Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio a disco vs ferradura - custo e peso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio a disco vs ferradura - custo e peso

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio a disco vs ferradura - custo e peso
    Postado: 07 Out 2018 as 12:00
Ola pessoal,

Sei que esse topico e' polemico e ja foi discutido algumas vezes, mas queria uma opiniao levando em conta o custo e o peso.

Quero entrar no mundo das estradeiras, e estou namorando uma Scott :

Scott addict 20: 7.96 kg - Shimano 105 BR-R7000

Scott addict 20 disc: 8.4 kg - Shimano BR-R7070 Hyd Disc

A bike com disco custa 1000 reais a mais. Vale pagar a mais por ela, mesmo sendo mais pesada?

Obrigado

abs

Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2018 as 12:10
Depende um pouco do seu uso. Pra quem sobe grandes morros e pega longas descidas freando, ou mesmo pedala em locais com muito transito, ou pedala em baixo de muita chuva, o freio a disco funciona bem. Mas pra uso normal treinando na estrada a gente usa muito pouco freio, talvez quase não tenha diferença entre os dois, um freio ferradura com sapatas dura-ace ou coolstop freia muito bem.

Seria interessante ver a opinião de quem tem estradeira com freio a disco, por que ainda não tive a oportunidade de pedalar uma, mas acredito que as duas bikes são te servir muito bem, são excelentes modelos, fica a seu critério.
Voltar ao Topo
Bitterblood Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2018
Garça
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bitterblood Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2018 as 23:12
Mesmo a diferença de 1k depender do valor total da bike eu acredito que valha muito a pena, principalmente por se tratar de freio hidráulico se entendi direito!!
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 02:03
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Depende um pouco do seu uso. Pra quem sobe grandes morros e pega longas descidas freando, ou mesmo pedala em locais com muito transito, ou pedala em baixo de muita chuva, o freio a disco funciona bem. Mas pra uso normal treinando na estrada a gente usa muito pouco freio, talvez quase não tenha diferença entre os dois, um freio ferradura com sapatas dura-ace ou coolstop freia muito bem.

Seria interessante ver a opinião de quem tem estradeira com freio a disco, por que ainda não tive a oportunidade de pedalar uma, mas acredito que as duas bikes são te servir muito bem, são excelentes modelos, fica a seu critério.


Meu uso será amador. Mas gosto de percursos longos e com bom altimetria, pelo menos no MTB.

Pretendo participar de uma competição ou outra no futuro.

Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 02:05
Originalmente postado por Bitterblood Bitterblood escreveu:

Mesmo a diferença de 1k depender do valor total da bike eu acredito que valha muito a pena, principalmente por se tratar de freio hidráulico se entendi direito!!


Sim, freio hidráulico! Essa custa 2000 euro = 10000 reais, a com ferradura 1800 euro=9000 reais .

Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 02:29
Na minha opiniao freios a disco em bike de estrada só se justifica se usado em dias chuvosos. O que eu nao entendo é que a maioria da galera que compra bike de estrada com freios a discos nem nao pedala com tempo ruim, porque pagar mais por um recurso que voce nao vai usar?
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 06:55
A minha experiência é excelente, e salvo o custo acho que faz todo sentido aderir. Até porque tudo aponto que discos e flat mount serão o padrão daqui em diante. Acredito que exista a hipótese de futura venda, então tem sentido.

Consegui desacelerações impressionantes, e sem travar roda traseira. Esquece de frear na chuva, isso é um easter egg do sistema, a modulação é algo que me deixou muito interessado, pois consegui desde neutralizar a aceleração de uma descida, até realmente frear com tudo e travar a roda.

A preservação do aro, é um fator secundário, o que não é irrelevante. Um aro com pista de frenagem, tem hora marcada pra precisar de troca. Enquanto o sistema a disco, apenas se troca o disco, de menor custo.

