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Funcionamento x Manutenção

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ThorMTL Ver Drop Down


Registrado: 12 Nov 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThorMTL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Funcionamento x Manutenção
    Enviado: 12 Nov 2020 as 19:09
Boa noite galera.
Tenho uma GT karakoram 2.0 com relação 3x9, que ja está bem rodada, acredito que com uns 8000km.
O tempo foi passando e acaou que nunca troquei corrente, k7 e coroa. 
Esses dias fui levar pra revisão e loja me informou que eu deveria fazer a troca desses 3 componentes porque já passou da hora. ( mas tbm ne Tongue).
Até o momento as marchas passam muito bem, é um click no rapid fire e a marcha já passa pra cima ou pra baixo, sem agarrar sem nada. Tanto na frente quanto atras.

A minha dúvida é: estando tão desgastada a relação as marchas não deveriam agarrar pra passar? fazer barulho ou coisas do tipo?
Obrigado a todos.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Registrado: 13 Out 2015
são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2020 as 19:32
Originalmente Postado por ThorMTL ThorMTL Escreveu:

Boa noite galera.
Tenho uma GT karakoram 2.0 com relação 3x9, que ja está bem rodada, acredito que com uns 8000km.
O tempo foi passando e acaou que nunca troquei corrente, k7 e coroa. 
Esses dias fui levar pra revisão e loja me informou que eu deveria fazer a troca desses 3 componentes porque já passou da hora. ( mas tbm ne Tongue).
Até o momento as marchas passam muito bem, é um click no rapid fire e a marcha já passa pra cima ou pra baixo, sem agarrar sem nada. Tanto na frente quanto atras.

A minha dúvida é: estando tão desgastada a relação as marchas não deveriam agarrar pra passar? fazer barulho ou coisas do tipo?
Obrigado a todos.


Quando a relação está desgastada começa a pular marcha quando você faz força para pedalar, se pedalar em pé patina no cassete, ou na coroa, a corrente pode estourar...

É questão de tempo de ficar na mão com a bike, ou ficar perigoso...
scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
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pf23 Ver Drop Down


Registrado: 15 Jul 2003
Sampa -
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pf23 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2020 as 04:39
troque somente a corrente. Ela não vai se adaptar nas marchas que vc mais usa, vc vai ser obrigado a usar marchas diferentes. Depois de um tempo a corrente vai desgastar e todas as marchas vão funcionar

quando essa corrente começar a pular marcha e vc perder a confiança, troque tudo
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am.araujo Ver Drop Down
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Registrado: 25 Mai 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2020 as 12:15
Cara, não troca nada, sua relação tá muito rodada mas tá funcionando. Se você usa componentes de primeira linha, é possível que ainda dure mais um pouco, então continue usando ela assim mesmo. Quando você começar a sentir dificuldades de trocar alguma marcha ou a corrente começar a pular, dai você vai lá e troca tudo.

Essa questão da relação é muito pessoal, um cara que pedala forte pode moer uma relação com 5 mil kms, um cara que pedala de forma suave e fluida pode usar a mesma relação por muito mais tempo. Geralmente o mecânico já vê uma peça muito usada e manda trocar, sem avaliar todo o conjunto, mas em todos os casos a relação sempre começar a falhar quando fica muito gasta, então se suas marchas estão passando como um relógio, não há por que trocar agora.

O único inconveniente é que numa relação tão gasta, quando ela começar a falhar você precisa trocar pedivela, cassete e corrente juntos, nem tente trocar só uma ou outra coisa que não vai casar mais, essa relação já tem um nível de desgaste onde ela só casa com ela mesma.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2009
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 00:37
Vai usando até ficar realmente ruim, com a corrente pulando. Aí você troca todas as peças e vai cuidando principalmente do desgaste da corrente. Já encomende as peças e deixe-as guardadas para quando precisar.

Com essa km atual, dificilmente uma corrente e cassete sozinhos vão resolver o problema e pedivela desgastado vai fazer com que o restante de desgaste mais rápido do que deveria.


Editado por hug0.dts - 14 Nov 2020 as 00:40
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alant Ver Drop Down


Registrado: 19 Ago 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 04:26
Eu tinha uma relação que usei por pelo menos uns quatro anos sem trocar nada, só fazendo limpeza e lubrificação funcionando muito bem, troquei o pedivela na empolgação, aí começou a pular a corrente na terceira coroa, a maior, tive a grande ideia de trocar a corrente também.

Pedivela e corrente nova começou a pular a corrente no pinhão menor da catraca kkkkkk, para minha sorte já estava nos meus planos atualizar a catraca para o k7, acabei trocando um componente por vez pois comprei tudo pela internet e conforme foi chegando as peças fui montando ao invés de esperar de chegar tudo para trocar ao mesmo tempo.

Resumindo, deve ser o que está acontecendo aí e a recomendação da loja, tá tudo liso pois todas as peças gastas casando entre si, é colocar um componente novo que vai desgraçar tudo.
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marcos_netto Ver Drop Down
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Registrado: 02 Ago 2007
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 17:58
O ideal é trocar a corrente assim que ela atingir o nível mínimo de desgaste. Isto é fácilmente identificável utilizando aquela ferramenta da Park Tool.

Agora, se usar a corrente até ela moer, vai acabar desgastanto muito mais rápido o restante dos componentes. E depois que a corrente se for, provavelmente a nova corrente não vai "casar" com o cassete e vai dar os problemas já citado.

