Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Fox Float SC 32 - muito dura?  Leitura de terreno
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Fox Float SC 32 - muito dura? Leitura de terreno

Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mauro Brisola Ver Drop Down

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Fox Float SC 32 - muito dura? Leitura de terreno
    Postado: 11 Mar 2024 as 09:18
Comprei uma hardtail nova com suspensão Fox 32 Performance. Estou insatisfeito com as primeiras impressões da suspensão.
Para ficar claro: meu uso principal é pedal em estradões. Então quero uma boa leitura de terreno/abosorção de impactos. Não sofrer muito nas costelas de vaca, principalmente em descidas longas.

Minha Manitou 100 mm de outra bike é melhor neste sentido. E a melhor suspensão que já tive, conforto impressionante, foi uma RS Sid daquelas que calibra com ar por cima e por baixo da canela. Impressionante como lê o terreno. Mesmo ajustada com SAG não muito elevado.

Sempre quis ter uma suspensão Fox e esta é a primeira. Considerando a fama de leitura de terreno muito boa. Mas, apesar de estar testando com pressão de ar para SAG de 15%, e de ter tentado várias posições de ajuste de rebound em torno dos clicks recomendados para o meu peso, continua parecendo muito dura. Um tanto desconfortável. 

Não sei se neste caso o fato de eu ser muito leve (56 kg) atrapalha. Pela lógica não deveria. Porque para o meu peso e para um determinado SAG, neste caso 15%, a pressão de ar é bem baixa. O que teoricamente não deveria deixar a suspensão "dura". Pelo contrário. 

Agradeço a opinião dos que tem mais experiência com Fox e com esta situação.

GabrielSL329 Ver Drop Down

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2024 as 09:40
Tenta ajustar esse SAG para 20% ou até 25%. Não batendo final de curso tá valendo! Tu é bem leve. Eu ando com SAG de 20% e com mais que o dobro do teu peso e nunca bateu no fim de curso!

Outra coisa que pode ajudar são os tokens pra redução de volume:

Fiz isso na minha DT Swiss, com a redução do volume do ar, no começo do amortecimento, ela tem menos pressão de ar e faz uma leitura melhor das costelas (principalmente).
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
rod_br Ver Drop Down

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Amparo, SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2024 as 10:38
A minha é uma Fox SC 32 também. Eu deixo o SAG entre 20% e 25%. Tenta fazer este teste. Nunca tive problema com fim de curso, peso 72kg.

[]'s
Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Pabloebani Ver Drop Down

Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2024 as 13:46
Levando em consideração o uso dos Profissionais. SAG de 15% é pra terreno bem acidentado, XCO.
Quando se usa majoritariamente em estradão é normal usarem 20 a 25% de SAG.

Essa suspensão não tem ajustes de compressão? Tem algumas que ajustam até a velocidade de compressão (bound)  e não somente a de retorno (rebound). Esse ajuste pode estar deixando o trabalho dela mais dificil.
Eu tenho visto alguns vídeos de mecanicos que pegam suspensões zero (de marcas de verdade) e abrem antes de colocar na bike, a lubrificação não é lá grandes coisas, em último caso mandaria abrir pra "revisar" antes de usar. Inclusive um deles eu vi de uma Fox e tinha pouco óleo dentro.

Claro que nem se compara, mas minha Onix eu calibro com 20% de Sag. A bike flutua sobre terrenos mais pedregosos, combinado com pneu dianteiro com 17psi. Ela fica normalmente, quando pego alguma trilha junto, a uns 10/15mm pra final de curso, então ela ta trabalhando dentro de um limite muito bom pro meu uso.
Mauro Brisola Ver Drop Down

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2024 as 17:21
Esta suspa tem ajuste apenas de rebound. Não tem de bound.

Agradeço as dicas.

No próximo pedal vou ajustar para SAG em torno de 20% e ver como se comporta. Se o véinho aqui fica mais confortável.  rsrs

Confesso que em muitos anos rodando de MTB nunca usei SAG muito maior que 10%. Com as outras suspensões que tive.
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2024 as 11:38
Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Esta suspa tem ajuste apenas de rebound. Não tem de bound.

Agradeço as dicas.

No próximo pedal vou ajustar para SAG em torno de 20% e ver como se comporta. Se o véinho aqui fica mais confortável.  rsrs

Confesso que em muitos anos rodando de MTB nunca usei SAG muito maior que 10%. Com as outras suspensões que tive.