Mas veja lá, não creio que um sistema destes pese 500~600 g a mais, acho que tem mais diferenças aí. Talvez reforço para receber o disco ou coisa assim, mas não esperava que fosse tamanha a diferença.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 07:12
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

A minha experiência é excelente, e salvo o custo acho que faz todo sentido aderir. Até porque tudo aponto que discos e flat mount serão o padrão daqui em diante. Acredito que exista a hipótese de futura venda, então tem sentido.

Consegui desacelerações impressionantes, e sem travar roda traseira. Esquece de frear na chuva, isso é um easter egg do sistema, a modulação é algo que me deixou muito interessado, pois consegui desde neutralizar a aceleração de uma descida, até realmente frear com tudo e travar a roda.

A preservação do aro, é um fator secundário, o que não é irrelevante. Um aro com pista de frenagem, tem hora marcada pra precisar de troca. Enquanto o sistema a disco, apenas se troca o disco, de menor custo.

Mas veja lá, não creio que um sistema destes pese 500~600 g a mais, acho que tem mais diferenças aí. Talvez reforço para receber o disco ou coisa assim, mas não esperava que fosse tamanha a diferença.

Parece bastante mesmo, mas as bikes sao identicas, exceto os freios:



(Nao gostei muito da cor da disc, pode ser que ao vivo seja melhor)
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 08:25
Acho que pode pesquisar os pesos das peças individuais, se isso for importante.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 08:46
Se não me engano, em uma bike homologada UCI a diferença de peso entre freio a disco e freio no aro era de 200g.
Obviamente era um conjunto Dura Ace porém nem sequer lembro qual bike era
Voltar ao Topo
muciovianajr Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2018
SJ dos Campos
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muciovianajr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 16:53
Um comentário de uma pessoa que chegou dos Estados Unidos há duas semanas.
Estava numa cidade do interior e achei uma loja de porte médio. Fui visitar. Tinha umas 20 speeds diferentes lá.
TODAS tinham freio a disco. Parece que eles chegaram e vão ficar.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 19:18
Em resumo, sim.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2018 as 02:09
Eu também opitaria pelo freio a disco, como foi dito, numa possivel futura venda da bike, fora a segurança, o fato de quando precisar frear forte, nao irá travar a roda traseira imediatamente e sim uma desaceleração, maior controle nas frenagens.

Editado por dagspina - 09 Out 2018 as 02:11
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2018 as 02:18
Isso aí , vai de disco que é bem melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=t0hKMgUEku4
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2018 as 11:32
Então você descarta toda vantagem da modulação, poder de frenagem, aerodinâmica das rodas próprias e vários outros benefícios, alegando que freio a disco só se justifica na chuva?

Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

Na minha opiniao freios a disco em bike de estrada só se justifica se usado em dias chuvosos. O que eu nao entendo é que a maioria da galera que compra bike de estrada com freios a discos nem nao pedala com tempo ruim, porque pagar mais por um recurso que voce nao vai usar?
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2018 as 14:50
Mesmo que o beneficio fosse só na chuva, ja justifica.

Quantos de nos aqui moreemos de medo de encarar uma chuva na segunda metade de um pedal de montanha?

Ja passei sufoco descendo serra a 5km/h pq o freio simplesmente nao funciona se a bike pegar embalo.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 02:56

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Então você descarta toda vantagem da modulação, poder de frenagem, aerodinâmica das rodas próprias e vários outros benefícios, alegando que freio a disco só se justifica na chuva?

 

Nao há vantagens com freio a disco se voce for pedalar no seco. Minha atual bike de estrada é uma Canyon Aeroad CF SLX com rodas Reynolds strike SLG e grupo Dura Ace que eu comprei após testar as versoes disco e normal. Testei também a CF SL disco e normal (que foi minha bike anterior) e só vi desvantagens nas bikes com sistema de disco:

  • Perceptivelmente mas pesadas nao apenas pelo sistema em si, mas tambem exige uma estrutura reforcada para resistir aos maiores carregamentos causados pela acao de frenagem.
  • Perceptivelmente mais duras pois o reforco extra aplicado no garfo aumenta muito a rigidez na direcao vertical.
  • Complexidade de manutencao e risco de vazamento no transporte aéreo (para quem viaja com frequencia) além da maior dificuldade em encontrar pecas de reposicao por nao haver padronizacao e pela menor escala de distriibuicao.
  • Maior nivel de ruido característico dos freios a disco, nao suporto os freio gritando em longas descidas.

