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FRENAGEM EM RODA DE CARBONO VS ALUMINIO |
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papiba
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Postado: 11 Mai 2012 as 14:09 |
oi galera ! , alguem saberia me dizer ( mais ou menos ) quanto dura (vida util) de uma roda com pista de frenagem de aluminio e uma com a pista de carbono !, sendo que não seria ultilizado em competiçao e nem em pelotao onde se modula muito o freio, e qual delas freia mais ? |
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spex
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30455
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Alumínio, dura mais, é mais seguro, freia melhor e também é mais barato.
Abr
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bpinheiro
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Já ouvi que o aro de carbono se usado corretamente dura mais que o aluminio.
Fica dificil dizer, mas se a roda de carbono for boa e usada corretamente, creio que não tenha problema. Creio também que a frenagem seja parecida. E acredito que o carbono dissipe melhor o calor. Nesse caso seria vantagem em uma descida de serra por exemplo. As novas Zipp Firecrest Clincher Carbon são consideradas por muito as melhores rodas que existem hoje. |
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Jens Voigt doesn't complain about what suffering does to him, but suffering constantly complains about getting picked on by Jens Voigt.
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RaulRockSeixas
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Bpinheiro, o problema do carbono é justamente dissipar o calor. Veja o
caso da zipp, que demorou uma década para lançar a clincher com borda de
carbono, pois até então não conseguiam dissipar o calor da frenagem
corretamente (não sei se conseguem agora também).
Eu percebo uma leve perda de frenagem com as rodas de carbono, no plano não é problema algum, porém em montanhas assusta um pouco no ínicio, mesmo usando as pastilhas amarelas da mavic. Já senti cheiro de rolha queimada algumas vezes rsss |
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Arrroooocha Pica-Pau!
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l_santista
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to com duas rodas de carbono agora mas ainda n teste pra descer picos.. no maximo a sao gualter e freiou mto bem, bem melhor q as de aluminio, mas to comparando um grupo novo e pastilha de freio novinha da swisstop com uma generica bem gasta que tava na de aluminio e numa bike com grupo semi novo.
mas ja me avisaram que no molhado nao tem jeito, cai muito a frenagem. e isso de dissipar calor realmente foi/é um desafio pros caras, tanto que me recomendaram a nao colocar camara de latex no aro de carbono pq estouraria mais facil nas descidas. depois li algumas reviews dizendo que isso era problema do passado e arrisquei. falta testar, ainda nao usei as rodas, so semana q vem |
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acunha
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Rodas de carbono + descida longa + chuva =
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Alex SP
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Já desci a Sta. Inês na chuva a 70km/h SEM FREIO com minhas Roval (aro Reynolds). Estava usando sapatas Swisstop pra carbono, e nem enfiando o dedo até o talo lá de cima até embaixo eu reduzia a velocidade. Bem assustador.
Recomendo usar as sapatas Zipp Carbon ou (melhor ainda) as novas Zipp Platinum. Com essas o resultado é muito, muito melhor no seco e principalmente no molhado. Eu só uso Swisstop pra alu pq não gostei nem do desempenho nem da durabilidade pra carbono. E jamais use a mesma sapata pra carbono e alu. Trocou a roda, troque a sapata tb. O calor não considero problema, pelo menos aqui no BR. Não temos descidas longas, rápidas e inclinadas o suficiente pra esquentar a ponto de estourar. Já levei um tombo no L´Etape de 2010 porque o pneu escapou do aro com o calor, mas o motivo foi calibragem mto alta e não o aro em si. Se vc usar até 110lbs. no pneu não tem problema. Passou disso em descidas mto longas (tipo as da Itália, da França ou do Chile) existe o risco, ainda mais se for aro de carbono pré-2008 e desses mais baratos. Os mais novos com essas novas sapatas dão menos problema, mas em qualquer caso o carbono sofre queda no desempenho maior do que o alu em frenagens em geral.
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Look Good, Feel Good, GO FAST!
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urububiker
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Pare treinar uso Mavic Ksyrium SL e sapatas Swiss Stop, e para treinos de luxo e competições estou usando Zipp 404 com sapatas Zipp Carbon, e mesmo assim a queda do desempenho nas frenagens é grande, ainda mais se estiver chovendo.
