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Freio a disco vs ferradura - custo e peso |
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pimenta86
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Postado: 07 Out 2018 as 12:00 |
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Ola pessoal,
Sei que esse topico e' polemico e ja foi discutido algumas vezes, mas queria uma opiniao levando em conta o custo e o peso. Quero entrar no mundo das estradeiras, e estou namorando uma Scott : Scott addict 20: 7.96 kg - Shimano 105 BR-R7000 Scott addict 20 disc: 8.4 kg - Shimano BR-R7070 Hyd Disc A bike com disco custa 1000 reais a mais. Vale pagar a mais por ela, mesmo sendo mais pesada? Obrigado abs |
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am.araujo
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Depende um pouco do seu uso. Pra quem sobe grandes morros e pega longas descidas freando, ou mesmo pedala em locais com muito transito, ou pedala em baixo de muita chuva, o freio a disco funciona bem. Mas pra uso normal treinando na estrada a gente usa muito pouco freio, talvez quase não tenha diferença entre os dois, um freio ferradura com sapatas dura-ace ou coolstop freia muito bem. Seria interessante ver a opinião de quem tem estradeira com freio a disco, por que ainda não tive a oportunidade de pedalar uma, mas acredito que as duas bikes são te servir muito bem, são excelentes modelos, fica a seu critério.
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Bitterblood
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Cadastrado em: 14 Fev 2018 Garça Offline Mensagens:43 |
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Mesmo a diferença de 1k depender do valor total da bike eu acredito que valha muito a pena, principalmente por se tratar de freio hidráulico se entendi direito!!
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pimenta86
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Meu uso será amador. Mas gosto de percursos longos e com bom altimetria, pelo menos no MTB. Pretendo participar de uma competição ou outra no futuro. |
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pimenta86
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Sim, freio hidráulico! Essa custa 2000 euro = 10000 reais, a com ferradura 1800 euro=9000 reais . |
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corredor_x
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Na minha opiniao freios a disco em bike de estrada só se justifica se usado em dias chuvosos. O que eu nao entendo é que a maioria da galera que compra bike de estrada com freios a discos nem nao pedala com tempo ruim, porque pagar mais por um recurso que voce nao vai usar?
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Sent from my Road bike
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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A minha experiência é excelente, e salvo o custo acho que faz todo sentido aderir. Até porque tudo aponto que discos e flat mount serão o padrão daqui em diante. Acredito que exista a hipótese de futura venda, então tem sentido.
Consegui desacelerações impressionantes, e sem travar roda traseira. Esquece de frear na chuva, isso é um easter egg do sistema, a modulação é algo que me deixou muito interessado, pois consegui desde neutralizar a aceleração de uma descida, até realmente frear com tudo e travar a roda. A preservação do aro, é um fator secundário, o que não é irrelevante. Um aro com pista de frenagem, tem hora marcada pra precisar de troca. Enquanto o sistema a disco, apenas se troca o disco, de menor custo. Mas veja lá, não creio que um sistema destes pese 500~600 g a mais, acho que tem mais diferenças aí. Talvez reforço para receber o disco ou coisa assim, mas não esperava que fosse tamanha a diferença. |
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pimenta86
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Parece bastante mesmo, mas as bikes sao identicas, exceto os freios: (Nao gostei muito da cor da disc, pode ser que ao vivo seja melhor)
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Acho que pode pesquisar os pesos das peças individuais, se isso for importante.
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ghd
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Se não me engano, em uma bike homologada UCI a diferença de peso entre freio a disco e freio no aro era de 200g.
Obviamente era um conjunto Dura Ace porém nem sequer lembro qual bike era |
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muciovianajr
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Cadastrado em: 03 Abr 2018 SJ dos Campos Offline Mensagens:95 |
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Um comentário de uma pessoa que chegou dos Estados Unidos há duas semanas.
Estava numa cidade do interior e achei uma loja de porte médio. Fui visitar. Tinha umas 20 speeds diferentes lá. TODAS tinham freio a disco. Parece que eles chegaram e vão ficar.
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Degan
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Em resumo, sim.
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dagspina
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Cadastrado em: 25 Mar 2015 Jandira Offline Mensagens:722 |
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Eu também opitaria pelo freio a disco, como foi dito, numa possivel futura venda da bike, fora a segurança, o fato de quando precisar frear forte, nao irá travar a roda traseira imediatamente e sim uma desaceleração, maior controle nas frenagens.
Editado por dagspina - 09 Out 2018 as 02:11 |
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misera
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rafael_rtg
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Então você descarta toda vantagem da modulação, poder de frenagem, aerodinâmica das rodas próprias e vários outros benefícios, alegando que freio a disco só se justifica na chuva?
