Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Garfo Rígido ou Suspensão?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Garfo Rígido ou Suspensão?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rohdigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rohdigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Garfo Rígido ou Suspensão?
    Postado: 07 Jan 2018 as 22:34
Galera do pedal, boa noite!

Estou com uma dúvida cruel, quero pegar uma bike, mas é pra cidade, porém é São Paulo, asfalto irregular, tenho que subir e descer guia as vezes, pois sou forçado a sair da rua.

Estava pensando muito em colocar um garfo rígido de alumínio, e uns pneus mais finos, pensando em mais leveza e velocidade, mas tenho medo de arrebentar a bike por isso. E no caso de suspensão, não posso colocar nada muito top, porque o dinheiro está limitado.

Dentro dessa dúvida, poderiam me dar uma ajuda? Valeu!
Voltar ao Topo
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2018 as 23:16
Um garfo rígido e pneus adequados são suficientes na cidade. Além do mais, suspensão barata só acrescenta peso à bike. Como você mesmo disse que caso opte pela suspensão será uma simples... use um garfo de boa qualidade e seja feliz.
Voltar ao Topo
rohdigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rohdigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2018 as 23:24
Originalmente postado por Ricardoszy Ricardoszy escreveu:

Um garfo rígido e pneus adequados são suficientes na cidade. Além do mais, suspensão barata só acrescenta peso à bike. Como você mesmo disse que caso opte pela suspensão será uma simples... use um garfo de boa qualidade e seja feliz.

Quais seriam os pneus adequados nesse caso?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 08:42
Bom, é uma decisão meio pessoal, pra quem gosta de velocidade suspensão é ruim, mas pra quem gosta de conforto suspensão é bom. O problema é que um garfo rigido de aluminio fib, que é bom e leve, sai por 100 reais, já uma suspa bem razoável pelo menos com ajuste de pre carga sai por 250 e é bem pesada. 

Quanto ao pneus pra rodar no asfalto, vc não precisa preocupar com o tamanho do pneu, o baque q um pneu fino faz não é muito maior que um pneu grosso faz se vc estiver de garfo rígido, o ideal é ter pelo menos um aro de parede dupla, vulgo aero, pra aguentar o baque sem problemas, mas se vc souber evitar os buracos dá pra rodar de boa com qualquer configuração. Pneus bem finos, como 700x25 ou 26x1.0, são muito rápidos e muito duros também, tem intermediários, como 700x28, 700x32, 26x1.25, que rodam muito bem na cidade, tem pneus mais largos, como 700x40 ou 26x1.5, que são o meio termo, nem tão duros e nem tão rápidos, e pneus bem largos, como 700x52 ou 26x1.9, que são bem confortáveis porem seguram um bocado no asfalto.

Ai fica a seu critério. Eu rodei muito tempo com garfo rígido fib e pneus 26x1.5, é uma configuração muito boa, a bike fica muito esperta no transito e passa bem pelos buracos, mas em trechos com muitos buracos vc sente a diferença pra uma bike com suspensão. Uma configuração com garfo rígido e pneu 26x1.9, rodando com menos pressão, deve ficar confortável e barato, mas não vai ter a mesma velocidade de uma bike com pneu mais fino.
Voltar ao Topo
PILOTO DE FUGA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2015
Pelotas RS
Offline
Mensagens:328
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PILOTO DE FUGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 08:46
eu so loco pra botar um garfo rígido na minha tb, provavelmente seja o mesmo que tu queria, o mosso m5, o único problema (grave) dele é ele ser de alumínio, alumínio é muito mais "duro" que aço, cromoly e carbono (que por serem mais """""moles"""" absorvem a vibração), e quando tu tem um componente que recebe tanta vibração e paulada igual um garfo, e ele é feito de um material duro que consequentemente não absorve nada oq acontece? exato.... ele trinca

tava lendo aqui no fórum sobre esse mosso m5, até porque ele é de uma marca mais do que consagrada, e vi muita gente reclamando q depois de um x tempo de uso ele começa a fazer barulhos, estalos....... não, obrigado.. prefiro usar uma suspa mesmo q baratinha do que arriscar quebrar um garfo.. não quero nem imaginar oq aconteceria se eu to na ciclovia da minha cidade que não é nenhum tapete andando a 30-35 kmh e a bosta do garfo quebra...

a solução é botar um garfo de aço ou de cromo (pq de carbono o bolso chora) mas o mercado brasileiro é MUITO carente com esse tipo de componente
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 08:47
se for aro 700 algo a partir de 35 já quebra o galho mas se couber pega um 38 ou 40 e lembre de usar a pressão mais próximo do limite inferior que do superior.
Voltar ao Topo
rohdigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rohdigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 09:19
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Bom, é uma decisão meio pessoal, pra quem gosta de velocidade suspensão é ruim, mas pra quem gosta de conforto suspensão é bom. O problema é que um garfo rigido de aluminio fib, que é bom e leve, sai por 100 reais, já uma suspa bem razoável pelo menos com ajuste de pre carga sai por 250 e é bem pesada. 