Como estou competindo bem pouco, e ando mais com as Mavic, estou bem mais adequado à elas, então quando coloco as Zipp na bike, as primeiras 3 ou 4 alicatadas no freio são de assustar mesmo, se deixar para freiar dentro como faço com as Ksyrium é cagada na certa. E em descidas longas e inclinadas a Zipp chega a feder queimado mesmo, e perde ainda mais potência de frenagem.
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acunha
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acunha
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Mais um exemplo...
www.youtube.com/watch?v=0nqQpe_Yytc |
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Zark
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Caracas velho, essa não tinha visto, pqp que capote levo esse loko... além do ciclista os espectadores tomaram uma cacetada... tenso!!! |
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Evolução ...Caloi 10 (1976) ...GT Series 4 (2010) ...Trek Madone 5.2 Pro (2011)... Scott CR1 Pro (2014)!!!
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coctavio
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Cadastrado em: 01 Out 2010 Rio de Janeiro Offline Mensagens:145 |
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Com as zipp 404 com pista de alumnio vcs usam Que sapata de freio? As zipp platinum/ swisstop amarelas ou sapatas comuns para rodas de aluminio?
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l_santista
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Cadastrado em: 14 Set 2011 Sao Paulo Offline Mensagens:567 |
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Tenho uma experiencia PARECIDA mas uma conclusao diferente.. treino com rodas de pista de frenagem de aluminio e tenho duas rodas de carbono pras.. esquece, nao compito rs.. mas enfim, eu percebo uma nitida MELHORA na frenagem nas de carbono. Talvez vc diga que tem alguma coisa "errada" com meu equipamento.. pois bem, tem sim. coloco as rodas na mesma bike, com mesmo freio, STIs, sapatas com o mesmo desgaste, mesmos trechos, tudo igual. o que muda? as sapatas q uso com rodas de carbono sao top, custaram 60-80 dolares o jogo (zipp e yellow stop da swiss stop). as sapatas que uso pras rodas de aluminio sao mais genericas. Mas garanto que na minha experiencia, ate me assustei como freavam forte as rodas de carbono a 1a vez que usei. mas pra ser justo, vale notar que alem de bem mais caras, essas sapatas desgastam mais rapido que as equivalente pra banda de frenagem de aluminio.. Nao usei elas nao chuva ainda, mas trambem nem pretendo sair com essas rodas num dia que tiver com a cara muito ruim. Mas se precisasse usa-las, pelo que ouvi do pessoal de loja que acertou sobre a otima frenagem nas minhas rodas acredito que sapatas apropriadas (sao de "cork", que traduz como cortiça) teriam bom desempenho tb, nao tao bom como nas rodas de aluminio, mas bem o suficiente pra um treino.. o que nao acredito que alguem em sa consciencia faça é competir e fazer curvas fechadas freando forte no pelotao com rodas de carbono numa P chuva.. acho q nem os pros fazem isso se ta chovendo mto, ou se fazem, se dao mal tb! e respondendo a duvida da vida util da roda, de fato os aros de carbono duram menos justamente pelo desgaste maior da pista de frenagem. mais um ponto pro pessoal tar desenvolvendo freios a disco pra bike de estrada, q ja eh outra discussao. mas vai tirar peso dos aros , o que é positivo pro desempenho mesmo considerando que se colocara o peso nos discos. alem de aumentar mto a vida util das rodas.. Editado por l_santista - 30 Mai 2012 as 10:43 |
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RaulRockSeixas
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L_santista, acredito que as condições que você testou as rodas não são as ideais para tirar uma conclusão dessas. No plano, em dia de treinos, tanto faz se você está usando a roda X ou Y, tem que testar isso em condições extremas, competindo em circuitos ou montanha.
Coloque essas rodas e desça uma serra na chuva, deixe embalar até 80 km/h e teste a frenagem antes de alguma curva, mas só faça com o plano de saúde em dia. Com o clima seco o problema é o aquecimento, mesmo as sapatas tops "queimam", o cheirão é de queimado mesmo, as vezes queima até o que ficou de resíduo de cola no caso das tubulares. Para chuva, eu ainda prefiro a frenagem no alumínio, pode derreter as sapatas, mas freia melhor.
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Arrroooocha Pica-Pau!
