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Freios - ruins de fato ou dá para melhorar

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JariBiker Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Jun 2013
Jarinu
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    Postado: 03 Jun 2013 as 22:00
Olá amigos

Estou iniciando no mundo das speed´s... antes só rodava de mtb

Adquiri a pouco tempo uma Merida Road 903 com grupo Shimano Tiagra

Após fito alguns pedais, fiz alguns ajustes e revisões, mas não me sinto nem um pouco seguro com o poder de frenagem da bike... 

Os ciclistas que conheço da minha cidade falam que bike de speed não tem um freio muito bom mesmo...

Isso confere mesmo???

Tem pastilhas que oferecem um freio melhor sem deteriorar os aros das rodas???

Abraços
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bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
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Na minha opinião, se você quiser comparar a eficiência e maciez de um freio de MTB com acionamento hidráulico com os freios de speed vai ser complicado.
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lafon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Set 2010
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Meus freios são 105 e as rodas Ultegra, e o poder de frenagem é ótimo. De tão forte, tenho que ter cuidado para não destruir os pneus. Creio que em sua região existam descidas fortes, correto? Limpe periodicamente a sapata de freio e a lateral do aro. Não sei se dois pares de sapata koolstop farão diferença em sua roda...
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andersongarciabr Ver Drop Down


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Tem jeito sim. Comprei minha bike com freio original tektro, e não freiava nada. Achei que era o freio + meu sobrepeso. Importei um par de freio shimano 105 5700 e passou a freiar muito. Nunca tive mtb a disco, mas comparo meu freio 105 na speed a um cantilever ou vbrake sim. Da um up no seu freio que melhora sim!
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a1986 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Set 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar a1986 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 22:50
Eu uso freio 105, não chega perto de um MTB a disco, mas eu acho que já é suficiente.
http://app.strava.com/athletes/aguimaraes1986
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T-Rodman Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
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Aqueles Tekro mais simples que soltam borracha preta no aro que são ruins.
Mas em tese, road bikes pouco freiam, e sim, diminuem a velocidade. Tem de começar a diminuir com o traseiro e brecar com o da frente.

Você comprou essa bike nova?
Porque tem essas também, da bike se for usada, de terem trocado as sapatas de freio por genéricas. Daí vai ficar pior do que o Tiagra realmente é, que não é dos melhores, mas já é pra ser satisfatório.
Verifique isso na sua bike. As sapatas do Tiagra são descartáveis, não tem o parafuso para troca de refil, ou seja, dá pra ver fácil se a sapata é original ou não.
Se estiver bem gasta também, talvez seja hora de trocá-las.
Quer ver a bike não brecar, ande na chuva, rs.

Fotos.
Esse é um freio 105 com sapata de refil:


Freio Tiagra, com as sapatas não trocáveis:

não tem parafuso. é só a borracha com o parafuso:


amplexos

T.


Editado por T-Rodman - 03 Jun 2013 as 23:15
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ricardo principe Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mai 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardo principe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2013 as 23:08
Vc como é novo nas "Speed's" deve estar usando a bike na cidade? Para estar usando os freios creio que sim.

Quando vc "cair na estrada" vai ver que freios em speed é algo que se menos usa na bicicleta, salvo algum "Imprevisto" na estrada.

Já usei desde Chang Ling Co.(Chinesada) Até Campagnolo Mirage, as ferraduras costumam ser muito eficientes em frenagens de bikes de estrada, o bom é vc "Modular"(dosar o freio traseiro com o dianteiro)a frenagem, evitando que a roda traseira trave, se ela travar vc certamente ira de "lado" contra aquilo que freiou e pode ser bem perigoso bater de lado.

"Modulando"os freios, também evita que a banda de rodagem "arraste" no chão caos a frenagem seja "seca",diminuindo a vida útil dos pneus, não se esqueça que um pneu de speed praticamente é:carcaça e banda, na maioria das vezes bem fina, que em muitos caos tem uma vida útil mediocre de curta usada de forma correta, imagina então "cantando os pneus"?