Quanto ao pneus pra rodar no asfalto, vc não precisa preocupar com o tamanho do pneu, o baque q um pneu fino faz não é muito maior que um pneu grosso faz se vc estiver de garfo rígido, o ideal é ter pelo menos um aro de parede dupla, vulgo aero, pra aguentar o baque sem problemas, mas se vc souber evitar os buracos dá pra rodar de boa com qualquer configuração. Pneus bem finos, como 700x25 ou 26x1.0, são muito rápidos e muito duros também, tem intermediários, como 700x28, 700x32, 26x1.25, que rodam muito bem na cidade, tem pneus mais largos, como 700x40 ou 26x1.5, que são o meio termo, nem tão duros e nem tão rápidos, e pneus bem largos, como 700x52 ou 26x1.9, que são bem confortáveis porem seguram um bocado no asfalto.

Ai fica a seu critério. Eu rodei muito tempo com garfo rígido fib e pneus 26x1.5, é uma configuração muito boa, a bike fica muito esperta no transito e passa bem pelos buracos, mas em trechos com muitos buracos vc sente a diferença pra uma bike com suspensão. Uma configuração com garfo rígido e pneu 26x1.9, rodando com menos pressão, deve ficar confortável e barato, mas não vai ter a mesma velocidade de uma bike com pneu mais fino.

Pra ser sincero, o ideal seria ter os dois né, conforto e velocidade, rs. Mas minha aro 26 tem um suspa da SunTour, e sem reclamações. Porém, andei numa Venzo com essas suspensões bem de entrada, e achei bem "merda". Vou acabar colocando um garfo rígido, e um pneu 1.25 ou 1.50, mas não ficar estupidamente dura a bike.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 09:47
Originalmente postado por rohdigo rohdigo escreveu:

Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Bom, é uma decisão meio pessoal, pra quem gosta de velocidade suspensão é ruim, mas pra quem gosta de conforto suspensão é bom. O problema é que um garfo rigido de aluminio fib, que é bom e leve, sai por 100 reais, já uma suspa bem razoável pelo menos com ajuste de pre carga sai por 250 e é bem pesada. 

Quanto ao pneus pra rodar no asfalto, vc não precisa preocupar com o tamanho do pneu, o baque q um pneu fino faz não é muito maior que um pneu grosso faz se vc estiver de garfo rígido, o ideal é ter pelo menos um aro de parede dupla, vulgo aero, pra aguentar o baque sem problemas, mas se vc souber evitar os buracos dá pra rodar de boa com qualquer configuração. Pneus bem finos, como 700x25 ou 26x1.0, são muito rápidos e muito duros também, tem intermediários, como 700x28, 700x32, 26x1.25, que rodam muito bem na cidade, tem pneus mais largos, como 700x40 ou 26x1.5, que são o meio termo, nem tão duros e nem tão rápidos, e pneus bem largos, como 700x52 ou 26x1.9, que são bem confortáveis porem seguram um bocado no asfalto.

Ai fica a seu critério. Eu rodei muito tempo com garfo rígido fib e pneus 26x1.5, é uma configuração muito boa, a bike fica muito esperta no transito e passa bem pelos buracos, mas em trechos com muitos buracos vc sente a diferença pra uma bike com suspensão. Uma configuração com garfo rígido e pneu 26x1.9, rodando com menos pressão, deve ficar confortável e barato, mas não vai ter a mesma velocidade de uma bike com pneu mais fino.


Pra ser sincero, o ideal seria ter os dois né, conforto e velocidade, rs. Mas minha aro 26 tem um suspa da SunTour, e sem reclamações. Porém, andei numa Venzo com essas suspensões bem de entrada, e achei bem "merda". Vou acabar colocando um garfo rígido, e um pneu 1.25 ou 1.50, mas não ficar estupidamente dura a bike.


