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GAMBIARRA NA BIKE?!?!?!

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marcos_netto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2009 as 23:08

Gurizada,

Ou o André Santos vai ficar sem cortar bifes em casa, ou vai cagar no "vaso gelado"...
LOL
LOL 
LOL  
LOL
 
Posso cobrar royalties se for usada a tábua de carnes?   Big smile
Marcos Netto

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André Santos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2009 as 23:59
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Gurizada,

Ou o André Santos vai ficar sem cortar bifes em casa, ou vai cagar no "vaso gelado"...
LOL
LOL 
LOL  
LOL
 
Posso cobrar royalties se for usada a tábua de carnes?   Big smile
 
Sem chances!
A tua idéia foi da tábua de cortar legumes, e carne, a minha é feita com tábuas de frios.Tongue
Quanto ao vaso ainda restaria a parte do assento propriamente dito.
Ou, será que é com essa parte que o Humberto pretende fazer a sapatilha dele?Confused Afinal; sapatilhas assim não são muito ergônomicas, talvez ele esteja pensando em usar um daqueles almofadados.
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marcos_netto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2009 as 00:26
Originalmente postado por André Santos André Santos escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Gurizada,

Ou o André Santos vai ficar sem cortar bifes em casa, ou vai cagar no "vaso gelado"...
LOL
LOL 
LOL  
LOL
 
Posso cobrar royalties se for usada a tábua de carnes?   Big smile
 
Sem chances!
A tua idéia foi da tábua de cortar legumes, e carne, a minha é feita com tábuas de frios.Tongue
HAUEHAUEHAHAHAHAHUYEHAUEHAUEHAH !!!!
 
Marcos Netto

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humberto ssa Ver Drop Down
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- salvador
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar humberto ssa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2009 as 04:11
Pessoal, não arranquei a tampa exclusivamente para este fim.
É que a parte do assento quebrou e sobrou a tampa depois que substitui TODO o conjunto.
Quem faz gambiarra sabe: sobrou material guarda que um dia pode ser útil.
ginasticadeacademia.blogspot.comVisitem!!!
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André Santos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2009 as 22:44

Essa aqui poderia entrar no tópico Souveniers de Beira de estrada/trilha, masm como dá pra fazer uma gambiarra legal, melhor postar aqui mesmo.
Achei essa fita hoje no meu pedal à tarde.

É de embrulhar engradados de papelão, e parece ser uma excelente alternativa ao Mr. Tuffy. Dá pra conseguir fácil procurando uma loja de móveis. Fica aí a díca. Ao fundo meu pneu "tubular".LOL

Agora; contribuindo com mais uma gambiarra:
Essa me tirou do sufoco quando eu furei o pneu voltando de Campo Grande pra Zona Sul.
Já era tardinha, e o pneu traseiro havia furado ali naquele trecho aonde tem a Embrapa, centro de Tenologia do Exército, e tal. Remendei o pneu, e fui encher ele com a bomba de mão. Na pressa antes que escurecese comigo num acostamento aonde só passa motorista de ônibus maluco, começei a encher o pneu com os músculos do braço já na respiração anareróbica.
Bah!Angry
Pra quê? A porcaria do pininho da válvula presta quebrou, e entrou pra dentro da câmara ficando só aquela porquinha presa na bomba.
Sufoco! Não tinha outra câmara, e apesar de ter dinheiro pra pagar um borracheiro, o que ele poderia fazer?Confused Nem uma válvula butil serveria já que não ia alargar de jeito algum o furo da válvula no meu aro de cerâmica. E, mesmo assim teria que empurrar a bike por uns bons quase 10Km, sem sequer saber se o borracheiro do posto estaria aberto na hora que eu chegasse no sopé da serra da Grota Funda.
Pensa André! Pensa!
Cheguei a tirar o dinheiro do bolso pra tentar pegar um ônibus desses de tarifa, pra ir com a bike no bagageiro, mas além de correr o risco de colocar a bike no bagageiro, e o motorista arrancar comigo ainda na estrada (já aconteceu isso comigo, e meu pai uma vez. a sorte que conseguimos pegar um táxi, e rachar a lenha com o motorista, mas ali no lugar era loteria perigosa demais), dois ônibus passaram, e nenhum dos dois pararam.
Bem;
Empurra, e corre o risco de não encontrar borracheiro algum, ou coloca a cabeça pra funcionar rápido.
Obtei pela segunda opção:
O que eu fiz:
Enchi o pneu até o talo. Com a bomba ainda pressa na válvula, peguei um pedaço de saco plástico, e com uma chave allen pequena coloquei na tampinha o máximo de plástico que consegui. Desengatei a bomba, e rapidamente rosquei a tampinha com aquele plástico todo na válvula.
Consegui rodar até em casa com o pneu numa pressão boa, e no dia seguinte quando fui trocar a câmara, o pneu ainda tinha pelo menos uns 40psi. Desde então aprendi duas coisas:
Pouco importa, se sua bomba tem engate pra válvula presta. Na hora de calibrar, use sempre um adaptador pra schrader, com a bomba ajustada para tal.
Sempre uso as tampinhas, e tenho meu kit remendo propositadamente embrulhado em saco plástico.

