Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Trocar Guidom sem bike fit, rola?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Trocar Guidom sem bike fit, rola?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Trocar Guidom sem bike fit, rola?
    Postado: 17 Dez 2020 as 14:20
Buenas Povo!

troquei de bike recentemente com a ajuda da galera aqui do fórum, escolhi a Oggi 7.4 2020
https://www.pedal.com.br/forum/sense-impact-evo-x-soul-529-x-oggi-74-2020_topic99796.html

Desde que voltei a pedalar em janeiro deste ano, sempre tive dor e desconforto nas mãos, nas outras bikes troquei mesa, punhos, fiz todo tipo de ajuste e as dores nas mãos depois de 20km são persistentes e nada do que eu fiz resolveu.

Estou com pouco tempo pra pedalar, mas ontem consegui fazer quase 40km com a nova bike, meu segundo pedal, e as dores nas mãos seguem presentes.
Porém ontem eu fiz um teste que me agradou, fiquei apenas com o polegar e indicador bem na pontinha do guidom "simulando" um guidom maior e me senti mais confortável.

Ai veio a dúvida, vale a pena trocar o guidom de 700mm para 760mm, sem um bike fit? 
Bikefit aqui é 450 bolsonaros + guidom + mesa se necessário vai chegar facilmente perto dos 700 reais o que é muita grana pra quem pedala esporadicamente.

Dando um bizu no ML, achei esse da session me agradou bastante:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1667841730-guido-mtb-session-aluminio-a760-original-760mm-reto-com-nfe-_JM#position=5&type=item&tracking_id=0a550af5-a353-4754-9664-b452fbd65ae1

e tem esse da Vortex que não me agradou tanto esteticamente, mas o preço é excelente e tem inúmeros comentários positivos:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1194466854-guido-bicicleta-mtb-vortex-aluminio-760mm-318mm-reto-preto-_JM#position=2&type=item&tracking_id=a3f47f05-0837-4dc5-bf92-a6db1ea2a3c9

nada que uma pintura em preto fosco não resolva essa logo feia ai 
Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 14:26
Originalmente postado por Rafaelpebadomtb Rafaelpebadomtb escreveu:

Buenas Povo!

troquei de bike recentemente com a ajuda da galera aqui do fórum, escolhi a Oggi 7.4 2020
https://www.pedal.com.br/forum/sense-impact-evo-x-soul-529-x-oggi-74-2020_topic99796.html

Desde que voltei a pedalar em janeiro deste ano, sempre tive dor e desconforto nas mãos, nas outras bikes troquei mesa, punhos, fiz todo tipo de ajuste e as dores nas mãos depois de 20km são persistentes e nada do que eu fiz resolveu.

Estou com pouco tempo pra pedalar, mas ontem consegui fazer quase 40km com a nova bike, meu segundo pedal, e as dores nas mãos seguem presentes.
Porém ontem eu fiz um teste que me agradou, fiquei apenas com o polegar e indicador bem na pontinha do guidom "simulando" um guidom maior e me senti mais confortável.

Ai veio a dúvida, vale a pena trocar o guidom de 700mm para 760mm, sem um bike fit? 
Bikefit aqui é 450 bolsonaros + guidom + mesa se necessário vai chegar facilmente perto dos 700 reais o que é muita grana pra quem pedala esporadicamente.

Dando um bizu no ML, achei esse da session me agradou bastante:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1667841730-guido-mtb-session-aluminio-a760-original-760mm-reto-com-nfe-_JM#position=5&type=item&tracking_id=0a550af5-a353-4754-9664-b452fbd65ae1

e tem esse da Vortex que não me agradou tanto esteticamente, mas o preço é excelente e tem inúmeros comentários positivos:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1194466854-guido-bicicleta-mtb-vortex-aluminio-760mm-318mm-reto-preto-_JM#position=2&type=item&tracking_id=a3f47f05-0837-4dc5-bf92-a6db1ea2a3c9

nada que uma pintura em preto fosco não resolva essa logo feia ai 

Guidão, desculpem, sempre confundo Beer

Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 14:28
claro que vale. Ajuste fino é assim mesmo, tem que ir testando. Mesmo um bike fit é sujeito a testes, nada garante que ele vai funcionar

qualquer coisa sempre dá para vender, fazer rolo e passar para frente
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 17:48

Antes de trocar o guidão, é bom testar um ajuste no seu guidão atual.