Com pneus 1.25 e 1.5 já vai ficar dura.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 09:48
Originalmente postado por PILOTO DE FUGA PILOTO DE FUGA escreveu:

tava lendo aqui no fórum sobre esse mosso m5, até porque ele é de uma marca mais do que consagrada, e vi muita gente reclamando q depois de um x tempo de uso ele começa a fazer barulhos, estalos....... não, obrigado.. prefiro usar uma suspa mesmo q baratinha do que arriscar quebrar um garfo.. não quero nem imaginar oq aconteceria se eu to na ciclovia da minha cidade que não é nenhum tapete andando a 30-35 kmh e a bosta do garfo quebra...

Trincar, sim eles trincam, quebrar, bom eles quebram, mas eu já vi muito mais foto de bike com headtube quebrados do que garfos quebrados. Eu não teria coragem de rodar com garfo rígido no MTB, só que na cidade eles acabam sub-utilizados, eles trabalham menos e acredito que por conseqüência duram mais. Eu ainda estou estudando se o mosso full aluminio é resistente, mas esse garfo vende igual pão quente e não vemos reclamação dele, então deve ser pelo menos razoável. Agora tenho um fib, alumínio com espiga em aço, que tava comigo desde 2010 e tá rodando de boa, atualmente passei ele pro meu primo e continua rodando, logico que somente na cidade, mas parece bem confiável.
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 10:19
Eu uso um de carbono Vicini, medida Ac 470mm, peguei usado por R$ 550,00 numa bike com quadro tb de carbono e em outra bike de alumínio uso um garfo azonic, medida Ac 490mm, que paguei R$ 60 usado, que achei bom tb. Pneus, uso na cidade 700x38 e estradão de terra 29x2.1. Se tiver buraqueira aí precisa de suspensão ou andar devagar.
Voltar ao Topo
Cecedilha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2015
Santo Angelo RS
Offline
Mensagens:106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cecedilha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 10:35
Originalmente postado por rohdigo rohdigo escreveu:

Originalmente postado por Ricardoszy Ricardoszy escreveu:

Um garfo rígido e pneus adequados são suficientes na cidade. Além do mais, suspensão barata só acrescenta peso à bike. Como você mesmo disse que caso opte pela suspensão será uma simples... use um garfo de boa qualidade e seja feliz.

Quais seriam os pneus adequados nesse caso?


Peço licença pra dar meu testemunho: tive uma Mongoose aro 26, tipo a Caloi HTX, e no lugar da suspensão 80mm coloquei um garfo rígido KSW (imagino que o nome seja pra parecer com TSW) de alumínio mas bem simples, não pensei na geometria e altura, e troquei os pneus cravudos por Kenda 1.5 lisos.
A bike ficou muito leve, mas era "dura": dependendo quanto tempo andasse, a trepidação incomodava. Não faço trilhas, só ando no asfalto ou chão batido. 
Montei uma aro 29 com um quadro First, pesquisei os garfos disponíveis e optei pelo Mosso M3 Pro, que tem a altura mais próxima de uma suspensão "padrão" (acho o M5 muito baixo).
Também coloquei pneus 1.6 (700x42) Continental Contact Extra Light Reflex, de kevlar.
Além disso, saiu o guidão curvo de 64 cm e entrou um reto de 70 cm, junto com manoplas da Bontrager Satellite Elite Ergo.
Não relacionado ao novo tamanho de aro, mas a diferença de conforto foi tremenda. Citei tudo que mudei porque acredito que seja resultado do conjunto: saiu garfo rígido de alumínio "simples" (duro), entrou o Mosso triple buttered (macio); no lugar dos pneus  Kenda "simples" entraram os Continental um pouquinho mais largos; o guidão mais largo melhorou muito, pra minha constituição; as manoplas ajudam bastante no conforto e absorção do impacto; penso que tudo isso em função da melhor qualidade das peças trocadas.
Voltar ao Topo
carl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Out 2010
Moc - MG
Offline
Mensagens:589
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 18:14
Não sei o porquê de associar garfo rígido com pneus slick fino. Usar um bom pneu 2.2 na dianteira dispensa a necessidade da suspensão para o uso urbano. No caso de um 29er, dá até para usar garfo rígido em estradões sem desconforto algum.
Voltar ao Topo
PILOTO DE FUGA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Ago 2015
Pelotas RS
Offline
Mensagens:328
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PILOTO DE FUGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2018 as 20:21
Originalmente postado por carl carl escreveu:

Não sei o porquê de associar garfo rígido com pneus slick fino. Usar um bom pneu 2.2 na dianteira dispensa a necessidade da suspensão para o uso urbano. No caso de um 29er, dá até para usar garfo rígido em estradões sem desconforto algum.
é que geralmente quem opta por garfo rígido faz uso exclusivamente urbano, visando agilidade e tal, e um pneu fino segura menos a bike e faz ela andar mais. Mas eu nao botaria pneu fino nao, botaria uns maxxis pace que sao relativamente largos (1.9-2.1) mas tem os cravos baixos, pra manter uma estetica mais bruta
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2018 as 08:28
Os garfos da mosso são bem mais confortáveis pra uso urbano, a tecnologia triple butted fazem eles absorver impactos como se fossem garfos de cromo, eu senti uma diferença grande quando troquei o Fib pelo Mosso.
Voltar ao Topo
Ricardoszy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mar 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardoszy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2018 as 12:52
Originalmente postado por rohdigo rohdigo escreveu:

Quais seriam os pneus adequados nesse caso?

Eu uso uns continental 700x42, nao são finos nem grossos demais, além de permitir uma calibragem mais alta. É um investimento alto (cento e poucos reais cada um) se comparado com uns pneus mais simples, mas vale muito à pena na minha opinião.
Voltar ao Topo
Cecedilha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2015
Santo Angelo RS
Offline
Mensagens:106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cecedilha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2018 as 13:41
Originalmente postado por Ricardoszy Ricardoszy escreveu:

Originalmente postado por rohdigo rohdigo escreveu:

Quais seriam os pneus adequados nesse caso?

Eu uso uns continental 700x42, nao são finos nem grossos demais, além de permitir uma calibragem mais alta. É um investimento alto (cento e poucos reais cada um) se comparado com uns pneus mais simples, mas vale muito à pena na minha opinião.


Exato, foi o que percebi. Mas fiquei curioso pra testar um destes Small Block (tipo o Maxxis Pace) mais largos, só que aro 29 encontrei 2.1, os 1.9 são aro 27.5 ...
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2018 as 16:23
Tenho uma bike (Saga Capuccino) que uso pra treinos e ir trabalha que uso garfo rígido Mob El Tenedor, modelo antigo, de aço. E dá sim pra fazer trilha com ela, mas claro que exige bem mais que quanto vou com a Full ou ainda com a outra HT com suspensão.
A ideia de usar pneu um pouco mais largo pra dar conforto realmente ajuda sim. Claro que não é a mesma coisa de uma suspensão, mas como solução custo/benefício, já vale a pena.
Nessa bike uso tanto pneus 29/2.1 quanto 700/32, sendo que a bike realmente desenvolve mais com os pneus de asfalto. Porém moro na interior (região metropolitana de BH) e a maior parte das ruas é calçada com pedras, tendo somente algumas avenidas com asfalto, o set up mais prático pro dia a dia é o pneu de trilha.




Editado por lemarco - 09 Jan 2018 as 16:24
Voltar ao Topo
paulovitor7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Abr 2018
Brasilia
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulovitor7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2018 as 13:15
estou quase pegando a caloi city tour sport por 1700, mas agora que vi que o garfo é rigido. como vou pegar uma Estrada de terra de vez em quando, axo que iria me arrepender.
Voltar ao Topo
Mohaminho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jan 2019
Teresina
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mohaminho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2019 as 21:04
Reacendendo o topico. Tenho 56 kg e não passo disso nem a pau, meu problema? minha suspa é dura e n amortece porra nenhuma. Andei na de um colega a AR e senti conforto, mas nem tnt. A sensação que tenho é que n tem suspa pra mim, n tenho peso pra ativar o mecanismo rs. em trilhas ja tive mt susto. Agora me pergunto pq diabos n boto logo uma rígida de carbono?

Meu negócio é mtb, moro no interior do PI, aqui é so trilha, asfalto bom é na BR e disso quero distância.

Agora outro questionamento, se tiver suspa que funcione direito cmg? qual?

Se realmente eu n tiver peso pra ativar o sistema qual garfo comprar? Então compensa montar uma bike do que comprar uma de 8 mil que so a suspa é 2k?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2019 as 08:56
Originalmente postado por Mohaminho Mohaminho escreveu:

Reacendendo o topico. Tenho 56 kg e não passo disso nem a pau, meu problema? minha suspa é dura e n amortece porra nenhuma. Andei na de um colega a AR e senti conforto, mas nem tnt. A sensação que tenho é que n tem suspa pra mim, n tenho peso pra ativar o mecanismo rs. em trilhas ja tive mt susto. Agora me pergunto pq diabos n boto logo uma rígida de carbono?

Meu negócio é mtb, moro no interior do PI, aqui é so trilha, asfalto bom é na BR e disso quero distância.

Agora outro questionamento, se tiver suspa que funcione direito cmg? qual?