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adrianomtb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2009 as 00:39
Sobre gambits: "A necessidade faz a criatividade" 
Meu pai costuma dizer que nessa vida só não tem jeito pra morte, hehehe, então no resto a gente se vira pra sair do sufoco. 

Já fiz muitas gambiarras e acho que sempre terei que fazer enquanto pedalar (espero que cada vez menos) Big smile

Algumas coisas que já fiz:

- usar fita isolante como fita de aro (só funcionou na mtb, já tentei fazer na speed e a fita não aguentou a pressão Cry)
- abrir nova rosca nas peças com rosca espanada (tenho até um jogo de macho p/ parafusos de 7 mm de diâmetro, usado no lugar do original de 6 mm)
- usar latinha de coca-cola entre a gancheira do quadro e o parafuso do câmbio (rosca totalmente espanada)
- fixar o suporte de caramanhola no quadro com arrebite (o quadro perdeu a rosca)
- usar trava-rosca no mov central pq o quadro, adivinha: estava com a rosca espanada, hehehe)
(esses 3 últimos gambits fiz num quadro que já peguei com todas as roscas espanadas, consegui usar por 2 anos sem qq problema Cool)
- remendar câmara de ar com esparadrapo (não ficou muito bom Clown)
- tentar colar câmara de ar com super bonder (também não deu certo Dead)
- abrir corrente usando prego, martelo e uma porca 
- fazer espátula com eixo de roda
- sti "adaptado", rsrsrrs (coloquei um trocador de alavanca na curva do guidão da speed, p/ não ter que tirar a mão do guidão para trocar de marcha)
- usar camara de ar como fita de guidão
- prender ímã do velocímetro no raio com durex
- amarrar uma lanterna no guidão pra usar como farol

O lance do cadenciômetro tb já tinha feito, justamente com um Cateye Tomo XC, mas agora não lembro como cheguei àquela fórmula p/ achar 1,67

A última gambiarra que fiz foi adaptar dois suportes de caramanhola Cateye porque com a furação original deles não dava p/ usar os dois num quadro pequeno, então tive que dar um jeito:




Às vezes tb tenho que adaptar algumas ferramentas, a 1ª foto mostra o que eu deveria comprar, a 2º a gambiarra que eu fiz:

Chave de segurar cassete:

A "original":

O produto genérico das Organizações Tabajara: LOL

(Essa aí de cima eu fiz com a alavanca de um saca-pedivela LIFU)

Ferramenta usada para conferir se o aro está centralizado:

Original:


Organizações Tabajara:

(um pedaço de madeira, um parafuso e um pouco de criatividade me fizeram economizar um bom dinheiro, rsrsrsr)


Taí um pouco das minhas gambits, depois se lembrar de mais algumas coloco aqui de novo.