Note que o guidão tem uma curvatura e toda curvatura converge para um ponto central. Ajuste esse ponto central do guidão para que ele esteja alinhada com a linha do seu ombro.

Pela foto, dá-se a impressão que a curvatura do guidão está baixa.

Se for comprar um novo, fique atento às medidas importantes, por exemplo:

GUIDÃO 31,8 SHIMANO PRO KORYAK 8MM X 780MM
- Braçadeira do guidão: 31,8 mm
- Largura do guidão: 780 mm
- Elevação: 8 mm
- Retrocesso: 9 °
- Upsweep: 4 °

Editado por furukawa - 17 Dez 2020 as 17:50
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 18:18
O teste que vc fez segurando a pontinha do guidão com o polegar e o indicador não é um teste válido pois as dores que vc deve sentir vem da pressão das palmas das suas mãos segurando as manoplas, é o mesmo que vc ter dor na bunda ao pedalar e passar a andar de bike sem sentar no selim, sem o contato com o banco a bunda não vai doer. 

Qual o tipo de dor que vc sente? É formigamento? Se sim são os dedos polegar/indicador/médio ou anelar/mínimo?
Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 18:31
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Antes de trocar o guidão, é bom testar um ajuste no seu guidão atual.

Note que o guidão tem uma curvatura e toda curvatura converge para um ponto central. Ajuste esse ponto central do guidão para que ele esteja alinhada com a linha do seu ombro.

Pela foto, dá-se a impressão que a curvatura do guidão está baixa.

Se for comprar um novo, fique atento às medidas importantes, por exemplo:

GUIDÃO 31,8 SHIMANO PRO KORYAK 8MM X 780MM
- Braçadeira do guidão: 31,8 mm
- Largura do guidão: 780 mm
- Elevação: 8 mm
- Retrocesso: 9 °
- Upsweep: 4 °
O guidão atual é o original da bike 700mm Flat, pelo menos na descrição não tem angulação nenhuma. Chegando eu casa daqui a pouco eu confirmo, mas já adianto que se tiver, é mínima.

Dei uma pesquisada e o da Session é 760mm e é o que tem o maior backsweep dos acessíveis pra mim, com 9 graus.
Porém sem upsweep.
Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 18:35
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

O teste que vc fez segurando a pontinha do guidão com o polegar e o indicador não é um teste válido pois as dores que vc deve sentir vem da pressão das palmas das suas mãos segurando as manoplas, é o mesmo que vc ter dor na bunda ao pedalar e passar a andar de bike sem sentar no selim, sem o contato com o banco a bunda não vai doer. 

Qual o tipo de dor que vc sente? É formigamento? Se sim são os dedos polegar/indicador/médio ou anelar/mínimo?
Sim Sid, sei que não é um teste válido e preciso, porém me deu uma referência e uma "luz" no fim do túnel pra acabar com esse problema sem fazer bike fit.

É uma dor de desconforto mesmo, não é formigamento, realmente me parece que as mãos não estão na posição correta, se usar o polegar pra baixo do guidão (posição correta pra pedalar) piora a dor.
abaixei bem os manetes e uso o polegar acima do freio, assim dói menos.
A Dor é na mão praticamente inteira, palma da mão, punho e a parte externa médio/mínimo.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 19:23
À princípio a primeira mudança que eu faria seria uma mesa positiva, algo como 25 graus e um guidão rise de 20mm com backsweep de 6-9 graus. Eu uso na minha uma mesa Ballistec de 80mm x 25º e um guidão "curvo" com 20mm de rise e me serve muito bem. Aliás, pelo seu outro tópico, parece que vc já vem com esse problema de outras bikes, será que vc não tem alguma comorbidade ortopédica nas mãos que provoca essas dores tão precocemente, como no nervo Ulnar (pela dor nos dedos anular e mínino)? A mão ter alguma dor com 40Km é relativamente normal mas com 20Km deveria ser, no máximo, um incômodo.