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l_santista
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Cadastrado em: 14 Set 2011 Sao Paulo Offline Mensagens:567 |
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grande raul, acho q foi em outro topico q mencionei.. fui pra romeiros com as DT swiss tubulares, que nao so sao de carbono, como sao ultra leves (o aro pesa cerca de 200-240 gramas e o par de rodas completas menos de 1kg) como tem um conserto no aro da traseira, o que havia me gerado preocupacoes com a performance da frenagem. fiz varias frenagens nessas condicoes extremas que vc mencionou, inclusive freei nos cotovelos no final das descidas com mais facilidade e confianca do que com as minhas rodas de aluminio (e sao dura ace), que como falei, so mudava a qualidade das sapatas - e nao eram nenhuma porcaria tb, so nao eram eram as mais top que tem. Se vc conhece essa estrada, sabe que vc vem embalado a 55-65km/h e tem q frear a praticamente zero pra fazer esses cotovelos (ou ser mto bom de curva, que nao eh meu caso). estou no minimo muito satisfeito com a frenagem.
meu outro teste com aros de carbono foi com as zipp firecrest, tambem com sapatas zipp. eu nao cheguei a frear forte (to vendendo as rodas, nao queria gastar). mas nas frenagens normais, era claro que a frenangem era excelente. mas eu entendo, nao eh uma boa condicao de comparacao, meu ponto é so que sao sapatas umas 10 vezes mais caras que as normais, entao fico feliz que façam bem o trabalho.. tao bem ou ate melhor que sapatas mais "comuns" em rodas de aluminio na chuva, como eu tinha dito, eu nem sairia de casa com essas rodas. qto menos frear vindo de 80 por hora (alias esse teste tb vou ficar te devendo pq meu recorde eh 71 hehe, numa descida enorme num dos roles q fiz c a galera do forum). repetindo, ouvi exatamente o q vc falou, na chuva elas vao ficar bem atras da frenagem de rodas de aluminio mesmo. O que acho q tem que ficar claro é a proposta de cada roda. me corrijam se falei besteira, mas acho q mesmo os pros nos tours nao usam rodas com banda de frenagem de carbono se esta chovendo. ou se usam, sofram nas frenagens.. pq agente ia querer usar? Editado por l_santista - 30 Mai 2012 as 16:33 |
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fiaux
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Cadastrado em: 25 Nov 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:997 |
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A pergunta foi sobre vida útil, mas já que comentaram sobre a qualidade da frenagem, vou dizer a minha experiência. A minha Reynolds de carbono freia muito melhor que minha Mavic de alumínio, pastilhas do fabricante (no caso das Reynolds).
Uso elas em provas, tanto de circuito, subida e descida a 70km/h. Ainda não peguei uma chuva torrencial, mas já peguei uma pequena chuva, com pista molhada e não senti diferenças, nem nas descidas, confiança total. E olha que eu desço, já que não subo bem, fiz de tudo para melhorar nas descidas. Com relação a vida útil não sei responder comparando o carbono com alumínio. Mas deve ser uma questão de qualidade do aro e cuidados a se tomar ao longo da vida. |
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Pedalar no Rio de Janeiro é como andar de cabrito
"Don't stand on my dog or I'll cut your head off!" http://www.ffiaux.com |
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coctavio
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Cadastrado em: 01 Out 2010 Rio de Janeiro Offline Mensagens:145 |
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Alguem usa as 404 com a pista em alumnio? Se usa, Qual e a sapata de freio? As zipp platinum/ swisstop amarelas ou sapatas comuns para rodas de aluminio?
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Voodoo
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Cadastrado em: 01 Nov 2008 Curitiba - PR Offline Mensagens:15435 |
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Será que não é a popularização dos aros de carbono que levou ao desenvolvimento dos freios a disco para estrada? Desconfio disso há algum tempo já, principalmente com o relato de baixo poder de frenagem e desgaste acentuado e rápido dos aros de carbono. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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l_santista
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Cadastrado em: 14 Set 2011 Sao Paulo Offline Mensagens:567 |
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vodoo, eu ja li que era isso mesmo, que as fabricantes querem fazer aros mais leves ainda - e obviamente de carbono - mas o fator limitador hj eh a banda de frenagem, por dois motivos 1) ela tem q ser reforcada pra aguentar a frenagem e pra otimizar a vida util do aro e 2) os problemas de aquecimento no caso dos clinchers (aparentemente esse problema foi " solucionado" ou pelo menos contornado em parte ja nas clinchers de carbono mais recentes)
de qqr forma, ja tem algumas fabricantes com aros beirando os 200 gramas.. vai saber qual sera o limite na hora que nao precisar mais botar um freio ali.. aros de 150 gramas??? o cara vai subir q eh uma moleza, mas quero ver girar no plano.. ou to falando bobagem? |
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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Com aro de alumínio usa-se sapatas comuns.] Uso as minhas 404 há anos com as sapatas Campy dos freios Campy Chorus que costumo usar nas bikes. E sem nenhum problema. |
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coctavio
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Cadastrado em: 01 Out 2010 Rio de Janeiro Offline Mensagens:145 |
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Obrigado Clyhio. É que achei a frenagem irregular, sensação de que dava pquenos 'trancos'. Achei que pudesse ser a sapata errada. Outro aspecto que notei foi o aquecimento.
