Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freios 105 na Btwin Triban 540
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freios 105 na Btwin Triban 540

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freios 105 na Btwin Triban 540
    Postado: 02 Abr 2018 as 22:56
Olá amigos, recentemente adquiri uma Btwin Triban 540 para treinos.

Ela vem equipada com grupo 105 11v e rodas Mavic, mas traz consigo freios Trekto que não me agradaram muito logo nos primeiros pedais.

Pensando em uma melhor qualidade de frenagem e na padronização de todo o grupo da bike, comprei um par de ferraduras.

Pra minha surpresa (eu sou novato em speed e realmente não sabia que os freios não têm um padrão) parece haver algum tipo de incompatibilidade entre o quadro e as ferraduras. Conforme pode ser visto nas imagens a seguir, as sapatas ficam muito altas, tentei regular de tudo quanto é forma, mas isso foi o melhor que consegui.

Dianteiro:







Traseiro:





Perguntas:

- Da forma que está vou ter problemas com a sapata pegando no pneu? Está bem no limite mas não parece de fato pegar nos pneus. Ainda não andei com a bike.

- Existe alguma forma de ajustar para as sapatas ficarem melhor posicionadas?


Obrigado!

Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 05:35
Ola,

Os freios de speed tem long e short reach.
Ao que parece o freio original e long reach e o que comprou short.
Realmente tem pouca coisa a fazer...
Voce pode:
Comprar um freio certo long reach
Usar um adaptador do aliexpress para jogar a sapata mais para baixo
Com uma furadeira "alargar" o trilho do freio por mais alguns milimetros ate chegar no lugar certo
Voltar a usar os freios tekro.
Comprar um drop bolt para jogar a ponte do freio mais para baixo
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 07:56
Obrigado pelas respostas amigo.....

Parece q n tem muito o que fazer, não estava afim de gambiarras..... que m.... Angry
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 08:17
Os freios tekro nao sao tao ruins....e pensa que com esse espacao entre a roda e o freio da ate para meter paralamas! E transformar sua bike de treino em uma true winter bike!

Noutro giro....colocar um drop bolt na ponte traseira voce vai poder instalar qualquer freio short reach!
Tem varios drop bolts bonitinhos por ai! Tem ate campagnolo, tem ate de titanio que nao pesam quase nada!

Por fim, eu tenho que confesar que ja fiz a mesma besteira que voce e comprei freios curtos...minha saida foi "aprimorar" o reach do freio com uma mini retifica!



Editado por christianmdt - 03 Abr 2018 as 08:32
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 09:22
Onde eu encontro esses drop bolts???
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 09:33
Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Onde eu encontro esses drop bolts???


No ebay tem
http://www.ebay.com/bhp/brake-drop-bolt
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 09:42
oloco vai sair quase o valor dos freios!

vou voltar pros Trekto mesmo! LOL
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 09:49
Tenta fazer levar em uma retifica e peça para fazer um ajuste de poucos milímetros, ta faltando bem pouco, rs...

Se não quiser fazer ajustes, tente vender esses 105 e compre outros na medida correta, rs...

 
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 09:59
Mas exite 105 com long reach? pelo que eu pesquisei são todos iguais.

Queria deixar tudo 105, se for pra ficar com outro modelo, deixo com os trekto mesmo.
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2018 as 15:26
Existem umas pastilhas de freio que resolvem esse problema... elas tem o centro do patafuso deslocado.. o bom que são de refil, ou seja, pode usar o refil do próprio 105...


NEW AICAN Alumínio C Sapatas de Freio para Shimano/Sram Preto 1 Par
http://s.aliexpress.com/RVZfaayi?fromSns=Copiar para a área de transferência

Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 07:25
Sobre a solução que o Weber indicou, a imagem abaixo obtida em outro anúncio do mesmo tipo de pastilha/sapata ilustra bem seu problema e a solução proposta. Acredito que seja a solução mais prática e viável ($$$) p/ o problema - basta ter paciência p/ peça chegar ou sorte p/ encontrar no ML/loja no Brasil.

