Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Geometria das bikes: como entender?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Geometria das bikes: como entender?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
josba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2016
Salvador
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Geometria das bikes: como entender?
    Postado: 06 Out 2016 as 14:05
Várias fabricantes disponibilizam em seus sites a geometria dos modelos das bicicletas. Gostaria de entender como interpretar e traduzir aqueles números de modo a perceber quais os modelos que priorizam o conforto no pedalar e quais aqueles modelos que priorizam a performance e o desempenho, a fim de que se possa escolhar a melhor bike tendo em vista o biotipo, as medidas do ciclista e e a finalidade do uso.

Vou colocar algumas geometrias para ver o que pessoal mais experiente pode dizer.

1) Specialized Rockhooper Expert 2017 (https://www.specialized.com/br/pt-br/bikes/mountain/rockhopperexpert29/115148#)


  P M G GG GGG
Altura (Central ao topo da caixa) 615mm 624mm 639mm 653mm 672mm
Alcance (medido do central ao ct da cx de direção) 400mm 412mm 430mm 450mm 464mm
Comprimento do tubo da caixa de direção 110mm 100mm 115mm 130mm 150mm
Ângulo do tubo da caixa de direção 71° 71° 71° 71° 71°
Altura do Movimento Central 310mm 310mm 310mm 310mm 310mm
Desnível do central em relação à linha dos eixos de rodas 64mm 64mm 64mm 64mm 64mm
Trail 80mm 80mm 80mm 80mm 80mm
Tamanho do Garfo (completo) 485mm 505mm 505mm 505mm 505mm
Curvatura do Garfo 46mm 46mm 46mm 46mm 46mm
Central ao Eixo dianteiro 642mm 657mm 680mm 704mm 725mm
Comprimento da rabeira inferior 442mm 442mm 442mm 442mm 442mm
Distância entre eixos 1076mm 1091mm 1114mm 1139mm 1159mm
Comprimento do tubo superior medido (horizontal) 588mm 615mm 637mm 662mm 682mm
Altura Tudo Superior em relação ao solo 763.6mm 810.4mm 828.7mm 860mm 894.1mm
Comprimento do tubo de selim 395mm 445mm 460mm 510mm 560mm
Ângulo do tubo do selim 73° 72° 72° 72° 72°



2) Orbea Alma H-50 2017 (https://www.orbea.com/es-es/bicicletas/alma-h50)


TALLAS-27.5M-27.5M-29L-29XL-29
1 - TUBO DE SILLÍN (C-T)400445445483533
2 - TUBO HORIZONTAL (EFF)552583591613638
3 - TUBO FRONTAL95105100110125
4 - VAINA423423436436436
5 - ALTURA EJE PEDALIER313313310310310
6 - CAÍDA EJE PEDALIER4242606060
7 - DISTANCIA ENTRE EJES10381070108411061132
8 - ÁNGULO FRONTAL70.5º
9 - ÁNGULO DEL SILLÍN73.5º
10 - ALTURA BASE720747747777820
11 - LARGO DEL CUADRO380409409423449
12 - ALTURA DEL CUADRO577587611621635
13 - LONGITUD HORQUILLA489489501501501
RAKE44


TALLAPOTENCIAMANILLARBIELA
L - 2990720175
M - 27.570720175
M - 2970720175
S - 27.570720170
XL - 29110720175



3) Trek X Caliber 8 2017 (http://www.trekbikes.com/br/pt_BR/bicicletas/mountain-bikes/mountain-bikes-para-cross-country/x-caliber/x-caliber-8/p/2043600-2017)


    
Número de tamanho do quadroTamanho real do quadroTamanho da rodaACanoteBÂngulo do canoteÂngulo efetivo do canoteCComprimento do tubo da caixa de direçãoDÂngulo da frenteETubo superior efetivoFAltura do movimento centralGAltura livre de movimento centralHComprimento do tubo inferior traseiroIDeslocamentoJTrilhaKDistância entre eixosLAltura do tuboMComprimento do quadroNAltura do quadro
15.5 in15.5 in27,5"39.473.0°73.0°10.069.3°56.030.64.843.84.48.7106.674.538.158.5
17.5 in16.5 in29"41.972.5°72.5°10.069.3°60.231.65.344.55.18.5111.676.541.360.0
18.5 in17.5 in29"44.472.3°72.3°10.069.6°62.031.65.344.55.18.3112.877.742.860.1
19.5 in18.5 in29"47.072.0°72.0°10.069.6°63.931.65.344.55.18.3114.478.944.460.1
21.5 in20.5 in29"52.172.0°72.0°12.069.6°65.931.65.344.55.18.3116.582.545.862.0


Bom, não sei se me fiz entender bem.




