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Núcleo do cassete agarrando |
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Ironman
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Hannover Offline Mensagens:4926 |
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Postado: 01 Jan 2021 as 13:35 |
Fala rapeize!
Estou consertando uma bike e o núcleo do cassete está agarrando um pouco como se tivesse muita graxa dentro ou algo do tipo. Eu pedalo para trás e o núcleo gira para trás com uma certa dificuldade. Já usei bastante WD-40, mas o problema continua. Eu não tenho como abrir o núcleo nem tenho vontade de levar a uma bicicletaria aqui na Alemanha, pois os consertos aqui são caríssimos. Estou consertando a bike para vender. Como posso resolver esse problema? Ou será que não tem jeito? Valew!
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furukawa
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Cadastrado em: 22 Jun 2012 Floripa Offline Mensagens:1927 |
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Usar WD-40 como lubrificante não funciona. Tem bastante relatos no Youtube do Sales Armeiro mostrando armas e pistolas emperradas com WD-40. Na minha roda Vzan Everest de 2011 está com os 3 macaquinhos do núcleo da roda bem desgastados e isso faz ela não girar liso mesmo aplicando graxa. Talvez seja isso o seu problema. Sem poder abrir o núcleo da roda, vê-se consegue aplicar óleo de corrente para uso úmido no vão dela. |
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dwsmartins
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Olha, núcleo do cassete (corretamente chamado de núcleo do freehub) agarrando costuma ser problema físico mesmo, desgaste. E falo isso com a experiência de quem já teve esse problema com uma catraca e um freehub.
Recomendo separar o núcleo do cubo, geralmente isso varia de um modelo pro outro, mas os mais comuns são desatarraxados desmontando o cassete, abrindo os guarda pós, removendo as esferas, removendo o eixo e então, usando uma chave Allen grossa (10mm ou 12mm), soltar o parafuso oco que fixa o núcleo do freehub no cubo. Feito isso, deixe o núcleo de molho em querosene, diesel ou thinner (prefiro os dois primeiros, não atacam ou atacam menos as borrachas de vedação que podem existir). Se isso resolver o problema, lubrifique com um óleo grosso, como Phil’s Tenacious Oil, Tri-Flow, Algoo PTFE úmido ou o que conseguir similar por aí. Faça ele penetrar pelas frestas em torno da bacia dentro do freehub. Demora e é chato, mas não conheço ferramenta pronta disponível pra desmontar o freehub hoje em dia (a Shimano fabricava uma, mas descontínuou). Via de regra, é mais fácil trocar o núcleo, especialmente quando vc conseguir soltar ele do cubo. O procedimento de limpeza provavelmente não vai recuperá-lo. Vc pode comprar um outro cubo usado idêntico, que tenha o núcleo funcionando e transplantar, o que deve sair mais barato. Se não conseguir desmontar, tira fotos mostrando e passa a marca e modelo do freehub pra ver o que dá. Boa sorte aí! Editado por dwsmartins - 01 Jan 2021 as 19:55 |
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Bora pedalar, senão estressa!
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Fabriciogc
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Pode ser tanta coisa...
Rolamento travando, os "dentes"/travas do freehub mal posicionados ou as molas podem ter saído do lugar, o próprio corpo do freehub ou do cubo com alguma avaria. Se já está agarrando, ficar forçando eu acho que só piora o problema. Por wifi não tem nem como saber o que é. Só abrindo mesmo. Fora o perigo de usar a bike assim, o freehub perder o movimento de "roda livre" e fazer o pedivela obrigatoriamente girar junto com a roda.
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Ironman
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Eu não quis usar o WD-40 como lubrificante. Eu imaginei que, se eu usasse ele, o núcleo rodaria mais livre. O que tentei fazer foi dar uma desengrimpada para o núcleo rodar mais livre. Aqui na Alemanha várias peças com partes móveis como rapid-fires costumam emperrar um pouco e perder assim um pouco da sua funcionalidade. Ontem mesmo eu recebi uns rapid fires Deore usados que encomendei e não fiquei surpreso ao ver que eles estavam um pouco travados. Usei WD-40 e agora funcionam bem.
Editado por Ironman - 10 Jan 2021 as 11:01 |
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Ironman
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O engraçado é que, quando eu começo a girar o pedivela e paro, conforme o uso o freehub vai ficando menos preso. Aqui na Alemanha as pessoas realmente deixam as bikes presas do lado de fora por muito tempo sob a ação do tempo. Aí algumas peças realmente perdem parcialmente sua funcionalidade.
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