Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Garfo Rígido
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Garfo Rígido

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Matheusmoreira Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Set 2018
Barra mansa-RJ
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheusmoreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Garfo Rígido
    Postado: 15 Fev 2019 as 23:15
Fala Galera , então sou novato no fórum !
Estou com uma seguinte dúvida..
Minha bike está com suspensão estourada ( folga , suspensão de mola sem trava )
E pelo visto uma suspensão de entrada está lá na faixa dos 1200$..
Não tenho está grana no momento , e estava vendo uns garfos rígidos ..
Porém a dúvida e a seguinte , sou pesado (98kg) , será que corro algum risco com garfo Rígido , pois ando muito em estrada de terras com muito irregularidades , meu medo seria a quebra do próprio ..
Oque me dizem ? Garfo de alumínio rígido de uma marca BOA!
Voltar ao Topo
marp Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2018
santo andré
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 04:08
Amigo, antes de mais nada nos dê as informações necessárias, sua mtb é 26 ou 29, qual o orçamento pra esse garfo rígido e se teu uso nas estradas irregulares é locomoção apenas ou tu vai pra essas estradas em competições/corridas.
Daí o pessoal consegue te ajudar.
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 07:11
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 09:01
Tecnicamente falando não, mas como vc está acostumado a andar de bike com suspensão, possivelmente vc sentirá algum desconforto até se acostumar (se é que vai), pois o que a suspensão filtrava vai passar para os seus braços e mãos, pra não dizer que o comportamento da bike muda na frenagem. O pessoal diz que isso pode ser remediado usando-se pressão menor na roda dianteira, ou usando garfo de carbono, ou mudar a postura na bike (como flexionar os braços) ou tudo isso junto mas, sinceramente (pelo menos pra mim), é como usar monitor preto e branco depois de ter usado por anos um monitor colorido: funciona MAS sente falta.

Claro que se vc colocar um garfo "piru" ele pode quebrar, mas há algumas suspensões "mais ou menos" por cerca de R$ 600,00, como a Suntour ou TSW Salto, que são de mola. Mas leia sobre o assunto e aguarde mais opiniões dos colegas.


Originalmente postado por Matheusmoreira Matheusmoreira escreveu:

Fala Galera , então sou novato no fórum !
Estou com uma seguinte dúvida..
Minha bike está com suspensão estourada ( folga , suspensão de mola sem trava )
E pelo visto uma suspensão de entrada está lá na faixa dos 1200$..
Não tenho está grana no momento , e estava vendo uns garfos rígidos ..
Porém a dúvida e a seguinte , sou pesado (98kg) , será que corro algum risco com garfo Rígido , pois ando muito em estrada de terras com muito irregularidades , meu medo seria a quebra do próprio ..
Oque me dizem ? Garfo de alumínio rígido de uma marca BOA!
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 13:20
suspensão de entrada por 1200? a XCR não é entrada, pode não ser a ar mas dá pro gasto e sai por 500-600 reais

realmente suspensões estão caras mas não é pra tanto, não trocaria para um garfo rígido pelo "preço" até pq pra vc não vale a pena pegar qualquer um (vc é pesado e usa na trilha)

Um mosso M5 está saindo por 400 conto pelo menos, é bom ter cuidado.


Editado por RuanRAC - 16 Fev 2019 as 13:22
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 14:41
Concordo, nao se deve optar pelo garfo rigido so pelo custo...

Antes vc tem que ter certeza que vai se adaptar a ele... E se for montar opte por um de boa qualidade!

Tb peso 97kg e usei garfo mosso de alumínio numa mtb rigida anos atrás, montei com pneus 2.2 race-king na frente e 2.0 atrás... Era um foguetinho pra acelerar, mas meus braços faziam a vez de suspensão... naquela época nao fazia trilhas, so estradão... é incomparável com uma boa suspa a ar ou de mola

