Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio Hidraulico Absolute - Problema
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio Hidraulico Absolute - Problema

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio Hidraulico Absolute - Problema
    Postado: 26 Jul 2017 as 16:19
Boa tarde pessoal, adquiri uma bike que veio com o freio hidráulico da Marca Absolute. Ele veio pegando no disco traseiro e por minha conta e risco resolvi tentar arrumar, fiz a besteira de tirar as pastilhas e sem saber apertei o manete e travou os pistões, depois de um tempo consegui destravar mas ficou sem pressão o freio, creio ter vasado ou entrado ar. Levei em uma loja hoje e o cara não tem o kit para fazer sangria deste conjunto absolute. Alguém conhece alguma forma de resolver este tipo de problema, existe alguma forma de adaptação de seringas para este procedimento, sei que as lojas só utilizam ferramentas originais e se possível só querem colocar peças novas ao invés de reparar, mas pode ser que seja mais complicado que eu imagino. Alguém pode me ajudar? 
Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 17:29
já tentou adicionar vodka?

kkkkkkkk

Brincadeiras a parte, pelo que pude ler na internet, esse freio, dependendo do modelo, parece ser uma cópia XING XING do shimano M355, ou de um tektro, tanto que o freio absolute HD-M310, utiliza pastilhas tipo B01S  da shimano.
Acredito que com os kits de sangria da shimano ou da tektro seja possivel realizar a sangria.
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 18:18
Esses freios de marca pouco famosa tipo: Garra,Absolute é tudo copia do shimano com carimbo de outra marca.Esses freios costumam usar oleo mineral,padrão shimano, o kit de sangria shimano deve ser compativel.
Olhe um freio hidraulico shimano acera, é muito parecido com esses.
Freio absolute, não sei se é igual ao seu, olhe a inscrição em alto relevo "mineral oil".


Freio hidraulico shimano, parafusos são iguais cara, pelo menos por fora.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 21:37
Perguntei a um vendedor deste meu modelo do absolute e ele garantiu que é padrão shimano, me mostrou até o kit e ele mesmo falou que usa. Na loja que levei aqui em Marília o cara garantiu que o Shimano não funciona.... realmente fico perdido, no final fiz uma gambe, consegui usar um esquema para tirar ar e colocar óleo mineral de freio e consegui melhorar a situação, até saí para fazer um pedal agora a noite, a freagem tá fraca mas usando os 2 freio segura bem, mas vou tentar levar em outra loja e ver o que falam, ainda prerciso mandar cortar o conduite esta enorme.... Outro problema que como eu era acostumado aos V-breaks, bastava eu colocar na posição e dar uma esticadinha no cabo pela rosca do manete e ficava ajustadinho, já neste tipo, não achei nenhum local onde eu possa dar mais pressão.....
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2017 as 21:58



Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 08:48
Alguém sabe dizer se neste freio existe alguma regulagem para melhorar a pressão?
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 10:09
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 10:20
Se por "pressão" vc quer dizer algo parecido com aquele parafuso que tinha no seu manete antigo onde ele puxava o cabo e a manete ficava mais alta , não.
A única forma de deixar ela mais alta seria colocando mais óleo no sistema.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 10:34
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Se por "pressão" vc quer dizer algo parecido com aquele parafuso que tinha no seu manete antigo onde ele puxava o cabo e a manete ficava mais alta , não.
A única forma de deixar ela mais alta seria colocando mais óleo no sistema.

Seria isso mesmo..... nenhum modelo de freio hidraulico vem com isso ou os modelos mais modernos tem algum ajuste fino?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 12:02
Eu acho que os mais caros tipo xt tem um ajuste , mais tbm não sei se esse ajuste mantem o manete sempre alto até o fim da pastilha.
Se vc é como eu que gosta dos manetes bem altos tipo encostou o dedo já ta freiando vai ficar meio triste mais vai ter que se acostumar viu.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 12:10
Ou comprar o kit de sangria e ir completando/retirando óleo quando for necessário né.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 13:54
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Ou comprar o kit de sangria e ir completando/retirando óleo quando for necessário né.

Comprei hoje no ML.... esperar chegar.... não dá pra ficar na mão de mecânico.... aqui na minha cidade só tem bucha..... melhor aprender como fazer e resolver sozinho..... Alguém sabe dizer se esse óleo mineral tem alguma especificação especial, se é usado em carros, motos ou se consigo comprar com alguma especificação sem ser óleo mineral para freio hidraulico de bike?
Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 14:55
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 15:09
Originalmente postado por borokite borokite escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Ou comprar o kit de sangria e ir completando/retirando óleo quando for necessário né.