  


Editado por josba - 06 Out 2016 as 23:12
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 14:31
Você não precisa entender, precisa copiar.

Exemplos: pega o quadro que o Absalon competiu em determinado ano, as geometrias dele ou então pega o quadro que o Schurter competiu determinada temporada, as geometrias dele. Compre igual. Pronto.

Os caras investem centenas de milhares  de dólares na fabricação de um quadro, equipes investem milhões de dólares em contratação de atletas e material por temporada. Seria muita pretensão nossa tentar entender os motivos da geometria de um quadro.

Por isso que determinados quadros são melhores do que outros, as medidas são mais próximas dos quadros que ocupam lugares no pódio.

Por isso os quadros da CALOI não valem nada, até por que CALOI tem tanta expressão em competições internacionais quanto tinha o Copersucar-Fittipaldi na fórmula 1. Isso não é do seu tempo. LOL


Editado por Yang - 06 Out 2016 as 14:32
Voltar ao Topo
stefanl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
Offline
Mensagens:227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:03
Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Você não precisa entender, precisa copiar.

Exemplos: pega o quadro que o Absalon competiu em determinado ano, as geometrias dele ou então pega o quadro que o Schurter competiu determinada temporada, as geometrias dele. Compre igual. Pronto.

Os caras investem centenas de milhares  de dólares na fabricação de um quadro, equipes investem milhões de dólares em contratação de atletas e material por temporada. Seria muita pretensão nossa tentar entender os motivos da geometria de um quadro.

Por isso que determinados quadros são melhores do que outros, as medidas são mais próximas dos quadros que ocupam lugares no pódio.

Por isso os quadros da CALOI não valem nada, até por que CALOI tem tanta expressão em competições internacionais quanto tinha o Copersucar-Fittipaldi na fórmula 1. Isso não é do seu tempo. LOL


essa é a logica mais absurda que eu vi nos ultimos tempo.
Copiar a geometria da bike do atleta que ganho prova ?
vou la fazer uma pipoca para assistir o rumo desse topico
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:11
Pode ser em ingreiz?

http://www.singletracks.com/blog/uncategorized/mtb-frame-geometry-part-1-how-it-fits/

http://www.mbr.co.uk/news/mountain-bike-geometry-326498
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:16
Originalmente postado por stefanl stefanl escreveu:


essa é a logica mais absurda que eu vi nos ultimos tempo.
Copiar a geometria da bike do atleta que ganho prova ?
vou la fazer uma pipoca para assistir o rumo desse topico

LOLLOLLOL
Eu nem falo nada, senão vão falar que é perseguição. LOL
Voltar ao Topo
SeuZe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar SeuZe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:19
Seu Zé
Speed Chromoly Hand made
Merida Crossway 15
Caiçara com contra pedal
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado
Voltar ao Topo
Yang Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Set 2016
Barbacena
Offline
Mensagens:324
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yang Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:23
É engraçado como a turma da Caloi gosta de aparecer.

Qualquer um sabe que o bike fit deve se enquadrar dentro da geometria do quadro.

Pelo visto todo mundo aqui é atleta do nível que utiliza quadros feitos sob medida. De carbono.

Menos... 


Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:39
Caro josba, muito pertinente seu questionamento. Aqui no fórum há bastante informação sobre geometria, mas em geral tudo espalhado por aí... No tópico sobre all Mountain tem umas boas referências. Desconsidere tudo que foi dito pelo tal Yang, pura bobagem.
Cada medida desta tem uma influência sobre o comportamento da bike e nosso posicionamento sobre ela, bem como sobre a relação performance x conforto. Como os 3 exemplos são de bikes similares (boas 29er Hardtail intermediárias), os valores das medidas são similares, bem como o comportamento das bikes será. Tem uma ou outra diferença aqui, mas como são pequenas, somente um biker experiente notará durante o uso.
Sempre há uma divergência entre performance x conforto, "eficiência" ao pedalar x controle em trecho técnico, eficiência em subida x controle nas descidas, e o que o fabricante tenta é equilibrar isso nessas bikes, chegar num meio termo. Uma Bike de downhill precisa de muito mais controle nas descidas e menos de aerodinâmica, do que uma contra relógio por exemplo (pra usar extremos).

Vou usar como exemplo nessas 3 citadas, a medida do chainstay (que na Specialized chamam rabeira, na orbea vaina...): Em geral, quanto maior essa medida (até um certo limite) mais confortável e de fácil controle em trecho técnico a bike será. Quanto mais curta, mais Race e ágil a bike será, priorizando performance. Note que a orbea tem medida menor, a Specialized e a trek maiores. Ela seria mais Race, se todas as demais medidas fossem iguais. Mas veja também que é uma diferença bem pequena. Nas bikes HT que visam performance pura, essa medida é ainda menor, os fabricantes fazem o tubo do selim curvo, pro pneu ir mais pra frente possível e poder usar um chainstay menor. Vc senta mais "sobre a roda". Perde conforto ganha desempenho, em pequenas doses. Já uma Bike recreativa, essa distância é maior, privilegiando o conforto.
Ah e sempre temos que analisar as medidas de geometria em conjunto (no caso o chainstay está associado à distância entre eixos, e também ao ângulo do tubo de selim). Uma medida puxa a outra.
E por aí vai... Tem a questão dos ângulos, comprimento dos tubos, alturas, alcances..



Editado por Jagwire - 06 Out 2016 as 15:45
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 15:52
Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

É engraçado como a turma da Caloi gosta de aparecer.

Qualquer um sabe que o bike fit deve se enquadrar dentro da geometria do quadro.

Pelo visto todo mundo aqui é atleta do nível que utiliza quadros feitos sob medida. De carbono.

Menos... 



LOLLOL
Turma da Caloi ® (by Yang)

Não seria a geometria do quadro que deve se enquadrar em seu bike fit and intenção ao pedalar? E relaxa esse coração peçonhento que eu tou só falando, no fim das contas eu sou o cara que confunde ZTR Crest com ZTR Rapid. LOL 

Fazer oque, se eu gosto mais das magrelas rápidas? Embarrassed

Se não fizer questão de ser de carbono, e sim um bom quadro de aço cromo-molibdênio (edit) com tubos italianos Columbus vai atrás do Miyamura que ele te faz sob medida. Wink


Editado por brunodmjr - 06 Out 2016 as 15:53
Voltar ao Topo
josba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2016
Salvador
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 16:45
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Caro josba, muito pertinente seu questionamento. Aqui no fórum há bastante informação sobre geometria, mas em geral tudo espalhado por aí... No tópico sobre all Mountain tem umas boas referências. Desconsidere tudo que foi dito pelo tal Yang, pura bobagem.
Cada medida desta tem uma influência sobre o comportamento da bike e nosso posicionamento sobre ela, bem como sobre a relação performance x conforto. Como os 3 exemplos são de bikes similares (boas 29er Hardtail intermediárias), os valores das medidas são similares, bem como o comportamento das bikes será. Tem uma ou outra diferença aqui, mas como são pequenas, somente um biker experiente notará durante o uso.
Sempre há uma divergência entre performance x conforto, "eficiência" ao pedalar x controle em trecho técnico, eficiência em subida x controle nas descidas, e o que o fabricante tenta é equilibrar isso nessas bikes, chegar num meio termo. Uma Bike de downhill precisa de muito mais controle nas descidas e menos de aerodinâmica, do que uma contra relógio por exemplo (pra usar extremos).