Eu tenho alguns conhecido que se a suspensão trabalhar mais que a metade do curso dela já acham que ela está molenga demais LOL.
Já eu acredito que ela tenha que, normalmente, trabalhar em 80/90% desse curso. De nada adianta configurar pra pegar trilha, se vc anda só em estradão. Não vejo muito fundamento. É meio que vc não usufruir de todo o rendimento do equipamento que tu tens.

Mas claro, existem estradões e os estradões da minha região, que são péssimos kkk então a suspensão trabalha mais que em estradas lisas e nisso estar mais macia é vantagem pra melhor rolagem.
vlsantos Ver Drop Down

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2024 as 19:25
Se a suspensão é nova e está estranha, leva na loja ou autorizada. Ela pode ter vindo de fábrica com óleo baixo. Mesmo em marcas como Fox, isso pode acontecer na montagem industrial.
Orange Oyster Ver Drop Down

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2024 as 09:45
Originalmente postado por vlsantos vlsantos escreveu:

Se a suspensão é nova e está estranha, leva na loja ou autorizada. Ela pode ter vindo de fábrica com óleo baixo. Mesmo em marcas como Fox, isso pode acontecer na montagem industrial.
bem isso, se é nova acione a garantia, isto pode bem ser alguma falha como oleo baixo ou  algum outro problema que deveria ser resolvido pela garantia

nao conheco este modelo, mas pelo pouco que eu li me da impressao que ela e voltada mais para perfomance que conforto

fica a sugestao, de repente voce poderia vender esta fox e comprar uma proshock onix dual air

ai eu acredito que voce teria bem mais confoto não só pelo tipo da suspensao (dual air)  mas tambem por todos os ajustes que ela tem 

Editado por Orange Oyster - 31 Mar 2024 as 09:51
TGTECH Ver Drop Down

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2024 as 07:45
Na Caloi Racing da esposa tem essa susp. Na bike anterior era REBA.
Ela acha essa FOX muito mais confortável que a Reba. 
O pedal é sempre em estradão de terra e muitas vezes com costelas de vaca. 
SAG em 25%
Ela pesa 64kg.
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
dabliuagaeme Ver Drop Down

Cadastrado em: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dabliuagaeme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2024 as 12:44
Eu também usava uma Manitou, modelo Machete 100mm com SAG em 15%, muito confortável.
Estranhei muito a dureza da Fox 34 SC com 120mm com SAG nos mesmos 15%. Fiz os ajustes de rebound conforme meu peso 105 KG e deixei o SAG em 24%, continua dura mas ficou mais amistosa o conforto da bike.
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2024 as 13:55
Cada modelo e marca de suspensão tem sua assinatura, a Manitou mesmo é muito macia no funcionamento, assim como a minha Onix.
Eu testei a Judy, que seria a equivalente da Onix e não curti, ela é um tanto dura pra leituras suaves.
As vezes é característica da marca. E normalmente suspensões da linha performance buscam mais rigidez que conforto.
hug0.dts Ver Drop Down

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2024 as 14:55
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

E normalmente suspensões da linha performance buscam mais rigidez que conforto.

Uma coisa que as pessoas não sabem/entendem é que a função da suspensão não é oferecer conforto, mas manter a roda em contato com o chão o máximo de tempo possível. Conforto você vai conseguir mesmo é ajustando a pressão do pneu. 1-2 psi já fazem uma baita diferença em pneus de grande  volume.
TGTECH Ver Drop Down

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2024 as 18:54
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

E normalmente suspensões da linha performance buscam mais rigidez que conforto.

Uma coisa que as pessoas não sabem/entendem é que a função da suspensão não é oferecer conforto, mas manter a roda em contato com o chão o máximo de tempo possível. Conforto você vai conseguir mesmo é ajustando a pressão do pneu. 1-2 psi já fazem uma baita diferença em pneus de grande  volume.

Bem colocado!
Por isso eu gosto da Reba. Parece ser dura, mas quando entra bem rapido em um trecho irregular, ela da conta do recado.

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2024 as 08:53
Isso mesmo, geralmente suspensões mais performáticas são quase um garfo rígido no estradão. Precisam de uma pancadinha mais forte pra começar a trabalhar. Ainda mais que hoje muito do que é desenvolvido, entre 100/120mm é projeto pra bike de XCO que é a principal atividade midiática do mundo da bike.
Se tem que dar conta de drops de 1 metro o que é uma costela de vaca pra ela? Nada que va fazer ela trabalhar. Piora se o ciclista for leve.
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

X