chatinhos de instalar)

No geral os pára-lamas que eu encontrei por aí foram de algum desses tipos:

Traseiro:

- Calha longa, preso no canote ou na braçadeira do selim (melhor proteção contra lama, seja spray ou respingos, mas costuma ser o mais pesado)
- Calha flexível (normalmente preso também no canote, às vezes pode ser preso no quadro; mais leve, protege mais ou menos na mesma medida -- talvez menos se for preso no quadro, vide observação mais abaixo)
- Calha curta flexível, presa com zip-ties ou encaixe no selim (de longe o mais leve, e protege contra o spray do pneu, mas por frequentemente ser curto e mole, pode não proteger tanto quanto os outros acima)
- Calha curta, presa com zip-ties no quadro (tão leve quanto o de zip-ties no quadro, mas não protege praticamente nada, só evita algum splash nas batatas das pernas e no câmbio dianteiro e olhe lá. Normalmente é só cosmético, pra combinar com um igual na roda dianteira)

Uma atenção aos pára-lamas presos em quadros: dependendo do ângulo da sua balança traseira (por exemplo, quadros com top tubes muito baixos e balanças traseiras em ângulos bem fechados), eles podem não proteger absolutamente nada. Sempre veja como ele vai ficar na bike, e se ele cobre bem a área do pneu que gera o spray.

Dianteiro:
- Meia-calha para trás, preso no arco (tipo mais comum, protege contra o splash traseiro vindo direto do pneu, mas nada além disso)
- Calha completa, presa no arco (maior e mais pesado, e nem todos os garfos aceitam, mas protege mais que o de meia-calha, porque cobre por cima do pneu, possivelmente cobrindo respingos por impacto)
- Calha completa, presa no crown (maior mas exige mais atenção à compatibilidade porque depende da espessura da espiga da suspensão; é o tipo mais pesado, mas que protege mais de respingos de impacto -- eu particularmente tenho um desses pra dias de chuva pesada)
- Flexível, preso por zip-ties (de longe o mais leve, frequentemente é universal dianteiro/traseiro, compatível com quase qualquer garfo, mas só protege contra backsplash do pneu)
- Paralama de quadro (esse é um pouco estranho porque é preso no down tube do quadro, então ele não contém o backsplash do pneu; só impede que ele espirre no quadro e talvez nas suas pernas e calças, além de proteger o quadro contra pedras soltas e cascalho. Costuma ser feito de material leve e flexível)

EDIT: ...Mas pra resumir, eu prefiro os seguintes tipos pra cada uso: 
- Pra trilha, eu uso pára-lamas flexíveis presos por zip-ties. São leves, ficam seguros no local e protegem contra o grosso do splash do pneu, sem tanto risco de enganchar nos cantos (mas pra a roda traseira, o ideal é que seja daquele que prende no selim, que infelizmente não é compatível com todos).
- Pra a cidade, eu uso pára-lamas maiores, de calha completa -- o traseiro preso no canote do selim, e o dianteiro preso debaixo do crown, na parte de baixo da espiga do garfo (já que esse tipo forma uma cobertura mais ampla pra proteger das jorradas de água durante chuva ou quando eu bato a roda em poças).

Editado por Feral - 09 Fev 2023 as 15:34
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