Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [resolvido] Alavanca torta STI Shimano Tiagra 4700
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[resolvido] Alavanca torta STI Shimano Tiagra 4700

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [resolvido] Alavanca torta STI Shimano Tiagra 4700
    Postado: 26 Dez 2020 as 12:34
Boa tarde a todos!

Primeiramente, desejo um feliz natal aos amigos do pedal :)

Segundamente, no dia 24/12 tive a infelicidade de cruzar com um cachorro doido pelo caminho, que resolveu não só latir como se atravessar na minha frente bizarramente. Não se machucou... nem eu. Mas a minha bike que tava zerada (3 meses) sofreu alguns danos, infelizmente. Trata-se de uma Caloi Strada Racing 2020 (STI Shimano Tiagra 4700).

O câmbio traseiro tocou o chão no parafuso da gancheira; na hora que saí achei que não tinha ocorrido nada com a transmissão, pois estava funcionando. Ontem que saí com calma, e percebi que a gancheira deve ter sido levemente empenada, pois esse câmbio funcionava perfeitamente, como um relógio.. e em uma determinada marcha percebi falhas já.. ainda da pra rodar, e fora os arranhões que vão ficar (Cry),o conserto é para ser simples e não deve ser caro.

Teve uma micro raladinha no banco, o que não compromete.

Outra micro raladinha na capa do STI.

O que acho o "pior", é o que ocorreu na alavanca de freio e câmbio, pois esses trocadores já descobri que são bem complexos, e caros (Cry). Foi nada grave, mas eu sou "chato", fico neurótico com esse tipo de detalhe. O desgraçado não quebrou, ufa, mas deu uma leve empenada. A alavanca principal de freio/cambio direito ficou ligeiramente entortada para fora; na posição neutra fica com uma folga em relação a alavanca menor. O funcionamento está ok, porém algo foi danificado.

Fiz um video (link abaixo) para os amigos analisarem e me darem algum conselho. Abrir o trocador e tentar descobrir o que ocorreu de fato é o que estou inclinado a fazer, antes de tentar resolver na força bruta. Porém, fui buscar informações e não achei ninguém com uma situação parecida com essa e que tenha disponibilizado informações na internet sobre a solução.

Aparentemente, se houver algum ajuste(parafuso que tenha girado em falso, algo assim) no eixo transversal (alavanca maior para dentro > subir cogs) pode ser que isso tenha se movido, e nada tenha sido entortado. Eu já percebi que existe um parafuso, de difícil acesso (acho), que é o eixo de rotação desta alavanca maior no sentido transversal ao quadro. Se houver possibilidade de folga ali, seria o "fusível mecânico" ideal a ter se cedido antes de entortar algo. A outra hipótese é de ter realmente entortado a haste metálica da alavanca maior em algum ponto, causando este efeito. Pode ser que a alavanca menor tenha sido afetada também, reparem que no video eu mostrei a parte de dentro, quando o mecanismo metálico do câmbio é acionado... no lado direito, onde entortou, a folga desde que meus dedos empurram a alavanca até o mecanismo ser acionado é enorme se compararmos com o lado esquerdo, onde está tudo normal. No esquerdo, quase não há folga.. ao menor movimento dos dedos na alavanca menor, e o mecanismo já é acionado.


Agradeço se puderem ajudar. Se precisarem de mais informações, só pedir.

Abraços!


Editado por guster - 27 Dez 2020 as 17:01
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2020 as 09:25
Vc tem três opções:

1. Troca o STI, o que é caro, mas resolve.

2. Compra ou acha alguma sucata do mesmo modelo pra repor a alavanca, o que pode ser barato e resolve, mas é difícil.

3. Aceita que bike que é efetivamente usada vai ter marcas de uso, o que eu faço. Pelo seu relato, o dano é apenas cosmético e não está te atrapalhando.

Pense nessas marcas como “cicatrizes de guerra” que acrescentam história à sua bike e experiência à vc. Minha “MTB urbana” tem marcas nos rapid fires integrados devido aos ocasionais tombos e o visor do indicador de marcha quebrou e eu recompus com cianoacrilato e bicarbonato de sódio, lixando e polindo em seguida pra poder continuar usando. Está todo amarelado tb, mas essa é uma bike que eu uso pro dia a dia e tenho muito orgulho dela.

Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2020 as 12:28
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Vc tem três opções:

1. Troca o STI, o que é caro, mas resolve.

2. Compra ou acha alguma sucata do mesmo modelo pra repor a alavanca, o que pode ser barato e resolve, mas é difícil.

3. Aceita que bike que é efetivamente usada vai ter marcas de uso, o que eu faço. Pelo seu relato, o dano é apenas cosmético e não está te atrapalhando.

Pense nessas marcas como “cicatrizes de guerra” que acrescentam história à sua bike e experiência à vc. Minha “MTB urbana” tem marcas nos rapid fires integrados devido aos ocasionais tombos e o visor do indicador de marcha quebrou e eu recompus com cianoacrilato e bicarbonato de sódio, lixando e polindo em seguida pra poder continuar usando. Está todo amarelado tb, mas essa é uma bike que eu uso pro dia a dia e tenho muito orgulho dela.


amigo dwsmartins, obrigado pela resposta
 
segue comentarios:

(1) seria a última, por enquanto descartada. está funcionando.

(2) seria uma penúltima opção, por enquanto descartada. está funcionando.