E atire a primeira pedra quem nunca fez uma gambiarra, hehehehe Tongue




Editado por adrianomtb - 27 Dez 2009 as 01:03
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André Santos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2009 as 11:56
Essa aí, é de um usuário que inclusive criou o tópico na coluna errada, mas mesmo a moderação já tendo movido o mesmo, melhor colocar o link aqui pra caso alguém queira tentar já enccontrar tudo num lugar só.
Quanto as tábuas de frios:
Putz! Está um perrengüe achar uma por R$1,99 que não seja mais fléxivel que a palmilha do tênis. Outro dia entrei numa loja escrito bem grandão do lado de fora "Fulana Presentes R$1,99". Olhei, olhei, e achei uma quase tão rígida quanto a da Sanremo aqui de casa, estava já pegando o par pra comprar quando vi a etiqueta com o preço de R$4,99 Ouch. Aí larguei de mão, e sai da loja. Estou ainda amadurecendo bem a idéia pra ver se vai valer à pena mesmo gastar R$10 num troço que nem sei como vou conseguir cortar sem danificar ao ponto de jogar fora. Pensei em usar uma faca aquecida pra pelo menos demarcar a linha de corte, e depois usar uma serra de tubo de PVC, mas não estou muito confiante ainda não.
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André Santos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2009 as 19:36
HeHeHeHe!
Consegui comprar as tábuas de frio por R$3,99 cada. Levei inclusive a entre-sola de madeira pra ver se a tábua teria área suficiente para eu fazer uma entre-sola de plástico. Amanhã já começo no projeto da André Santos Cycling Shoes de novo.LOL
Aproveitando para postar a imagem da gambiarra com a tampinha da válvula de ar da câmara.
Essa aí foi feita numa válvula Schrader apenas porquê eu quebrei a minha chavinha para trocar o pino desse tipo de válvula, mas em válvulas do tipo presta sequer precisa deixar plástico entre as roscas da tampinha, e da válvula (se bem que, em teoria deve ajudar a vedar melhor assim), pois a tampinha da válvula presta tem um espaço aonde não pega rosca, e é ali que o plástico segura o ar no caso do pino quebrar, já na válvula Schrader não existe esse espaço então é recomendável que se deixe plástico entre as roscas.
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André Santos Ver Drop Down


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Mais uma gambiarra espalhada pelo pedal.

Editado por André Santos - 31 Dez 2009 as 20:24
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glauciots Ver Drop Down
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adrianomtb, a chave de segurar o cassete ficou jóia! Thumbs Up
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Tô aprendendo e me divertindo muito com esse tópico... rs
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Mafu Ver Drop Down
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Pelo meu longo tempo de estrada, fui "obrigado" a fazer algumas gambiarras.
Listando algumas:
- mesa de bike bmx (aquele modelo da Extra Ligth) feita em fundição com alumínio de panelas e sobras de serralherias. (quebrou)
- furos de câmaras tapados com super bonder
- manchão de pneu feito de seda (fica muito bom).
- booster para freio cantiveler e v-brake com uso de roldana para multiplicar a força.
- reparo em shock traseiro com uso de gaxeta de freio traseiro de Chevette.
- fiz um canote telescópico muito antes de ser lançado comercialmente (ano 2000), em uso até hoje.
- conserto de câmara de ar com fio dental: dê um "beliscão" no lugar do furo, torça e amarre com o fio dental ou, amarre antes e depois do furo.
- manchão com embalagem de barra de cereais.
- uso de margarina (não tinha graxa) para montagem das esferas de um pinhão comum.
- adaptação de uma Rock Shox Mag 20 para uso de mola, aproveitando o sistema hidráulico original (não se encontrava reparo e estava vazando ar)
- tubeless com pneu comum e selante com fita de câmara de ar 16".
- fita metálica para tira folga de encaixe de pedevela.
- canudinho de refrigerante como trava rosca.
- mola de espingarda de chumbinho em suspensão.
- câmara de ar de speed como capa de mola de suspensão.
- margarina como lubrificante de elastômeros (sem sal).
E outros que vou me lembrar depois.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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adrianomtb Ver Drop Down
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Originalmente postado por glauciots glauciots escreveu:

adrianomtb, a chave de segurar o cassete ficou jóia! Thumbs Up

Vida longa às Organizações Tabajara, LOLLOLLOLLOL
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adrianomtb Ver Drop Down
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Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

 - uso de margarina (não tinha graxa) para montagem das esferas de um pinhão comum.