Caso use o freio dianteiro (ele é que realmente para a bike em muitos casos) ao freia, jogue o seu corpo para tras, e use o freio traseiro tb, se não o eixo da roda dianteira fará vc girar sobre a bicicleta e ela caira sobre vc e na sua frente.

Mas bike speed é só alegria! Quando eu usava na Cidade eu gostava de ver o sinal ficar vermelho distante e sem usar o freio, e sem pedalar ver a bike só na inércia do movimento chegar cada vez mais perto do sinal, isso em MTB é praticamente impossível já que ele é pesada pra KCT e suas rodas são largas, perdem velocidade rápido com o atrito com o solo.

Vc embala a bike e ela vai, até engraçado as pessoas ficam olhando como se a bike tivesse vida própria.



"bicicleta uma opção de transporte eficiente"
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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 00:55
geralmente o freio que vem nessas bikes montadas é um genérico bem safado, com sapatas mais safadas ainda. O freio torce todo quando se freia e a sapata parece mais um plástico, não segura nada o aro.

Se quiser economizar, existem sapatas kool stop, que melhoram bastante a frenagem, especialmente a cor salmão. Se botar um freio melhor, de 105 para cima, você vai sentir uma diferença na rigidez dos freios, além da sensação ao frear ser mais preciso, bem longe daquela sensação de freio borrachudo dos freios genéricos.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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Papillon Ver Drop Down
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Sampa
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Eu faria:

1. tentaria regular bem o freio

2. substituiria as sapatas de freio

3. só então pensaria em trocar o freio, mas antes pedia para algum colega mais experiente testar para ver se é o freio ou a característica do tipo de freio.

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bruno_h2 Ver Drop Down
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A minha bike veio com umas ferraduras tektro r580 acho mas eram dual pivot, sapatas de refil, não eram dessas simples e freiavam muito bem... Aí apareceu um par de ultegra 6600 o que me fez fechar o grupo em full ultegra... Vou te falar que para mim que não sou peso pena os freios são mais do que suficientes, seja para regular a velocidade ou para parar mesmo e se eu apertar com vontade numa situação de pânico é garantido que vou travar as rodas, já aconteceu comigo quando levei uma fechada de um carro e a bike foi meio de lado, por sorte não caí...
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enkidubr8 Ver Drop Down
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Experimente os freios Record ou Super Record da Campagnolo. Eles não tem mancais, mas sim rolamentos nas articulações, o que aumenta muito na eficiencia do mecanismo.
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brunoleite Ver Drop Down
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Cada dia que passa nao sei mais se esse é um  forum de ciclismo ou de viciados em compras, a solucao pra tudo é coMprar um mais novo - e mais caro. Os meus sao tiagra, com sapatas originais. Ja tao entrando na casa dos 8 mil km e nao tenho reclamacao alguma. Alias, quinta fiz um pedal com um colega que geralmente anda de ultegra eletronico, mas tava com a bike da esposa que é tiagra e só teve elogios. Minha sugestao é fazer a revisao completa dos freios: ver se o conduite nao ta fazendo nenhuma curva muito bruscA, especialmente debaixo da fita de guidao, engraxar generosamente todos os cabos e conduites, tirar a folga apertando o maximo possivel o pivô que articula os dois bracos do freio mas sem deixar o freio travado, lavar com escoviha e detergente, scar e regular o contato das sapatas com o aro fazendo o toe-in (a frente da sapata toca o aro antes do resto) e por fim o ajuste da abertura e tensao do cabo. Só recomendaria trocar os cabos e conduites se tivesse comprado a bike usada. Se quiser ser bem meticuloso, pode desmontar os freios, limpar e aplicar graxa nos parafusos, articulacoes e na pecinha plastica que a mola corre (eu disse graxa, pouca e nao WD40. Vc nao vai querer lubrificantes nas sapatas ou aros). Nao tem como nao ficar bom.
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Voodoo Ver Drop Down
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Uso freios Dura Ace 7800 e são melhores que os demais freios que já usei, mas nada absurdo. Como o Bruno falou, um freio com manutenção em dia, com boas sapatas e bem regulado dá conta do recado tranquilamente, mesmo em ambiente urbano onde as frenagens são mais intensas.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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JariBiker Ver Drop Down
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Jarinu
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Agradeço muito a atenção de todos...

