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Trocar bike aro 26 por Bike aro 29

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mountainbabylon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 15:18
Parece até um comentarista da jovem pan que só por saber elaborar umas frases mais requintadas acha que ta fazendo bonito
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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 19:55
Eu há 5 anos atrás pensava exatamente da forma que esse velho vídeo do Bike Radar explana o assunto



Hoje a realidade é outra e faz todo sentido, para quem tiver disposição e oportunidade, trocar uma boa 26 véia por uma boa 29 nova...

Se puder levar peças que sirvam, como um grupo ou freios top, melhor ainda... ainda mais no XC

Quem não estiver disposto ou não tenha ainda está oportunidade, não atrapalhe o pedal dos outros


Editado por raulino - 25 Jan 2021 as 20:01
"Reality is what you make it"
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 22:12
Muito interessante e digo q ele tinha toda a razão nessa época.
O vídeo é de junho de 2014 e como eu disse anteriormente, nessa época foi a transição. As 26 chegaram ao seu ápice em 2013 tanto que o Jerome Clementz ganhou em 2013 o primeiro EWS de bike 26.  A partir de 2014 começaram aparecer bikes 27,5 nas trail e enduro, e 29 nas XC. Algumas marcas tentaram emplacar 27,5 no XC nessa época, o que viria a ser sem sucesso no futuro.

Nessa época do começo da expansão do mercado das 29, as geometrias ainda não estavam totalmente acertadas como hoje, então se percebia em algumas bikes comportamentos meio estranhos fazendo com que no final  nem sempre era muita vantagem a troca de 26 pra 29. Também tinha o fator novidade e a famosa incompatibilidade que obrigava trocar praticamente tudo que você tinha da bike 26 pra migrar pra 29. Mas isso foi a 7 anos atrás. Com o tempo as 29 foram se acertando e hoje estão em quase todas as modalidades do mtb, incluso downhill, de forma que fizeram com que mesmo no trail e enduro as bike 275 acabassem sendo "de nicho". A grande maioria das  pessoas que compram bikes trail e enduroo hoje querem 29. No DH eu não tenho certeza como é esse mercado, mas todas as maiores marcas tem opção 29 ou mullet.
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2021 as 22:17
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Eu há 5 anos atrás pensava exatamente da forma que esse velho vídeo do Bike Radar explana o assunto



Hoje a realidade é outra e faz todo sentido, para quem tiver disposição e oportunidade, trocar uma boa 26 véia por uma boa 29 nova...

Se puder levar peças que sirvam, como um grupo ou freios top, melhor ainda... ainda mais no XC

Quem não estiver disposto ou não tenha ainda está oportunidade, não atrapalhe o pedal dos outros

quem gosta do comportamento das rodas menores e quer modernizar sua bike, hoje tem opção de bikes 27,5 em praticamente todos os segmentos do moutain bike, se procurar bem algumas marcas tem até bikes de XC XC. As 27,5 são mais parecidas com as bikes 26 do que com as 29, então são uma ótima opção pra quem quer dar um up nas 26 mas não gosta do comportamento das rodas maiores.

Além disso tudo se realmente fizer questão de 26 ainda tem opção de fazer uma bike sob medida (hardtail) permitindo até uma 26 com todas as tecnologias e geometrias modernas. Ou tentar achar um quadro top da época de 2013 q foi o ápice do desenvolvimento das 26.
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Sigue Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 09:18
E ainda tem as bikes que aceitam tanto rodas 27.5 ou 29, como as da linha XC da Decathlon
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 03 Jul 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 09:27
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

E ainda tem as bikes que aceitam tanto rodas 27.5 ou 29, como as da linha XC da Decathlon


Já pensei uma coisa sobre isso. Toda 29" da pra usar 27,5. A ideia geral disso é usar um aro menor com pneu maior no fim a circunferência externa fica bem próxima. É igual usar aro 700 com pneu 28 em um quadro aro 26".
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TheLittle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jun 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2021 as 14:44
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

E ainda tem as bikes que aceitam tanto rodas 27.5 ou 29, como as da linha XC da Decathlon


Já pensei uma coisa sobre isso. Toda 29" da pra usar 27,5. A ideia geral disso é usar um aro menor com pneu maior no fim a circunferência externa fica bem próxima. É igual usar aro 700 com pneu 28 em um quadro aro 26".

sim dá, assim como dá pra usar rodas 26 em bikes e garfos 27,5. Por exemplo o pessoal do Gravel (rodas 29/700c) tem usado rodas 27,5 pra poder usar pneus maiores, porque o espaço nesse tipo de bike é meio apertado.

mas na maioria dos casos é uma diferença considerável e vai alterar bem a altura do central, podendo chegar ao ponto de prejudicar a geometria, como pedivela muito perto do chão. As bikes que são próprias pra essas conversões costumam ter recursos de ajuste de geometria.

Outra possibilidade é utilizar rodas maiores na frente (trocaria só o garfo daí), as famosas "mullet" que hoje tem sido bastante usadas no DH (29 frente 275 atrás). Tem bastante bike vindo de fábrica assim. Tem um tópico sobre na área All Mountain do fórum.




Editado por TheLittle - 26 Jan 2021 as 14:45
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mlourenço Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mlourenço Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 16:00
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paulohn Ver Drop Down
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Sobre pegar uma bike 29 e 'transplantar' a relação completa de uma aro 26, o comportamento da bike vai ser alterado.