Putz, essa é a gambiarra do ano, hehehehe.

Uma vez um amigo me perguntou se podia colocar óleo de cozinha na corrente da bike Dead


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André Santos Ver Drop Down


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André Santos MTB Scarpe!

 
O material:
Começando a esculpir a jóiaLOL:
Nesse ponto o melhor mesmo é usar uma faca de cortar pão velha apenas pra fazer os sulcos em volta da palmilha. Depois de tracejado, continue usando a ponta da faca pra ir sulcando mais o  desenho da palmilha no plástico. A serra da faca não serve pra nada! Mais à frente explico porquê.
Agora sim tirando a "sapatilha" da tábua de frios:
Pronto. Apesar do serrilhado da serra de cano de pvc, foi muito mais eficiente a parte quebrada. Cortava o plástico como se tivesse sido quebrada pra este fim.
Saindo a primeira entre-sola!
Interessante que as partes mais difíceis de tirar são o calcanhar, e a ponta do pé diferente de quando se usa madeira que a parte mais difícil fica por conta da parte externa do pé.
Trabalho de hoje concluído, depois de lixar as bordas com uma lixa grão 80.
Impressões:
1º: A de caixa de batata seria a sapatilha de fibra de carbono do Lance Armstrong, talvez até por conta da espussura da madeira ser maior. Essa de tábuas de frios quando eu tirei a primeira a impressão que tive foi que parecia que não era plástico, mas elcatex. Contudo apesar de ser bem mais flexível que a de madeira, acredito que dará sim pra prender os taquinhos (vou demorar um pouco pra fazê-lo já que não estou com a plaquinha aonde vão serem roqueados que quero usar, no momento só tenho as da Sidi, e estou querendo usar uma igual aquela que acompanha o jogo de taquinhos da Wellgo na página 2 deste tópico), e ter um rendimento de uma boa sapatilha (apesar de já ter exprimentado no tênis dando umas caminhadas sairei daqui a pouco pra testar no pedal).
2º: Mesmo na fase de corte, USE uma máscara contra poeira, e luvas pois não dá pra se dar ao luxo de segurar no cabo dos instrumentos.
 
Breve posto mais sobre o experimento.


Editado por André Santos - 02 Jan 2010 as 18:30
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Chegando do Test-Drive!
 
Well:
 
Considerando que ao tirar a primeira entre-sola da tábua de frios, quase larguei de mão a outra tábua intacta por a flexibilidade me lembrar a que eu tentei fazer com elcatex (aliás ainda tenho que revirar os entulhos pra comparar), considerando que ao colocar no tênis nem se percebia nada em relação à de madeira, acho que não posso dizer que o resultado foi psicológico não. Também não sei se posso dizer que foi um sucesso, pois não usei os mesmo pneus da outra tentativa. Mas, estava rendendo claramente mais o pedal hoje, e acabei caindo no pedal filosófico, e começei a imaginar o que usaria pra fazer os cravos da sola já que estou usando um tênis de futsal (fut o escambal! é tênis de andar na rua mesmo), aí me veio na cabeça a seguinte questão que sinceramente não sei responder:
Ao colocar ao menos o taquinho, a sola não se afastaria do corpo do pedal, porém SPD sem cravos do lado a flutuação parece que é 100%. Mas, ao colocar os cravos o tênis ficaria apoiado no corpo do pedal por eles deixando a sola, e o material da entre-sola suspensos. Isso basicamente me parece ser o que acontece com as sapatilhas de speed, pras de MTB. Seria isso o porquê das sapatilhas de speed serem muito mais rígidas do que as de MTB? Nesse caso acho que vou voltar pra entre-sola de madeira.


