Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio dianteiro e traseiro numa só alavanca?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio dianteiro e traseiro numa só alavanca?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jerso_sc Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2011
criciuma
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jerso_sc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio dianteiro e traseiro numa só alavanca?
    Postado: 08 Jun 2012 as 13:24
queria a ajuda de vocês para ajudar um novo amigo....

gostaria de saber se tem como acionar o freio dianteiro e traseiro numa só alavanca.... meu amigo n tem o antebraço esquerdo... e só utiliza o freio traseiro.... mais acaba n sendo eficas do que freiar com o dianteiro junto.

a bike dele utiliza freio a disco a cabo... mas caso isso de certo pode ser mudado pra hidraulico.

como n entendo nada de mecanica,hidraulica e quero ajudar vim buscar cm voces uma soluçao.
Voltar ao Topo
Malvi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2012
Rio Preto
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Malvi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 13:33
Sinto ñ poder ajudar, mas espero que encontre algo que possa ajudar seu amigo. 
Sabe como é... nada é impossível, basta a gente querer. ;D 
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 13:34
Aparentemente é simples se for freios mecânicos. O próprio cantilever (Nem sei se escreve assim) usa 1 cabo com 2 raízes.

Ex.: 



No meu ponto de vista só depende da BOA vontade de um mecânico e da Criatividade do mesmo!

Freio a disco Mecânico é mais simples fazer isso, pois cada freio utiliza apenas 1 conduite.

Ele pode até mesmo colocar as duas entradas do conduite em uma única manete, enfim, tem várias possibilidades.


Agora, só uma observação minha: Não é arriscado ele pedalar apenas com uma mão? Quando eu tiro 1 mão do guidão para coçar o nariz ou qualquer outra coisa, já me sinto inseguro passando em irregularidades do solo. Enfim, é só uma dúvida/questão minha para com teu amigo!


Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 13:40
VASH, existe sim um manete que puxa os dois cabos ao mesmo tempo... to tentando achar o link pra te passar.
 
Tenho um colega que nao tem uma das mãos e instalou o sistema e ta freiando bem.
Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 13:44
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:13
Acredito que o freio a cabo torne muito duro a operação, exigindo um esforço demasiado para aquele que tem de dar direção a bike com um braço apenas. Se optar por freio a disco, qualquer torneiro (verifique em lojas de freio de carro/moto) faria uma peça com uma entrada e duas saídas e por ser hidráulico, seria muito mais fácil para ele manter a direção da bike frenando!
GIANT XTC
Voltar ao Topo
jerso_sc Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2011
criciuma
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jerso_sc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:17
vash77 nas subidas e planos é um braço só que segura o guidão.... nas decidas ele apoia com o "cutuvelo" digamos assim... andamos ontem e o cara é fera mesmo.... a adaptaçao que ele tem é surpreendente.... pedala de pé em subida e tudo mais.... show de bola.


esse manete é genial.... mto bom... vamos ver agora... mais alguma sugestão é bem vinda.  
Voltar ao Topo
Or3ia Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2011
Natal
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Or3ia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:32
Eu já vi manetes que puxam 2 cabos de uma vez só.
Como eu tenho uma Bike Fixa(Fixed gear) eu olho muito blogs e sites sobre o estilo.
E o pessoal de bikes fixas, jogam Bike polo. Onde a grande maioria utiliza Manete de freio duplo.
Achei uma foto...
http://bikepolosp.files.wordpress.com/2011/08/5.jpg?w=614
Pode ser uma fonte de pesquisa, procurar por "Bike polo".

Sobre a questão do freio hidráulico, se uma manete apenas, aguentar jogar a pressão para as 2 pinças, dá para adaptar sem maiores problemas, era só bolar uma conexão em "Y". Resta apenas saber essa questão da mente aguentar a pressão das 2 pinças.

Mas dá uma procurada nos sites e blogs, que falam sobre Bike polo, com toda certeza, vc vai encontrar sobre as menetes de frenagem dupla, e ajudar o seu amigo!

Abraço! 
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:32

Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

Acredito que o freio a cabo torne muito duro a operação, exigindo um esforço demasiado para aquele que tem de dar direção a bike com um braço apenas. Se optar por freio a disco, qualquer torneiro (verifique em lojas de freio de carro/moto) faria uma peça com uma entrada e duas saídas e por ser hidráulico, seria muito mais fácil para ele manter a direção da bike frenando!


Eu discordo, Bigbiker. Eu uso freios Avid BB7 com manetes SpeedDial 7 e se tu apertar a manete do meu freio, seja dianteiro, seja traseiro, vai achar que é um hidraulico. Tanto que eu só uso 1 dedo para freiar minha bike!