Editado por raulino - 16 Fev 2019 as 14:44
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 14:49
Utilizar um garfo aqui no Brasil é complicado, a maioria é de Al de baixa qualidade, absorção de impactos é quase zero, uma opção seria um garfo de carbono de qualidade um Niner por exemplo, mas o $$$ não compensa. Tenho uma bike com garfo é um Surly Karate Monkey já utilizo a anos, ele é corrigio para a altura de uma suspa de 100mm, a frente da bike não fica baixa, se você não tem um estilo agressivo de pilotagaem da para andar na boa, meu peso é 99Kg, nunca tive problemas com dores ou algo parecido em pedais por estradas, mas quando andava em trilhas ou trechos mais irregulares, sentia um "cansaço" nos braços.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 15:29
Um ponto que nunca foi dito e que eu também não sei. Praticamente todos os quadros são projetados para o uso de garfos com 100mm de curso. Por isso os garfos rígidos são feitos para ter a mesma geometria. Agora minha dúvida: Será que os quadros não são também projetados tendo em mente um esforço na estrutura já contando com a absorção do garfo de 100mm, sendo que o esforço que o quadro seria submetido com um garfo rígido estaria além do que o ele foi projetado? Estou dizendo isso para quadros comuns, pois sei que tem alguns que são feitos para garfo rígido, mas são poucos.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 16:03
Nem todos os garfos são corrigidos , aliás poucos são.
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 16:09
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Um ponto que nunca foi dito e que eu também não sei. Praticamente todos os quadros são projetados para o uso de garfos com 100mm de curso. Por isso os garfos rígidos são feitos para ter a mesma geometria. Agora minha dúvida: Será que os quadros não são também projetados tendo em mente um esforço na estrutura já contando com a absorção do garfo de 100mm, sendo que o esforço que o quadro seria submetido com um garfo rígido estaria além do que o ele foi projetado? Estou dizendo isso para quadros comuns, pois sei que tem alguns que são feitos para garfo rígido, mas são poucos.


Para um pedal mais tranquilo, um estradão por exemplo acredito que não tenha problemas, mas se for algo mais agressivo, daí é mais arriscado o garfo e quadro, não aguentarem se os dois forem mais simples!
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 16:12
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Nem todos os garfos são corrigidos , aliás poucos são.


Dos modelos vendidos aqui o que sei que são corrigidos, são os modelos da Niner, tanto o de carbono como o de aço!

Tem um modelo de Al da Mob, que também é corrigido,mas é muito difícil encontrar!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 16:13
O el tenedor né , pe difícil mesmo , antigamente ele era feito em cro-mo.

Tem o fib tbm , diz o povo que aguenta.
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 16:16
Originalmente postado por misera misera escreveu:

O el tenedor né , pe difícil mesmo , antigamente ele era feito em cro-mo.

Tem o fib tbm , diz o povo que aguenta.

Esse mesmo, procurei esse por um tempo e nada o de CrMo é mais difícil ainda de encontrar;
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2019 as 16:30
O de cro-mo é só usado , ele foi substituído pelo de alumínio.

Se eu achasse ele comprava na hora , mais o de alumínio me recuso a pagar 500-700 pila nele.
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2019 as 09:22
Já usei garfo rígido em 29 e senti baixar a frente, não gostei porque o pedal fica mais próximo do chão. Hoje uso garfo Vicini de carbono 29 em quadro 27.5 e achei mais coerente na geometria.


Uso alternando as rodas e pneus 27.5x2.4 ou 700x38.
jefmello-sorocaba
Voltar ao Topo
sidneisp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Mogi Das Cruzes
Online
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sidneisp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2019 as 17:41
Boas tardes pedalantes, uso garfo Trigon de carbono que é corrigido, o eixo/coroa é 48 cm, é excelente, difícil é achar
olhe a Rita aí:

Siddão
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2019 as 07:52
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Será que os quadros não são também projetados tendo em mente um esforço na estrutura já contando com a absorção do garfo de 100mm, sendo que o esforço que o quadro seria submetido com um garfo rígido estaria além do que o ele foi projetado? Estou dizendo isso para quadros comuns, pois sei que tem alguns que são feitos para garfo rígido, mas são poucos.


Não sei quanto aos topo de linha, mas no geral não há nada de especial para isso... Ao menos nenhuma marca sequer cogitou essa hipótese em algum momento... Tem sentido, isso é verdade, mas não creio...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2019 as 08:28
Bom, o garfo rígido da Fib tem espiga em Aço, é bem resistente, e tem uma versão de 48cm de A-C que corrige a suspa, o complicado é que embora seja resistente, foi o garfo mais duro que eu já usei. Mas se a ideia é andar na terra, pegar uma suspa intermediaria vale a pena, não é top porem é bem mais resistente que essas suspa de supermercado que vem nas bikes de fabrica.
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2019 as 10:23
Originalmente postado por sidneisp sidneisp escreveu:

Boas tardes pedalantes, uso garfo Trigon de carbono que é corrigido, o eixo/coroa é 48 cm, é excelente, difícil é achar
olhe a Rita aí:




Esse modelo de garfo visualmente é top!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2019 as 10:34
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Será que os quadros não são também projetados tendo em mente um esforço na estrutura já contando com a absorção do garfo de 100mm, sendo que o esforço que o quadro seria submetido com um garfo rígido estaria além do que o ele foi projetado? Estou dizendo isso para quadros comuns, pois sei que tem alguns que são feitos para garfo rígido, mas são poucos.