A bike é usada sim... os cabos estão em ordem, "escorregam" numa boa...

O freio ainda tem as pastilhas originais.. o antigo dono só rodava em rodovias mais planas

Aqui onde moro já não é tão plano, estou utilizando a bike no dia a dia, indo e vindo do trabalho em percurso urbano que exige realmente dos freios, ora por conta das decidas, ora por culpa dos carros

Já estou pesquisando valores para novas pastilhas, já ouvi falar muito bem dessas Koolstop

http://imageshack.us/photo/my-images/690/img20130604094223.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://imageshack.us/photo/my-images/824/img20130604094259.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://imageshack.us/photo/my-images/526/img0671a.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
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Nanzim Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Jun 2011
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Uso freios Tektro originais da Giant 2004, ela trava as rodas mesmo com meus 120kg em cima da bike. Creio que manutenção dos cabos e limpeza do aro e sapatas são fatores determinantes dos freios das estradeiras. 
Ciclocross Nashbar Cromo 105 20v
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velocycle Ver Drop Down
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Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Minha sugestao é fazer a revisao completa dos freios: ver se o conduite nao ta fazendo nenhuma curva muito bruscA, especialmente debaixo da fita de guidao, engraxar generosamente todos os cabos e conduites, tirar a folga apertando o maximo possivel o pivô que articula os dois bracos do freio mas sem deixar o freio travado, lavar com escoviha e detergente, scar e regular o contato das sapatas com o aro fazendo o toe-in (a frente da sapata toca o aro antes do resto) e por fim o ajuste da abertura e tensao do cabo. Só recomendaria trocar os cabos e conduites se tivesse comprado a bike usada. Se quiser ser bem meticuloso, pode desmontar os freios, limpar e aplicar graxa nos parafusos, articulacoes e na pecinha plastica que a mola corre (eu disse graxa, pouca e nao WD40. Vc nao vai querer lubrificantes nas sapatas ou aros). Nao tem como nao ficar bom.


Tudo muito bem colocado, eu só não aconselho "engraxar generosamente todos os cabos e conduítes", não é uma coisa necessária atualmente.

Veja abaixo o que o mestre Sheldon fala numa abordagem sobre esse assunto:

Cable Lubrication

In the old days, before the development of plastic-lined housing, it was necessary to coat the inner cable with light grease or heavy oil.

Modern plastic-lined cables have made the use of grease inappropriate, because the viscosity of the grease makes for sluggish cable movement. This is a more critical concern with modern brake and gear systems that use weaker return springs, and with indexed shifting in general.

Many manufacturers now recommend against using any lubrication on cables. It certainly should be avoided in the case of sealed systems such as Gore-Tex ®. Bicycles used in wet conditions, however, will often benefit by the application of a bit of oil, more as a rust-preventive than as a lubricant. The area of particular concern is the short loop of housing which carries the rear derailer cable around from the chainstay to the derailer.

Some bicycles provide awkward cable routing which forces housing to enter cable stops/adjusting barrels at a fairly sharp angle. This is particularly common on rear cantilever brakes. It often helps to put a bit of grease on the bit of cable that runs through such fittings.


JariBiker,

 uma outra coisa muito importante que pouco dão certa atenção e faz uma boa diferença, é sobre tipo, tamanho e corte dos conduítes e cabos, recomendo como leitura este link abaixo vai te ajudar bastante.

