Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - FreeHub HG em 12v?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


FreeHub HG em 12v?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joao antonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Out 2016
a
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joao antonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: FreeHub HG em 12v?
    Postado: 04 Nov 2021 as 13:49
Opa, galera, beleza?

É o seguinte, sou relativamente novo no pedal - pedalo há alguns meses - e já penso em trocar a relação da bike daqui a um tempo. Acabei me esbarrando em uma dúvida sobre freehubs e cassetes: freehub HG funciona perfeitamente em cassetes de 12V ou para ter um funcionamento perfeito precisaria do freehub microspline juntamente do cassete microspline? Tenho essa duvida pois um cubo HG com um cassete SunRace acaba saindo relativamente mais barato. Pensei em um cubo Koozer xm490 e um cassete Sunrace Csmz901.

Desde já agradeço, galera.
Voltar ao Topo
AndreKC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2021
São Paulo
Offline
Mensagens:616
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2021 as 14:11
Se for usar um cassete que tem o cog menor de 11 dentes não precisa de um cubo microspline

Precisará de um cubo microspline somente se o cog menor for de 10d que não é o caso desse modelo de cassete que você pretende usar
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2021 as 14:17
Pra 12v e freehub HG, os únicos cassetes de boa fama são os SX/NX da SRAM. Claro que tem os chineses (ZTTO, Sunshine, ZRace, etc.) e os da SunRace, mas geralmente a troca de marchas não é tão precisa quanto os da SRAM. Se partir para o freehub xD (SRAM) além dos cassetes da linha GX pra cima, tem alguns chineses com o menor cog de 9 dentes (9-50) e os cassetes da KCNC de 12v 9-52, caros pra caramba e só aceitam cambios SRAM!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
joao antonio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Out 2016
a
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joao antonio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2021 as 14:58
Pensei que os cassetes SRAM funcionassem apenas em freehubs XD. Não entendo muito de compatibilidade de peças, penso em usar um cambio Deore 6100 de 12. Pergunta de leigo aqui: não ficaria meio Frankenstein um cambio deore em um cassete SX? Funcionaria?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2021 as 15:04
Originalmente postado por joao antonio joao antonio escreveu:

Pensei que os cassetes SRAM funcionassem apenas em freehubs XD. Não entendo muito de compatibilidade de peças, penso em usar um cambio Deore 6100 de 12. Pergunta de leigo aqui: não ficaria meio Frankenstein um cambio deore em um cassete SX? Funcionaria?

Tem muita gente que usa cambio e passador Deore M6100 e cassete SX/NX com corrente SRAM de qualquer tipo pra 12v.

Eu mesmo tô montando um kit 12v low cost:

Cassete Sunshine 11-52
Cambio e passador Deore m6100
Corrente SRAM GX
Coroas Deckas NW
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2021 as 22:01

Se vai trocar a relação da sua bike, existe também a opção de 1x11 com componentes Shimano Deore M5100: cassete 11-51, câmbio traseiro M5100, trocador de 11v Shimano (eu uso um XT M8000), coroa Deckas NW e corrente KMC X11 118 links.

Para mim, 12v só vale se for usar um cassete com cog menor de 10 dentes pois precisa de um núcleo de roda Microspline ou xD.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1086
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2021 as 11:03
Tenho usado um Sunshine 11/52 com um Deore 12v. Já faz uns 1800 km, corrente YBN e as trocas estão ótimas, clicou, trocou. Fico impressionado com a precisão desses Deores, é marca registrada da categoria, todos os Deores de 10v ou 12v que regulo, puxa o cabo e sai trocando, nem precisa fazer ajuste fino no cabo.
Voltar ao Topo
Mtruma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2023
São Paulo SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mtruma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2023 as 13:03
   Boa tarde Gabriel, eu coloquei um cassete ZTTO de 12v HG, com cambio e passador Shimano m6100, na minha aro 26; e quando acabei de montar, o passador só passava 8 marchas, pulando algumas marchas.
   O que pode estar acontecendo?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2023 as 08:07
Originalmente postado por Mtruma Mtruma escreveu:

   Boa tarde Gabriel, eu coloquei um cassete ZTTO de 12v HG, com cambio e passador Shimano m6100, na minha aro 26; e quando acabei de montar, o passador só passava 8 marchas, pulando algumas marchas.
   O que pode estar acontecendo?