Comprei a Aeroad para utilizar em corridas e em dias de tempo seco. Mesmo nas corridas com chuva nao vi vantagem nos freios a disco porque como o grip diminui muito este acaba sendo o fator limitante nas frenagens, e a modulacao é excelente com os pads Reynolds específicos para os meus aros.

Tenho outras bikes com freio a disco em casa, para uso no inverno (neve, gelo) ou urbano, mas para usar na estrada nao vejo vantagem alguma. Quando o conceito amadurecer eu mudo sem problema, mas no momento vejo apenas a propaganda forte dos fabricantes…

Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 04:10
Os freios "gritam", porque são pastilhas metálicas, ou enquanto não assentaram ainda (chamado "pad burn"). Coisa que acontece no MTB também.

Infelizmente as metálicas são realmente ruidosas, mesmo após o burning, em frenagens leves. Por experiência pessoal, tu precisa ser orelha de morcego pra ouvir isso. Talvez seja o caso de adaptar sua pilotagem para frear mais em cima, com mais força, para não ter ruído.
No entanto, nada impede de substituir por orgânicas, ou semi-metálicas, ou ainda cerâmicas, que não dão ruído. Vai alterar a capacidade de frenagem para mais em todos os casos.

O risco de vazamento existem, mas não são tão prováveis como sugere.
Estou com zero relatos recentes (leia-se nos últimos 2 anos) de todos os bikers de MTB que viajam de avião com a bike. Se ocorrer, é caso de apenas adicionar óleo no reservatório, coisa que não é tão complexa assim.
O que PODE acontecer é congelar o óleo numa viagem muito longa, mas não acho que seja algo tão provável de acontecer. Ainda assim, poderia ser caso de usar DOT 5 ou 5.1 (não lembro qual é com anti-congelante), caso sistema compatível.
Deu a entender que está na Europa, se tu viaja muito de avião com a bike, faz exceção a regra. Algo relativamente longe da realidade BR atual.

Os reforços não posso palpitar, há sentido no que diz, mas isso é algo a se perguntar para a marca. No MTB não há grandes reforços no garfo, e nem todas as bikes tem reforços na gancheira. Mesmo com discos bem generosos, mas são coisas diferentes, então é injusto comparar.


Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 05:52

A grande mairoria aqui (Alemanha) usa Grupos Shimano, com discos para pastilhas orgânicas e estes sao os freios barulhentos aos quais me referi. Isto nao tem solução, é só voce asistir videos de corrida com som ambiente que vai ouvir os freios gritando e mesmo com todos os recursos das equipes este é um tema inerente a tecnología atual, nada pontual ou induzido por mal uso.

 

Quanto ao risco de vazamento, em julho o grupo em que pedalo foi para a França e 3 das 3 bikes que usavam freio a disco vazaram. O pior é que foi pelo caliper e contaminou as pastilhas mas tiveram a sorte de encontrar uma bicicletaria para limpar tudo, sangrar, trocar as pastilhas, montar e ajustar. Foi uma facada fora o transtorno que quase estragou a viagem porque depois duas delas vazaram novamente, mas foi no final da viagem. Depois do ocorrido eu encontrei varios relatos semelhantes no youtube, um deles foi uma review da Cannondale Slate e outro foi um cara que teve que abandonar uma maratona de 2 semanas no Kirgikistao pois foi impossivel encontrar um bicicletaria para solucionar o defeito.

 

Quanto a usar DOT ao invés de óleo, isto nao é uma opcao uma vez que voce tem que usar o indicado pelo fabricante e DOT é a pior alternativa para bikes por ser Higroscopico, toxico e exigir sangrias frequentes uma vez que aborve humidade.