Não sei quanto aos topo de linha, mas no geral não há nada de especial para isso... Ao menos nenhuma marca sequer cogitou essa hipótese em algum momento... Tem sentido, isso é verdade, mas não creio...


Lembrando que as marcas não recomendavam Lefty antigo nos seus quadros, já que ele era coroa dupla e poderia forçar a região de uma maneira diferenciada. E agora que a Cannondale lançou o novo Lefty coroa simples, deram uma mudada no quadro que já tinha lançado apenas 1 ano antes também.

Outra coisa quando dizem para não usar garfo de curso maior, pois força a região também, sem falar em mudar a geometria. Até caixa de direção angleset dizem para não usar. 
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 02:31
Novamente... Depende de onde estamos falando... Um quadro genérico, é muito mais simples que isso... E praticamente não tem os pontos de fragilidade que geralmente surgem, em função da redução de peso...
Pode ser só coincidência, mas não recuerdo nenhum relato, desse tipo de quebra... Ou talvez porque quem vai de queixo duro, acaba andando com mais prudência, do que quem tem uma suspensão, e acaba depositando uma confiança exagerada nela...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 06:44
exato, quem anda de garfo rígido não é menino no mundo do ciclismo e em geral já sabe andar sem depositar tanto peso na bike, claro que quebras acontecem mas elas acontecem muito mais por erro humano que por falha do equipamento. 

P.s.: Não esquecendo do cara que ama quadros de cromo, para ele é sim culpa do alumínio, para ele todo quadro de alumínio é feito de papel alumínio, duas camadas!
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 08:14
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

exato, quem anda de garfo rígido não é menino no mundo do ciclismo e em geral já sabe andar sem depositar tanto peso na bike, claro que quebras acontecem mas elas acontecem muito mais por erro humano que por falha do equipamento. 

P.s.: Não esquecendo do cara que ama quadros de cromo, para ele é sim culpa do alumínio, para ele todo quadro de alumínio é feito de papel alumínio, duas camadas!


Quando comprei meu garfo o Surly, que é de cromo, instalei ele em um quadro GT Agressor aro 26" de Alumínio, como era uma 26 a frente da bike ficou com uma altura considerável, muita gente falou que o quadro não poderia aguentar andei assim por 1 ano e nada, andava em todo tipo de situação, estradão, trilhas e tal isso foi em meados de 2012, fui pegar um quadro 29 1 ano depois, nunca tive problemas.
Como foi citado acima, com um garfo não dá pra abusar muito, quem já andou sabe que em certos momentos tem que saber aliviar, pra não receber as pancadas no braço e correr o risco de cair.
Hoje não faria algo assim mais. Vou ver se acho uma foto dessa bike e coloco aqui!
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 08:37
Originalmente postado por viniciusrpa viniciusrpa escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

exato, quem anda de garfo rígido não é menino no mundo do ciclismo e em geral já sabe andar sem depositar tanto peso na bike, claro que quebras acontecem mas elas acontecem muito mais por erro humano que por falha do equipamento. 

P.s.: Não esquecendo do cara que ama quadros de cromo, para ele é sim culpa do alumínio, para ele todo quadro de alumínio é feito de papel alumínio, duas camadas!


Quando comprei meu garfo o Surly, que é de cromo, instalei ele em um quadro GT Agressor aro 26" de Alumínio, como era uma 26 a frente da bike ficou com uma altura considerável, muita gente falou que o quadro não poderia aguentar andei assim por 1 ano e nada, andava em todo tipo de situação, estradão, trilhas e tal isso foi em meados de 2012, fui pegar um quadro 29 1 ano depois, nunca tive problemas.
Como foi citado acima, com um garfo não dá pra abusar muito, quem já andou sabe que em certos momentos tem que saber aliviar, pra não receber as pancadas no braço e correr o risco de cair.
Hoje não faria algo assim mais. Vou ver se acho uma foto dessa bike e coloco aqui!


Esse é o garfo, uso ele desde 2012.
Voltar ao Topo
viniciusrpa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:519
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusrpa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 10:56


Consegui achar, pedal em 2012 para o Gomeral em Guaratinguetá!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X