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Degan
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Mesmo que o beneficio fosse só na chuva, ja justifica.
Quantos de nos aqui moreemos de medo de encarar uma chuva na segunda metade de um pedal de montanha? Ja passei sufoco descendo serra a 5km/h pq o freio simplesmente nao funciona se a bike pegar embalo. |
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corredor_x
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Então você descarta toda
vantagem da modulação, poder de frenagem, aerodinâmica das rodas próprias e
vários outros benefícios, alegando que freio a disco só se justifica na chuva?
Nao há vantagens com freio a disco se voce for pedalar no seco. Minha atual bike de estrada é uma Canyon Aeroad CF SLX com rodas Reynolds strike SLG e grupo Dura Ace que eu comprei após testar as versoes disco e normal. Testei também a CF SL disco e normal (que foi minha bike anterior) e só vi desvantagens nas bikes com sistema de disco:
Comprei a Aeroad para utilizar em corridas e em dias de tempo seco. Mesmo nas corridas com chuva nao vi vantagem nos freios a disco porque como o grip diminui muito este acaba sendo o fator limitante nas frenagens, e a modulacao é excelente com os pads Reynolds específicos para os meus aros. Tenho outras bikes com freio a disco em casa, para uso no inverno (neve, gelo) ou urbano, mas para usar na estrada nao vejo vantagem alguma. Quando o conceito amadurecer eu mudo sem problema, mas no momento vejo apenas a propaganda forte dos fabricantes… |
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Sent from my Road bike
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Ismah/Cabelo
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Os freios "gritam", porque são pastilhas metálicas, ou enquanto não assentaram ainda (chamado "pad burn"). Coisa que acontece no MTB também.
Infelizmente as metálicas são realmente ruidosas, mesmo após o burning, em frenagens leves. Por experiência pessoal, tu precisa ser orelha de morcego pra ouvir isso. Talvez seja o caso de adaptar sua pilotagem para frear mais em cima, com mais força, para não ter ruído. No entanto, nada impede de substituir por orgânicas, ou semi-metálicas, ou ainda cerâmicas, que não dão ruído. Vai alterar a capacidade de frenagem para mais em todos os casos. O risco de vazamento existem, mas não são tão prováveis como sugere. Estou com zero relatos recentes (leia-se nos últimos 2 anos) de todos os bikers de MTB que viajam de avião com a bike. Se ocorrer, é caso de apenas adicionar óleo no reservatório, coisa que não é tão complexa assim. O que PODE acontecer é congelar o óleo numa viagem muito longa, mas não acho que seja algo tão provável de acontecer. Ainda assim, poderia ser caso de usar DOT 5 ou 5.1 (não lembro qual é com anti-congelante), caso sistema compatível. Deu a entender que está na Europa, se tu viaja muito de avião com a bike, faz exceção a regra. Algo relativamente longe da realidade BR atual. Os reforços não posso palpitar, há sentido no que diz, mas isso é algo a se perguntar para a marca. No MTB não há grandes reforços no garfo, e nem todas as bikes tem reforços na gancheira. Mesmo com discos bem generosos, mas são coisas diferentes, então é injusto comparar. |
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corredor_x
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A grande mairoria aqui (Alemanha) usa Grupos Shimano, com discos para pastilhas orgânicas e estes sao os freios barulhentos aos quais me referi. Isto nao tem solução, é só voce asistir videos de corrida com som ambiente que vai ouvir os freios gritando e mesmo com todos os recursos das equipes este é um tema inerente a tecnología atual, nada pontual ou induzido por mal uso.
Quanto ao risco de vazamento, em julho o grupo em que pedalo foi para a França e 3 das 3 bikes que usavam freio a disco vazaram. O pior é que foi pelo caliper e contaminou as pastilhas mas tiveram a sorte de encontrar uma bicicletaria para limpar tudo, sangrar, trocar as pastilhas, montar e ajustar. Foi uma facada fora o transtorno que quase estragou a viagem porque depois duas delas vazaram novamente, mas foi no final da viagem. Depois do ocorrido eu encontrei varios relatos semelhantes no youtube, um deles foi uma review da Cannondale Slate e outro foi um cara que teve que abandonar uma maratona de 2 semanas no Kirgikistao pois foi impossivel encontrar um bicicletaria para solucionar o defeito.
Quanto a usar DOT ao invés de óleo, isto nao é uma opcao uma vez que voce tem que usar o indicado pelo fabricante e DOT é a pior alternativa para bikes por ser Higroscopico, toxico e exigir sangrias frequentes uma vez que aborve humidade.