Editado por sidserra - 17 Dez 2020 as 19:27
Voltar ao Topo
brunomedina Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2020
Niteori
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar brunomedina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 20:49

O que vc pode fazer e fazer o bike fit dos calculadores da internet

faz uns 3 ou 2  diferentes 
anota os resultados e veja a ordem de grandeza das medidas ae vc ve se troca ou não

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 08:30
Porra Sid, comorbidade é uma doença mórbida, risco de morte... O cara só sente um desconforto na mão... kkkkkkkkkkkk

Rafael, vai lá e compra o guidon e testa... Se der ruim, revende por uma fração do valor... Bike fit por tentativa e erro é assim, pode dar certo de primeira e economizar ou pode dar errado até chegar o ponto que vc gastou o valor do bike fit correto em peças para teste (pelo menos, como consolação, terá um arsenal de peças para futuros FITs)


Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 08:42
Amigo, na sua bike tem erro do banco, a ponta esta muito pra cima, isso te forca a "buscar" o guidao...

A largura do guidao para casos normais e digamos que a largura de seus ombros, logo, nada muito aberto nem muito fechado...

Eu tenho uma oggi tambem, e veio esse guidao ai... logo troquei ele por uma da zoom com bom back e up sweep, sendo ele de 780mm e uma mesa de 90mm por 17 negativo, uso um selim absolute prime para frente, e a ponta levemente baixa.

CARA, o pedal e outro.

Uso manopla da absolute (tipo espuma silicone) e uma luva fox ranger dedo fechado, nao sinto nenhum incomodo.

Ajustei tudo pela logica basica.

Altura e distancia do selim (regra da flexao do joelho) e flexao do cotovelo...



RESUMINDO

Primeiro, ajusta a posicao certa do selim, coloque ele pra frente e deixa o bico minima coisa pra baixo!!! 

Segundo, observe seu guidao e o solta da mesa (afrouxe os 4 allen) gira ele (logo pra baixo) de modo que as pontas se erguem... aperte!

TESTE

ira mudar muito seu pedal!!!
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 08:44
BIKE FIT de 450 e roubo!!!

AQUI e 150-180 depende o profissional e no fim das contas os ajuste que eu faco fica muito bom, nao entendo a necessidade de alguns bike fit, basta ter forca de vontade e usar a cabeca que sua bike fica ergonomicamente perfeita!!!

PS> Caso pegue um guidao de 780, observe as curvas dele, e vai se adequando ao mesmo. Precisou, so ir cortando. Em tese, uma medida legal e 750mm
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 08:48
3 edit.

Ajuste os mantes tambem, distancie ele da manopla, de forma que com sua mao fechada na mesma, voce acione o freio com dois dedos apenas. O angulo e quando sentado a linha do braco fique conitnua ate a ponta do dedo.

Faca isso, ira ficar mais show ainda!!!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 08:52
gm1987, comorbidade há 3 tipos, a diagnóstica, a patogênica e a prognóstica, tv eu tenha usado um termo bem inadequado (tentei usar uma palavra de impacto, deu merda, heheheh...) para ilustrar que o cara possa ter alguma predisposição físico-ortopédica (no caso, citado no meu post) para ter as dores que ele relatou e já observando que essas dores já vem de outras bikes. No meu caso, por exemplo, se eu jogar videogame meio deitado, depois de certo tempo minha mão esquerda começa a ficar dormente entre os dedos anular e mínimo (os populares "seu vizinho" e "mindinho", respectivamente) devido ao nervo Ulnar e isso reflete tb nas minhas pedaladas, só que depois de uns 40Km...

E olha, nunca "escutei" um "porra Sid" tão sonoro, hahahahaha!!! Big smileLOL

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Porra Sid, comorbidade é uma doença mórbida, risco de morte... O cara só sente um desconforto na mão... kkkkkkkkkkkk

Rafael, vai lá e compra o guidon e testa... Se der ruim, revende por uma fração do valor... Bike fit por tentativa e erro é assim, pode dar certo de primeira e economizar ou pode dar errado até chegar o ponto que vc gastou o valor do bike fit correto em peças para teste (pelo menos, como consolação, terá um arsenal de peças para futuros FITs)




Editado por sidserra - 18 Dez 2020 as 08:59
Voltar ao Topo
MarcosTri Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Out 2017
Salvador
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MarcosTri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 09:58
Concordo com as opiniões para deixar a bike mais "alta" com a mesa positiva e o guidão com curvatura. Mas nem sempre os problemas são só no ajuste da bike. Procure fazer um fortalecimento de ombros, braços (antebraço também), costas e abdome. Se não gosta de academia, faça exercícios de prancha, flexão de braço e abdominal. Pois o fortalecimento ajuda o corpo a se sustentar e reduz a pressão na estrutura da mão.
Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 11:29
Buenas povo!!

Primeiramente agradeço demais a ajuda de todos, obrigado!