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papiba
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Cadastrado em: 24 Nov 2011 americana sp Offline Mensagens:386 |
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entao pelo que entendi , rodas com pista de frenagem de aluminio sao mais duraveis e mais seguras quanto a frenagem e durabilidade , seria isso ?
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spex
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l_santista
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Cadastrado em: 14 Set 2011 Sao Paulo Offline Mensagens:567 |
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mais duraveis sim, quase certamente. eu nunca vi, e por isso me neguei a "chutar" o quanto mais duraveis (10%? 40%? o dobro??)
mais seguras? foi bem discutido acima, tem opiniao pra dois lados, mas resumindo o consenso eh que rodas com banda de aluminio freiam melhor tambem, em especial na chuva. |
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Fabitus
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Cadastrado em: 03 Set 2006 São Paulo Offline Mensagens:486 |
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e ae galera do carbon wheels!
desci a vista chinesa e dei uma fritada na borda da roda dianteira.... é clincher carbon...a traseira me parece que está normal, mas a dianteira quem já teve esta experiencia, o que seria melhor: gastar dinheiro no conserto x comprar um aro novo obrigado, fabitus
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Alex SP
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Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
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Dizem que conserto fica bom, mas se com aros novos já existem limitações e maior risco, imagino que com um restaurado seja ainda mais complicado. Eu trocaria o aro sem pensar.
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gtavares
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Restrito Cadastrado em: 27 Out 2010 São Paulo-SP Offline Mensagens:1415 |
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Retirado de um artigo sobre pneus usados na Paris-Roubaix:
“I go for 100 percent security, so I'll be on 28mm tires no matter if it’s wet or dry,” said HTC-Highroad’s Bernard Eisel, who used a pro-only model from Continental with latex tubes. “I'd use normal aluminum rims if there were a lot of headwind or really bad weather, because the braking is better, but with weather like this, I’ll try it again with carbon wheels.” Fonte: http://www.bikeradar.com/news/article/race-tech-wheel-and-tire-choices-at-paris-roubaix-2011-29868/ Lembrando que hoje existem rodas com pista de frenagem em alumínio e "corpo" em carbono... |
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papiba
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Cadastrado em: 24 Nov 2011 americana sp Offline Mensagens:386 |
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me desculpe gtavares não entendo nada de ingles poderia tradusir para mim ? gostaria de saber sobre esta informaçao se nao for tomar seu tempo !, obrigado
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spex
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gtavares
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Restrito Cadastrado em: 27 Out 2010 São Paulo-SP Offline Mensagens:1415 |
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http://translate.google.com/
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MarcusM
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Cadastrado em: 12 Out 2009 Sorocaba/SP Offline Mensagens:672 |
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Estou enfrentando uns problemas nas minhas rodas de carbono xing ling para pneus tubulares.
Não sei se elas vieram com problemas de alinhamento insolúveis ou se por ter deixado no quartinho do fundo tomando sol direto as rodas empenaram. Mesmo assim, tudo ia bem, fiz uma prova de circuito curto, as frenagem era mais fortes, a modulação mais difícil. Mas depois que fiz umas descidas fortes, onde os freios começaram a fazer uns barulhos estranhos e soltou um cheiro bizarro também. A partir daí a frenagem ficou bizarra. Agora tenho um ponto em cada roda que freia tão forte que dá socos e muitas vezes trava a roda, tanto na dianteira como na traseira. Já tentei limpar com acetona, achei que alguma coisa da satapa teria derretido e grudado na roda, mas não funcionou. Outra possibilidade é de que a resina tenha dado uma derretida naquele ponto e está com uma textura diferente ou mesmo expondo a fibra. Aliás, o meu receio é que esse problema acabe com a vida útil dos aros.... Alguém tem alguma recomendação? |
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Clythio
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In Memoriam Cadastrado em: 02 Set 2008 São Paulo - SP Offline Mensagens:4306 |
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joga fora e para de arriscar a vida.