Editado por André Santos - 02 Jan 2010 as 23:14
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marcos_netto Ver Drop Down
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André,
 
Agora que não tem mais chance pro bife na tua casa LOL LOL LOL LOL eu iria te sugerir outra gambiarra com o rolo de macarrão. Mas acho que esse a tua patroa vai fazer um bom uso quando descobrir a sacanagem com as tábuas...HAUHAHAHAHAHHAHA!
 Big smile
Marcos Netto

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pedarilhos Ver Drop Down
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Galera com as gambi nivel alto ein!! 
Mto bom!!

Curti o esquema do mr. tuff...... testou ja??
Estou preparando um topico no meu blog sobre mr. tuff alternativos.... posso adicionar esse? eheheh


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ricardoxem Ver Drop Down
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pedarilhos encontrei o tópico para você.

http://www.pedal.com.br/forum/mr-tuffy-caseiro_topic15136.html?KW=mr+tuffy

Mas já que estamos falando de gambiarras e experiências com elas vou contar a minha.

Tenho uma MTB simples. Uma Caloi Aluminun que comprei no final de 2009. Estou usando a bike atualmente para uso na cidade e viagens em estradas de asfalto. Por esse motivo coloquei troquei os pneus originais por um par de Kenda Slick 1.5"

Fiz esse Mr. Tuffy alternativo para essa bike e sinceramente não recomento. Tenho até que reiterar meu comentário pois nesse tópico que te envio acima postei falando relativamente bem da alternativa.
O que aconteceu foi que após uns 300km rodados fiz uma viagem de uns 30km e náo senti no momento, mas quando cheguei em casa o pneu estava vazio e quando abri, a fita Silver Tape tinha se "movido" (náo descolou, apenas se movimentou :-S) e fez com que a borda das tiras do plástico PET ficassem à mostra, cortando um pouco a câmara.
Retirei tudo fora e consegui remendar. Mas agora vou providenciar um Mr. Tuffy de verdade. Foi uma tentativa mal sucedida.

Espero que ajude.
Abraço,
Ricardo.
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Mafu Ver Drop Down
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Abandonem essa gambi do Mr. Tuff e abracem a gambi do tubeless.
Essa tá testada e aprovada.
Outra gambiarra interessante é o safa-onça feito de pino de tomada elétrica, para cabo de freio.
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glauciots Ver Drop Down
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Safa-onça?!?!?! Wacko Wacko Wacko

WTF?!?!?
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Skatena Ver Drop Down
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É, na própria tábua de frios esta escrito "multiuso"  então... rsrsrs, boa idéia essa André!!!

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Catta Ver Drop Down
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Como é a gambi do tubeless?
Sobre o mr. tuff, não abandonem ainda: uso há mais de 5 anos, com ótimos resultados, um mr tuff de couro! Não mastiga a câmara, é barato(~2 reais cada), e durável(ainda não precisei trocar a tira). O couro deve ser aquele amaciado, usado em bancos de carro por exemplo, e deve ser colocado com a parte lisa voltada para o pneu. Mto bom!
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danielbns Ver Drop Down
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Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Sobre gambits: "A necessidade faz a criatividade" 
Meu pai costuma dizer que nessa vida só não tem jeito pra morte, hehehe, então no resto a gente se vira pra sair do sufoco. 


Chave de segurar cassete:

A "original":

O produto genérico das Organizações Tabajara: LOL

(Essa aí de cima eu fiz com a alavanca de um saca-pedivela LIFU)





adrianomtb na verdade nem precisa dessa chave para abrir k7 vou colocar aqui as fotos do metodo para não precisar dessa chave segue as fotos:




dessa forma vc usa seu proprio pedivela como trava k7, o pedal bate no pneu e trava o sistema, a corrente tenta puxar mas o pedivela está travado com o pedal no pneu, elimina a chave q trava k7 e só precisa de uma mão pra abrir a tampa do k7, esse sistema funciona melhor pra quem usa single speed pois o k7 atrapalha um pouco mas é só proteger o quadro dos dentes do k7 q tbm da certo.


Editado por danielbns - 18 Jan 2010 as 12:32
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marciocbf Ver Drop Down
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Curti essa do saca-k7!!