Fui dar mais uma pedalada hoje cedo, 35km pra medir a "febre" e prestar mais atenção na posição das mãos e dores.

Sobre o guidão: a inclinação realmente é mínima, nessa foto o angulo não ajuda, mas acredito que o backsweep não passe dos 3 graus.
O que eu percebi no pedal de hoje, com a mão correta no guidão com uns 4 a 5km o desconforto já começa na parte interna das mãos, polegar e pulso, percebi que meus cotovelos ficam muito abertos, acredito que com a angulação de backsweep fique mais confortável pra mim.
Posicionando o dedão acima do guidão, os cotovelos fecham um pouco e fica mais confortável, porém no decorrer do pedal o desconforto e dores nas mãos já tomam conta da mão toda.
Então eu realmente acredito que o guidão 760mm pode me ajudar, comprei o da Session com 9 graus de backsweep, assim que chegar eu mantenho vocês informados.

Vou tentar ir respondendo a todos:
sidserra:
Já coloquei mesa "positiva" nas outras bikes e não resolveu, nessa bike tem 3 espaçadores abaixo da mesa, então vou manter negativa por enquanto, se o guidão não resolver eu coloco positiva, se não resolver, diminuo a mesa.
Sobre alguma comorbidade ortopédica, se fosse no joelho até poderia ser, mas nas mãos, não.

Brunomedina:
já fiz o dos vídeos, quais são esses calculadores? tem algum link que possa me enviar?

Gm1987:
É isso ai, já comprei o guidão, sempre achei bonito o guidão maior, se não resolver, pelo menos a bike fica mais bonita.

HardWell:
Esse Selim é um Specialized power 155, na loja me falaram pra deixar "inclinado" pra frente em torno de 3cm, eu fiz porém fiquei escorregando pra frente, então procuro deixar plano, vou verificar com atenção se a ponta esta pra cima realmente.
Eu tenho os ombros largos realmente, mais um motivo para acreditar que o guidão vai resolver.
manopla eu já usei essa, estou usando a da redstone, não é tão macia mas é bem confortável, luva nem pensar.
Vou fazer esse teste que você indicou, obrigado.
Esse bike fit que tem aqui é o da Retul, tudo digital e bla bla bla, estou totalmente por fora mas acho caro. até 200 eu pagaria de olhos fechados.

Sobre os manetes, estão exatamente assim.

MarcosTri:
Então, estou a 1 ano cuidando da alimentação, perdi 10kg e estou chegando no meu peso ideal, tenho um pequeno comércio então to sempre carregando caixas pra lá e pra cá, não é nenhuma academia, mas não me deixa ficar sedentário.
Academia eu até gosto, mas não tenho tempo.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 12:15
Rafaelpebadomtb, tire uma foto aberta sua em cima da bike (de lado e de frente), já sentado no selim e com a sua posição de pedalada com braços e tudo mais e post aqui. Assim dá pra gente ver aqui como está a sua posição na bike e dar mais opiniões.

Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 12:17
Tem estúdio aqui na Barra da Tijuca (RJ) que cobra 650 pilas, hehehe...

Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

BIKE FIT de 450 e roubo!!!

AQUI e 150-180 depende o profissional e no fim das contas os ajuste que eu faco fica muito bom, nao entendo a necessidade de alguns bike fit, basta ter forca de vontade e usar a cabeca que sua bike fica ergonomicamente perfeita!!!

PS> Caso pegue um guidao de 780, observe as curvas dele, e vai se adequando ao mesmo. Precisou, so ir cortando. Em tese, uma medida legal e 750mm
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 12:20
suas mãos não deixaram de doer pq vc está com elas para fora do guidão? (parece meio obvio)

Não li todo o tópico mas um guidão mais largo pode transferir as dores para os ombros e necessitar da troca também do avanço.

vc segura o guidão da forma que está na foto? 

Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 12:23
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Rafaelpebadomtb, tire uma foto aberta sua em cima da bike (de lado e de frente), já sentado no selim e com a sua posição de pedalada com braços e tudo mais e post aqui. Assim dá pra gente ver aqui como está a sua posição na bike e dar mais opiniões.


OTIMO PONTO, ajudara a avaliar!!!

(a)Rafael...

Seus manetes nao estao afastados, me desculpe... mas da a falsa sensacao que estao pela abracadeira do 7100 ser deslocada... coloque eles mais para o lado, na foto pelo menos e notorio que voce "se" fechar a mao, os dois dedos nao batem reto no freio...