Tudo sobre conduítes e cabos - Sheldon Brown



Espero que as informações acima te ajudem com seus freios e a outros colegas de fórum...Thumbs Up




Editado por velocycle - 04 Jun 2013 as 10:32
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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marcoaleite Ver Drop Down
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Tem que olhar como está o alinhamento dos calipers nos aros, se os aros não estão desalinhados, se a pista não está impregnada com alguma sujeira. Estas duas primeiras situações costumam deixar o freio xoxo, pois pega primeiro somente uma sapata e a força fica desigual.
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andersongarciabr Ver Drop Down


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Acredito que as sugestões de compra aconteceram porque o amigo disse lá na primeira mensagem que já tinha feito ajustes e revisão, e mesmo assim não tinha resolvido. Eu acho essa história de que speed não Freia um mito. Põem freio bom e regula bem que o limite vai Ser Sua capacidade de freiar x atrito do fino pneu no chão. Mas com o kit certo freia demais.
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Zenbr Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2012
Jau
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Ja tive bike com Tiagra e não freia nada mesmo. É bem ruim. MAs não é a ferradura e sim a sapata. Troque a sapata por um par de sapata 105 (se achar). Fiz isso com eles e passaram a frear muito melhor.

Hoje uso um par de freios Veloce e são absurdos de bom. E nem to falando da ferradura que é semelhante a Tiagra, mas sim as sapatas que são infinitamente melhores que as sapatas Tiagra. Só troca-las e terá um poder de frenagem bem, mas bem melhor mesmo.

PS: Sapatas calipso ou essas porcarias ai não prestam.
PS2: Dependendo da sapata que decidir importar, sai quase mais barato comprar o freio inteiro.
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T-Rodman Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
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Originalmente postado por JariBiker JariBiker escreveu:

http://imageshack.us/photo/my-images/824/img20130604094259.jpg/ -


Por essa foto aí: já testou a bike depois de fazer as regulagens? porque me parece que antes a sapata estava pra cima, freiando junto com a banda lateral do pneu, tanto que o pneu está um pouco desgastado aí perto, formando essa linha branca junto ao aro.

E não é que as road bikes não freiam - mas realmente, quem tem como comparativo freio a disco de MTB, é bem diferente - necessita-se de muito mais espaço para freiar em road bikes do que em MTBs com freio a disco, e por isso a diferença. E na chuva um freio a disco não perde muita coisa (o pneu sim pode perder aderência e escorregar) - enquanto em uma road bike além da perda de contato do pneu, o freio fica mais arisco. Daí o porquê em dias de chuva, eu só saio de MTB/híbrida com freio a disco. Aliados ao meu peso e o tipo de pneu slick que uso na minha road bike, eu evito sair na chuva com elas.

amplexos

T.
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Papillon Ver Drop Down
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Sampa
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Olha após o último relato da quase para apostar uma cerveja que as sapatas estão ressecadas.

Como elas são do tipo de refil sugiro trocar por outras boas ou as koolstops citadas ou dura ace.

Mas antes eu regularia bem, aperte o manete e veja se os dois lados encostam juntos no aro sem empurrar ele para um dos lados, veja se estão tocando o aro na mesma altura (a sapata do braço onde tem o quick release fica  um pouco mais para cima com o manete solto), com o manete solto a distancia da sapata pro aro tem de ficar entre 2-3mm (claro considerando que o aro não esteja torto).

O Voodoo lembrou bem, as ferraduras dura ace 7800 são as melhores do mercado, alguns anos atrás um teste feito pelo atual editor da Bikeradar mostrava não só isso mas que a diferença entre as ferraduras caríssimas de U$1.000 para outras com 1/5 do preço eram apenas algumas gramas.

Tenho meu palpite que a principal diferença de uma ferradura simples para uma top seja a sapata e só depois vem o conjunto, no caso das melhores a maior vantagem é ela desregular com menor facilidade o que pode ser contornado pelo usuário apenas verificando regularmente.