Editado por marciocbf - 18 Jan 2010 as 12:38
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Andre PRO Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre PRO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2010 as 15:25
Muito Bom o assunto.
Vou começar a levar canivete e fita auto fusao para as trilhas.
Estava com folga na caixa de direção e não sabia o que era Valeu pela dica vou fazer um anel na oficina.
 
Com relação aos itens:
remendo interno de pneu com jogo americano e
palmilha sapatilha de tabua de cortar carne;
 
Nao aconselho as gambiarras, pois colocam em risco o biker, já que um pneu pode estourar ou uso continuo da sapatilha tabajara pode causar danos suas articulações.
 
Gambiarra = solução alternativa TEMPORÁRIA!!!!!!!
 
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
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Gordonrj Ver Drop Down
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Ri muito de alguns posts.. pqp LOLLOLLOLLOL
Eu que achava as minhas gambiarras grande coisa .. vi que ainda sou iniciante no assunto..
No momento só me recordo de 3 gambiarras que tenha feito .
- Usar uma corda bem ruim para remendar e amarrar os cabos de freios de uma monark antiga que ainda possuo .
- Usar cadarço de tenis para travar a prancha de surfe no rack da bike.. ja que a corda elastica se partiu em milhoes de pedaços..
- Depois de ter minha roda traseira quase destruida por um problema no cambio , e ter alguns raios quebrados tentei colocar os quebrados e/ou torcidos junto aos outros para continuar usando a bike.. pelo menos aguentou um bom tempo ClapClap
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Mafu Ver Drop Down
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Originalmente postado por glauciots glauciots escreveu:

Safa-onça?!?!?! Wacko
Wacko WackoWTF?!?!?


Safa-onça é uma peça que substitui a cabeça do cabo de aço de freio, aquela que encaixa na manete.
Nas bikes mais antigas, o alinhamento das manetes não era dos melhores e era muito comum os cabos desfiarem e partirem junto à manete.
Como sempre tinha cabo sobrando na outra ponta, bastava usar um safa-onça, que tem um parafuso para apertar o cabo, e encaixá-lo de novo no manete.
Nem precisava retirar o cabo do lugar.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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Mafu Ver Drop Down
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Originalmente postado por Catta Catta escreveu:

Como é a gambi do tubeless?


Dê uma procurada no fórum que tem tópicos explicando tudo em detalhes.
Mas basicamente, você usa uma fita de aro feita a partir de uma câmara de ar 16", com o aproveitamento do respectivo bico encaixado no aro, monta pneu comum e usa um selante dentro para fazer a vedação e tapar furos que venham a ocorrer.
Uso no DH há quase três anos e nunca precisei tapar um furo sequer.
Somente uma vez tive dois cortes numa pedra que me obrigaram a trocar o pneu, mas os furos normais são vedados instantaneamente, sem perda de pressão.
De quebra você consegue uma melhora geral no desempenho do pneu tanto de aderência quanto de resistência à rolagem.

Aqui tem bastante informação:

TUBELESS

Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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glauciots Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauciots Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2010 as 12:10
Agora me lembrei o que é. Já usei também, hehehe

Valeu!!! Thumbs Up

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por glauciots glauciots escreveu:

Safa-onça?!?!?! Wacko
Wacko WackoWTF?!?!?


Safa-onça é uma peça que substitui a cabeça do cabo de aço de freio, aquela que encaixa na manete.
Nas bikes mais antigas, o alinhamento das manetes não era dos melhores e era muito comum os cabos desfiarem e partirem junto à manete.
Como sempre tinha cabo sobrando na outra ponta, bastava usar um safa-onça, que tem um parafuso para apertar o cabo, e encaixá-lo de novo no manete.
Nem precisava retirar o cabo do lugar.
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darlancs Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2010 as 12:46
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Já consertei bagageiro quebrado na bike do colega com fita isolante auto-fusão...
 
Fiz um remendão com fita isolante auto-fusão ....
 
e fiz uma gambiarra (manchão) com fita isolante-auto fusão........
 
Não tive dúvidas: coloquei fita isolante auto-fusão ....
 