Alguns colegas fazem rodízio de correntes. Utilizam 3 correntes para cada conjunto pedivela / cassete. Eu simplesmente não tenho paciência para controlar e fazer isso. Procuro apenas manter a corrente sempre bem limpinha e lubrificada. As correntes mais baratas (HG40 / 50 da Shimano) tem aguentado em torno de 3000km.  Já as HG93 passam dos 6000 km. Mas eu não soco pedal nem deixo de lubrificar após uma chuva.

Eu troco as correntes por segurança. Não me agradaria estar num pedal longe de casa e a danada começar a correr por cima do cassete...

Marcos Netto

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"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
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alant Ver Drop Down


Registrado: 19 Ago 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 18:39
Também já ouvi falar de mudar o lado da corrente, não sei direito como e se funciona.
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dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 18:52
Originalmente Postado por marcos_netto marcos_netto Escreveu:

O ideal é trocar a corrente assim que ela atingir o nível mínimo de desgaste. Isto é fácilmente identificável utilizando aquela ferramenta da Park Tool.

Agora, se usar a corrente até ela moer, vai acabar desgastanto muito mais rápido o restante dos componentes. E depois que a corrente se for, provavelmente a nova corrente não vai "casar" com o cassete e vai dar os problemas já citado.

Alguns colegas fazem rodízio de correntes. Utilizam 3 correntes para cada conjunto pedivela / cassete. Eu simplesmente não tenho paciência para controlar e fazer isso. Procuro apenas manter a corrente sempre bem limpinha e lubrificada. As correntes mais baratas (HG40 / 50 da Shimano) tem aguentado em torno de 3000km.  Já as HG93 passam dos 6000 km. Mas eu não soco pedal nem deixo de lubrificar após uma chuva.

Eu troco as correntes por segurança. Não me agradaria estar num pedal longe de casa e a danada começar a correr por cima do cassete...



O rodízio e um mito, uma lenda... tenho um Ultegra R8000 na quarta corrente (uns 10.000km) e nao pula corrente, nao tem marca de desgaste acentuado e pelo jeito vai durar mais umas duas correntes (o cassete... as coroas estão praticamente intactas). O segredo e observar e trocar com 0.50% e manter tudo limpo. Boas correntes sao imprescindíveis (comigo as Shimano duravam 2000km e as KMC estão passando de 2500km sem atingir 0.50%). No mpmento uso KMC X11 ou X11 El Gold (quando encontro com preço decente)

Editado por dimas2dimas - 14 Nov 2020 as 18:53
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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marcos_netto Ver Drop Down
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Registrado: 02 Ago 2007
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 18:52
Sim, isso também ajuda.
Marcos Netto

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dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
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Originalmente Postado por alant alant Escreveu:

Também já ouvi falar de mudar o lado da corrente, não sei direito como e se funciona.


Se você observar, os roletes da corrente não são fixos e o alongamento decorrente da tração é sempre horizontal. Inverter o lado não faria diferença alguma.

Seria outro mito?
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Nov 2020 as 21:22
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Originalmente Postado por alant alant Escreveu:

Também já ouvi falar de mudar o lado da corrente, não sei direito como e se funciona.


Se você observar, os roletes da corrente não são fixos e o alongamento decorrente da tração é sempre horizontal. Inverter o lado não faria diferença alguma.

Seria outro mito?


Com certeza eh mito, o desgaste da corrente eh alongamento, tanto faz o lado. O que poderia ser feito seria virar a engrenagem (comum na industria), mas no caso das bikes, com as rampas do sistema index, tb não rola.
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ThorMTL Ver Drop Down


Registrado: 12 Nov 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThorMTL Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Nov 2020 as 18:47
Obrigado a todos pela resposta.
Acho que vou gastar mais um pouco a relação do jeito que está, pq agora pensei em quando trocar ja pegar um 1x12.
Iria gastar uns 700, 800 pra trocar a relação e manter 9x3 e no aliexpress seria uns 1500 o kit sram sx 1x12 completo.
Será que vale a pena?
Ja ouvi falar que a 1x12 falta na velocidade final, é vdd?
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hug0.dts Ver Drop Down
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Registrado: 21 Nov 2009
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Originalmente Postado por ThorMTL ThorMTL Escreveu:

Obrigado a todos pela resposta.
Acho que vou gastar mais um pouco a relação do jeito que está, pq agora pensei em quando trocar ja pegar um 1x12.
Iria gastar uns 700, 800 pra trocar a relação e manter 9x3 e no aliexpress seria uns 1500 o kit sram sx 1x12 completo.
Será que vale a pena?
Ja ouvi falar que a 1x12 falta na velocidade final, é vdd?

Se o custo de manutenção não for problema, acredito que a 1x12, com cassete 10-50 vai lhe atender em todos os terrenos. Porém, se usar cassete com uma amplitude menor (11-46, ou 11-50), você vai sentir falta em algum dos lados a depender da coroa que escolher. Coroa maior = maior velocidade final e relação mais pesada. Coroa menor = relação mais leve e menor velocidade final.

Caso o custo de manutenção seja um fator importante, vá no 2x10. Você vai ter a mesma amplitude com um custo bem menor.


Editado por hug0.dts - 19 Nov 2020 as 19:17
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sascencio Ver Drop Down
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Com relação de uma coroa, sempre vai perder opções comparando com 2 ou 3 coroas.

Ou na marcha mais leve ou na mais pesada, não tem jeito...

A não ser que tenha uma relação com cassete 9x53... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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mountainbabylon Ver Drop Down
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Registrado: 15 Jun 2020
Jau SP
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A titulo de curiosidade/deixar informação aqui; minha corrente do nx ficou com 0.75 após exatos  2134km's, creio que o melhor a se fazer é já encomendar outra pro mes que vem?
coloquei em julho
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