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T-Rodman Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
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Papillon, veja as fotos novamente. Não são refil não. São as borrachas com o parafuso, tipo integrado.
Mas a idéia do ressecamento, pode ser.
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Papillon Ver Drop Down
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Sampa
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Verdade T. 

Outra coisa que dá pra fazer pra economizar caso ache que a sapata esta ressecada é pegar a sapata e dar uma lixada nela para remover a superfície mais velha, dai dar umas voltas freando um pouco mais e com cuidado para dar uma assentada.

Já fiz muito isso em pastilhas de carro na época que 50 reais  mudavam minha vida, metia a pastilha no esmeril pra tirar a parte vidrada e enfiava no possante, dava umas voltas e ela voltava a frear.

Bons tempos de pouco dinheiro no bolso e muito tempo livre.

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TiAgUiNhO Ver Drop Down
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teria que ver primeiramente o que é um freio ruim para você
porque não está te passando segurança?
 
digo isso pois claro que uma speed vai ser bem diferente o sistema de freio de uma MTB
tem a questão da velocidade, pois uma speed alcança em um curto espaço de tempo velocidade superior a uma MTB
depois vem os freios em si, não sei se usava disco na sua MTB
e pra mim o principal que é a questão do pneu
 
eu possuo um 105 na minha
e confesso que o que mais senti da mudança da MTB para a speed foi o freio
tanto que na minha primeira freiada mais brusca assim a minha speedzinha rabiou para tudo quanto é lado huauhauh
justamente por ter freiado e travado as rodas, juntando com alta velocidade, pneu fino, pressao alta, resultado foi praticamente um drift no meio da rua
huauhaa
 
mas é só acostumar e sentir a bike
hoje em dia freio perfeitamente com a speed
e sinto até mais segurança na speed do que na minha MTB com freio a disco
“Um péssimo dia de bicicleta ainda é melhor que um ótimo dia de trabalho.”
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brunoleite Ver Drop Down
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Só acho isso válido pra cabos e conduites novos, considerando conduites comuns ou shimano (nada de gore, ripcord). Nos meus, depois de um ano de uso e pegando chuva em alguns pedais, o cabo ficou envolto por uma craca que parecia um zinabre, embora o cabo seja inox, além da terra e sujeira que tinha dentro do conduite. Soquei graxa e fui passando o cabo, a sujeira foi saindo na graxa do começo do cabo e voltou a funcionar bem liso e suave. Isso tanto nos freios quanto na transmissão.

Como a bike do colega é usada, eu faria toda a rotina que descrevi antes. Pela foto que ele postou, dá pra ver que as sapatas dele são do estilo antigo, ficam sempre perpendiculares ao braço do freio, não são orbitais. Dá mais trabalho pra conseguir o ajuste, tem dicas de colocar uma moeda entre a sapata e o aro pra fazer o toe-in. Se caso for substituir as sapatas, que escolha uma que seja orbital, como a da foto abaixo, que tem esse ressalto arrendondado e facilita muito pra ajustar:

 
 

Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:




Tudo muito bem colocado, eu só não aconselho "engraxar generosamente todos os cabos e conduítes", não é uma coisa necessária atualmente.

Veja abaixo o que o mestre Sheldon fala numa abordagem sobre esse assunto:

Cable Lubrication

In the old days, before the development of plastic-lined housing, it was necessary to coat the inner cable with light grease or heavy oil.

Modern plastic-lined cables have made the use of grease inappropriate, because the viscosity of the grease makes for sluggish cable movement. This is a more critical concern with modern brake and gear systems that use weaker return springs, and with indexed shifting in general.