Se você utiliza muito a combinação de menor coroa com o maior pinhão, vai ficar mais difícil vencer uma mesma subida.

Por outro lado, a combinação de maior coroa e menor pinhão vai gerar uma velocidade maior para a mesma cadência.
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
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Originalmente postado por mlourenço mlourenço escreveu:







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TheLittle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Jun 2005
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a cotic já lancou 2 vezes essa campanha "26 aint dead"

e depois matou  de vez as opções  26 kkkk

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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

a cotic já lancou 2 vezes essa campanha "26 aint dead"

e depois matou  de vez as opções  26 kkkk


Findou o estoque de frames 26", problema resolvido. 
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Rafael.jc Ver Drop Down
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Pra mim o único motivo que tem me feito pensar em trocar minha 26 e a 26 da minha esposa é conseguir pneus bons para usar.

Tenho usado tubeless... e sofri até encontrar para vender pneus. Nas lojas não tem, mas recentemente encontrei uns continental no ML. Até acabarem eu ainda fico nas 26, depois disso, vamos ver se baixam os preços e se vai valer a pena.

Ainda uso 3x10v deore nas bikes, e comprar uma 29 deore com suspa ar/óleo para manter o mesmo que já tenho está saindo muito caro, para mim não vale o investimento só para aumentar o tamanho das rodas.
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HardWell Ver Drop Down
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Maringá-Paraná
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Originalmente postado por Rafael.jc Rafael.jc escreveu:

Pra mim o único motivo que tem me feito pensar em trocar minha 26 e a 26 da minha esposa é conseguir pneus bons para usar.

Tenho usado tubeless... e sofri até encontrar para vender pneus. Nas lojas não tem, mas recentemente encontrei uns continental no ML. Até acabarem eu ainda fico nas 26, depois disso, vamos ver se baixam os preços e se vai valer a pena.

Ainda uso 3x10v deore nas bikes, e comprar uma 29 deore com suspa ar/óleo para manter o mesmo que já tenho está saindo muito caro, para mim não vale o investimento só para aumentar o tamanho das rodas.

Nao considero "so aumentar a roda" mas tudo bem...
Ao menos foi sincero, nao quer porque nao pode!
"saindo muito caro, para mim não vale o investimento"

Por sorte ainda tem Pneus bons no ML!!!


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Vrbelo Ver Drop Down
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Contagem/MG
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Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por MarcosRSJ MarcosRSJ escreveu:


Então não sei o que seria melhor a fazer..

Desde já obrigado pela ajuda.

Eu só trocaria a minha Trek 26" Deore/XT em duas condições:

1) se a troca representasse um aumento absurdo em performance em situações em que esse aumento fosse fundamental. Exemplo: competições.

2) se tivesse muita, mas muita grana sobrando e independente do resultado da troca (aumento de performance ou não), o gasto de dinheiro não fizesse diferença alguma. Ou seja, grana para jogar fora se não der certo...

Como não me enquadro em nenhuma das duas situações e acredito que 90% dos ciclistas que possuem uma 26" também são assim, eu só vou trocar de bike quando for absolutamente impossível fazer upgrades na bike atual por inexistência de componentes.

Mas isto sou eu. Que tiver grana sobrando e quiser gastar, que seja feliz.


Mesmíssimo caso meu (com a diferença da bike, Uma SPZ Camber). Ou talvez quando e se minha filha tiver interesse pelo esporte e com tamanho suficiente para usar a minha bike e eu tiver que comprar outra bike para fazermos trilhas juntos.
Pedalar é preciso, viver não é preciso.
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Ironman Ver Drop Down
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Hannover
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Defina "esgotar", sei que trocar por trocar é perda de grana mas qual seria o limite de esgotamento do que uma bike pode oferecer para merecer uma eventual troca, no nosso post, de uma 26 para 29? Não seria o exemplo da mulher do autor do tópico que disse que a mulher dele sente que a bike não dá mais o que ela precisa?

Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

quem quer melhorar desempenho primeiro precisa esgotar o equipo que tem, usar em todas as possibilidades

uma 26 full deore é capaz de muita coisa, tem que ter muita perna para esgotar uma bike dessas. Tem que ralar a bundinha sim

uma bike que está sendo realmente usada, nunca vai ser "perda de grana".

ainda mais se for pra melhorar o desempenho, e VAI MELHORAR COM CERTEZA ABSOLUTA SE TROCAR POR UMA 29 DO MESMO NÍVEL. 
A esposa do cara já sabe disso e ninguém tá pedindo opinião de um consultor de bike velha, um conformista de fórum quem não sabe o que diz.

Fala, brôw!

Primeiramente, velha é a p&%(a) q %§$l! LOL

Mais respeito com as bikes VINTAGE! LOL

Aro 29" é igual patinete elétrico: só atrapalha! LOL

Deixando a zueira de lado, eu diria ao dono do tópico arrumar uma bike aro 29" do mesmo nível que a bike aro 26" da esposa dele para ela fazer um teste. Se ela gostar do resultado, aí sim eu diria que ela poderia pegar uma bike aro 29". Caso ela não goste do resultado ou não notar uma diferença considerável, então é melhor ela ficar com a 26" que ela já tem, evitando altos custos, ainda mais no Brasil, onde tudo custa o dobro do que custa no exterior.

No mais, o mais importante é pedalar e se divertir!

Valew!
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