Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cannondale obriga a cortar espiga do garfo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cannondale obriga a cortar espiga do garfo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gori Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cannondale obriga a cortar espiga do garfo
    Postado: 21 Dez 2020 as 09:13
Fala pessoal!

Eu possuo uma Cannandole Synapse Carbon 2019. Estava lendo o manual esses dias e me deparei com o aviso que consta na página 10 do manual.



Como podem ver, a Cannondale não permite espaçadores acima da mesa. Ou seja, se você diminuir a altura, a única forma é cortar a espiga. Além do perigo apontado por ela, imagino que isso anularia a garantia.

Ainda estou tentando digerir a informação, porque uma vez cortado, não tem mais volta e, para revenda, isso é muito ruim.

Alguém aqui sabia dessa informação? Chegaram a cortar a espiga? É isso mesmo ou estou enganando?
[]'s Gori
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 09:23
pelo que vi o aviso é o básico, usar espaçadores cria um ponto de pressão que pode (e já aconteceu de) machucar seriamente no caso de uma queda.

não fala em anular garantia por causa disso.


Editado por RuanRAC - 21 Dez 2020 as 09:23
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 09:42
Não tem nada a ver com anulação de garantia. É somente uma informação de segurança. 
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 13:38
o que é mais importante: revenda ou os seus dentes na cara?
Voltar ao Topo
Pexera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:171
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pexera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 13:55
Voltar ao Topo
Gori Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 15:53
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

o que é mais importante: revenda ou os seus dentes na cara?

Eu posso ter me expressado mal. Minha principal preocupação é com a segurança. Mas fiquei surpreso em ter adquirido uma bike que coloca uma limitação tão grande em um ponto de ajuste onde quase todo mundo precisa mexer. Nem digo somente na questão da revenda. E se eu perder a flexibilidade por alguma lesão ou problema de saúde e precisar subir a altura da mesa? 

Eu sei que sempre há a possibilidade de inverter a mesa ou comprar outra com ângulo diferente, mas realmente me surpreendi negativamente com um projeto desses. Outros fabricantes pedem apenas para deixar um espaçador em cima, por exemplo.

Criei esse tópico para saber como as pessoas lidam com isso de uma forma geral, se cortam ou se existe outra alternativa segura, como trocar o headset.
[]'s Gori
Voltar ao Topo
Gori Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 16:04
Originalmente postado por Pexera Pexera escreveu:

https://www.pedal.com.br/relato-de-acidente-temos-que-tirar-seu-rim_texto12941.html

Esse é um ótimo ponto para se levar em consideração. Se minha espiga estivesse sobrando tanto quanto a desse rapaz, eu mesmo já teria pesquisado se a espiga poderia ser cortada. 
[]'s Gori
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 16:17
O aviso serve para qualquer bicicleta de qualquer fabricante. No caso, a Cannondale te dá um aviso, não acho que vá perder a garantia, apenas um aviso para sua segurança.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 16:56
Se não estou enganado a S6 vem com recomendação e informação de perda de garantia se usar espaçadores acima da mesa ou abaixo com mais de 5cm. 

Como já li há algum tempo posso ter confundido. 

O GHD tem desse mesmo modelo, talvez tenha essa informação mais fresca.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 17:30
O motivo consta nos manuais mais antigos
The top cap and the expander end provides critical support to the carbon steerer when tightening the stem bolts
Voltar ao Topo
Gori Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 17:32
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O motivo consta nos manuais mais antigos
The top cap and the expander end provides critical support to the carbon steerer when tightening the stem bolts

Sim, o "expander" deve ficar centralizado entre os parafusos da mesa, pelo que eu entendi.
[]'s Gori
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 17:36
O top cap da suporte ao parafuso superior o expander ao inferior.
Se usar espaçador acima o top cap perde essa função.

Editado por miniic - 21 Dez 2020 as 17:36
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 18:41

Tenho uma Synapse Carbon 2020 Ultegra Di2 e estou curtindo muito a bike. Muito confortável e com boa performance.

Como já disseram, é somente um "Warning", uma recomendação, usada por vários fabricantes...



Editado por sascencio - 21 Dez 2020 as 18:44
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
Gori Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gori Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2020 as 12:14
Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Tenho uma Synapse Carbon 2020 Ultegra Di2 e estou curtindo muito a bike. Muito confortável e com boa performance.

Como já disseram, é somente um "Warning", uma recomendação, usada por vários fabricantes...


Realmente a bike é excelente. Melhor custo/benefício de bike endurance dentre as importadas disponíveis no Brasil.

Sim, entendo que é um aviso de segurança, mas um que compromete a estrutura da espiga do garfo, não? 
[]'s Gori
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2020 as 15:33
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

O motivo consta nos manuais mais antigos
The top cap and the expander end provides critical support to the carbon steerer when tightening the stem bolts

Essa resposta matou a cobra e mostrou o pau.

Não pode ficar excesso de espiga pois o expander é o que suporta o aperto da mesa na espiga do garfo. Espiga de carbono (qualquer item de carbono) se apertar onde não tem sustentação, vai quebrar.

Deixou de ser apenas segurança e se torna um requisito estrutural da direção. Crítico!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X