Many manufacturers now recommend against using any lubrication on cables. It certainly should be avoided in the case of sealed systems such as Gore-Tex ®. Bicycles used in wet conditions, however, will often benefit by the application of a bit of oil, more as a rust-preventive than as a lubricant. The area of particular concern is the short loop of housing which carries the rear derailer cable around from the chainstay to the derailer.

Some bicycles provide awkward cable routing which forces housing to enter cable stops/adjusting barrels at a fairly sharp angle. This is particularly common on rear cantilever brakes. It often helps to put a bit of grease on the bit of cable that runs through such fittings.


JariBiker,

 uma outra coisa muito importante que pouco dão certa atenção e faz uma boa diferença, é sobre tipo, tamanho e corte dos conduítes e cabos, recomendo como leitura este link abaixo vai te ajudar bastante.

Tudo sobre conduítes e cabos - Sheldon Brown



Espero que as informações acima te ajudem com seus freios e a outros colegas de fórum...Thumbs Up


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andersongarciabr Ver Drop Down


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Por ser a bike usada, não custa dar uma olhada se a lateral do aro não ta gasta (mas acho improvável...). Como ja disseram acima, pode também estar suja.
Caloi Elite 2.7 (MTB - 2012 - Shimano Deore)
Caloi Sprint 10 (Speed - 2013 - Shimano 2300\105)
Ex - KHS Pro FZ (MTB - 1994 - Shimano Deore XT)
Ex - Monark Allum 7000 (MTB - 1993 - Shimano Altus)
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Villela Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Villela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 12:34
Originalmente postado por JariBiker JariBiker escreveu:

Os ciclistas que conheço da minha cidade falam que bike de speed não tem um freio muito bom mesmo...

Isso confere mesmo???
Amigo, embora várias coisas possam melhorar a situação e muito já foi discutido por outros no tópico existe uma questão simples:
A superfície de contato da roda com o chão é muito menor, você pode ter os melhores freios, com as melhores pastilhas e tudo mais bem regulado possível. Mesmo assim o teu limite de frenagem é até onde a roda trava, que vai ser bem antes que uma MTB.
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JariBiker Ver Drop Down
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Jarinu
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JariBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 13:37
Acabei de voltar do almoço, vim e voltei com ela... pego mais ou menos uns 450m de descida que considero forte, pois para subir, só de coroinha e pesando forte... com as mão por cima da sti, onde só os últimos 2 dedos da mão alcançam os manetes de freio é impossível parar... se juntar as mãos na parte inferior do guidão, consigo diminuir a velocidade, mas nem chega a dar sinal de travamento das rodas e isso que peso 69kg.

Os aros estão perfeitamente alinhados, mesmo passando uma esponja umedecida com água e detergente neuro nos aros a situação melhorou.

Existe um pouco do lance de estar acostumado com meus discos de 180mm do freio magura da minha MTB... mas creio que num freio normal ferradura, se juntar as mãos no manete, pelo menos o traseiro deveria arrastar

Modulo sempre a frenagem, independente da bike, pois sei bem que o dianteiro é que pára a bike

Como ela é original do ano de 2010 e conta apenas 1.500km pedalados, ou seja, ficou um bom tempo parada pelo antigo dono, creio que a possibilidade das sapatas estarem ressecadas, bem plausível...

À noite farei mais alguns ajustes e provavelmente lixarei as sapatas

Obrigado a todos  
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velocycle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 13:51
Originalmente postado por brunoleite brunoleite escreveu:

Só acho isso válido pra cabos e conduites novos, considerando conduites comuns ou shimano (nada de gore, ripcord). Nos meus, depois de um ano de uso e pegando chuva em alguns pedais, o cabo ficou envolto por uma craca que parecia um zinabre, embora o cabo seja inox, além da terra e sujeira que tinha dentro do conduite. Soquei graxa e fui passando o cabo, a sujeira foi saindo na graxa do começo do cabo e voltou a funcionar bem liso e suave. Isso tanto nos freios quanto na transmissão.

