Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Garfo da bike frouxo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Garfo da bike frouxo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
miguelsouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Dez 2016
Paraná
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miguelsouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Garfo da bike frouxo
    Postado: 15 Dez 2016 as 14:13
Pessoal, acompanho o forum faz tempo mas nunca me registrei e aqui estou agora. Seguinte comprei uma bike de segunda mão de undoma bicicletaria, uma Sundown Rain Drop, nome bonito mas depois descobri que ela tem uma solda la onde encaixa o eixo de tras da bike mas ate ai tudo bem, ando com ela a 1 semana e não tive problemas. A questao é sobre o garfo da bike, ele sempre ta com folga, ai eu aperto ali onde tem aquela rosca perto do guidao e para um pouco mas com o andar ela afrouxa. Tenho duvida se essa rosca ou garfo(nao entendo muito) é standard ou over, queria a opniao de voces e como comprei de segunda mao...se tem como eu identificar se tem algo quebrado. Obrigado pessoal.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 14:47
Tem cara de ser garfo over.

Eu já tive esse problema antes. Há duas possibilidades.
- A primeira é que a rosca espanou. Não é uma espanada profunda a ponto de alisar a rosca, mas sim de arredondar a "crista" da rosca. Aí você aperta e sente que houve o aperto. Mas conforme você anda com a bicicleta e eforços aparecem nas porcas da caixa de direção, elas vão pulando os fios de rosca e quando você vai ver, está folgado.
Você pode inclusive usar uma caneta para marcar a posição das porcas. Vai ver que as porcas não giram e mesmo assim a folga reaparece.

- A rosca perdeu a rugosidade. Quando isso acontece, as porcas desatarracham sozinhas com o esforço. Mesmo que haja aperto da porca contra a caixa, não há atrito suficiente na rosca para prender o conjunto no lugar. Se marcar a posição das peças, você vê que a folga ocorre porque as peças giram.

O ideal nesses casos seria a substituição do garfo e da caixa. Porém, dado que é bicicleta usada de baixo custo, não dá para investir muito nela.
Uma ideia é conseguir um canote adaptador, uma mesa aheadset e anéis espaçadores. Aí você dá um aperto na caixa e instala o canote e a mesa com espaçadores para não deixar espaço para que o conjunto afrouxe.
Outra idéia, mas essa menos garantida, é desmontar o garfo e aplicar várias voltas de teflon (aquele que se usa em canos) para preencher a folga da rosca e apertar bem.
As duas ideias podem ser usadas em conjunto.

Porém, tendo em vista que o quadro já tem solda, o ideal seria trocar de bicicleta. Provavelmente ela tem mais problemas que ainda lutam para aparecer. Não gaste muito dinheiro com esta. É gastar vela boa com santo ruim.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 15:11
Só tem 1 porca no garfo , tem que ter 2 , porca e contra porca...
Voltar ao Topo
stupid monkey Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2007
são paulo -
Offline
Mensagens:243
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stupid monkey Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 15:26
Pela foto parece que falta a outra porca(rosca)..a locknut
Essa que vc tá apertando é a que dá ajuste,assenta as esferas na pista,até tirar a folga essa vc não deve apertar muito..acima dessa deveria ter outra porca(rosca)..que ai sim vc deve deve apertar mais..
dá uma olhada nas fotos
http://bikefixabr.blogspot.com.br/2012/12/caixas-de-direcao-standard-old-school-e.html
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 18:25
Nao ta faltando contra-porca nao,a contraporca é a da foto,a que faz o aperto em si funciona tbm em cima do rolamento é a mais em baixo,q nao tem lugar pra por uma chave,se aperta com chave de grifo(acho q é assim q se chama esta alicate),bom,e a porca redonda...
O que se pode fazer é por mais uma contra porca em cima,qdo eu era moleque era comum pormos 2 porcas qdo o eixo(quase sempre o rtraseiro)espanava,depois de varias remontagens
O mesmo pode ser feito ali,POREM,nao vai parar o jogo,pois "comeu"o garfo
Retire o garfo e faça uma inspeçao.Com a segunda contra porca,vai firmar mai sum pouco,mas nao muito.
Porque isto acontece?Por andar com a contraporca e o baseplate(q faz a funçao de conico,eu ja centenas de vezes,na maioiria condena o garfo.


Alias,se existe algo que eu nao quero,nao volto,nao cuspo pra cima mas tenho pesadelos so em pensar em voltar é esta maldita caixa de direçao com rosca
Lixo merda troço do demo,disgraça do satanas,o cao q inventou.
Se SE nao me engando,o sistame sem rosca(aheadset)foi inventado em 78,nen mesmo era 28mm,era 22mm mesmo,depois por questao de segurançao,o tudo do garfo(sterrer,espiga )aumentou pra 28mm,depois tapered e 1,5(canondale)

sistema de direçao de bike com rosca(motos ainda usa,alias,boa parte,quem nunca teve q apertar direçao de CG jogando??),q Deus o tenha o diabo a carregue
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 18:26
\Digo,o tubo do garfo(escrevi tudo de garfo),chamao de espiga,aqui,antes eu nen chamava de nada,era garfo e pronto,nao identificavamos partes.
Voltar ao Topo
miguelsouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Dez 2016
Paraná
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miguelsouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 20:18
Gente, que raiva, paguei 150 reais nessa bike com a intencao de melhora ela, to vendo que nem vale a pena, vou usar ela ate nao poder mais porque uso pra ir ao trabalho, querendo ou nao ela e gundamental pra mim, mas paciencia, alguem sabe de algum lugar de co.fianca que eu possa comprar uma bike barata mesmo, so pra ir pro trabalho e volta sem pula fazer barbeiragem? Digo por volta deaze preco que paguei por ela.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 20:50
uê usa essa deste jeito, ela vai te servir sim e por muito tempo se for cuidada, o pedreiro daqui de casa usava uma assim e pedalava 30km por dia para ir e voltar do trabalho


você pagou 5%-10% do que pagaria por uma melhor, pense nisso antes de desmerecê-la
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2016 as 21:55
É uma Sundown Rain drop original(pela bandeirinha dos Zeua ali na foto)
o cara te vendeu por 150 pila q ela tem solda(fora oq ue eu imagino de peça ruin nela)
Quadro com solda se fu.Gaste o nescessario pra rodar,poe mais uma contra-porca nela,nao vai desmanchar
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2016 as 00:11
Tente ajustar a porca principal e usar uma chave para dar um aperto na contra porca.  Não é uma caixa de direção fácil de ajustar e requer manutenção periódica pra tirar o jogo.  Mas não tem problema, muita gente começou a pedalar mais seriamente em bike assim (eu inclusive) pra depois migrar pra sistemas melhores.  Sendo para trabalho, não coloque blocagens rápidas para não perder banco ou rodas e tenha em mãos uma corrente.  Se tiver um local seguro, melhor ainda. Quanto à solda, já foi, vc já comprou, fique de olho se ela não vai trincar. Conceitualmente, solda bem feita não quebra, vai quebrar a peça em algum outro lugar.

Bem vindo e bom pedal!!
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2016 as 00:12
E à propósito, sua bike tem caixa de direção standard.  Da minha Falcon também é.

Editado por Kid Falcon - 16 Dez 2016 as 00:13
Pedale com segurança: utilize equipamentos e respeite o trânsito.
___________________
Visite: www.lucianopsi.wordpress.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X