Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio a disco - Duvidas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio a disco - Duvidas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio a disco - Duvidas
    Postado: 18 Mar 2022 as 19:49
queria a opinião de vocês em relação a freios a disco.

estava vendo um Cáliper de freio mecanico da promax

   

olhando varios topicos no fórum já vi que freios mecanicos não são os melhores e que os melhores são os hidraulicos, porém gostaria de saber se esse modelo e marcas quebraria o galho para uso urbano? futuramente pretendo pegar um kit de freios hidraulicos, mas como o garfo que tenho tbm n tem o suporte para freio irei colocar apenas na roda traseira, ai quando eu trocar o garfo rigido, eu compro tbm o kit de freios hidraulicos.

outra coisa tbm é o rotor, pretendo pegar o rotor Shimano RT10 160mm center lock ( meus cubos são center lock )

será que quebraria o galho para um uso urbano? não ando a toda a velocidade na cidade, apenas quando pego a parte da rodovia que leva para meu trabalho, então não necessito de um freio super potente

desde já agradeço a todos, bom final de semana!
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2022 as 22:28
Quebra galho sim pra uso cotidiano de cidade.
Mas vale lembrar que eles necessitam de manutenção, esticar o cabo conforme as pastilhas desgastam, isso é essencial para o bom funcionamento do freio.
Voltar ao Topo
gustavoclx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2020
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavoclx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 02:03
Um bom freio mecânico (como o Shimano TX805) se bem regulado, freia tão bem quanto um hidráulico. Todavia, como o (a)Pabloebani citou, requer cuidados de manutenção.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 09:35
Já tive esse freio da promax , passei muito aperto com essa carniça , punha tanta força no manete que acgava que ia arrebentar o cabo e mesmo assim tinha descida que não parava, não recomebdo pegar ele.
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 11:36
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Já tive esse freio da promax , passei muito aperto com essa carniça , punha tanta força no manete que acgava que ia arrebentar o cabo e mesmo assim tinha descida que não parava, não recomebdo pegar ele.


Pior que eu ja fiz a compra. Mas obrigado pelo relato. Ja sei que n vai ser grande coisa. Futuramente pretendo comprar outro, so comprei mesmo pq estava barato no site da bikepointsc, mesmo valor de uns freios gts/gta que tem bo shopee e mercadolivre. E vi alguns comentarios que essa marca tem umas peças boas, acabei adquirindo ela
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 12:17
Eu tenho mesa guidão e cabote deles tbm , a mesa e guidão bormal nada a reclamar , mais o canote ficava descendo tinha que apertar muito.

Nunca usei o freio da tsw mais ele tbm é barato , imagino que pior que o promax não vai ser.

Mais aqui em bh tem muita descida forte e eu peso 90kg , tem 2 que tive que pra mim não dá , é o promax e o nutt , agora uso um bebgal mecanico que é vem forte.
Voltar ao Topo
eukanhart Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2022
Magé-RJ
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eukanhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2022 as 12:38
aqui não tem tanta ladeira, no máximo 2 bem levinha, meu peso é que nem o seu, talvez para mim ele quebre o galho até eu poder trocar
Voltar ao Topo
N0RDEST1N0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2022
Marabá
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N0RDEST1N0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2022 as 23:31
Olá pessoal, eu tenho uma dúvida tbm, eu utilizo um freio a disco hidráulico, porém o freio traseiro não está mais eficiente como no início, não faz zuada, e as pastilhas aparentemente estão iguais as dianteiras, lembrando que o freio dianteiro está funcionando perfeitamente, saberiam me dizer o que pode está acontecendo e como solucionar? Ou só colocando pastilha nova?
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1047
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2022 as 10:37
Não estar eficiente pode ser várias coisas, a manete baixa? A pastilha faz barulho? Ele mantem a pressão firme na manete mas não freia?
O mais barato ai seria trocar as pastilhas e ver o que vai acontecer, se a manete vai baixando ou está borrachuda tem que fazer uma sangria, se ela se mantém firme mas não freia pode ser que as pastilhas estejam contaminadas com algum tipo de óleo. Quando se anda na cidade num dia de chuva a água que salta do asfalto é poluida de oleos e impurezas que acabam com os freios da bike.

Qual o modelo desse freio?



Editado por Pabloebani - 28 Abr 2022 as 10:37
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2022 as 12:25
Originalmente postado por N0RDEST1N0 N0RDEST1N0 escreveu:

Olá pessoal, eu tenho uma dúvida tbm, eu utilizo um freio a disco hidráulico, porém o freio traseiro não está mais eficiente como no início, não faz zuada, e as pastilhas aparentemente estão iguais as dianteiras, lembrando que o freio dianteiro está funcionando perfeitamente, saberiam me dizer o que pode está acontecendo e como solucionar? Ou só colocando pastilha nova?

Provavelmente a pastilha deve estar contaminada ou disco está sujo. A pastilha dá para tentar recuperar usando álcool isopropílico (o etílico também deve servir). Basta colocar o álcool sobre a pastilha,  aguardar um pouco e secam com um papel absorvente.

Para limpar o rotor a ideia é parecida. Aplique o álcool e limpe em seguida.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2022 as 14:38

Se o freio é fraco, uma boa solução é aumentar o diâmetro do rotor.
Voltar ao Topo
N0RDEST1N0 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2022
Marabá
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar N0RDEST1N0 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2022 as 22:18
Obrigado pela dica, vou tentar fazer pra ver se melhora.

Na verdade o freio é ótimo, pelo menos o da frente ainda é, vou tentar recuperar as pastilhas do traseiro
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X