Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio Hidráulico - Lados diferentes?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio Hidráulico - Lados diferentes?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
andreghorst Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andreghorst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio Hidráulico - Lados diferentes?
    Postado: 27 Dez 2018 as 22:45
Boa noite a todos,

recentemente comprei uma bicicleta endorphine 5.3 e seu freio é disco mecânico, porém hoje ganhei um freio hidráulico, porém não é o par! É um shimano m355, que acredito ser o freio da frente, pois é a manete esquerda e o cabo tem menos de 1 metro. Então seguem algumas dúvidas que tenho:

 1 - Vi que no aliexpress consigo comprar o lado especifico do freio, compensa comprar um igual (m355) ou pode ser de outro modelo da shimano (mt200 etc)?
 2 - O tamanho do cabo é sempre o mesmo 1400mm para o freio traseiro e 750mm para o freio dianteiro?
 3 - Vi um cara falando que o quadro da endorphine não suporta freio hidráulico e que teria que fazer uma adaptação. Como assim?


Desde já agradeço.

 
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 06:45
1 - Poder pode, mas pode acabar com pegadas muito diferentes nos freios. Não necessariamente isso é um problema, mas é um pouco estranho para quem não está habituado.

2 - Não necessariamente, mas é o padrão Shimano, e isso faz o mercado ter como tendência.

3 - Possivelmente que este quadro não tenha estrutura suficiente, para lidar com a força que o hidráulico pode gerar, e venha a quebrar... Mesmo assim acho um bom investimento.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
andreghorst Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andreghorst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 09:36
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

1 - Poder pode, mas pode acabar com pegadas muito diferentes nos freios. Não necessariamente isso é um problema, mas é um pouco estranho para quem não está habituado.

2 - Não necessariamente, mas é o padrão Shimano, e isso faz o mercado ter como tendência.

3 - Possivelmente que este quadro não tenha estrutura suficiente, para lidar com a força que o hidráulico pode gerar, e venha a quebrar... Mesmo assim acho um bom investimento.

Obrigado pelo retorno.
Vou comprar o freio traseiro mesmo.
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 10:24
Quanto ao quadro não suportar o freio hidráulico, isso não é verdade. Na verdade tanto o quadro quanto o garfo (não tenho certeza sobre o garfo) da 5.3 possuem o padrão standard de suporte ao freio a disco, sendo que a maioria ou todos os freios a disco atuais (mecânicos ou hidráulicos) vem no padrão post mount. A propósito, o freio a disco mecânico original da 5.3 também deve ser no padrão post mount e foi usado um adaptador que converte o padrão standard para o post mount (na minha bike eu uso este adaptador para o freio traseiro). Então, respondendo sua pergunta 3, sim, o quadro suporta o freio hidráulico. 

Editado por Vinicius Trevisan - 28 Dez 2018 as 10:25
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 10:43
Vinícius, você falou só sobre a compatibilidade dos freios, o Ismall falou do quadro suportar a pressão que o freio imprimiria no quadro. Mas sem saber de onde o colega tirou essa dúvida fica complicado saber de onde veio a informação.

É tipo vc pegar uma sacola de supermercado e colocar uma bola de ferro de 10 kg dentro e falar que a sacola suporta só porque a bola cabe na sacola.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 11:02
Tirei a conclusão pois a bike já possui freio a disco, embora não seja hidráulico. A diferença de força exercida pelo freio hidráulico em comparação ao mecânico é tão grande assim a ponto do quadro não suportar isso? Pode ser possível que o quadro não suporte mas acho um tanto improvável. Como não tem como saber, eu acredito que as bikes 5.3 da gonew só não vêm com freio hidráulico por questão de custo, já que as bikes de 2018 num nível acima (a 6.3 mais especificamente) já vem com freio hidráulico.

Outra coisa a se considerar, é que as bikes de 2018 herdaram quadros das versões anteriores. Por exemplo, se vc olhar as 7.3 de 2016, verá que as 6.3 2018 possuem o mesmo quado, ou muito parecidos. O mesmo aconteceu com as 5.3 2018, que herdaram os quadros da 6.3 2016 (única diferença que eu acho notável é na caixa de direção, que nas novas parece ter um angulo mais aberto). Levando isso em consideração e sabendo que alguns amigos e até membros aqui do fórum já fizeram upgrade de freio para hidráulico nas mesmas 6.3 2016, e outro que já upou inclusive a 4.3 2018 para hidráulicos, novamente concluo que a 5.3 suporta tranquilamente os freios que ele quer colocar. Bom, pelo menos o quadro. Não posso dizer o mesmo do garfo pois não o conheço e não sei como ele se comporta com o upgrade dos freios.


Editado por Vinicius Trevisan - 28 Dez 2018 as 11:06
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 11:58
Suporta sem problemas.
A força exercida no quadro por um freio mecanico ou hidraulico é a mesma. A diferença é que é muito mais facil aplicar grandes forças no hidráulico, já no mecanico precisa de fazer um puta esforço com as mãos.
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 12:26
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Vinícius, você falou só sobre a compatibilidade dos freios, o Ismall falou do quadro suportar a pressão que o freio imprimiria no quadro. Mas sem saber de onde o colega tirou essa dúvida fica complicado saber de onde veio a informação.