Afixamos o troço de volta no quadro com fita isolante auto-fusão. Big smile 
 
Mano ri demais de vc com sua fita isolante! Tú é comédia velho, solda tudo com fita isolante!
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danielbns Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2010 as 17:07
essa semana vi no mythbusters eles fazendo um barco a vela com silver tape e uma armação de tubos finos de aço, depois eles fizeram um canhão de silver tape e no final eles levantaram um carro de 2 toneladas com cerca de 100 tiras de silver tape colando na lataria.

daqui a pouco não vai precisar mais de nada só de um rolo de silver tape.
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glauciots Ver Drop Down
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A galera daqui põe o Macgyver no chinelo. Shocked LOL

E olha que o cara não era fraco não, dá uma olhada...

"Tudo que ele precisava era uma caneta esferográfica e um clipe"

LOL

Editado por glauciots - 19 Jan 2010 as 17:29
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neylima Ver Drop Down
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A gente tem que se virar não só pra consertá-las, mas pra carregá-las também !
 
GambiRack I  - fixa nas longarinas da Perua Escort
 
 
 
GambiRack II  - Pra esse eu comprei  as barras transversais. Vou testar no Picasso.  

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André Santos Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 13:46
Originalmente postado por Andre PRO Andre PRO escreveu:

Muito Bom o assunto.
Vou começar a levar canivete e fita auto fusao para as trilhas.
Estava com folga na caixa de direção e não sabia o que era Valeu pela dica vou fazer um anel na oficina.
 
Com relação aos itens:
remendo interno de pneu com jogo americano e
palmilha sapatilha de tabua de cortar carne;
 
Nao aconselho as gambiarras, pois colocam em risco o biker, já que um pneu pode estourar ou uso continuo da sapatilha tabajara pode causar danos suas articulações.
 
Gambiarra = solução alternativa TEMPORÁRIA!!!!!!!
 
 
Tenho usado pneu com manchão assim por mais de 1 mil quilômetros, e o único porém é que ele já está ficando careca. Do resto não tem perigo nenhum, e digo com propriedade de causa porquê meus pneus sempre rodam na casa do over-pressure. Basta saber faze-lo da forma adequada. Inclusive existe um adesivo próprio pra fazer manchão da Park-Tool. O que pra mim joga essa estória que manchão é perigoso pro ralo.
 
Gambiarra = solução alternativa TEMPORÁRIA 
ou
Gambiarra = solução ecológica
 
Quanto a sapatilha, se o tênis for confortável, e a entre-sola não for um tijolo de espessura, não tem porquê dar problema algum.
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
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dagombb Ver Drop Down
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Restrito

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Originalmente postado por neylima neylima escreveu:

A gente tem que se virar não só pra consertá-las, mas pra carregá-las também !
 
GambiRack I  - fixa nas longarinas da Perua Escort
 
 
 
GambiRack II  - Pra esse eu comprei  as barras transversais. Vou testar no Picasso.  

 
Oh LOCO
 
Na minha opinião já deixou de ser gambiarra, isso é um SEMIPROFISSIONAL, heheheheClap
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dagombb Ver Drop Down
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Restrito

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Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Sobre gambits: "A necessidade faz a criatividade" 
Meu pai costuma dizer que nessa vida só não tem jeito pra morte, hehehe, então no resto a gente se vira pra sair do sufoco. 


 
 

(Essa aí de cima eu fiz com a alavanca de um saca-pedivela LIFU)





adrianomtb na verdade nem precisa dessa chave para abrir k7 vou colocar aqui as fotos do metodo para não precisar dessa chave segue as fotos:




dessa forma vc usa seu proprio pedivela como trava k7, o pedal bate no pneu e trava o sistema, a corrente tenta puxar mas o pedivela está travado com o pedal no pneu, elimina a chave q trava k7 e só precisa de uma mão pra abrir a tampa do k7, esse sistema funciona melhor pra quem usa single speed pois o k7 atrapalha um pouco mas é só proteger o quadro dos dentes do k7 q tbm da certo.
 
