Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Garfo Carbono, altura da mesa.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Garfo Carbono, altura da mesa.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Garfo Carbono, altura da mesa.
    Postado: 24 Jun 2016 as 08:02
   Essa são perguntas aos "Universitários" de plantão e boa vontade.

   Vou instalar em minha Speed, garfo de carbono com espiga também de carbono, Standard( não está errado). É um garfo Columbus Minimal, novo. Marca bacana, muito tradicional e conceituada, não é OEM nem falsificado.
   
    1 - Qual a altura máxima do Suporte de guidão ou o máximo de espaçadorés que posso usar?

    2 - Qual o aperto dos parafusos do suporte?
    
    Tenho torquimetro para fazer o aperto e serras mecânicas especiais para fazer o corte da espiga.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 10:43
Nesse assunto eu acredito que não existe um consenso. Já vi colegas que colocaram a mesa na altura da caixa de direção e cortaram sem 1 espaçador se quer. Mas neste caso, o que determina mesmo a altura da sua mesa é o bike fit, aqui no forum por exemplo tem uma planilha que define atá a altura da mesa em relação ao selim, neste tópico aqui:

http://www.pedal.com.br/forum/tudo-sobre-bikefit_topic10964.html

O único cuidado que eu tomo é deixar um espaçador de 5mm acima da mesa, pra não deixar a mesa na pontinha da espiga. Já quebrei uma espiga de aço subindo um morrão, e um colega disse que deixar um espaçador acima da mesa ajuda, desde então faço isso. Mas também não é consenso, pois já vi num manual da FSA que a mesa pode ficar até 10mm acima da ponta da espiga (minimum insert).

O mais importante é usar o torquimetro, algumas mesas indicam 5nm pra parafuso pequeno e 6nm pra parafuso grande (não lembro a medida), mas na maioria das vezes vem marcando na lateral da mesa qual o torque máximo. A aranha também deve respeitar o torque máximo da mesa.
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 12:42
Realmente, o manual da "mesa" que é Deda, dizia justamente isso, 5Nm. Mas esse aperto, já é bem forte, devo estar usando muito menos, por volta de 3Nm.
   Acabei deixando 3 cm de espaçadores em baixo e 1 cm em cima, seguindo a sugestão de um colega que tem oficina. Aconselhou a deixar o mais alto possível num primeiro momento, para não cometer um erro e cortar muito. Está alta, mas, dei uma volta e ficou confortável até para usar o guidão no Drop.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 15:28
Originalmente postado por Amatinho Amatinho escreveu:

    Essa são perguntas aos "Universitários" de plantão e boa vontade.

   Vou instalar em minha Speed, garfo de carbono com espiga também de carbono, Standard( não está errado). É um garfo Columbus Minimal, novo. Marca bacana, muito tradicional e conceituada, não é OEM nem falsificado.
   
    1 - Qual a altura máxima do Suporte de guidão ou o máximo de espaçadorés que posso usar?

    2 - Qual o aperto dos parafusos do suporte?
    
    Tenho torquimetro para fazer o aperto e serras mecânicas especiais para fazer o corte da espiga.


1: o meu garfo rígido é da Niner mas para MTB cujo manual diz que não se deve exceder 40 mm de espaçadores ABAIXO da mesa.

2: em primeiro lugar deve-se usar um expansor (instalado dentro da espiga de carbono), a Niner recomenda um aperto de 7 Nm. Desta forma, os parafusos do suporte de guidão devem ter aperto menor, eu recomendaria 5 Nm.

Uma observação minha é quanto a posição em que esse expansor vai ficar na montagem do suporte do guidão (mesa). Eu uso na seguinte forma:



Desta forma, o suporte de guidão fica bem na posição do expansor e o aperto dos parafusos não esmagaria a espiga.

Editado por furukawa - 24 Jun 2016 as 15:30
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 16:06
Bem interessante isso Furokawa. Deixar essa bucha expansora na altura do suporte. Vou tentar deixá-la como você sugeriu
Obrigado
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 16:08
Acabei encontrando dificuldades pois não veio um Manual desse garfo. Estou seguindo manuais do Suporte de Direção e da Caixa de direção
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2016 as 22:44
pesquisei bastante sobre isso na gringa (tenho perna comprida e braço curto, então preciso de uma bike com tt curto e frente alta). Aí vi que a maioria dos fabricantes de garfo de carbono ficam com a margem em 4 ou 3,5 cm abaixo da mesa. Se você colocou 3 tá tranquilo.

Agora, espaçador em cima eu nunca coloquei. Geralmente colocam isso pra facilitar na venda depois.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X