O selim power da spz e top, como disse, uso a versao pirata da absolute (prime) que em minha concepcao e melhor selim ate hj em que eu ja usei. (este estilo de selim e perfeito)

Sobre escorregar, eu particularmente acho "neura" alem do que 3cm e demais, o que eu quis dizer e coisa de no maximo 1 dedinho... e por o selim para frente (ande com o trilho dele pra frente)

O guidao pode ajudar, mas pelo que vejo ai e a postura nao ta legal mesmo...


FIT aqui tambem e tudo eletronico e blabla... 150-180 acho caro ja, rsrsrs
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 12:44

Eu usaria uma manopla ergonômica com apoio de pulso.




De toda forma, é importante observar sua posição na bike pois você deve estar aplicando muito do seu peso nos braços e pulsos.


Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 12:53
Sidserra: vou tentar tirar essa foto, final de semana por aqui é correria, trabalho e moro sozinho, então dificulta um pouco, mas vou tentar.

Jh1991: Sim, pra fora do guidão, as dores param.
Se precisar trocar a mesa, eu troco.
As vezes sim, pra dar uma "relaxada" nas mãos.

HardWell: As abraçadeiras estão a praticamente 2 dedos dos punhos, com a mão fechada, pego o manete com apenas um dedo.
Sobre o Selim, realmente eu deixei muito inclinado, testei e de fato fiquei escorregando, tentei deixar plano, vou tentar achar um equilíbrio ali, abaixar um pouco a ponta, como você falou.

manda um fit desses ai de 180 que eu faço agora hahahaha Beer

Furukawa: Eu não acredito que o problema esteja na manopla, realmente acho que tem coisa MUITO errada com minha posição, vou deixar essa "carta na manga", se a troca do guidão não resolver quem sabe seja uma boa opção.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 13:13
Quando fiz meu bike fit tive uma aula sobre selim. Selim tipo "V" (os Selle Italia) ou tipo "T" (alguns Fizik) ou os coringa (SPZ Power). É olhar o selim por cima que dá pra ver a diferença.

Dependendo do comportamento da pelve de cada um (pouca flexibilidade/instável ou flexível/estável) é indicado um dos tipos (independente de marca) e até sugere-se que dependendo de cada caso fique poucos graus (bem poucos) positivo ou negativo. Eu com pouca flexibilidade preciso deixar a ponta 1 ou 2 graus pra cima pra sentar na parte de trás do selim (e preciso tipo T ou, o Power, no caso), além da frente da bike mais curta pq não consigo projetar o tronco pra frente.

Claro, tem a largura que precisa ser verificada num bundômetro pra pegar do tamanho certo.

E isso fez uma tremenda diferença nas mãos dormentes. 

Em tempo: R$ 240,00 o bikefit.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 13:36
O mercado se regula pessoal, infelizmente ou felizmente... Se o bikefit tá caro, pouca gente vai fazer, os caras vão ter que diminuir o preço para conseguir manter os estudios... Ou então a gente mesmo que tá pobre e todo mundo pra pagando 500tão em bikefit...
Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 13:37
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Quando fiz meu bike fit tive uma aula sobre selim. Selim tipo "V" (os Selle Italia) ou tipo "T" (alguns Fizik) ou os coringa (SPZ Power). É olhar o selim por cima que dá pra ver a diferença.

Dependendo do comportamento da pelve de cada um (pouca flexibilidade/instável ou flexível/estável) é indicado um dos tipos (independente de marca) e até sugere-se que dependendo de cada caso fique poucos graus (bem poucos) positivo ou negativo. Eu com pouca flexibilidade preciso deixar a ponta 1 ou 2 graus pra cima pra sentar na parte de trás do selim (e preciso tipo T ou, o Power, no caso), além da frente da bike mais curta pq não consigo projetar o tronco pra frente.

Claro, tem a largura que precisa ser verificada num bundômetro pra pegar do tamanho certo.

E isso fez uma tremenda diferença nas mãos dormentes. 

Em tempo: R$ 240,00 o bikefit.

Então Zaka, já sentei (ui! LOL) no medidor de bunda e o selim pra mim é de fato o power na medida 155.
Confesso que levou um tempo até me adaptar, mas depois foi de boa, fiquei um tempo parado e agora quando posso eu pedalo uns 35 ~40km, ainda sinto um pouco de desconforto, mas isso eu sei que é só questão de tempo.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 13:44
kkkkk

Testa a questao do banco (1cm e joga ela pra frente) + girar o guidao pra baixo de modo que os extremos levantem.