Edit: a imagem não está carregando. Tente por esse link: https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ/205950486/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ.jpg?size=75085&height=522&width=800&hash=75e4f6110f2d9cfe300f0200ebd4417c



Editado por Rafael88 - 04 Abr 2018 as 07:27
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 07:47
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Sobre a solução que o Weber indicou, a imagem abaixo obtida em outro anúncio do mesmo tipo de pastilha/sapata ilustra bem seu problema e a solução proposta. Acredito que seja a solução mais prática e viável ($$$) p/ o problema - basta ter paciência p/ peça chegar ou sorte p/ encontrar no ML/loja no Brasil.

Edit: a imagem não está carregando. Tente por esse link: https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ/205950486/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ.jpg?size=75085&height=522&width=800&hash=75e4f6110f2d9cfe300f0200ebd4417c


Pois é, o problema é que é uma solução MUITO cara, cerca de 130 reais, se chegar e quando chegar.

Como minha intenção é trocar o quadro mais pra frente, vou guardar os freios e quando for possível eu instalo eles.

Só fico abismado como pode não existir no BR alguma solução pra esse tipo de problema. Ninguém fabricar peças simples como por exemplo os drop bolts.


Editado por N3SSO - 04 Abr 2018 as 07:48
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 07:59
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Sobre a solução que o Weber indicou, a imagem abaixo obtida em outro anúncio do mesmo tipo de pastilha/sapata ilustra bem seu problema e a solução proposta. Acredito que seja a solução mais prática e viável ($$$) p/ o problema - basta ter paciência p/ peça chegar ou sorte p/ encontrar no ML/loja no Brasil.

Edit: a imagem não está carregando. Tente por esse link: https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ/205950486/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ.jpg?size=75085&height=522&width=800&hash=75e4f6110f2d9cfe300f0200ebd4417c






Esse e o adaptador do aliexpress.
Das 5 solucoes que falei eu acho a pior.
Isso porque ele perde uma boa quantidade de poder de frenagem da ferradura, porque as pastilhas ficam deslocadas para fora.
Ja usei e nao recomendo
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 08:18
Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Sobre a solução que o Weber indicou, a imagem abaixo obtida em outro anúncio do mesmo tipo de pastilha/sapata ilustra bem seu problema e a solução proposta. Acredito que seja a solução mais prática e viável ($$$) p/ o problema - basta ter paciência p/ peça chegar ou sorte p/ encontrar no ML/loja no Brasil.

Edit: a imagem não está carregando. Tente por esse link: https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ/205950486/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ.jpg?size=75085&height=522&width=800&hash=75e4f6110f2d9cfe300f0200ebd4417c






Pois é, o problema é que é uma solução MUITO cara, cerca de 130 reais, se chegar e quando chegar.

Como minha intenção é trocar o quadro mais pra frente, vou guardar os freios e quando for possível eu instalo eles.

Só fico abismado como pode não existir no BR alguma solução pra esse tipo de problema. Ninguém fabricar peças simples como por exemplo os drop bolts.



Olha, nao existe essa solucao porque nao existe demanda.
Esse dropbolts foram inventados quando houve a mudanca de rodas aro 27 para aro 700.
A novas rodas era ligeiramente menores e os freios nao alcancavam.
Isso ja tem quase 25 anos!
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 10:11
Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Pois é, o problema é que é uma solução MUITO cara, cerca de 130 reais, se chegar e quando chegar.

Como minha intenção é trocar o quadro mais pra frente, vou guardar os freios e quando for possível eu instalo eles.

Só fico abismado como pode não existir no BR alguma solução pra esse tipo de problema. Ninguém fabricar peças simples como por exemplo os drop bolts.
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

 
Esse e o adaptador do aliexpress.
Das 5 solucoes que falei eu acho a pior.
Isso porque ele perde uma boa quantidade de poder de frenagem da ferradura, porque as pastilhas ficam deslocadas para fora.
Ja usei e nao recomendo

Independente do valor, pelo comentário do Christian então tbm descartaria a opção. Não tenho conhecimento de mecânica, mas pelo "achismo" baseado no visual, pensei que o uso desse tipo de pastilha teria menos impacto que o dropbolt - a mudança do ângulo do parafuso me passou a idéia de que numa frenagem brusca o parafuso poderia partir pela alavanca criada.

