Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio raspando no sprint
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio raspando no sprint

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
crazuski Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2018
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crazuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio raspando no sprint
    Postado: 23 Mai 2018 as 15:00
Olá pessoal,

O meu freio é um a disco hidráulico e quando pedalo normalmente ele não raspa, não gera nenhum barulho e ao acioná-lo freia perfeitamente.
Porém, quando sprinto e jogo a bike para os lados, somente ao jogá-la para a esquerda escuto um barulho da pastilha raspando no disco.
O que pode estar ocasionando isso?
Voltar ao Topo
newtonwagner Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jun 2016
Brasília-DF
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newtonwagner Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2018 as 15:35
Não sei se é o mesmo problema, mas na minha bike ocorreu que algum mecânico forçou o parafuso que fixa o conjunto do freio com o garfo e ele espanou lá dentro. Como são 2 parafusos que fixam, o freio ta preso, mas sempre que apoio a bike pra um dos lados (seja no 'sprint' como disse, ou pra descansar), percebo que o disco pega na pastilha.

Então, veja se os parafusos estão firmes ou se já não estão espanados. Se não estiver firme, cuidado pra não forçar demais e espanar.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2018 as 15:36
Torção no eixo , dá uma conferida no aperto , segure o pneu e balance pros lados pra ver se tem folga.
Voltar ao Topo
crazuski Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2018
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crazuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2018 as 15:48
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Torção no eixo , dá uma conferida no aperto , segure o pneu e balance pros lados pra ver se tem folga.

No caso, você se refere a blocagem que não está totalmente apertada?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2018 as 15:56
O eixo mesmo dentro do cubo , as vezes dá uma folga e a roda pode sambar pros lados.
Voltar ao Topo
rafasheila Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2010
santa cruz
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafasheila Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2018 as 08:01
Pode ser também uma torção lateral da própria suspensão ou roda, na minha antiga bike eu percebia isso nas rodas everest xc
"sempre acho que consigo fazer a curva, ás vezes acerto"
Voltar ao Topo
crazuski Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2018
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crazuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2018 as 08:56
Bom dia, aparentemente está tudo firme. Acho que é alguma torção mesmo.
Será que tem como remover isso?
Voltar ao Topo
AleCam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AleCam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2022 as 21:15
Pessoal, boa noite!
Estou com o mesmo problema do amigo acima. Comprei recentemente um par de vzan everest xc (novo) pra usar com pneus 700x32 na minha bike aro 26 e percebi que o disco de freio raspa nos dois lados da pinça durante o sprint, coisa que nunca aconteceu com as rodas 26. Não tem nenhuma folga, mas percebi que a roda é muito "molona". Só de forçar um pouco com a mão o aro já torce e quase encosta no quadro/garfo.
Queria saber se de vcs se isso é normal de aro 29, ou se essa é uma característica/defeito desse modelo específico, e se vcs sabem alguma forma de resolver isso (sem precisar trocar as roda tudo rs).
Segue uma foto pra ilustrar:
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2022 as 14:44
Essa roda foi montada avulsa ou foi comprada já pronta? Se foi montada, pode ser que a roda não tenha sido bem montada. Não é muito normal a roda torcer com tanta facilidade.
Voltar ao Topo
AleCam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AleCam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2022 as 14:56
Foi comprada pronta.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2022 as 22:12
Provável que foi montada sem o uso de um tensionador de raios, essa "entrotada" da roda é normal em rodas que estão com os raios sem a tensão certa.

Centrar e Tensionar são coisas diferentes. Nem todo o mecanico faz isso. Embora devesse.

Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2022 as 22:47
Originalmente postado por AleCam AleCam escreveu:

Foi comprada pronta.


Quando pergunto pronta é se ela foi montada pela própria Vzan, com cubos da marca e tal. Sendo o caso, você tem acesso à garantia já que pode ter sido falha na hora da montagem pelas questões que o Pablo comentou. Também acho que é falta de tensionamento.


Voltar ao Topo
AleCam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AleCam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2022 as 23:34
Foi o que eu quis dizer com "comprada pronta" rs
São rodas completas vzan, montadas pela própria vzan.
Já entrei em contato com o sac, mas sabe como é, primeiro o técnico responde dizendo que pode ser qualquer outra coisa: pinça mal posicionada, blocagem solta, disco empenado, disco muito grosso(?)...
Envim, já mandei vídeo pra eles e amanhã vou continuar as tratativas.

Se for mesmo falta de tensão, vou levar na oficina e arcar com o preju, pq mesmo que a vzan se comprometa a resolver, com ctz precisarei enviar as rodas e o tempo que vou perder e ficar sem pedalar não compensa.