É tipo vc pegar uma sacola de supermercado e colocar uma bola de ferro de 10 kg dentro e falar que a sacola suporta só porque a bola cabe na sacola.


Isso é vdd, mas se ele colocar um basico da shimano acho que nao tem problema. Agr se ele colocar um xt noraml ou de 4 pistoes, ou um hope m4, e por ai, ai a chance de trincar a suspensao ou até mesmo o quadro é grande.
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 12:29
Originalmente postado por andreghorst andreghorst escreveu:

Boa noite a todos,

recentemente comprei uma bicicleta endorphine 5.3 e seu freio é disco mecânico, porém hoje ganhei um freio hidráulico, porém não é o par! É um shimano m355, que acredito ser o freio da frente, pois é a manete esquerda e o cabo tem menos de 1 metro. Então seguem algumas dúvidas que tenho:

 1 - Vi que no aliexpress consigo comprar o lado especifico do freio, compensa comprar um igual (m355) ou pode ser de outro modelo da shimano (mt200 etc)?
 2 - O tamanho do cabo é sempre o mesmo 1400mm para o freio traseiro e 750mm para o freio dianteiro?
 3 - Vi um cara falando que o quadro da endorphine não suporta freio hidráulico e que teria que fazer uma adaptação. Como assim?


Desde já agradeço.

 

Pode comprar e colocar cara, pode ser que nem tenha diferença, ja que vc vai comprar um que é pouca coisa mais forte, entao provavelmente nao vai sentir tanta diferença
Voltar ao Topo
andreghorst Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Mar 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andreghorst Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 12:33
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Tirei a conclusão pois a bike já possui freio a disco, embora não seja hidráulico. A diferença de força exercida pelo freio hidráulico em comparação ao mecânico é tão grande assim a ponto do quadro não suportar isso? Pode ser possível que o quadro não suporte mas acho um tanto improvável. Como não tem como saber, eu acredito que as bikes 5.3 da gonew só não vêm com freio hidráulico por questão de custo, já que as bikes de 2018 num nível acima (a 6.3 mais especificamente) já vem com freio hidráulico.

Outra coisa a se considerar, é que as bikes de 2018 herdaram quadros das versões anteriores. Por exemplo, se vc olhar as 7.3 de 2016, verá que as 6.3 2018 possuem o mesmo quado, ou muito parecidos. O mesmo aconteceu com as 5.3 2018, que herdaram os quadros da 6.3 2016 (única diferença que eu acho notável é na caixa de direção, que nas novas parece ter um angulo mais aberto). Levando isso em consideração e sabendo que alguns amigos e até membros aqui do fórum já fizeram upgrade de freio para hidráulico nas mesmas 6.3 2016, e outro que já upou inclusive a 4.3 2018 para hidráulicos, novamente concluo que a 5.3 suporta tranquilamente os freios que ele quer colocar. Bom, pelo menos o quadro. Não posso dizer o mesmo do garfo pois não o conheço e não sei como ele se comporta com o upgrade dos freios.

Alguém falou isso lá no tópico da gonew. Só não sei quem e não sei se a pessoa serve de parâmetro, mas aí me gerou a duvida e resolvi perguntar aqui. 
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2018 as 12:38
Pode ir sem medo amigo. Muitos já fizeram esse upgrade e até agora ninguém postou aqui se teve algum problema. Talvez o quadro não tenha o suporte para a mangueira, mas isso é fácil de resolver usando cintas de nylon (zip ties). MInha antiga bike também não tinha e o mecânico prendeu a mangueira no quadro usando essas cintas. Esteticamente não é muito agradável mas se a bike for escure use cintas pretas para disfarçar um pouco.

Editado por Vinicius Trevisan - 28 Dez 2018 as 12:39
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2019 as 07:27
Eu fui um dos que fez o upgrade! Como terminei dizendo, acho muito recomendável!
Mas, porém, entretanto, o suporte traseiro sempre torceu com a força do hidráulico. Uma freada mais forte e por umas voltas o disco raspava na pinça.

Na dianteira, tive sérios problemas de torção lateral. Já nos últimos tempos, o crown ficava ligeiramente torcido, para a roda estar alinhada. Cada freada a roda movia para a esquerda-cima. E pra f... de vez, esse movimento lateral, acabou com as minhas blocagens.
Agora com um garfo rígido, ainda está a 90% apenas, mas nitidamente melhor.


Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2019 as 09:57
pode colocar sem medo!
faco minhas as palavras do vitor trevisam acima!
esse papo ai de que o quadro nao agurnta e cao do brabo!
torcendo? cao!
milhoes de pessoas ja fizeram esse upgrade ai...talvez so esse rapaz tenha sido o prrsenteado com torcao
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2019 as 09:16
A questão da torção é relativo. Pedalando em condições mais normais, é provável que não se perceba diferença, mas dependendo da brutalidade do sujeito, da forma como ele acelera e freia, é possível sim que exista alguma diferença. É como um carro, a pressão que um motor pequeno exerce sobre o conjunto é bem diferente de uma motor v8.

Mas eu acredito que esse fator seja mínimo, no geral usar disco hidráulico é muito bom.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2019 as 14:08
Eu estou pra algo bem peba, com espírito off-road... Não é questão de brutalidade, freio é uma necessidade que se te deixar na mão, tem sérias consequências.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X