Se já possui a intenção de trocar o quadro, então guarde p/ esse momento. Desgastar a área de encaixe do parafuso pode ser motivo de desvalorização da bike numa venda futura (caso não pretenda "casar" com esse freio).
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 10:22
Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Sobre a solução que o Weber indicou, a imagem abaixo obtida em outro anúncio do mesmo tipo de pastilha/sapata ilustra bem seu problema e a solução proposta. Acredito que seja a solução mais prática e viável ($$$) p/ o problema - basta ter paciência p/ peça chegar ou sorte p/ encontrar no ML/loja no Brasil.

Edit: a imagem não está carregando. Tente por esse link: https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ/205950486/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ.jpg?size=75085&height=522&width=800&hash=75e4f6110f2d9cfe300f0200ebd4417c






Esse e o adaptador do aliexpress.
Das 5 solucoes que falei eu acho a pior.
Isso porque ele perde uma boa quantidade de poder de frenagem da ferradura, porque as pastilhas ficam deslocadas para fora.
Ja usei e nao recomendo



Provavelmente vc teve algum outro problema pois eu usei na minha trek 1.1 essas pastilhas com as ferraduras 105 e funcionaram perfeitamente.... hoje troquei o quadro por um giant que não precisa de adaptação e o freio permaneceu exatamente igual... inclusive uso os mesmos refis das pastilhas... onde o seu foi montado? Talvez tenha um erro de montagem, "talvez"...
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2018 as 11:46
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Sobre a solução que o Weber indicou, a imagem abaixo obtida em outro anúncio do mesmo tipo de pastilha/sapata ilustra bem seu problema e a solução proposta. Acredito que seja a solução mais prática e viável ($$$) p/ o problema - basta ter paciência p/ peça chegar ou sorte p/ encontrar no ML/loja no Brasil.

Edit: a imagem não está carregando. Tente por esse link: https://ae01.alicdn.com/kf/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ/205950486/HTB1G4AKJpXXXXXcXXXXq6xXFXXXJ.jpg?size=75085&height=522&width=800&hash=75e4f6110f2d9cfe300f0200ebd4417c






Esse e o adaptador do aliexpress.
Das 5 solucoes que falei eu acho a pior.
Isso porque ele perde uma boa quantidade de poder de frenagem da ferradura, porque as pastilhas ficam deslocadas para fora.
Ja usei e nao recomendo



Provavelmente vc teve algum outro problema pois eu usei na minha trek 1.1 essas pastilhas com as ferraduras 105 e funcionaram perfeitamente.... hoje troquei o quadro por um giant que não precisa de adaptação e o freio permaneceu exatamente igual... inclusive uso os mesmos refis das pastilhas... onde o seu foi montado? Talvez tenha um erro de montagem, "talvez"...


Pode ser.
Esse foi meu feeling usando a solucao.

Voltar ao Topo
xaxa Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2018
Brasília
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xaxa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2018 as 13:35
Alguma novidade nesse assunto? Estou querendo comprar uma triban 540 também e queria mais pra frente colocar freios 105. Não é possível mesmo?
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2018 as 14:58
Originalmente postado por xaxa xaxa escreveu:

Alguma novidade nesse assunto? Estou querendo comprar uma triban 540 também e queria mais pra frente colocar freios 105. Não é possível mesmo?

Nativamente não tem jeito amigo, a não ser pelos métodos já apresentados pelos colegas acima.
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
Rômulo Passos Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Set 2015
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rômulo Passos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2018 as 16:11
Originalmente postado por xaxa xaxa escreveu:

Alguma novidade nesse assunto? Estou querendo comprar uma triban 540 também e queria mais pra frente colocar freios 105. Não é possível mesmo?

Cara, sugestão: desencane(m) de trocar a ferradura, e troque(m) apenas as sapatas por um jg de 105/ultegra. SÓ isso deve dar uma melhorada bastante significativa na frenagem. SE, ainda assim, não ficar satisfeito, pense em passar pra uma ferradura melhor (tipo caliper duplo) :)
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 08:17
Acabei de substituir os freios Tektro pelo 105.

Ontem fiz o primeiro pedal e praticamente não senti diferença.

A vantagem por enquanto é que ele tem abertura maior para passar o pneu 25.

Talvez trocar o refil da sapata já vai ajudar muito. Tem uma de composto macio, indicada para chuvas que dizem q funciona bem. Desgasta mais que a normal porem é bem barata.
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 08:25
Pô Degan, explica aí pra gente como você fez!
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 09:42
Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Pô Degan, explica aí pra gente como você fez!