Veja só o que o qu o ser humano que anda de bike é capaz de mentalizar, show ClapClap 
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danielbns Ver Drop Down
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isso ai é o desespero de andar num dia de domingo sem dinheiro e com poucas ferramentas hehehe
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Andre PRO Ver Drop Down
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Originalmente postado por André Santos André Santos escreveu:

Originalmente postado por Andre PRO Andre PRO escreveu:

Muito Bom o assunto.
Vou começar a levar canivete e fita auto fusao para as trilhas.
Estava com folga na caixa de direção e não sabia o que era Valeu pela dica vou fazer um anel na oficina.
 
Com relação aos itens:
remendo interno de pneu com jogo americano e
palmilha sapatilha de tabua de cortar carne;
 
Nao aconselho as gambiarras, pois colocam em risco o biker, já que um pneu pode estourar ou uso continuo da sapatilha tabajara pode causar danos suas articulações.
 
Gambiarra = solução alternativa TEMPORÁRIA!!!!!!!
 
 
Tenho usado pneu com manchão assim por mais de 1 mil quilômetros, e o único porém é que ele já está ficando careca. Do resto não tem perigo nenhum, e digo com propriedade de causa porquê meus pneus sempre rodam na casa do over-pressure. Basta saber faze-lo da forma adequada. Inclusive existe um adesivo próprio pra fazer manchão da Park-Tool. O que pra mim joga essa estória que manchão é perigoso pro ralo.
 
Gambiarra = solução alternativa TEMPORÁRIA 
ou
Gambiarra = solução ecológica
 
Quanto a sapatilha, se o tênis for confortável, e a entre-sola não for um tijolo de espessura, não tem porquê dar problema algum.
Chará,
 
Entendo a solução do manchão com pedaço de jogo americano, no caso de uma emergencia, mas uma vez na cidade ou no destino final, R$40 reais num pneu novo não é muito grana não né? Se for, me desculpe o comentário.
 
Já pensou, voce empresta a bike para seu sobrinho andar e naquela descidona com final em curva o pneu rasga no manchão!! Ai voce pensa nos R$40 contos.
 
Com relação a SUPER gambiarra da STC (Sapatilha com Tábua de Carne Powered by Tabajara LOL), com certeza ela pode resolver uma emergencia, mas para o biker ficar andando direto, ele poderá ter problemas sim.
Veja, por exemplo, estudos feitos por profissionais no quesito de sapatilha:
 
SPORT MTB Specialized

Nossa sapatilha mais popular. Tem desenho clássico, alto desempenho e preço acessível. A Sport utiliza a tecnologia BG, um dos principais diferenciais sobre a concorrência.

• Tecnologia Body Geometry na palmilha e na entressola.
Palmilha: Ressalto na região dos metatarsos e suporte longitudinal do arco do pé reduz pontos de pressão isolados e inchaço. Entressola: apoio da parte frontal dos pés angulado em cunha varo (dedão mais alto que o dedinho), para auxiliar no alinhamento entre o joelho e o pé durante a pedalada.
• A tecnologia BG ajuda a reduzir risco de lesões, aumenta a performance e o conforto.
• Fixação ao pé com três tiras de velcro.
• Cabedal em couro legítimo e tela.
• Entressola em nylon reforçado com solado moldado que oferece boa tração fora da bike.

 
Além do mais, a solução ecológica, fica comprometida com o resto da tábua de carne hehehe.
 
No mais este tópico está muito legal. Parabens para todos novamente.
 
abs
 
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neylima Ver Drop Down
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Valeu Dagombb,

Também concordo com o André PRO. Creio que as gambiarras que possam comprometer a segurança (que realmente são as mais interessantes!!) devam ser só pra tirar a gente dum sufoco. Se não, você acaba se acostumando com a condição insegura.

Já as gambi-techs, tipo a molinha de câmbio do Glauciots, que te dão funcionalidade a baixo custo, acho que devemos usar mesmo. Com imaginação e um pouco de habilidade a gente economiza e consegue usufruir de muito mais coisas.

Vê só esse guia-esticador de corrente que fiz pra freeride do meu filho. Também leva a famosa "tábua de frios".

 

 


Abraço a todos.

Ney

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