O caso dos reforcos se aplica nos quadros mais leves (estamos falando do uso em bike de estrada) e nao faz mesmo sentido comparar com MTB onde sem dúvida freios a disco sao a melhor opcao. |
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Sent from my Road bike
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ghd
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Estranho essa questão do vazamento, não estou dizendo que não é verdade, mas isso não acontece com MTBs nas viagens.
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corredor_x
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Aqui está um dos videos que mencionei:
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Speed_racer
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Em minha MTB aconteceu com meu freio anterior... Avid... deixei a bike de ponta cabeça para alinhar as rodas e vazou o fluido do reservatório dos manete... DOT... corroeu tudo...kkk
Hoje uso Shimano m8000 e não tive mais esse problema. Talvez tenha sido sorte... |
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Speed_Racer
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pimenta86
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Valeu pessoal pelos comentários.
Confesso que tenho um fetiche pelos freios ferradura, pela simplicidade e porque me lembram meus tempos de vbreak Mas realmente parece que o funcionamento do disco e superior. Eu infelizmente não vou mais poder comprar uma dessas bikes, tive um imprevisto. Encomendei uma triban 100, a de.carbono fica p o futuro. |
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Se tu viu, tá visto. Convivo com eles no MTB a uns 4 anos pelo menos, sem nenhum barulho das orgânicas. E não, não estou falando de rodar no cascalho, onde o ruído do chão poderia se sobrepor, é sem ruído mesmo. A famosa "buzinada" acontece com a pastilha contaminada.
Também não discordando de ti, afinal tu viveu, e eu estou dando pitaco, mas no MTB realmente não há relatos... Ainda mais na pinça... Isso ocorre em dois casos apenas: Se tu fizer cagada como o colega Speed_racer, ou se há excesso de óleo no sistema. Talvez no caso, na altitude normal pode não ser um excesso TÃO maior, mas na altitude de voo (chuto uns 25~30 mil ft), com a pressão externa bem menor deu "pobrema"... Ainda há a contração das mangueiras, e peças, pela baixa temperatura e por aí vai... Dessa dá para tirar duas lições: se tira as pastilhas, e coloca um calço na pinça para viajar. E que é interessante ter um kit sangria, quando se viaja com fins competitivos. Em caso de freios a cabo, pelo menos 2 cabos reservas, já que eles podem estourar pela baixa temperatura (contração térmica).
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corredor_x
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OK, o importante é seguir pedalando!
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corredor_x
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Se voce mesmo disse que acontece (como meu irmao mais novo relatou) entao isto é mesmo uma desvantagem dos discos hidráulicos. O sistema convencional com cabo continua funcionando mesmo que voce vire a bike com os pneus para cima. Se tu está em uma cidade de interior (e não precisa ser no Quirguistão), já tem chance de quebrar a corrente da sua 10s ou 11s e ficar empenhado. Algo improvável de acontecer, mas que acontece... A corrente nao entra na comparacao entre os dois sistemas de freios, certo?
Não comecei ontem... Eu também nao havia comentado a tua experiencia, mas como voce "nao começou ontem" certamente voce sabe que se romper a corrente é possível consertar conectando o próximo elo e só é preciso uma mini ferramenta (que é EDC recomendado).
O problema da higroscopia do DOT na bike é que isto te obriga a sangrar os freios pelo menos duas vezes por ano. Eu uso um sistema com óleo na minha MTB e faz 4 anos que não sangro, mas também tenho uma bike com freios convencionais e cabos que foram instalados em 2007...
Vide os argumentos técnicos acima e argumente a vontade, não vejo problema algum desde que sigamos discutindo de maneira respeitosa, pois esta é a finalidade do forum, na minha opinião. Bons pedais! |
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Cabos de 2007?
Óleo de 2014? Com essas caiu o c... oelho da cartola... Esquece se é DOT ou não, cabo ou óleo, isso é uma revisão anual ou até antes... COM troca do fluído / cabo. Caso de virar a bike, no geral, há um respiro na tampa do reservatório em que ele pode vazar. Ou na pior, descer (subir no caso) ar pra pinça. Desse não se escapa. Já a questão do DOT... Novamente, não vejo problema em haver água no óleo... Não creio que querendo, se chegue nos 140ºC para a ebulição do DOT3 contaminado. Ainda há o 5 (a base de silicone) e o 5.1 (a base de óleos minerais), ambos ainda não sei se é ácido ou não. O fato é que se fala em 180 e 190 ºC respectivamente, com óleo contaminado... Ferver, não deve ferver na bike. nem o 3, imagina o 5/5.1... |
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