A minha eh uma Caad 8, vem com o Tektro mas não tem q fazer nenhuma adaptação.

Só queria dizer q a diferença do Tektro para o 105 não foi perceptível por enquanto.
Então no seu lugar eu não encanaria em trocar o freio. Trocando o refil da sapata vai ajudar.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 10:03
Degan, sem querer desvirtuar o tópico (upgrade na btwin), a minha também é a caad 8 e fiz a troca do freio original ("C4") há cerca de 1 mês.
Cara, p/ mim foi da água p/ vinho kkkkk
Ok, não sei se esse modelo "C4" (stock da própria cannondale) seria um tektro pintado com logo da marca, mas nessa troca o pivô duplo do 105 deu bem mais força na frenagem, não precisando esmagar tanto os STIs quanto precisava antes.

Voltar ao Topo
GuiTorres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2013
Campinas - SP
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuiTorres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 10:25
Olá pessoal.

O tektro da Triban 540 é diferente do tektro da C4 (vi os da C4 na internet), inclusive é duplo pivô se não me engano, confesso que agora não sei dizer com certeza. Tem até um sistema de travamento que eu acho bem melhor que a "chavinha" dos outros modelos. Eu tenho uma 540 e não tenho comentários sobre o freio, não é excelente mas não sei se a diferença vale o investimento num 105, considere que eu não faço frenagens extremas tipo descida de serra. Talvez se for a vontade fazer esse tipo de descida e precisar de uma frenagem mesmo excelente valha a pena já ir pras cabeças e comprar um topo de linha.

Não entendi a história de passar o pneu 25 Degan. Qual era o problema?

Abraço!



Editado por GuiTorres - 25 Mai 2018 as 10:30
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 12:21
GuiTorres, partindo do pressuposto que o freio do Degan seja o mesmo do meu, já que eu tbm via esse problema do pneu.
Mesmo abrindo a ferradura através dessa alavanca, o vão era muito estreito - mesmo o pneu 700x23 que estou usando raspava p/ entrar.
Voltar ao Topo
GuiTorres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mai 2013
Campinas - SP
Offline
Mensagens:61
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuiTorres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 13:08
Entendi Rafael, provavelmente é isso. 

Perguntei porque esse tektro da Triban 540 abre bastante com esse sistema de travamento diferente.


Abraço!
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 23:41
Exato...O 25 passava forçando muito. Agora tá mais fácil.

Poww será que dei azar? O meu é o 105 série 5600.

Talvez eu ainda não tenha exigido muito dos freios ainda, pois treinei em lugares mais tranquilos e planos.

Hj senti que a modulação parece estar um pouco melhor. Com o Tektro travava repentinamente.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2018 as 09:05
Verifiquei aqui, o meu é versão 5800.

Tbm vi que estou confundindo os nomes dos tipos de freios.

Pivo duplo é esse aqui:


Já esse é o "direct mount" (que eu estava erroneamente chamando de "pivo duplo"):



Me confundia pq pensei que "pivo duplo" era por ter 2 pivôs simétricos (apesar de na prática possuir 3...).

O pivo duplo freia de forma assimétrica, enquanto o direct mount distribuí melhor a pressão de frenagem.

O freio que veio na caad8 ("c4", que acredito ser tektro rss) era pivo duplo, ja o 105 5800 é direct mount.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2018 as 09:45
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Verifiquei aqui, o meu é versão 5800.

Tbm vi que estou confundindo os nomes dos tipos de freios.

Pivo duplo é esse aqui:


Já esse é o "direct mount" (que eu estava erroneamente chamando de "pivo duplo"):



Me confundia pq pensei que "pivo duplo" era por ter 2 pivôs simétricos (apesar de na prática possuir 3...).

O pivo duplo freia de forma assimétrica, enquanto o direct mount distribuí melhor a pressão de frenagem.

O freio que veio na caad8 ("c4", que acredito ser tektro rss) era pivo duplo, ja o 105 5800 é direct mount.


E a triban 520?
Por que nao abrem um topico para a caad e os seus problemas e solucoes?
Voltar ao Topo
gatodetennis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2017
Sao Paulo
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gatodetennis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2018 as 16:25
Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Olá amigos, recentemente adquiri uma http://www.decathlon.com.br/ciclismo/bicicletas/estrada/bicicleta-de-estrada-triban-540-btwin - Btwin Triban 540 para treinos.