Comprei hoje no ML.... esperar chegar.... não dá pra ficar na mão de mecânico.... aqui na minha cidade só tem bucha..... melhor aprender como fazer e resolver sozinho..... Alguém sabe dizer se esse óleo mineral tem alguma especificação especial, se é usado em carros, motos ou se consigo comprar com alguma especificação sem ser óleo mineral para freio hidraulico de bike?


É melhor mesmo , e nem é tão complicado assim , só o fato de esse freio ser uma cópia do shimano e o kra falar que não tem como mexer já é um motivo pra se virar sozinho.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 16:05
Vai dar merda.

Mas se em Marilia,cidade grande,nao tem ninguem pra sangra o bixin,faça vc mesmo.
É uma copia do Tektro HD320 no manete e do Shiman M395 na pinça,mas o que aconteceu poderia ter acontecido com qq marca.

Tem uma regulagem de altura do manete,usa uma alenn 2mm,se nao me engano,mas NAO é pra arrumar casos "de oleo baixo" e sim pra ajustar pra tamanho de maos.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 16:26
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Vai dar merda.

Mas se em Marilia,cidade grande,nao tem ninguem pra sangra o bixin,faça vc mesmo.
É uma copia do Tektro HD320 no manete e do Shiman M395 na pinça,mas o que aconteceu poderia ter acontecido com qq marca.

Tem uma regulagem de altura do manete,usa uma alenn 2mm,se nao me engano,mas NAO é pra arrumar casos "de oleo baixo" e sim pra ajustar pra tamanho de maos.

Cara é fogo, hj passei em outra bicicletaria e o cara falou assim.... pô... não tenho as seringas pra fazer.... uma loja de bike deveria ter todos os tipos de kites para todos os freios, o negócio hoje em dia é trocar peça, aí perguntei se tinha o óleo hidraulico... AAA tem sim, mas não sei quanto custa, o patrão não falo.... Dá para entender a minha situação? Tenho certeza que vou resolver, já resolvi problemas bem piores de mecânica que esse e com um fórum completo como esse e vídeos na net, é fácil resolver....
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 17:20
Toda loja que tem oficina deveria ter mesmo.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2017 as 21:36
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773553995-oleo-lhm-plus-total-suspenso-citroen-xm-xantia-176966-_JM

ta vendo este bixin ai??é isto mesmo,leia o topico postado "Alternativa ao oleo mineral shimano".É o oleo mineral da TOTAL
.LA NO topico tem gente q usou por anos,nao sendo escravo do "oleo" shimano,q custa mais q sangue em banco de sangue.Eu nao usei,é so a alternativa caso erre muito e perca o fluido que vem no kit.
Se tiver medo de errar e "acabar" o fluido q vem no kit,pode usar este ai(tem mais barato no ML)

Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 09:01
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-773553995-oleo-lhm-plus-total-suspenso-citroen-xm-xantia-176966-_JM

ta vendo este bixin ai??é isto mesmo,leia o topico postado "Alternativa ao oleo mineral shimano".É o oleo mineral da TOTAL
.LA NO topico tem gente q usou por anos,nao sendo escravo do "oleo" shimano,q custa mais q sangue em banco de sangue.Eu nao usei,é so a alternativa caso erre muito e perca o fluido que vem no kit.
Se tiver medo de errar e "acabar" o fluido q vem no kit,pode usar este ai(tem mais barato no ML)


Fui numa loja de óleo aqui da cidade, esse não tinha mas o cara indicou um 68 que tem as mesmas características, a diferença estava no preço, R$ 12,00 o L, aí achei meio suspeito.

Fluido Hidráulico mineral indicado para suspensão, direção hidráulica. Possui índice de viscosidade elevado, baixo ponto de fluidez, grande estabilidade térmica e excelente poder lubrificante.


Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 15:20
O pessoal do topico usou este LMH,fabricado pela TOTAL francesa.
E use o kit q veio,pelo dito o volume q vem da pra sangrar totalmente 2 freios
Se entao der errado,eu nao optaria por outro que o pessoal nao tivesse testado,apesar de ter o nome oleo mineral.
Sim,teve gente q pos ate oleo SInger,sim,o de maquinas de costura,mas em 1 mes começou a fica esponjoso,mas ate "chegar" o oleo comprado,nao ficou sem freio

O testado pelo pessoal do forum e disem,funciona normalmente,é o LHM mesmo,pra TRANSMISSAO hidraulica do Citroen Xantia.EU nao ariscaria.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 15:27
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838618127-oleo-fluido-hidraulico-total-lhm-plus-citroen-peugeot-bmw-_JM

Man,nao vai por qq oleo mineral nao,nao basta ser oelo mineral.
Olha o comentario loco ali>
Opinioes sobre o produto
"Ótimo produto, inclusive para os freios de bike shimano!"