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AdrianoSP
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Cadastrado em: 14 Dez 2013 Masculino Offline Mensagens:128 |
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Melhor recomendação que essa é impossível... Parece clichê mas... segurança em primeiro lugar... |
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RaulRockSeixas
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Cadastrado em: 23 Dez 2006 Cwb / Brusque Offline Mensagens:4568 |
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O Clythio falou tudo. Essas rodas derretem mesmo, eu canso de falar isso. Um amigo aqui teve o mesmo problema, e resolveu fresar fora a resina e passar uma camada nova. Ficou bom, mas a roda só é usada no plano e usualmente em contra-relógio onde nao se freia. Pra quem é mais pesado ou tem uma técnica de descida precária (ou está descendo algo mto forte), só usando borda de aluminio. |
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Arrroooocha Pica-Pau!
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e-debortoli
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Restrito Cadastrado em: 04 Dez 2009 Florianópolis Offline Mensagens:1184 |
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Não quer jogar fora? garanta um bom plano odontológico, vc pode precisar no futuro!!!
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radMG
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Cadastrado em: 12 Mar 2012 Belo Horizonte Offline Mensagens:1377 |
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Brainstorm [mode on]
Compra uma bike com freio a disco. |
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radMG
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Cadastrado em: 12 Mar 2012 Belo Horizonte Offline Mensagens:1377 |
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Brainstorm [mode on]
Compra uma bike com freio a disco.[URL= ][/URL] |
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e-debortoli
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Restrito Cadastrado em: 04 Dez 2009 Florianópolis Offline Mensagens:1184 |
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Tenho um par de Zipp 404 - 2009 clincher com aro de alumínio (óbvio pq nesse ano clincher só alumínio mesmo) nunca, mas nunca mesmo tive problemas de frenagem, uso sapatas normais (campagnolo).
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IDatti
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Cadastrado em: 03 Out 2012 São Paulo Offline Mensagens:485 |
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ouvi a recomendação do freio a disco... e fico pensando o quão útil isso é em bicicletas de estrada. a impressão que eu tenho é que o fator limitante da frenagem é o atrito dos penus com o solo, e não das sapatas de freio com o aro, tanto que se apertarmos forte a roda derrapa, colocar um freio a disco, me parece, apenas arrumar dor de cabeça com uma peça mais cara e de manutenção mais difícil. Talvez apenas para a roda da frente, que é bem mais difícil que a traseira de derrapar seja útil.
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Zo
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Acabou com a discussão logo de primeira
Na minha opinião, são muitos fatores favoráveis ao alumínio contra 1 vantagem do carbono (peso).
Acho que é muito trabalho/cuidado pra quem não compete.
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Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.
https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl |
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MarcusM
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Cadastrado em: 12 Out 2009 Sorocaba/SP Offline Mensagens:672 |
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Freio a disco: apesar de ser uma complicação a mais, preserva a roda e a frenagem continua perfeita mesmo com a roda desalinhada. Nos aros de alumínio, a parede de frenagem é que determina a vida útil. Não é questão de travar a roda, etc... é desgaste da parede, que vai afinando progressivamente até ficar insegura a estrutura da roda (em casos de clincher, elas podem romper devido a pressão interna, em todos os casos, se houver rompimento da parede reduz a altura da "viga"... aí já viu). No caso das rodas de carbono, a solução seria ainda mais útil dado os diversos problemas que existem, mas poderiam desenvolver compósitos que não tivessem tais problemas, não? |
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IDatti
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tirando a parte do alinhamento, que eu acho menos trabalhoso do que manutenção de freio a disco... tenho outra dúvida, quantos mil km mais ou menos dura um aro? pode até considerar que é de alguém que anda nos alpes... ainda acho que prefiro a dor de cabeça de trocar a roda de tempos em tempos do que cuidar do freio a disco.
* a MTB aqui de casa é freio a disco.
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