Voltar ao Topo
jerso_sc Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2011
criciuma
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jerso_sc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:36
will o manete diz lá que é para cantilever e caliper... o que é caliper?

tem aqle double cabler... ja ate achei pra vender 50 dolares... entra dois cabos e sai um para o manete....

obrigado por enquanto...

sera que uma adaptaçao n sai mais barato?


Voltar ao Topo
Or3ia Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Set 2011
Natal
Offline
Mensagens:44
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Or3ia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:38
Olha, também achei um link, onde o pessoal adaptou em uma manete comum, para puxar em 2 cabos, é gambitech, mas achei bem interessante, segue link...

http://leagueofbikepolo.com/node/19445

Espero estar ajudando, abraço!
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:39


http://www.ebay.com/itm/Dual-Pull-Brake-Lever-Pulls-2-Cables-NEW-NR-13748-/330743586250?pt=Cycling_Parts_Accessories&hash=item4d01da9dca





Editado por kiorugui - 08 Jun 2012 as 14:43
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:49
Bom, primeiro é necessário riscar a ideia de um manete para dois pistões hidráulicos, simplesmente porque a diferença de tamanho da mangueira provocaria o travamento do freio dianteiro.

Entre usar um freio duplo, seja disco mecânico ou v-brake, e um único freio traseiro hidráulico com rotor de 180mm, eu ficaria com a segunda opção.

O mais indicado para falar sobre isso é o Márcio: https://www.facebook.com/marcioinnocentini.guaratini


Voltar ao Topo
Baruc Formiga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2011
Brasília-DF
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baruc Formiga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 18:53
Aí Vash77, uma boa saída p/ o apoio do braço incompleto seria um daqueles apoios de triatlon que vem nos Clips da TranzX por exemplo.
Voltar ao Topo
Baruc Formiga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2011
Brasília-DF
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Baruc Formiga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 18:55
lafon o problema vai surgir quando houver piso molhado nas curvas, algo que eu utilizaria a opção dos dois freios com moderação.
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 19:06
Experimente usar dois manetes. Um para o dedo indicador e outro para o médio. O primeiro mais alto (e mais perto da mesa) e o segundo mais baixo na posicao original
Isso dá sensibilidade e modulacao e independencia.
E é gratis.
Voltar ao Topo
nunogontijo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nunogontijo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2012 as 08:23
Bikes de Freestyle usam, até para freios hidráulicos... acho que a Avid tem o adaptador... e mesmo se não tiver, no caso do freio hidráulico é só colocar um Y e preencher os conduítes com óleo e tudo certo... bem simples mesmo...
Dieta da bike: Suspa, canote, guidão e mesa OK
De 13,85 kg pra 10,7 kg funcionou a dieta né não... rs
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2012 as 08:52
Seria mais prudente ele andar numa bike reclinada, não acha?? O centro de gravidade seria bem menos perigoso quando acionado o freio, pois quando ele acionar o freio com uma mão só, todo esforço e peso vai para esse braço, sendo assim qualquer descuido ele pode levar um tombaço daqueles.

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSyC8Nu8HHeYn_DM4hhk6cAiKACog9jBnabQBqUC4bXmqiISScW
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2013 as 21:09
Originalmente postado por Or3ia Or3ia escreveu:

Olha, também achei um link, onde o pessoal adaptou em uma manete comum, para puxar em 2 cabos, é gambitech, mas achei bem interessante, segue link...

http://leagueofbikepolo.com/node/19445

Espero estar ajudando, abraço!


Pelo seu link que eu consegui entender o kit de freio duplo que a Tr3e Fixed vende na loja deles: http://www.tre3e.com.br/detalhes.asp?NLevel=5&IdProd=424

Pelo que deu pra comparar essa gambitech virou produto em série..
Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2013 as 21:14
Voltar ao Topo
lucpedrollo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mar 2012
MEDIANEIRA
Offline
Mensagens:618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucpedrollo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2013 as 00:28
Ao meu ver seria numa descida com lama por exemplo, freiar os dois juntos??? A dianteira vai travar e é chao na certa...... No asfalto acho q seria útil...
Obrigado a todos do fórum -

GIANT FATHOM 2 2017 29ER


Voltar ao Topo
P.uka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar P.uka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2013 as 09:23
Esses kits de freio duplo são mais indicados pra Fixas pelo usos urbano mesmo..
Voltar ao Topo
fnogarol Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Out 2013
Paracambi-RJ
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fnogarol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2013 as 16:01
Oi!