Enfim, os manete... tu nao entendeu o que eu quis dizer ainda, rsrsrs

O M7000 a abracadeira fica na posicao "padrao"


No 7100 a abracadeira fica deslocada pra dentro "frescura" shimano


Nao e porque a TUA abracadeira esta a 2 dedos pra dentro que o manete esta deslocado... 
rsrsrsrs o que quero dizer e pra levar ela mais pra dentro, a "distancia" ideal e voce com a mao fechada no meio da manopla, use apenas 1 dedo (indicador) para pressionar o manete... cujo este apertaria exatamente na ponta... ENTAO este e o ponto "quase ideal" dentro disso, voce ajusta como quiser... mais pra dentro ou fora e a altura da manete!

para ilustrar: (topico do TheLittle)
https://www.pedal.com.br/forum/manetes-de-freio-por-que-tanta-gente-usa-errado_topic73983.html

Volto a dizer, na foto que mando esta no padrao que vem, aqui em minha loja eu ajusto direito manete trocador e a trava da suspa... vale a pena observar isso ai!!!

Beer


Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 14:33
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

kkkkk

Testa a questao do banco (1cm e joga ela pra frente) + girar o guidao pra baixo de modo que os extremos levantem.

Enfim, os manete... tu nao entendeu o que eu quis dizer ainda, rsrsrs

O M7000 a abracadeira fica na posicao "padrao"


No 7100 a abracadeira fica deslocada pra dentro "frescura" shimano


Nao e porque a TUA abracadeira esta a 2 dedos pra dentro que o manete esta deslocado... 
rsrsrsrs o que quero dizer e pra levar ela mais pra dentro, a "distancia" ideal e voce com a mao fechada no meio da manopla, use apenas 1 dedo (indicador) para pressionar o manete... cujo este apertaria exatamente na ponta... ENTAO este e o ponto "quase ideal" dentro disso, voce ajusta como quiser... mais pra dentro ou fora e a altura da manete!

para ilustrar: (topico do TheLittle)
https://www.pedal.com.br/forum/manetes-de-freio-por-que-tanta-gente-usa-errado_topic73983.html

Volto a dizer, na foto que mando esta no padrao que vem, aqui em minha loja eu ajusto direito manete trocador e a trava da suspa... vale a pena observar isso ai!!!

Beer



Eu já ajustei, inclusive a trava da suspensão que estava mais pro meio, da forma como esta eu não preciso girar o pulso pra apertar o freio com um dedo, a posição da manete não me atrapalha em nada.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 15:10
bike fit não é religião.

Eu mesmo não acredito muito que tem essa importância tão grande dentro do que pratico, que são disciplinas mais voltadas pra descida mas que envolvem subidas duras e inclinadas, no caso trail e enduro.
Também não acredito em muitos "bike fitters", alguns sequer conhecem direito a geometria de uma bicicleta ou praticam certas modalidades do ciclismo diferente de road e xc. Eles simplesmente estudam uma posição X que o corpo tem que ficar supostamente, e ajustam as coisas pra entrar nessa posição.
Aí vem a indústria do moutain bike, a pedido dos consumidores e atletas, e aumenta o seat angle das trail e enduro absurdamente, fazendo com o que o argumento do "joelho tem q ficar n sei onde em relação ao pedivela" deixe de fazer sentido, já que todos querem estar bem pra frente na bike, pra ter uma melhor distribuição de peso nas subidas mais inclinadas, assim como melhor posição pra fazer força nos pedais.

Já vi "bike fitter" indicando canotes com seatback enorme em quadros que já tem um seat angle baixo e ainda traseira curta, contrariando totalmente a tendência acima. Pra mim isso é receita pra empinar na primeira subida mais difícil e até impossibilitar a subida em trechos realmente técnicos.

Já pra modalidades que envolvem pedais com muito mais tempo na mesma posição na bike, eu concordo e entendo q deve fazer bem mais sentido o trabalho de um bike fitter, mas ainda fico com dúvidas se todos realmente sabem profundamente sobre geometria pra poder sugerir alterações. Digo, o ajuste  pode resultar numa "biomecânica" adequada mas com uma geometria ruim de subir ou descer. Acho q o primeiro de tudo é o atleta entender a modalidade q vai praticar, escolher a bike certa (tamanho e geometria) pra o uso q vai fazer, e talvez depois disso tudo realizar o bike fit pra pequenos ajustes.

