Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Garfo Suspensão 26
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Garfo Suspensão 26

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Bruno.Felipe42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Paraná, Brasil
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Felipe42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Garfo Suspensão 26
    Postado: 01 Set 2017 as 15:01
Boa tarde, estou me deparando com uma duvida. Estou querendo trocar a suspensão da minha bike porém encontro todos dizendo "80mm" "100mm" por exemplo. Queria saber qual o intuito dessa classificação "mm". Também, queria saber se esse garfo  http://www.netshoes.com.br/produto/garfo-suspensao-26-spinner-300-preta-120mm-AZK-0003-006?&lkey=a5  é bom para trilhas. Desde já agradeço"Big smile
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 16:21
Bruno.felipe, essa medida é o quanto a suspensão tem de curso, o quanto ela afunda / trabalha, 80mm ou 8,0 cm, 100 mm, ou 10 cm, no caso essa spinner que você marcou tem 120mm de curso.

É uma suspensão simples de entrada, e somente para freio a disco, se sua bike é a disco sem problemas, se for v-brake ela não irá servir, a não ser que instale um kit de freio a disco na dianteira.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Bruno.Felipe42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2017
Paraná, Brasil
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno.Felipe42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 17:10
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Bruno.felipe, essa medida é o quanto a suspensão tem de curso, o quanto ela afunda / trabalha, 80mm ou 8,0 cm, 100 mm, ou 10 cm, no caso essa spinner que você marcou tem 120mm de curso.

É uma suspensão simples de entrada, e somente para freio a disco, se sua bike é a disco sem problemas, se for v-brake ela não irá servir, a não ser que instale um kit de freio a disco na dianteira.

Hurry-gurits, e essa de 12mm ela é boa pra trilha? o que vc acha?
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 17:44
hoje uma suspensão de 80mm ou 100mm para mtb está de bom tamanho, suspensão de 120mm eleva muito a frente da bike, quanto a usar garfo para trilha, sei que bastante gente aqui defende o uso de um bom garfo no lugar de uma suspensão de entrada pela questão do peso e que essas suspensões não funcionam direito, eu discordo totalmente, mesmo uma spinner 300 por exemplo de entrada funciona sim só não tem uma boa leitura para pequenas irregularidades más faz o seu papel, pra mim não consigo imaginar fazendo uma trilha ou estradão esburacado de garfo por alguns exemplos que já vivenciei e vou citar a baixo.
primeiro que muita gente esquece é a questão (segurança) quando você pega um buraco de surpresa mesmo com uma suspensão simples o tranco que você recebe nos braços é muito menor do que um garfo rígido ou seja é muito mais fácil de você perder o controle ou sua mão escapar do guidão com o garfo, segundo você está em velocidade e rampa uma lombada no asfalto ou na terra, seu pouso será muito mais suave com a suspensão diminuindo também as chances de perder o controle e o tranco no quadro.

citando um exemplo que aconteceu comigo, a uns 8 anos atrás comprei uma bike relativamente simples para praticar mtb com os amigos, na época peguei a spinner edge a mesma coisa que o modelo 300 de hoje, um amigo comprou a bike um pouco depois e queria economizar em tudo e colocou um garfo, ele reclamava um pouco e eu falava, não da pra fazer as trilhas que a gente faz sem suspensão e ele ignorava, certo dia em uma descida forte de asfalto aqui na minha cidade com uma lombada no final, ele desceu e decolou só que caiu errado meio de bico, o tranco foi tão forte que jogou o peso dele para frente, resultado, o garfo quebrou no meio da solda com a espiga e ele fez a barba no asfalto, só não vou rir porque foi sério o tombo e ele se machucou bastante, o impacto seria menor com uma suspensão e provavelmente ele teria mantido o controle, e a suspensão é muito mais forte que um garfo, principalmente os garfos mais leves.