Se realmente eu n tiver peso pra ativar o sistema qual garfo comprar? Então compensa montar uma bike do que comprar uma de 8 mil que so a suspa é 2k?


Quando vc andou na suspensão a ar do seu colega vc ajustou a pressão da mola pro seu peso?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2019 as 22:35
Mas se ele tem 56, o amigo é provavelmente mais pesado que ele... O que apenas reforça a conclusão que já se chegou...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
danielflorentino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2019
Recife
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielflorentino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:16
Tenho uma Oggi Hacker 29 2016, troquei praticamente tudo nela, só sobrou o quadro, aros, mesa e guidão originais. Ela vem com uma suspensão zoom de entrada, não tem trava nem regulagem alguma... Comprei um garfo rígido de carbono da Toseek (R$280,00), estou esperando chegar para instalar:
https://s.click.aliexpress.com/e/exrz9by8

Como uso majoritariamente a bike em uso urbano e quero leveza nela, optei pelo garfo rígido... Pensei em comprar uma suspa manitou (R$1000,00), mas estou sem condições de mandar para revisão quase toda semana (50h de uso), já que uso a bike diariamente.

Alguém que fez essa troca de arrependeu? Uso também pneus Pirelli Phantom street Slick 700x32c... Será que esse garfo aguenta o tranco de subir e descer guias de calçadas, descer escadaria, e vencer obstáculos urbanos?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:39
Originalmente postado por danielflorentino danielflorentino escreveu:

Tenho uma Oggi Hacker 29 2016, troquei praticamente tudo nela, só sobrou o quadro, aros, mesa e guidão originais. Ela vem com uma suspensão zoom de entrada, não tem trava nem regulagem alguma... Comprei um garfo rígido de carbono da Toseek (R$280,00), estou esperando chegar para instalar:
https://s.click.aliexpress.com/e/exrz9by8

Como uso majoritariamente a bike em uso urbano e quero leveza nela, optei pelo garfo rígido... Pensei em comprar uma suspa manitou (R$1000,00), mas estou sem condições de mandar para revisão quase toda semana (50h de uso), já que uso a bike diariamente.

Alguém que fez essa troca de arrependeu? Uso também pneus Pirelli Phantom street Slick 700x32c... Será que esse garfo aguenta o tranco de subir e descer guias de calçadas, descer escadaria, e vencer obstáculos urbanos?


Não tem porque mandar pra revisão após 50h de locomoção diária urbana...
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 15:59
Originalmente postado por Mohaminho Mohaminho escreveu:

Reacendendo o topico. Tenho 56 kg e não passo disso nem a pau, meu problema? minha suspa é dura e n amortece porra nenhuma. Andei na de um colega a AR e senti conforto, mas nem tnt. A sensação que tenho é que n tem suspa pra mim, n tenho peso pra ativar o mecanismo rs. em trilhas ja tive mt susto. Agora me pergunto pq diabos n boto logo uma rígida de carbono?

Meu negócio é mtb, moro no interior do PI, aqui é so trilha, asfalto bom é na BR e disso quero distância.

Agora outro questionamento, se tiver suspa que funcione direito cmg? qual?

Se realmente eu n tiver peso pra ativar o sistema qual garfo comprar? Então compensa montar uma bike do que comprar uma de 8 mil que so a suspa é 2k?

seria interessante uma suspensão de boa qualidade, que tenha um início de curso sensível.
Se você anda só em trilhas, e não anda em asfalto nem estradas de chão, compensa muito investir numa boa suspensão.

Qual bike vc tem? 

De repente vale estudar uma suspensão trail, como a Pike, que pode ser "tunada" no circuito de compressão, deixando ela mais macia. Também dá pra usar mola mais sensível, como as novas Debon Air, que vai melhorar bem a sensibilidade (troquei da minha píke e melhorou bem a sensibilidade).

Ainda assim, verifique a pressão dos pneus, eles absorvem grande parte dos pequenos impactos antes da suspensão trabalhar. Como vc dissse que só anda em trilhas, avalie usar pneus maiores, como 2.4 ou até 2.6 dependendo do terreno.

mas bicicleta nunca foi e nunca vai ser confortável, por mais que se tenha suspensões top, elas vão proporcionar uma melhor aderência e controle com o objetivo de poder andar mais rápido.
Claro, resulta em conforto também no fim das contas, mas qualquer bike vai ser sofrida de segurar quando usada pra valer pra o que ela foi projetada.




Editado por TheLittle - 02 Dez 2019 as 16:01
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2020 as 16:51
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X