 

O caso dos reforcos se aplica nos quadros mais leves (estamos falando do uso em bike de estrada) e nao faz mesmo sentido comparar com MTB onde sem dúvida freios a disco sao a melhor opcao.

Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 08:29
Estranho essa questão do vazamento, não estou dizendo que não é verdade, mas isso não acontece com MTBs nas viagens.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 09:17
Aqui está um dos videos que mencionei:


Nao achei o outro, foi talvez removido do YT...
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Speed_racer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jun 2009
Jacareí/SP
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Speed_racer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 09:33
Em minha MTB aconteceu com meu freio anterior... Avid... deixei a bike de ponta cabeça para alinhar as rodas e vazou o fluido do reservatório dos manete... DOT... corroeu tudo...kkk
Hoje uso Shimano m8000 e não tive mais esse problema. Talvez tenha sido sorte...
Speed_Racer
Voltar ao Topo
pimenta86 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2017
Minas Gerais
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pimenta86 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 13:31
Valeu pessoal pelos comentários.

Confesso que tenho um fetiche pelos freios ferradura, pela simplicidade e porque me lembram meus tempos de vbreak

Mas realmente parece que o funcionamento do disco e superior.

Eu infelizmente não vou mais poder comprar uma dessas bikes, tive um imprevisto.

Encomendei uma triban 100, a de.carbono fica p o futuro.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 19:19
Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

A grande mairoria aqui (Alemanha) usa Grupos Shimano, com discos para pastilhas orgânicas e estes sao os freios barulhentos aos quais me referi. Isto nao tem solução, é só voce asistir videos de corrida com som ambiente que vai ouvir os freios gritando e mesmo com todos os recursos das equipes este é um tema inerente a tecnología atual, nada pontual ou induzido por mal uso.


Se tu viu, tá visto.
Convivo com eles no MTB a uns 4 anos pelo menos, sem nenhum barulho das orgânicas.
E não, não estou falando de rodar no cascalho, onde o ruído do chão poderia se sobrepor, é sem ruído mesmo. A famosa "buzinada" acontece com a pastilha contaminada.

Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

Quanto ao risco de vazamento, em julho o grupo em que pedalo foi para a França e 3 das 3 bikes que usavam freio a disco vazaram. O pior é que foi pelo caliper e contaminou as pastilhas mas tiveram a sorte de encontrar uma bicicletaria para limpar tudo, sangrar, trocar as pastilhas, montar e ajustar. Foi uma facada fora o transtorno que quase estragou a viagem porque depois duas delas vazaram novamente, mas foi no final da viagem.


Também não discordando de ti, afinal tu viveu, e eu estou dando pitaco, mas no MTB realmente não há relatos... Ainda mais na pinça...
Isso ocorre em dois casos apenas:
Se tu fizer cagada como o colega Speed_racer, ou se há excesso de óleo no sistema. Talvez no caso, na altitude normal pode não ser um excesso TÃO maior, mas na altitude de voo (chuto uns 25~30 mil ft), com a pressão externa bem menor deu "pobrema"... Ainda há a contração das mangueiras, e peças, pela baixa temperatura e por aí vai...
Dessa dá para tirar duas lições: se tira as pastilhas, e coloca um calço na pinça para viajar. E que é interessante ter um kit sangria, quando se viaja com fins competitivos.
Em caso de freios a cabo, pelo menos 2 cabos reservas, já que eles podem estourar pela baixa temperatura (contração térmica).

Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

um cara que teve que abandonar uma maratona de 2 semanas no Kirgikistao pois foi impossivel encontrar um bicicletaria para solucionar o defeito.

Também não força a amizade. Se tu está em uma cidade de interior (e não precisa ser no Quirguistão), já tem chance de quebrar a corrente da sua 10s ou 11s e ficar empenhado. Algo improvável de acontecer, mas que acontece...

Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

Quanto a usar DOT ao invés de óleo, isto nao é uma opcao uma vez que voce tem que usar o indicado pelo fabricante e DOT é a pior alternativa para bikes por ser Higroscopico, toxico e exigir sangrias frequentes uma vez que aborve humidade.