Oleo mineral nao é generico,este ai o pessoal disse q tem as memsas caractetisticas do Shiman
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 15:31
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

O pessoal do topico usou este LMH,fabricado pela TOTAL francesa.
E use o kit q veio,pelo dito o volume q vem da pra sangrar totalmente 2 freios
Se entao der errado,eu nao optaria por outro que o pessoal nao tivesse testado,apesar de ter o nome oleo mineral.
Sim,teve gente q pos ate oleo SInger,sim,o de maquinas de costura,mas em 1 mes começou a fica esponjoso,mas ate "chegar" o oleo comprado,nao ficou sem freio

O testado pelo pessoal do forum e disem,funciona normalmente,é o LHM mesmo,pra TRANSMISSAO hidraulica do Citroen Xantia.EU nao ariscaria.

Encomendei um kit de sangra que inclui as olivas para o corte dos conduites e ainda vem com o óleo shimano, mas.... como meu freio esta meio fraco, não custa testar outro até a chegada do novo, consegui improvisar um esquema para injetar o óleo no sistema usando 2 seringas de 20ml e a tampa da agulha, fazendo a rosca e travando, vou arriscar enquanto não chega o kit original, não tenho nada a perder mesmo, também não vou fazer nenhum pedal radical este fds. Vou gravar um vídeo e em breve posto no youtube e coloco o vídeo aqui.... se não der m*****....
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 15:35
Agora pessoal, uma dúvida, a questão do conduíte estar grande pois esta original, influencia na força da freada?

Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 15:38
Originalmente postado por borokite borokite escreveu:

Agora pessoal, uma dúvida, a questão do conduíte estar grande pois esta original, influencia na força da freada?


não aconteceu na minha não. 
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 16:10
Seu caso provavelmente foi porque vazou mesmo , e outra a pastilha precisa de um tempo pra "queimar" e comçar a freiar melhor.
Uma coisa importante a ser verificado é se não caiu óleo no disco e na pastilha , se caiu óleo neles complica.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2017 as 21:10
Se eu fosse tu esperava chegar o kit.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2017 as 21:56
Boa noite pessoal, hoje fiz a sangra com meu kit improvisado e parece ter funcionado, a pressão da freagem melhorou muito mas não estava travando a roda mas, tive a ideia de fazer um teste, substitui a pastilha da frente pela de trás e bingo, o pneu chega a travar, provavelmente a pastilha esta contaminada, e neste caso não tem solução né? Existe algo a fazer?
Me surgiu outra dúvida que estou cabreiro, ao apertar o manete consecutivamente algumas vezes, na primeira apertada ele fica mais macio mas em seguida parece que ganha pressão e fica mais duro, o que pode ser isso?
Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2017 as 09:02
Tem algumas coisas que o pessoal faz sim, para limpar as pastilhas.
Lixar a superfície que toca o disco, limpar com desengraxante e sabão, e até mesmo queimar a pastilha.

Olhe esse link!

Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2017 as 08:51
Sucesso total na sangra do meu freio, vou postar um tutorial depois com o kit caseiro de sangra que utilizei uma bisnaga tipo catchup e uma seringa 20ml com a agulha e a tampa da agulha e óleo AW 68.
A questão que eu dizia que a primeira apertada do manete era mais mole e quando apertava seguidamente ficava mais rígida sumiu e ficou constante, pra falar ficou melhor que o outro que esta original, ficou muito mais alto o freio e com um simples toque já sente que esta atuando no freio, como falei, substitui a pastilha da frente pela de trás e a pastilha devia estar contaminada pois a da frente ficou mais fraca, mas até gosto pois não seria bom travar a da frente, mas vou ver a questão de tentar queimar a pastilha.
Aproveitando, tive de abrir um pouco o furo do freio que passa o parafuso para fixação no quadro, pois mesmo jogando ele o máximo para lateral, a pastilha continuava pegando no disco, bastou abrir um pouco com uma furadeira de mão e uma broca fina( tipo gastando o material) que parou de pegar o freio e a roda girou livre sem raspar.
Vou manter por um tempo com o AW 68, essa semana chega o kit de sangra original e como vem as olivas, vou aproveitar para diminuir o conduíte, mas ainda manterei o óleo 68 para testes.
Valeu pessoal.
Voltar ao Topo
GuilhermeDP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2017
Serra ES
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuilhermeDP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2017 as 23:05
Pra descontaminar a pastilha, você pode tentar fazer o seguinte: Pegue álcool tradicional, aquele da garrafa branca, que usa pra picada de mosquito, essas coisas. Pegue guardanapos, uma lixa não muito agressiva e uma caixa de fósforo. Retire as pastilhas do freio, coloque-as no chão. Jogue o álcool em cima e em seguida coloque fogo com o fósforo. As chamas vão queimar qualquer resido que possa ter contaminado as pastilhas, após isso use a lixa e dê umas lixadas na pastilha até parecer nova, não lixe muito pra não gastar de mais. Depois isso reinstale a pastilhas e faça umas pedaladas pra queimar as pastilhas de novo, provavelmente com um dia vai voltar a frenar do mesmo jeito de antes de ter contaminado. Fiz isso no M355 da Shimano umas duas vezes e deu certo nas duas. E também limpe os discos de freio com o álcool. 
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2017 as 10:42
Fiz todas essas opções e nada, até no fogo do fogão eu coloquei pra ver se queimava as impureza, joguei no limão, lixei, fiz tudo que mandaram e nada, mas como é a pastilha da frente e freia um pouco, até que gostei porque não trava a roda, deixei assim, já estou pedalando a um bom tempo sem problemas e estou esperando gastar mais um pouco para troca-las. Aproveitando, quando sei a hora que devo troca-las?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2017 as 23:20
Vale lembrar que a dianteira é responsável por parar a bike, o freio traseiro é pouco eficiente... Muitos falam em 70% da frenagem estar na dianteira - o princípio da inércia explica isso, pois é pra onde vai o peso...

Tanto, que no ciclismo de estrada, o padrão parece que será discos de 160mm na dianteira, e 140mm na traseira. Esse sacrifício faz sentido, visto que a tendência da traseira travar é maior pelo alívio de peso, logo reduz-se o poder de frenagem... E uma roda traseira travada, IMHO é mais perigoso que estar sem freio, pois o atrito é o quase o mesmo em qualquer direção, logo... Ela vai pra qualquer lado...

Possivelmente, se tu não "alicatar" de vez, nunca irá travar a roda... O que lá é difícil, eu tentei e não consegui em velocidade baixa pra média já... Só sobre cascalho, ou situações do tipo.
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2017 as 01:36
Cara, ótima explicação, no freio traseiro realmente a roda trava e sai arrastando, tem toda lógica, mas a questão de travar a roda dianteira e a bike capotar? Meu amigo quebrou a clavícula numa dessa.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2017 as 06:17
Essa teoria eu trago do motociclismo.

Capotar? É possível... Porém, dosar a frenagem entre frente e trás, é o X da questão. Com certeza, se fosse fácil, quase qualquer um seria campeão de alguma modalidade sobre duas rodas...

Não que seja impossível dar o RL e capotar, eu mesmo já tive uma queda assim por alicatar os freios de reflexo a 5 km/h, mas pessoalmente, usando freios a disco, e com velocidade considerável, não creio que seja algo fácil...

Numa descida de montanha, obviamente, o peso JÁ ESTÁ naturalmente NA DIANTEIRA, então é deve ser ainda mais preciso o controle - e modulação! - pra complicar é no morro abaixo que se mais precisa dos freios. (acho que sobre isso há uma parte no último vídeo "linkado")

Outra coisa que é um fato: um acidente nunca é por um único fator. O meu LR, foi porque eu estava andando distraído, estava mal posicionado na bike, estava com sapatas (V-brake) novas, pneu relativamente murcho, e uma suspensão MUITO macia, e eu estava treinando derrapagens de dianteira aquela semana... Resumo da novela: tudo cooperando para jogar peso pra frente, e eu pronto para alicatar o freio dianteiro...
Se seu amigo capotou, pode apostar que não foi só por ele usar o freio dianteiro para frear. Houve um conjunto de fatores envolvidos. Ainda acima disso, capotar não parece tão ruim, quanto descer uma ribanceira abaixo...

Não se assuste, tu e uma grande maioria das pessoas, creio que tem esse medo, sobre duas rodas. Medo todos temos, como o controlamos, como controlamos nossos instintos ao agir e/ou reagir, é que diferencia as coisas.
Uma grande maioria das pessoas, não sabem frear! E isso eu constatei mais de uma vez...
De bike, tudo bem, na pior hipótese o tombo é a 40 km/h, algum osso quebrado, cortes e arranhões. Agora tu imagina, uma " moto de patrão ", na mão de alguém que não sabe frear uma bicicleta com eficiência, pra mim é mais perigoso que dar uma AK47 carregada. Aí já viu... E infelizmente, é o que mais tem por aí...