Fiz a adaptação sugerida pelo Paulo69. Veja as fotos.
Ficou muito bom, bem acabado e funcionando muito bem

http://shack.us/photo/my-s/689/sgak.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://shack.us/photo/my-s/843/x6j5.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us

http://shack.us/photo/my-s/196/k.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us
Abraço
Voltar ao Topo
Mutley Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2013
Niteroi-RJ
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mutley Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2013 as 17:21
Sua adaptação ficou bem funcional, mas só pra deixar uma sugestão, que também ficaria boa, seria utilizar um cubo shimano nexus inter 3, que tem freio contrapedal, e o manete ficaria para o freio dianteiro.
A única limitação é que o nexus tem uma variação um pouco pequena, seria como se você tivesse só um cambio traseiro com a menor catraca 13 e a maior 24....se for pra uso urbano em uma cidade sem ladeiras muito violentas atende bem, só acertar um tamanho de coroa que lhe agrade....
Abs
Voltar ao Topo
Lelog Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2006
SJCampos-SP
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Lelog Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2013 as 20:37
Eu tenho um amigo que é lojista e se não me engano ele fez essa adaptação num freio a disco hidraulico utilizando um manete para as 2 pinças, porém poder ser uma confusão minha, vou consulta-lo para saber se foi sistema hidráulico ou não.

Em todo caso, fora as já citadas e executadas conversões acima, pensei em outra forma de adaptação que possa ser bastante funcional utilizando apenas um manete mecânico e utilizando um sistema hidráulico.










Voltar ao Topo
Cambuhi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2022
Curitiba
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cambuhi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 11:10
Opa, vou ressuscitar esse tópico para uma duvida que tive e não encontrei nada sobre...

Será que existe uma solução ao contrario: duas manetes acionando um freio?

Vou colocar um guidão estilo pursuit na minha fixa e queria ter uma manete na ponta e outra perto da mesa e as duas acionarem o freio da frente (só uso na frente) 
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 19:34
Utilize manetes auxiliares de bikes speed, elas são feitas para serem colocadas no "meio" do conduite, ai tanto faz acionar no guidão ou no manete auxiliar
No ali vc encontra mais barato essas peças.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 19:39
Voltar ao Topo
Cambuhi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jun 2022
Curitiba
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cambuhi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 20:08
Eu ia comprar esse sem saber que era auxiliar kkk é exatamente isso que eu preciso. Vou procurar saber como instala
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2022 as 19:27

Alguém já ouviu falar de freio contra-pedal?

https://www.youtube.com/watch?v=_UKaJomRAn8&ab_channel=Pedaleria

Big smile

Lembrei daquela história...

Os americanos gastaram 20 milhões de dólares para desenvolver uma caneta que funcionasse na ausência de gravidade, para que os astronautas pudessem escrever quando estivessem em órbita.

Shocked

Os russos deram um lápis para os astronautas deles...

LOL


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2022 as 22:52
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Lembrei daquela história...

Os americanos gastaram 20 milhões de dólares para desenvolver uma caneta que funcionasse na ausência de gravidade, para que os astronautas pudessem escrever quando estivessem em órbita.

Shocked

Os russos deram um lápis para os astronautas deles...

LOL



https://tecnoblog.net/meiobit/282677/spacepen-ag7-caneta-espacial-nasa-usada-ate-pelos-russos/

https://revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/Espaco/noticia/2019/09/como-se-escreve-no-espaco-conheca-historia-das-canetas-dos-astronautas.html

https://www.e-farsas.com/a-caneta-espacial-milionaria-da-nasa-e-o-lapis-baratinho-da-russia.html

Editado por adrianomtb - 18 Jun 2022 as 22:56
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2022 as 07:59
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Lembrei daquela história...

Os americanos gastaram 20 milhões de dólares para desenvolver uma caneta que funcionasse na ausência de gravidade, para que os astronautas pudessem escrever quando estivessem em órbita.

Shocked

Os russos deram um lápis para os astronautas deles...

LOL



https://tecnoblog.net/meiobit/282677/spacepen-ag7-caneta-espacial-nasa-usada-ate-pelos-russos/

https://revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/Espaco/noticia/2019/09/como-se-escreve-no-espaco-conheca-historia-das-canetas-dos-astronautas.html

https://www.e-farsas.com/a-caneta-espacial-milionaria-da-nasa-e-o-lapis-baratinho-da-russia.html


Eu disse que lembrei da história. Não disse que era verdadeira...

LOL

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X