Olha.....12v com cassete de 50-52 dentes em aro 26 é pedir pro cambio dar uma porrada no solo com mais  facilidade! 

recomendo voltar ao mecânico para avaliar, mas a chance de esse cassete não funcionar bem com o kit Deore existe! Teve um membro do fórum que comprou um cassete 11v ZTTO e verificou problemas de distância entre os cogs!

Tem que ser avaliado bem! Deore 12v só funciona como reloginho com cassetes 10-51 da própria Shimano. Usar os da Sram SX/NX e os chineses genéricos, faz com que as trocas não sejam tão precisas! Eu e mais o pabloebani usamos um kit semelhante, com cassete Sunshine 11-52 e cambio/trocador Deore 6100. Em ambos, trocam as marchas de maneira satisfatória, mas não perfeita!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1086
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2023 as 09:06
Complementando o colega.
Meu cassete Sunshine, hoje beirando os 7 mil km e com corrente desgastada, já começa da sinal de stress e nos cogs 3, 4 e 5 (40, 36 e 32) a descida da corrente já está bem ruizinha, dependendo preciso descer duas pra que ele caia normalmente. A subida até que ainda está de boas.
É um funcionamento dentro do razoavel, mas uma vez que vc já teve a oportunidade de testar um original vc percebe que as trocas são regulares, mas bem abaixo do potencial do câmbio.

A gente não sente falta do que nunca teve né, fui testar um cassete Deore de verdade e agora eu queria um kkkk.
Hoje, pra quem pergunta, eu recomendo o Deore M5100 de 11v. Até pensei em comprar um passador XT M8000, cassete 11/51 e corrente 11v e passar o meu pra 11v, com esse mesmo cambio. Mas é mais caro que pegar um Sunrace 12v 11/51 e corrente nova de 12v.

Vou esgarçar essa minha corrente nesse cassete até começar apular, ai trocar tudo.
Montei um XT M8100 pra um colega usando o cassete da Sunrace, o MZ901, e as trocas estão bem alinhadinhas. Só eu pretendo pegar o MZ903


Editado por Pabloebani - 02 Mai 2023 as 09:10
Voltar ao Topo
Mtruma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2023
São Paulo SP
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mtruma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2023 as 11:29
   Obrigado Gabriel;
   Eu estou achando que devido a medida do meu quarto ser para eixos com 135 de O.L.D., o trocador não consegue passar as 12 marchas, concluindo que não conseguirei fazer o up-grade para 12v devido a medida do quadro, seria isso?
   Grande abraço,
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1086
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2023 as 12:15
Não é isso, meu quadro tbm é OLD 135mm e troca certinho.
Isso tá com cara de ser incompatibilidade com trocador, tem certeza que é o 6100?
Gancheira ta alinhada, batentes do cambio e tensão do cabo certinha?
Voltar ao Topo
Kaioccn13 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2023
Brasil
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kaioccn13 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2023 as 23:15
Também sou novo no pedal e estou com dúvida em relação ao freehub. Tenho um cubo com freehub HG, e gostaria de saber se posso somente trocar por um freehub Micro Spline ou devo trocar o cubo também?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2023 as 07:25
Originalmente postado por Kaioccn13 Kaioccn13 escreveu:

Também sou novo no pedal e estou com dúvida em relação ao freehub. Tenho um cubo com freehub HG, e gostaria de saber se posso somente trocar por um freehub Micro Spline ou devo trocar o cubo também?

Tudo depende de que cubo tu tem. Alguns tem opção de trocar o freehub, outros não.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
IvanStorz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2024
Minas gerais
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanStorz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2024 as 19:42
Fala pessoal, blz?

Tenho uma dúvida, vocês sabem se o cubo koozer xm490 HG é compatível com K7 12v absolute, corrente e câmbio deore m6100?
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2024 as 19:53
Originalmente postado por IvanStorz IvanStorz escreveu:

Fala pessoal, blz?

Tenho uma dúvida, vocês sabem se o cubo koozer xm490 HG é compatível com K7 12v absolute, corrente e câmbio deore m6100?
Sim
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X