Pô bruno, cabos com um ano de uso e cheios de zinabre e tu foi engraxar, tira esse escorpião do bolso e troca esses cabos...LOLLOL





Editado por velocycle - 04 Jun 2013 as 13:51
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 13:53
comparar freio de speed com disco não rola... mesmo porque no meu caso em específico (29er com 2.25 e disco de 160mm) meus discos param menos que meus v-brakes...

mesmo assim, já vi freios baratos (esses sun race que vêm na caloi 10 nova) pararem melhor que os meus (tektro 340, manetes rl340) não por flexibilidade, mas pelas sapatas...

pra não cair no que o bruno disse, convém escolher uma solução barata... acho que trocar as sapatas resolve o meu problema, mas ainda não achei sapatas de speed com parafuso tipo orbital, que nem nas de v-brake...

quais  os colegas recomendam?

estava pensando nessa shimano, ou na clarks...
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=61805
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35450


sapatas de v-brake são fáceis de arranjar e baratas, mas é anti euro-style... LOL

meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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T.C. Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2013 as 14:14
Originalmente postado por JariBiker JariBiker escreveu:

Acabei de voltar do almoço, vim e voltei com ela... pego mais ou menos uns 450m de descida que considero forte, pois para subir, só de coroinha e pesando forte... com as mão por cima da sti, onde só os últimos 2 dedos da mão alcançam os manetes de freio é impossível parar... se juntar as mãos na parte inferior do guidão, consigo diminuir a velocidade, mas nem chega a dar sinal de travamento das rodas e isso que peso 69kg.

Os aros estão perfeitamente alinhados, mesmo passando uma esponja umedecida com água e detergente neuro nos aros a situação melhorou.

Existe um pouco do lance de estar acostumado com meus discos de 180mm do freio magura da minha MTB... mas creio que num freio normal ferradura, se juntar as mãos no manete, pelo menos o traseiro deveria arrastar

Modulo sempre a frenagem, independente da bike, pois sei bem que o dianteiro é que pára a bike

Como ela é original do ano de 2010 e conta apenas 1.500km pedalados, ou seja, ficou um bom tempo parada pelo antigo dono, creio que a possibilidade das sapatas estarem ressecadas, bem plausível...

À noite farei mais alguns ajustes e provavelmente lixarei as sapatas

Obrigado a todos  


Você esperaria que os freios travassem? Se travar, aí que não parar, ou pior, você vai pro chão. Já viu o tamanho da largura do pneu comparado com o de trator que usa na outra bicicleta?

Freio de road foram feitos para diminuir, não para travar. Com uma road você consegue prever antecipadamente as decisões e frear assim previamente, é até mais seguro andar assim.

Em uma descida assim que precise parar rapidamente, o negócio é ir controlando o freio na descida, mas caso precise de mais emergência, jogue todo o peso pra trás, estique os braços e freie o máximo que puder.

Só certifique-se que esteja tudo em ordem na bicicleta como falaram acima, fora isso é questão de costume. Mas travar o pneu nunca deve acontecer, então tire da cabeça isso.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
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brunospimenta Ver Drop Down
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ispideiro não freia, pare com essa mania...
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T-Rodman Ver Drop Down
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Jaú
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exemplos de tentativa de freiar e de nunca freiar, tudo em um vídeo só, rs
http://www.youtube.com/watch?v=RtZhG2kWVLY

um tenta freiar e cai. outro desvia, rs.

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velocycle Ver Drop Down
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Originalmente postado por brunospimenta brunospimenta escreveu:

ispideiro não freia, pare com essa mania...

 "Se você frearvocê não ganha."  Mario Cipollini.

Big smile...Thumbs Up



Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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velocycle Ver Drop Down
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Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:


quais  os colegas recomendam?

estava pensando nessa shimano, ou na clarks...
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=61805
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35450

Samuel,

deu uma olhada nessa aqui abaixo da clarks.