Vou usar como exemplo nessas 3 citadas, a medida do chainstay (que na Specialized chamam rabeira, na orbea vaina...): Em geral, quanto maior essa medida (até um certo limite) mais confortável e de fácil controle em trecho técnico a bike será. Quanto mais curta, mais Race e ágil a bike será, priorizando performance. Note que a orbea tem medida menor, a Specialized e a trek maiores. Ela seria mais Race, se todas as demais medidas fossem iguais. Mas veja também que é uma diferença bem pequena. Nas bikes HT que visam performance pura, essa medida é ainda menor, os fabricantes fazem o tubo do selim curvo, pro pneu ir mais pra frente possível e poder usar um chainstay menor. Vc senta mais "sobre a roda". Perde conforto ganha desempenho, em pequenas doses. Já uma Bike recreativa, essa distância é maior, privilegiando o conforto.
Ah e sempre temos que analisar as medidas de geometria em conjunto (no caso o chainstay está associado à distância entre eixos, e também ao ângulo do tubo de selim). Uma medida puxa a outra.
E por aí vai... Tem a questão dos ângulos, comprimento dos tubos, alturas, alcances..


Muito boa explicação.

Estou para comprar uma dessas bikes e devido ao valor mais alto, me preocupo muito em acertar.

Como não tenho todas elas a disposição para experimentar, a Specialized por exemplo ainda nem está disponível na loja, me preocupo em como utilizar bem as informações disponibilizadas pelo fabricante para fazer a melhor escolha.

Não pretendo competir, mas apenas fazer um pedal recreativo e acompanhar os amigos em algumas trilhas. Como também estou acima do peso, me preocupo com o conforto. Então, pelo que vc analisou, eu não sentiria diferenças significativas entre essas 3 não é?
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 17:17
Originalmente postado por josba josba escreveu:

Muito boa explicação.

Estou para comprar uma dessas bikes e devido ao valor mais alto, me preocupo muito em acertar.

Como não tenho todas elas a disposição para experimentar, a Specialized por exemplo ainda nem está disponível na loja, me preocupo em como utilizar bem as informações disponibilizadas pelo fabricante para fazer a melhor escolha.

Não pretendo competir, mas apenas fazer um pedal recreativo e acompanhar os amigos em algumas trilhas. Como também estou acima do peso, me preocupo com o conforto. Então, pelo que vc analisou, eu não sentiria diferenças significativas entre essas 3 não é?

Provavelmente não. Eu sei que você está preocupado em não errar, mas você está querendo respostas para questões que são muito pessoais e que poderiam ser melhores respondidas através do serviço de um profissional especializado em bikefit. Qualquer uma das 3 bicicletas vai servir (desde que você não tenha nenhum problema físico, como dores, coluna, etc), e na pior das hipóteses um ajuste nos trilhos do selim, espaçadores da espiga, inverter a mesa ou uma nova mesa vão resolver seu problema de desconforto. Bons pneus (gosto muito dos pneus da Specialized) vão ajudar.

Lembrando que sem preparo físico, qualquer coisa vai te incomodar. Só siga as regras generalizadas: Use um quadro pro seu tamanho. Use shorts de ciclismo (evite forros de gel, ele deforma), use luvas acolchoadas (gel aqui é bom). Quanto mais ereto (maior carga no banco), selim mais largo/fofo, quanto mais deitado (menor carga no banco), selim mais fino/seco. Pra posições consideradas "neutras", EM GERAL a regra dos ossos ísquios servem.

A maioria das bicicletas 2016/2017 nessa faixa de preço possuem geometrias próximas. Para fins de passeio, a procura de uma geometria singular só importa realmente se você tiver um corpo muito desproporcional, como tronco/pernas/braços muito grandes.


Voltar ao Topo
josba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2016
Salvador
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 19:19
Originalmente postado por brunodmjr brunodmjr escreveu:

Originalmente postado por josba josba escreveu:

Muito boa explicação.

Estou para comprar uma dessas bikes e devido ao valor mais alto, me preocupo muito em acertar.

Como não tenho todas elas a disposição para experimentar, a Specialized por exemplo ainda nem está disponível na loja, me preocupo em como utilizar bem as informações disponibilizadas pelo fabricante para fazer a melhor escolha.

Não pretendo competir, mas apenas fazer um pedal recreativo e acompanhar os amigos em algumas trilhas. Como também estou acima do peso, me preocupo com o conforto. Então, pelo que vc analisou, eu não sentiria diferenças significativas entre essas 3 não é?