Ela vem equipada com grupo 105 11v e rodas Mavic, mas traz consigo freios Trekto que não me agradaram muito logo nos primeiros pedais.

Pensando em uma melhor qualidade de frenagem e na padronização de todo o grupo da bike, comprei um par de ferraduras.

Pra minha surpresa (eu sou novato em speed e realmente não sabia que os freios não têm um padrão) parece haver algum tipo de incompatibilidade entre o quadro e as ferraduras. Conforme pode ser visto nas imagens a seguir, as sapatas ficam muito altas, tentei regular de tudo quanto é forma, mas isso foi o melhor que consegui.

Dianteiro:







Traseiro:





Perguntas:

- Da forma que está vou ter problemas com a sapata pegando no pneu? Está bem no limite mas não parece de fato pegar nos pneus. Ainda não andei com a bike.

- Existe alguma forma de ajustar para as sapatas ficarem melhor posicionadas?


Obrigado!



Você pode ter o mesmo problema que eu, a rodagem fica mais pesada e ao freiar ao longo do tempo vai desgastando o pneu, e corre o risco de perder ele.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2018 as 11:24
Salve galera! O tópico não é tão recente porém vale perder 5 minutos pra deixar minha contribuição...
Recentemente entrei numa verdadeira saga atrás de freios de longo alcance (ou "long reach") pra transformar minha antiga Caloi10 aro 27" em 700.
De todas as opções que encontrei, após muita pesquisa, os modelos da TEKTRO se mostraram os mais acessíveis do mercado. São eles:

- R559 (53 a 73mm de alcance), modelo "TOP de linha" da marca. No BR (Ciclo Urbano) sai por $460, no Ebay aproximadamente $260.
RELATO: Comprei e não chegou, pedi o externo, o vendedor devolveu o dinheiro, no final deu tudo certo.

- R365 (53 a 73mm de alcance), modelo "popular" da marca, acredito que seja o que vem na Triban 540. No BR (MercadoLivre) sai por $250, no AliExpress aproximadamente $100.
RELATO: Comprei a uns 20 dias, já foi enviado, estou aguardando chegar pra poder avaliar, porém, pelos reviews que li na internet parece ser bom... Vou usar a bike apenas para passeios, portanto deve servir bem, mas gostei da dica de usar sapatas do 105.

- R539 (47 - 59mm de alcance) não é do tipo "Long Reach", APESAR DE SER POUCO MAIOR DO QUE OS FREIOS COMUNS...

NA MINHA OPINIÃO a maior vantagem desses freios citados é que eles aceitam pneus mais largos (até 40mm, salvo engano) e paralamas, o que facilita bastante a vida do ciclista num dia de chuva. Se eu fosse vc (CRIADOR DO TÓPICO) continuaria com eles.

Quem usa ou já usou os modelos TEKTRO achou tão inferiores assim?


Editado por joaoandre1990 - 30 Jul 2018 as 11:28
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Seiti Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Seiti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2019 as 00:02
Para quem ainda quiser saber como colocar o freio da 105 no 540: https://youtu.be/eiLcr_0O0h0
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2019 as 11:58
[QUOTE=Seiti]Para quem ainda quiser saber como colocar o freio da 105 no 540: https://youtu.be/eiLcr_0O0h0[/QUOTE]

já tinha visto esse vídeo, nem f**endo q eu vou abrir os furos do caliper.
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
marp Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2018
santo andré
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2019 as 12:25
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:



Quem usa ou já usou os modelos TEKTRO achou tão inferiores assim?


Tenho uma Specialized Allez 2019 da mais básica que veio com tektro, não sei exatamente o modelo, mas a diferença dele pro 105 r7000 é tão grande que chega a ser ridículo, o tektro parece uma esponja quando tu realmente precisa dele. Inclusive tive uma queda que joguei pra conta deles. Eu tenho certeza que se estivesse com os 105 ia ter conseguido frear a tempo.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2019 as 12:47
Originalmente postado por marp marp escreveu:


Tenho uma Specialized Allez 2019 da mais básica que veio com tektro, não sei exatamente o modelo, mas a diferença dele pro 105 r7000 é tão grande que chega a ser ridículo, o tektro parece uma esponja quando tu realmente precisa dele. Inclusive tive uma queda que joguei pra conta deles. Eu tenho certeza que se estivesse com os 105 ia ter conseguido frear a tempo.