Uma coisa é certa: usando o freio da frente em conjunto com o de trás, mesmo que muito de leve por medo de capotar, já é mais eficiente que usar só o de trás.

Para não capotar, a ideia é simples e um tanto óbvia para qualquer situação onde o peso seja jogado para frente: sai do selim e põe o corpo para trás! Pra frear, mesmo no plano, vale a pena fazer isso. Morro abaixo, fiz uma descida de uns 2 km, a uns 20% de inclinação, inteiramente com o peito sobre o selim, visando centrar mais o peso.

O GMBN tem vários vídeos (em inglês) sobre pilotagem. Esse fala sobre skid (derrapar com a roda traseira), mas na primeira cena mostra a diferença que dá, o posicionamento na freada...

www.youtube.com/watch?v=PNsAm-XSPD8

Tenho esse " curso " do Keith Code que já é bem antigo, como livro de cabeceira a alguns anos, e ele me salvou já muitas vezes na bike, principalmente na condução mais arriscada: em alta velocidade. Em algum momento ele fala sobre frenagem, não lembro de cabeça...

www.youtube.com/watch?v=dWjeJfqgkxY

Descobri que não sabia nem curvar direito até ver isso.

Sobre os freios, o traseiro pra mim não tem grande utilidade em uma condução " normal ", por assim dizer... Eu só uso o traseiro para complementar o dianteiro, ou em casos de manobras que envolvam a roda traseira travada - skid, drift, cavalo de pau...

Proponha-se um treino de baixa velocidade, onde vá usar apenas o freio dianteiro. Muitas pessoas acham bobagem, mas várias coisas citadas na "Bíblia das curvas", precisa ser treinado e muito, porque contraria o sentido natural da reação humana... Auto-controle pode salvar a vida!
Voltar ao Topo
gustavo_dcastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2018
Minas gerais
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavo_dcastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2018 as 09:34
bom dia, você poderia me dizer se esse freio hidráulico absolute é bom, tem algo a desejar? estou pensando em comprar um pra mim
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2018 as 10:29
Originalmente postado por gustavo_dcastro gustavo_dcastro escreveu:

bom dia, você poderia me dizer se esse freio hidráulico absolute é bom, tem algo a desejar? estou pensando em comprar um pra mim

Funciona mas não é lá essas coisas, utilizo até hoje o mesmo, já substitui as pastilhas. O da frente nunca foi lá essas coisas mas tb não gosto de travar a roda dianteira, o de trás, chega a travar a roda mas parece que as vezes tem que dar umas apertadas para ganhar pressão. Para o que eu uso, pedal urbano e estradas de terra com desnível, funciona bem, custo benefício é bom. Talvez o meu problema tenha sido a curiosidade, quando comprei apertei o freio sem a pastilha e os pistões travaram, depois disso tive de sangrar e eu mesmo fiz isso, talvez um mecânico profissional conseguisse melhorar, mas tá bom como esta.

Voltar ao Topo
gustavo_dcastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2018
Minas gerais
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavo_dcastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2018 as 10:38
vc fala que o da frente nao trava a roda?? não é lá essas coisas pq?? sabe se ele é melhor que freio a disco mecânico?
Voltar ao Topo
borokite Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Nov 2011
Marília
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar borokite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2018 as 11:00
Originalmente postado por gustavo_dcastro gustavo_dcastro escreveu:

vc fala que o da frente nao trava a roda?? não é lá essas coisas pq?? sabe se ele é melhor que freio a disco mecânico?

A roda da frente não trava de sair arrastando, não sei o motivo, sei disso pq uso, mas não gosto que trave a roda dianteira pois num susto não vou capotar com a bike. Não é essas coisas pq é um freio hidraulico barato que não oferece recursos de regulagem, é aquilo e vem montado. Nunca pedalei com outros tipos de freios seja hidraulico ou mecânico, esse foi o meu primeiro, antes só usava V-brake, mas creio que o mecânico vc ainda teria a opção de esticar o cabo e conseguir ganhar maior pressão na freada, esse absolute não tem opção de regulagem, a pastilha vai gastando e vai tendo de apertar mais para frear. Pelo preço funciona, um conjunto de um freio hidráulico bom vai sair muito mais caro do que esse absolute. Indico testar alguns modelos variados se possível antes de comprar.

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2018 as 13:15
O hidráulico é mais eficiente pra frear via de regra, mas não necessariamente é o melhor... Aparentemente, este aí só se consegue mexer na manete, adicionando mais óleo...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X