Provavelmente não. Eu sei que você está preocupado em não errar, mas você está querendo respostas para questões que são muito pessoais e que poderiam ser melhores respondidas através do serviço de um profissional especializado em bikefit. Qualquer uma das 3 bicicletas vai servir (desde que você não tenha nenhum problema físico, como dores, coluna, etc), e na pior das hipóteses um ajuste nos trilhos do selim, espaçadores da espiga, inverter a mesa ou uma nova mesa vão resolver seu problema de desconforto. Bons pneus (gosto muito dos pneus da Specialized) vão ajudar.

Lembrando que sem preparo físico, qualquer coisa vai te incomodar. Só siga as regras generalizadas: Use um quadro pro seu tamanho. Use shorts de ciclismo (evite forros de gel, ele deforma), use luvas acolchoadas (gel aqui é bom). Quanto mais ereto (maior carga no banco), selim mais largo/fofo, quanto mais deitado (menor carga no banco), selim mais fino/seco. Pra posições consideradas "neutras", EM GERAL a regra dos ossos ísquios servem.

A maioria das bicicletas 2016/2017 nessa faixa de preço possuem geometrias próximas. Para fins de passeio, a procura de uma geometria singular só importa realmente se você tiver um corpo muito desproporcional, como tronco/pernas/braços muito grandes.



Entendi perfeitamente. Pena que aqui em Salvador não dispomos desse serviço de bike fit moderno computadorizado.


Editado por josba - 06 Out 2016 as 23:13
Voltar ao Topo
S.Q.N. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2015
Paraná
Offline
Mensagens:317
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar S.Q.N. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 22:36
A geometria da bike é importante, só que é ainda mais importante comprar o quadro no tamanho correto. Se vc não entende muito de geometria é melhor procurar ajuda de um profissional.

Da uma olhada nesse vídeo:

https://youtu.be/QTtalrEfYk0
Voltar ao Topo
Rauany Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mar 2015
F. Beltrão - PR
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rauany Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2016 as 22:52
Achei muito bacana seu tópico, sempre vejo o pessoal falando em geometria, mais poucos embasam o porque bike X tem melhor geometria que bike Y, na realidade isso de melhor ou pior é relativo, as vezes uma geometria mais race, pode não ser necessariamente melhor, a tendencia é que quanto mais race a bike, mais desconfortável ela será.

E concordo com o amigo brunodmjr, o ideal para ter realmente certeza é procurar a ajuda de um especialista, até porque geometria é muito pessoal, oque é bom pra mim, pode não ser bom para você, entendo que isso nem sempre é possível, mas acho que no minimo você deveria tentar testar as bikes, e ver em qual delas você se sente melhor.

Vou acompanhar o tópico e ver oque os amigos mais experientes podem contribuir, traduzindo essa sopa de numero, kkkkkk 

 
Voltar ao Topo
mauriney Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jul 2011
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:855
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauriney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 07:46
Muito bacana o tópico.
jagwire realmente contribui muito e ótima explicação.
não to achando mas tinha um tópico que falava sobre ângulo e chainstay das bikes de XC.

ruim são os TROLL que aparecem....
Aff
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 08:16
Um dos 2 links acima tem explicações sobre ângulo e medidas de mtb.

Outro é o abaixo:

http://www.pedal.com.br/forum/quadro-mtb-como-avaliar_topic84087.html?KW=
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 09:59
Originalmente postado por josba josba escreveu:

Entendi perfeitamente. Pena que aqui em Salvador não dispomos desse serviço de bike fit moderno computadorizado.

Não precisa ser o bikefit Retul. Pode ser aqueles mais simples (que são inclusive mais baratos) onde você leva sua bike, o cara te poe pra pedalar num rolo e fica te olhando. O cara estuda (espero) biomecânica e vai te ajudar a resolve qualquer problema que possa ter, e evitar que aqueles que possam aparecer no futuro não apareçam. :)
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 13:01
Originalmente postado por Yang Yang escreveu:

Você não precisa entender, precisa copiar.