outro exemplo fui para ilha bela ano passado, meu cunhado com uma bike sem suspensão porque ele não pega trilhas, quis acompanhar a gente na trilha de castelhanos, a terceira descida ele teve que parar de tanto que o braço formigava, chegou em casa com uma dor grande nos cotovelos.
outra coisa é que o garfo passa uma tensão muito maior para o head tube (parte do quadro onde passa a espiga) mesa e guidão e consequentemente podendo diminuir a vida útil desses componentes (só um chute não é ciência) e dependendo da trilha passando uma vibração absurda para seus braços.
normalmente o pessoal que recomenda já tem uma experiência grande em trilhas, somando isso a uma bike 29 + com pneu adequado e calibragem do pneu baixa, ai até pode ser, más pra quem não tem tanta experiência começando nas trilhas em uma bike 26, recomendo fortemente uma suspensão mesmo as de entrada tipo spinner 300 entre outras, até você adquirir um nível de pedal que valha a pena brigar por alguns gramas, fique tranquilo provavelmente você já trocou de suspensão.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 18:03
Originalmente postado por Jr-Infanti Jr-Infanti escreveu:

hoje uma suspensão de 80mm ou 100mm para mtb está de bom tamanho, suspensão de 120mm eleva muito a frente da bike...

JR. descordo da sua afirmação, só eleva a frente da bike se usar uma suspensão que não seja para aro 26", ou seja para aro 27,5/650b ou 29" e usar o diametro nominal da suspensão mudando  o diâmetro da roda.

A altura final no berço da caixa de direção vai ser exatamente o mesmo de uma suspensão para aro 26"de 80mm de curso , quanto para uma para aro 26" de 160mm de curso, o que muda é o quanto essa suspensão vai trabalhar, se não a minha de 160mm já ia começar a pedalar dando grau...LOL
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 18:12
Originalmente postado por Bruno.Felipe42 Bruno.Felipe42 escreveu:

[QUOTE=hurry-gurits]

Hurry-gurits, e essa de 12mm ela é boa pra trilha? o que vc acha?

Suspensão nunca é demais, na minha opinião, mas 120 mm já está muito bom para a maioria das trilhas.

Veja se seu quadro permite uma suspensão deste curso, caso sim, como já disse é uma suspensão de entrada, não vai ter uma leitura perfeita do terreno, mas faz bem seu papel, livrando ás vezes de você cair num buraco mais profundo, ou uma pedra maior no meio do caminho.

Tenho uma bike com 120mm de curso, iria fazer um upgrade, comprar uma de 140mm a 160 mm, mas não valeria o investimento pelo conjunto todo e a supensão traseira é limitada em 120mm também.
Ai peguei uma com 160mm na frente e atrás... esse tanto de curso já me livrou de vários capotes sinistros, e ajuda muito no flow do pedal, agora se a pegada é estradão de terra e trilhas tranquilas, 120mm de curso tá otimo..

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2017 as 20:23


JR. descordo da sua afirmação, só eleva a frente da bike se usar uma suspensão que não seja para aro 26", ou seja para aro 27,5/650b ou 29" e usar o diametro nominal da suspensão mudando  o diâmetro da roda.

A altura final no berço da caixa de direção vai ser exatamente o mesmo de uma suspensão para aro 26"de 80mm de curso , quanto para uma para aro 26" de 160mm de curso, o que muda é o quanto essa suspensão vai trabalhar, <span style="line-height: 16.8px;">se não a minha de 160mm já ia começar a pedalar dando grau...LOL</span>
[/QUOTE]

eu entendo seu ponto de vista e você tem razão na maioria dos casos, más no meu caso na época troquei a spinner de 120 por uma rst de 100, com os mesmos dois espaçadores em cima minha bike desceu 2,5 cm, ainda tenho essas suspensões aqui e acabei de medir pra não falar besteira, a canela da spinner no geral é quase 3cm maior que na rst e os copos são da mesma medida, compare uma spinner 300 com uma suspensão de 80mm e vai ver que ela é bem maior no geral.
E concordo que existem suspensões que independente do curso tem o mesmo tamanho.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X