Não comecei ontem, sei que se segue a indicação do fabricante. Certamente deve existir, e caso não exista, certamente virá a  existir, algum fabricante que use DOT, até pela questão do uso...
DOT é o mais usual em carros, em maior quantia, com zero mortos, feridos e intoxicados. O "problema" da higroscopia é  apenas tamponamento, algo muito improvável de acontecer em bikes, por questões óbvias. Na bike, é uma opção o DOT, mas não acho que seja a melhor. 

Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:

O caso dos reforcos se aplica nos quadros mais leves (estamos falando do uso em bike de estrada) e nao faz mesmo sentido comparar com MTB onde sem dúvida freios a disco sao a melhor opcao.


Continuo sugerindo conversar com o fabricante.
__________________________________________

No geral, nossas opiniões divergem, mas não vou conseguir jamais derrubar um argumento seu: você PREFERE o freio de aro. Isso é uma escolha, não questionável, e não anulável por argumentos técnicos. 

Bons pedais! Beer

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2018 as 01:43
Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:


Encomendei uma triban 100, a de.carbono fica p o futuro.


OK, o importante é seguir pedalando!
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2018 as 05:54
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


... no MTB realmente não há relatos... Isso ocorre em dois casos apenas:
Se tu fizer cagada como o colega Speed_racer...

Se voce mesmo disse que acontece (como meu irmao mais novo relatou) entao isto é mesmo uma desvantagem dos discos hidráulicos. O sistema convencional com cabo continua funcionando mesmo que voce vire a bike com os pneus para cima.


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Se tu está em uma cidade de interior (e não precisa ser no Quirguistão), já tem chance de quebrar a corrente da sua 10s ou 11s e ficar empenhado. Algo improvável de acontecer, mas que acontece...

A corrente nao entra na comparacao entre os dois sistemas de freios, certo?

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Não comecei ontem...

Eu também nao havia comentado a tua experiencia, mas como voce "nao começou ontem" certamente voce sabe que se romper a corrente é possível consertar conectando o próximo elo e só é preciso uma mini ferramenta (que é EDC recomendado).

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


O "problema" da higroscopia é  apenas tamponamento, algo muito improvável de acontecer em bikes, por questões óbvias. Na bike, é uma opção o DOT, mas não acho que seja a melhor.

O problema da higroscopia do DOT na bike é que isto te obriga a sangrar os freios pelo menos duas vezes por ano. Eu uso um sistema com óleo na minha MTB e faz 4 anos que não sangro, mas também tenho uma bike com freios convencionais e cabos que foram instalados em 2007...


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:


No geral, nossas opiniões divergem, mas não vou conseguir jamais derrubar um argumento seu: você PREFERE o freio de aro. Isso é uma escolha, não questionável, e não anulável por argumentos técnicos. 

Bons pedais! Beer

Vide os argumentos técnicos acima e argumente a vontade, não vejo problema algum desde que sigamos discutindo de maneira respeitosa, pois esta é a finalidade do forum, na minha opinião.


Bons pedais!

Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2018 as 18:47
Cabos de 2007? ShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShocked
Óleo de 2014? ShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShockedShocked
Com essas caiu o c... oelho da cartola...
Esquece se é DOT ou não, cabo ou óleo, isso é uma revisão anual ou até antes... COM troca do fluído / cabo.

Caso de virar a bike, no geral, há um respiro na tampa do reservatório em que ele pode vazar. Ou na pior, descer (subir no caso) ar pra pinça. Desse não se escapa.

Já a questão do DOT... Novamente, não vejo problema em haver água no óleo... Não creio que querendo, se chegue nos 140ºC para a ebulição do DOT3 contaminado.
Ainda há o 5 (a base de silicone) e o 5.1 (a base de óleos minerais), ambos ainda não sei se é ácido ou não. O fato é que se fala em 180 e 190 ºC respectivamente, com óleo contaminado... Ferver, não deve ferver na bike. nem o 3, imagina o 5/5.1...



Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X