Exemplos: pega o quadro que o Absalon competiu em determinado ano, as geometrias dele ou então pega o quadro que o Schurter competiu determinada temporada, as geometrias dele. Compre igual. Pronto.

Os caras investem centenas de milhares  de dólares na fabricação de um quadro, equipes investem milhões de dólares em contratação de atletas e material por temporada. Seria muita pretensão nossa tentar entender os motivos da geometria de um quadro.

Por isso que determinados quadros são melhores do que outros, as medidas são mais próximas dos quadros que ocupam lugares no pódio.

Por isso os quadros da CALOI não valem nada, até por que CALOI tem tanta expressão em competições internacionais quanto tinha o Copersucar-Fittipaldi na fórmula 1. Isso não é do seu tempo. LOL

Nossa!!! Essa doeu heim!! Erro basicão querer por geometria de profissional pra amador...

Só uma dúvida, agora qualquer questão do fórum tem que fazer um paralelo à Caloi ? Para de encher a bola dos caras...
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 13:43
Esse negócio de Caloi já cansou mesmo! hahahaha LOL
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 13:51
vcs alimentam ...
Voltar ao Topo
josba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Set 2016
Salvador
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 14:59
Soube de uma loja aqui em Salvador que está cobrando 400 reais por um bike fit, e não é o computadorizado ...

Aí não dá.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 15:27
Cara é uma coisa muita complexa, para isso um cara faz um curso especializado e caro pra cacete, normalmente formado em educação física ou fisioterapia, aprende sobre todas as medias, as diferenças sobre todos os diferentes tipos ângulos, os mm que fazem toda diferença e bla bla bla, e oferecem um serviço caro pra cacete para adaptar seu biotipo ao quadro, mesa, guidão, pedivela, sapatilha, guidão, e bla bla bla, e este serviço se chama bikefit...kkkkk 

Quem foi o tongo que disse que basta copiar as dos profissionais??? O caras usam uma geometria especifica para eles, podem até solicitar uma mudança na fabricação do quadro para melhora ajustar ao seu biotipo (caso do Nino), e com certeza usam uma geometria mais agressiva, o que para muitos amadores significaria mais desconfortável... Não tente endender, faça um bikefit online apenas para saber qual o tamanho do quadro antes de jogar dinheiro fora comprando um quadro de tamanho errado, e depois procure um profissional de bikefit, ai ele vai ajustar as demais peças de acordo com sua preferencia, Conforto, Neutro ou Agressivo....     
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 15:41
Fora que muitas vezes se vc ver um pro num dia comum de descanso talvez vc nem saiba , ele pode muito bem estar usando uma bike como a sua mais relaxada e dando uma volta de boa vc passar por ele e achar que é um zé mané qualquer hehehe.
Voltar ao Topo
brunodmjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2011
Brasília
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunodmjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2016 as 15:50
Originalmente postado por josba josba escreveu:

Soube de uma loja aqui em Salvador que está cobrando 400 reais por um bike fit, e não é o computadorizado ...

Aí não dá.

Puts, aqui em Brasília o computadorizado e laser e afins é 350. O simples eu consigo por uns 170. =/
Voltar ao Topo
pietroac Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2015
São José dos Ca
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pietroac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2017 as 12:17
Uma dúvida: dá pra confiar no que nas medidas que os anunciantes dão?

Estou procurando um quadro 29 barato... encontrei esses dois:

HIGH ONE Optimus -  tamanho 16"
Top tube = 59 cm
Down tube = 70 cm
Seat stay = 47 cm
Chain stay = 47 cm
site oficial: http://highonebike.com.br/produto/quadro-aluminio-6061-optimus-29x16-pretoazul/

NERO ABSOLUTE - tamanho 17"
Tubo superior dianteiro = 56 cm;
Tubo inferior dianteiro = 67 cm;
Tubo do selim = 40 cm;
Tubo superior traseiro = 39 cm; 
Tubo inferior traseiro = 39 cm
site: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-839099683-quadro-bike-29-mtb-nero-absolute-cores-tam-17-_JM

Qual dos dois confiar? Alguém conhece esses quadros?
Estava querendo pegar o High One, mas com estas medidas impossível. 

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X