(3) sim, eu não tenho problema com danos cosméticos.. concordo com essa filosofia tbm. mas apesar de estar funcionando, essa 'diferença' da posição das manetes entre um lado e outro acaba incomodando... tipo, você acaba sempre relembrando esse detalhe a cada troca de marcha, pois está diferente do normal. funciona, mas ta meio assimétrico o negócio, o curso ficou mais longo p reduzir cambio traseiro, tem que mover mais a mão p trocar a marcha. mas enfim...

mas falando agora o que to pensando em fazer, que você não listou, é avaliar o que ocorreu e tentar reparar. nem sei o que ocorreu com certeza... o que foi danificado, se é que foi. vai que algo só saiu do lugar, uma trava, uma molinha.. a impressão que tenho é de que a alavanca principal só girou mais do que devia "para fora" (eixo do cambio)... parece que deveria ter uma trava que deixa ele mais vertical, mais próximo da alavanca menor, fazendo com que fiquem encostadas uma na outra. no momento, elas não estão se tocando no trocador do lado direito. acho que é simples de desentortar alguma alavanca, se for o caso, desde que feito por quem conheça o assunto/saiba o que ta fazendo...

não acha que isso seria possível? eu imagino que ja tenha ocorrido com mta gente algo do tipo, mas não encontrei material nem nada na internet, por isso até fiz o video. vou tentar analisar mais a fundo e tentar documentar; se conseguir solucionar vai ajudar bastante gente.

encontrei este dealer's manual da shimano, e acho que fazendo aquele procedimento "Bracket and lever disassembly" eu devo descobrir o que acontece ali. O item "Replacing the main lever support" tem uma peça chamada 'stoppers', que parece ser tipo um batente. Faz sentido ser ali o problema... vou tentar dar uma anlisada. Pode ser até que essa peça tenha caído... vou ver e atualizo dps.

segue link do manual: https://si.shimano.com/pdfs/dm/DM-ST0002-05-ENG.pdf

valeu amigo abraço


Editado por guster - 27 Dez 2020 as 14:40
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2020 as 14:14
Então! Vou dar a minha opinião mas lembrando que não sou mecânico. Parece que a alavanca de dentro "correu um dente" no alinhamento com a parte externa. Vi uns vídeos de mecânicos desmontando totalmente o STI. Aconselho levar em um bom mecânico pois dependendo ele consegue remontar o STI alinhando as alavancas interna com a externa.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2020 as 14:24
Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Então! Vou dar a minha opinião mas lembrando que não sou mecânico. Parece que a alavanca de dentro "correu um dente" no alinhamento com a parte externa. Vi uns vídeos de mecânicos desmontando totalmente o STI. Aconselho levar em um bom mecânico pois dependendo ele consegue remontar o STI alinhando as alavancas interna com a externa.

obrigado pela resposta

mas nesse caso, o funcionamento teria sido afetado, não?

ele ta funcionando normal
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2020 as 14:56
Originalmente postado por guster guster escreveu:

Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Então! Vou dar a minha opinião mas lembrando que não sou mecânico. Parece que a alavanca de dentro "correu um dente" no alinhamento com a parte externa. Vi uns vídeos de mecânicos desmontando totalmente o STI. Aconselho levar em um bom mecânico pois dependendo ele consegue remontar o STI alinhando as alavancas interna com a externa.


obrigado pela resposta

mas nesse caso, o funcionamento teria sido afetado, não?

ele ta funcionando normal

Creio de o funcionamento não seria afetado. As peças podem ter "corrido" um pouco entre elas. Desculpe não estou conseguindo descrever o meu raciocínio. Como não sou mecânico e nem profissional de área técnica ou engenharia, eu não consigo me expressar melhor. Por isso usei e expressão "correr um dente" como eles fossem alinhados por algum tipo de peca dentada e que com o tombo, o impacto dez a alavanca de dentro "pular um dente" e ficar mais para dentro, não afetando o funcionamento. Mas isso estou falando de forma totalmente te impirica pois nem sei como é o mecanismo interno do STI

Editado por fhabib - 27 Dez 2020 as 14:57
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2020 as 17:17
Pessoal, solucionado o problema!

Fiz mais dois videos para demonstrar o que fazer e como ficou. Tentei registrar, mas é difícil consertar e registrar.. acho que da p sacar o que fiz.

Muito simples, só tirei aquela capinha onde tem o nome "tiagra", chamada de nameplate (pg. 17 do manual shimano que mencionei no post anterior), e conforme eu suspeitava, deu pra ver que há um parafuso batente para limitar o ponto inicial (ou final, como queiram) da alavanca principal. 

Curioso é que este parafuso não tem cabeça, nem como utilizar uma chave. Eu simplesmente usei um alicate de bico fico (e envolvi o parafuso com um pedacinho de lixa, p dar mais atrito), e milagrosamente consegui torcer sem grandes dificuldades. Consegui deixar exatamente no ponto que eu gostaria! Simétrico ao lado esquerdo! Ufa!

Foi bem mais fácil do que eu imaginava. No fim não entendi se o parafuso acabou saindo da posição na pancada (acho difícil), ou se a chapinha base do parafuso que acabou empenando um pouco. Enfim, funcionamento 100%.

Video 1/3, já postado acima, mostrando o problema antes da solução (lado direito com alavanca principal fora da posição, lado esquerdo está ok perfeito):


Video 2/3, tirando o "nameplate": solta o cabo de freio atrás para conseguir girar a alavanca a ponto de o parafuso ficar acessível (philips pequeno). bem fácil tirar, somente este parafuso e já sai. depois, é só ajustar o parafuso limitador da alavanca da forma como conseguir (não sei como seria a forma correta de fazer):

Video 3/3, mostrando o resultado final (ambas alavancas na mesma posição, simétricas, e com a folga em relação ao acionamento do câmbio idênticas):


Obrigado pelas dicas, espero que os videos ajudem alguém!

Abs!
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X