Você usava as sapatas de freio originais? Tem uns modelos da KollStop e da Shimano que melhoram bastante a frenagem se comparado a sapatas genéricas.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1820
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2019 as 13:21
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Verifiquei aqui, o meu é versão 5800.

Tbm vi que estou confundindo os nomes dos tipos de freios.

Pivo duplo é esse aqui:


Já esse é o "direct mount" (que eu estava erroneamente chamando de "pivo duplo"):



Me confundia pq pensei que "pivo duplo" era por ter 2 pivôs simétricos (apesar de na prática possuir 3...).

O pivo duplo freia de forma assimétrica, enquanto o direct mount distribuí melhor a pressão de frenagem.

O freio que veio na caad8 ("c4", que acredito ser tektro rss) era pivo duplo, ja o 105 5800 é direct mount.

Não meu caro, voce não estava confundindo, se confundiu depois. Os freios single pivot citados e exemplificados pela primeira imagem são da linha 5700 e são de pivô simples, muito semelhantes ao tiagra 4700.

Os da segunda imagem são os da linha 105 5800 (BR5800 ou BR7000 na linha 7000), com duplo pivô (os que freiam simetricamente).

O Direct Mount (denominados BR-5810 ou BR7010 na linha 105) é totalmente diferente e é afixado ao quadro por 2 parafusos (freiam simetricamente também), como na imagem do link a seguir e não por apenas 1 parafuso central ao quadro/garfo (que possuem furações específicas para tal, como as Trek Emondas de carbono por exemplo).

https://www.ecompletocdn.com.br/i/fp/1927/913883_2_1511384828.jpg

A shimano Fabrica freios long reach nos modelos R451 e R650/651, mas somente de pivô simples por serem obsoletos. 



Editado por dimas2dimas - 19 Mar 2019 as 13:23
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rhadam Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rhadam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 11:04
Fala N3SSO, conseguiu revolver o seu problema de freio na Triban 540? Eu estou com uma no momento, acho uma baita bike pra começar a treinar e/ou andar na cidade, porém os freios me deixam com medo. Sinto que falta uma resposta mais rápida e efetiva, quase entorto os manetes para segura uma descida. Um agravante, tenho 1,97 e 90kg. 

Sabem algum refil ou sapata que possa trocar pela original da bike?

Agradeço desde já!
Voltar ao Topo
N3SSO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
Americana-SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N3SSO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 11:34
Originalmente postado por rhadam rhadam escreveu:

Fala N3SSO, conseguiu revolver o seu problema de freio na Triban 540? Eu estou com uma no momento, acho uma baita bike pra começar a treinar e/ou andar na cidade, porém os freios me deixam com medo. Sinto que falta uma resposta mais rápida e efetiva, quase entorto os manetes para segura uma descida. Um agravante, tenho 1,97 e 90kg. 

Sabem algum refil ou sapata que possa trocar pela original da bike?

Agradeço desde já!

Opa blz? Vendi a bike e depois acabei vendendo os freios sem conseguir utilizá-los.

O problema é o reach da ferradura que não é o suficiente. Muito provavelmente esse é o motivo ela já não vir com os freios 105.
Soul Volcano / Scott Scale 940 / BMC SLR03 One
Ex: SPZ Chisel Expert XX1 / BTWIN Triban 540 / KHS SixFifty 800 / Breezer Storm Expert / Caloi Elite 10
Voltar ao Topo
rhadam Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2016
Porto Alegre
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rhadam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2020 as 13:50
Entendi. Eu estou tentando achar o freio da session pra chuva "vermelho", mas até então não achei.  https://www.sessionbrasil.com.br/pecas-reposicao/sapatas-de-freio/refil-de-sapata-de-freio-shimano-session-parts/852 - https://www.sessionbrasil.com.br/pecas-reposicao/sapatas-de-freio/refil-de-sapata-de-freio-shimano-session-parts/852

Se alguém tiver mais alguma dica de refil, eu agrdeço.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X