Dá uma olhada no review


Link original do site do fabricante


Wink
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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samuelgouvea Ver Drop Down
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Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:

Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:


quais  os colegas recomendam?

estava pensando nessa shimano, ou na clarks...
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=61805
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=35450

Samuel,

deu uma olhada nessa aqui abaixo da clarks.


Dá uma olhada no review


Link original do site do fabricante


Wink


valeu!Thumbs Up
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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JariBiker Ver Drop Down
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Jarinu
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Estou usando a speed em trecho urbano... minha cidade ou se sobe ou se desce, não tem meio termo

Eu escrevi que pela força aplicada nos manetes, ao meu ver, o pneu teria que travar... comparando com minha antiga mtb com freios v-brakes, pegando a mesma rua e tendo que apertar com gosto os manetes, travava tudo, por isso mesmo escrevi também que sei dosar a frenagem entre as rodas

Eu só penso que a speed, por ter aros maiores que uma mtb aro 26 usabdo v-brake, deveria ter um freio melhor do que a minha está mostrando.

Vou mexer nela mais tarde
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abcdanilo Ver Drop Down
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sampa
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compre a nova pinarello dogma que terá freio à disco ;) 
~
em busca do mais íngreme
-
ando de:
Pinarello Stelvio fixa - 44/15
Raleigh sp1000 Ti campy chorus 9sp
bianchi Ev2 c/ultegra 6600
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jwalker Ver Drop Down
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Como a rapaziada sabe, vim oriundo do MTB, tenho uma com freios a disco hidráulico. Pra quem vai andar na lama, etc, faz diferença. E em algumas situações dentro do mato a bike tem que parar de fato. Na chuva eles são mais eficientes em parar a roda, mas isto não significa que eles são mais seguros. Uma vez freiei com vontade na chuva (um idiota cortou a preferencial e me ignorou), o pneu traseiro perdeu aderência e lá se foi outra calça jeans.

Como o pessoal vem dizendo, speed não tem que "parar" de fato. Tem que ir reduzindo, o biker tem que ir pegando a manha, na cidade pedalar mais "antevendo a jogada", por aí vai. E não esqueçam: uma speed é beeeeem mais leve que uma MTB. Ou seja, se vc monta com vontade no freio dela a ponto de travar as rodas, é capote certo. Eu tenho uma speed/ciclocross que veio com freios V-Brake (por conta da lama nos trajetos de CX), logo que comecei a pedalar com ela, descendo uma ladeirona (pessoa de CWB, a descida da Manoel Ribas indo pro Barigui, tentei parar na frente daquele posto BR à direita) e o idiota aqui freiou como se freiava na MTB. PQP, a roda traseira travou, a bike soltou a traseira com tudo, eu clipado, tomei um capote homérico. Assim, pela leveza e velocidades envolvidas na speed, os freios ferradura são mais do que adequados. Como vcs falaram: não é para freiar, é para reduzir.

Uma dica: na Bianchi usada que comprei, as pastilhas estavam meia vida. Com pouco tempo de uso e umas chuvas ressecaram, ficando pior que uma sola de sapato velho. Foi só trocar (não pode ser muquirana: tem que ser coisa boa) e a frenagem ficou excelente.

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bruno_h2 Ver Drop Down
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A grande verdade é que depois da chegada dos freios a disco o pessoal ficou meio que mal acostumado e acaba usando esse sistema como padrão de comparação... Eu andei de mtb desde a época dos cantilevers e já achava que eles tinham um poder de frenagem bom considerando o peso das bikes da época e o ambiente de uso (poeira, lama, umidade, etc), até por isso acho que bike de speed freia relativamente bem sim... A grande evolução foi quando surgiram os v-brakes, ali sim vc percebia uma grande diferença comparando com os cantilevers mas nem tanto assim comparando com discos, a não ser com chuva mas vamos admitir que a grande maioria do pessoal não sai de casa para pedalar com tempo ruim... LOL
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