Obrigado a todos pela ajuda!
Depois posto aqui o que deu.
Voltar ao Topo
Pavel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2005
sao joao del re
Offline
Mensagens:725
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pavel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2022 as 16:23
problema aí é o cubo , nao o freio.
Pavel Alves
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2022 as 20:05
Se raspa só no momento do sprint pode ser devido a flexibilidade do garfo da bike tbm, Minha suspensão as vezes faz raspar o freio quando sprinto, mas minha suspa é mais comum, não tem tanta rigidez, e lá se vão uns 10 mil km com ela tbm. Tem suas folgas pela idade
Voltar ao Topo
AleCam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2022
São Paulo
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AleCam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2022 as 20:40
Eu uso um garfo rígido mosso M5L. Será que torce mais que uma suspa? Com as rodas 26 não acontecia isso.
E acho estranho que, só de forçar as rodas lateralmente com a mão elas torcem e dá pra ver os discos mexendo também.
Levei em 2 mecânicos e eles conferiram blocagens, aperto e alinhamento dos discos e pinças, e a tensão dos raios. Tudo ok. E disseram que nunca viram nada parecido.
E os cubos são novos, não rodei 100km com as rodas.
Vou mandar pra vzan e ver oq eles dizem.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2022 as 21:53
Rodas 26 são beeeem mais rigidas que as 700, o aro é bem menor e o raio curto traz muita rigidez.

Com as rodas 700 vc aumentou a força que exerce sobre o garfo ao jogar a bike de um lado pro outro e as vezes um milimetro que ele desalinhe já faz o disco de freio triscar na pinça

Como o disco é preso no cubo o aro desalinhar não deveria fazer nada com o disco de freio, agora se o garfo empena ele muda o deslocamento do cubo e da pinça.

A minha bike não acontecia isso com o disco de 160mm na dianteira, só passou a acontecer com o disco de 180 que pus faz algune meses, não cheg a ame incomodar pq a frenagem melhorou bastante.
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2022 as 12:45
Aqui onde moro o pessoal sempre "pagou pau" para essas rodas Everest, por serem muito leves e mudarem bastante a sensação da bicicleta... Mas eu tenho e acho horríveis, fizeram muitos comprometimentos para reduzir o peso.

As minhas são bem antigas, acho que de 2014-15, então se mudaram algo favor desconsiderar.

As minhas desalinham e quebram raio com muita facilidade, o aro é muito fino, que prejudica o formato e comportamento dos pneus, tive problema no freehub que ficou muito tempo fazendo barulho e depois parou de travar, precisando trocar as peças (que são bem caras). E claro, esse seu problema das rodas rasparem no disco quando faz muita força. Também noto que raspa em curvas fechadas quando bate em obstáculos. 

Me arrependo muito de ter trocado as rodas originais por elas...

Mas fazendo isso eu consegui praticamente resolver os problemas com raios quebrando, desalinhamentos e falta de rigidez: https://www.youtube.com/watch?v=eDtkMkwW71U
Voltar ao Topo
sampaio.81 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mai 2015
Votorantim/SP
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sampaio.81 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2022 as 21:41
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:


Mas fazendo isso eu consegui praticamente resolver os problemas com raios quebrando, desalinhamentos e falta de rigidez: https://www.youtube.com/watch?v=eDtkMkwW71U

Muito boa essa dica.
Os raios da minha speed, roda traseira,  estão rangendo as vezes, numa frequência bem irritante até.
Vou tentar isso antes de trocar todos os raios e cruzar eles nos dois lados.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2022 as 09:25
Tudo que é leve no ciclismo custa caro.
Então se uma roda é leve e não custa 2 rins, certo que alguma falha estrutural ela tem, nesse caso pecando na rigidez.
O mesmo com um quadro de um colega aqui, é um Sense Impact Race de 2019, quadro aparentemente top, geometria boa, peso pena e ai é que está ele não tem rigidez, ele nem bem coloca força atualmente e o quadro estala todo, já verificamos tudo e nada tira os tecx tec do quadro quando se pedala forte, e as vezes até sem forçar fica estalando. Ai tu observa o meu (Rockhopper 2019) quadro que tem os tubos até mais finos que os dele, não da um estalinho e se carca força no pedivela nem se percebe ele envergar. Já o dele se fizer isso vira um S LOL
Aquela Sense dele é uma bike mais leve que a minha, mas a que custo deixaram o quadro mais leve?

Nada a ver com a questão de rodas, mas é aquilo, não existe milagre de alivio de peso sem isso ter um custo elevado. Leve e barato, desconfie.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X