Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio tektro frouxo (?)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio tektro frouxo (?)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pedrohtcmg Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
tres corações
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrohtcmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio tektro frouxo (?)
    Postado: 15 Dez 2020 as 13:44
Boa tarde, eu tenho um freio hidraulico da tektro que ele está com um recuuo de manete muito grande, eu tirei as pastilhas pra ver se eram elas mas elas estão com a aparencia - ok - e coloquei um cartão do lado pra conferer e não está tão ruim assim , como eu resolvo o fato da manete de freio está "ativando" o freio quando está perto do punho? 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2020 as 14:00
Conforme a pastilha gasta, o freio baixa. Você pode fazer sangria e colocar mais líquido, mas sempre cuidando se a pastilha ainda tem material.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2020 as 15:05
Nos freios que não dá para regular a "altura" da manete, esse lance de baixou o freio / gastou a pastilha é interessante para manter um controle e trocar antes de frear "ferro com ferro".

Meu XT m8020 regulei a altura ideal dele logo que instalei ele, agora só monitorar!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2020 as 17:28
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Nos freios que não dá para regular a "altura" da manete, esse lance de baixou o freio / gastou a pastilha é interessante para manter um controle e trocar antes de frear "ferro com ferro".

Meu XT m8020 regulei a altura ideal dele logo que instalei ele, agora só monitorar!


Acontece que uma vida da pastilha baixa umas 3 vezes a manete... Por isso os Shimano que tem reservatório de óleo se saem melhor. Tenho um AVID sem reservatório, é bem, chato... Conforme vai gastando, tem que sangrar. Depois quando entra a nova, tem que tirar óleo pra conseguir retornar o embolo. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2020 as 17:31
Aliás, um dos melhores investimentos que fiz em ferramentas de bike foi o kit de sangria. Peguei um da BENGAL, 100 reais... Na primeira utilização já se pagou.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2020 as 19:34
O tektro tem reservatório e regulagem da manete , mais essas pastilhas já estão no bagaço....
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2020 as 05:29
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Nos freios que não dá para regular a "altura" da manete, esse lance de baixou o freio / gastou a pastilha é interessante para manter um controle e trocar antes de frear "ferro com ferro".

Meu XT m8020 regulei a altura ideal dele logo que instalei ele, agora só monitorar!


Se baixarem (não devem) só empurrar a manete pra trás e pronto, embolo cheio novamente e manete na altura correta! (tenho o M7000). 

ps: empurrar pra trás seria o oposto do movimento de frenagem!


Editado por azazel66 - 16 Dez 2020 as 05:30
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2020 as 10:40
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Se baixarem (não devem) só empurrar a manete pra trás e pronto, embolo cheio novamente e manete na altura correta! (tenho o M7000). 

ps: empurrar pra trás seria o oposto do movimento de frenagem!

Pode ser que no M70xx, M80xx e M90xx se comportem assim (bombar o freio e ele voltar ao nível de altura correto), pois eu ainda não notei diferença na altura nesses quase 1 ano e meio e, por causa dos freios de 4 pistões, discos e pastilhas icetech, o desgaste é beeeem inferior! mesmo segurando morro abaixo uma jamanta de 130 kg....

Já os M365 que eu tinha era bem isso, baixava quando gastava!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2020 as 13:35
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Se baixarem (não devem) só empurrar a manete pra trás e pronto, embolo cheio novamente e manete na altura correta! (tenho o M7000). 

ps: empurrar pra trás seria o oposto do movimento de frenagem!

Pode ser que no M70xx, M80xx e M90xx se comportem assim (bombar o freio e ele voltar ao nível de altura correto), pois eu ainda não notei diferença na altura nesses quase 1 ano e meio e, por causa dos freios de 4 pistões, discos e pastilhas icetech, o desgaste é beeeem inferior! mesmo segurando morro abaixo uma jamanta de 130 kg....

Já os M365 que eu tinha era bem isso, baixava quando gastava!

Não necessariamente, o que você está percebendo é o reservatório de óleo fazendo o trabalho dele. Fique de olho nas pastilhas, se pegar o ferro num icetech vai ser lindo
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2020 as 13:58
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Não necessariamente, o que você está percebendo é o reservatório de óleo fazendo o trabalho dele. Fique de olho nas pastilhas, se pegar o ferro num icetech vai ser lindo

Eu e o mecânico olhamos quando trocamos a suspa...
tá sussa! 
E icetech gasta beem menos pela refrigeração!!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
pedrohtcmg Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
tres corações
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrohtcmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2020 as 14:29
eu botei um cartão do lado pq não tenho aquela ferramenta pra medir a pastilha e ela ta alta, deve caber 2 cartões, mesmo assim ela ta ruim?
Voltar ao Topo
pedrohtcmg Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Fev 2017
tres corações
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrohtcmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2020 as 14:33
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Conforme a pastilha gasta, o freio baixa. Você pode fazer sangria e colocar mais líquido, mas sempre cuidando se a pastilha ainda tem material.

ok, vou tentar fazer com um kit de ferramentas
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2020 as 16:13
Originalmente postado por pedrohtcmg pedrohtcmg escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Conforme a pastilha gasta, o freio baixa. Você pode fazer sangria e colocar mais líquido, mas sempre cuidando se a pastilha ainda tem material.

ok, vou tentar fazer com um kit de ferramentas

Sem o kit de sangria, nada feito. 
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 08:37
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:


Sem o kit de sangria, nada feito. 

Disse tudo, e alguma experiência.

Em tempo, se abrir o sangrador, cuidado com o torque ao fechar, pode danificar o assentamento dele na pinça, o torque é baixo.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 08:41
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Pode ser que no M70xx, M80xx e M90xx se comportem assim (bombar o freio e ele voltar ao nível de altura correto), pois eu ainda não notei diferença na altura nesses quase 1 ano e meio e, por causa dos freios de 4 pistões, discos e pastilhas icetech, o desgaste é beeeem inferior! mesmo segurando morro abaixo uma jamanta de 130 kg....

Já os M365 que eu tinha era bem isso, baixava quando gastava!

Me refiro nem a bombar, só empurrar pra trás mesmo uma vez (no caso seria ir contra o movimento de acionamento, talvez o certo seria empurrar pra frente?). Sabe quando viramos a bike e o freio fica frouxo por umas duas ou três bombadas?, se empurrar a alavanca ele fica no nivel na hora nas manetes com servo wave.

eu já acho meus 2 pistões (rotor 180mm, peso de 88) do M7000 de uma ignorância tremenda, imagine 4? ShockedLOL 


Edit: Gabriel, vi que é de Farroupilha, estou mudando aí pra região, como é de trilha esses lados (ansiedade me mata)?


Editado por azazel66 - 17 Dez 2020 as 08:42
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X