Dito isso, meu método é testar várias mesas e guidões diferentes pra achar a posição ideal. Tb testo variações na altura da mesa, comprimento do guidão, posição das manetes de freio, ajuste no recuo do selim. teoricamente o bike fit resolve isso tudo pra você com ajuda de software, mas em cima de um cavalete acho complicado saber se esse ajuste vai ser efetivo durante uma trilha, por exemplo.







Editado por TheLittle - 18 Dez 2020 as 15:12
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 15:17
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

bike fit não é religião.

Eu mesmo não acredito muito que tem essa importância tão grande dentro do que pratico, que são disciplinas mais voltadas pra descida mas que envolvem subidas duras e inclinadas, no caso trail e enduro.
Também não acredito em muitos "bike fitters", alguns sequer conhecem direito a geometria de uma bicicleta ou praticam certas modalidades do ciclismo diferente de road e xc. Eles simplesmente estudam uma posição X que o corpo tem que ficar supostamente, e ajustam as coisas pra entrar nessa posição.
Aí vem a indústria do moutain bike, a pedido dos consumidores e atletas, e aumenta o seat angle das trail e enduro absurdamente, fazendo com o que o argumento do "joelho tem q ficar n sei onde em relação ao pedivela" deixe de fazer sentido, já que todos querem estar bem pra frente na bike, pra ter uma melhor distribuição de peso nas subidas mais inclinadas, assim como melhor posição pra fazer força nos pedais.

Já vi "bike fitter" indicando canotes com seatback enorme em quadros que já tem um seat angle baixo e ainda traseira curta, contrariando totalmente a tendência acima. Pra mim isso é receita pra empinar na primeira subida mais difícil e até impossibilitar a subida em trechos realmente técnicos.

Já pra modalidades que envolvem pedais com muito mais tempo na mesma posição na bike, eu concordo e entendo q deve fazer bem mais sentido o trabalho de um bike fitter, mas ainda fico com dúvidas se todos realmente sabem profundamente sobre geometria pra poder sugerir alterações. Digo, o ajuste  pode resultar numa "biomecânica" adequada mas com uma geometria ruim de subir ou descer. Acho q o primeiro de tudo é o atleta entender a modalidade q vai praticar, escolher a bike certa (tamanho e geometria) pra o uso q vai fazer, e talvez depois disso tudo realizar o bike fit pra pequenos ajustes.

Dito isso, meu método é testar várias mesas e guidões diferentes pra achar a posição ideal. Tb testo variações na altura da mesa, comprimento do guidão, posição das manetes de freio, ajuste no recuo do selim. teoricamente o bike fit resolve isso tudo pra você com ajuda de software, mas em cima de um cavalete acho complicado saber se esse ajuste vai ser efetivo durante uma trilha, por exemplo.

Concordo com você, porém em partes.

Eu falo por mim, pedalo porque gosto, não sou atleta nem tenho pretensão de ser, não faço trilhas técnicas, nem nada do tipo. 

Meu negócio é pegar a bike e pedalar sem muita pretensão, to fazendo de 30 a 40km mas pretendo em breve voltar a fazer 80 - 100km no asfalto e/ou estradão.

O que me mata são as dores, eu paro de pedalar por dor no corpo, não por cansaço e olha que tenho asma, uso bombinha e e etc.. obvio que num pedal de 100km eu chego cansado, mas o cansaço não é o que me quebra.
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 16:45
Se nao atrapalha... show, apenas observei devido a foto nao condizer com o que tu falou...
Mas se isso nao ajuda esta suave, manda bala, espera o guidao e monta o bitelo!

Beer
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2020 as 08:40
O Rafael relata que o tipo de pedal dele é mais de asfalto e estradão, não acho que usar um guidão "de 2 metros de largura" vá adiantar alguma coisa já que esse tipo de pedalada não precisa muito de alavanca como na prática real de mtb. Sei que pode haver tamanhos adequados para larguras de ombros (700mm/720mm dá para a maioria das situações) e tal mas o cara ficar na bike feito girafa tomando água não vai melhorar em nada as dores que ele sente ou então mudar as dores de lugar. Mas como isso não é ciência exata... Embarrassed
Voltar ao Topo
Rafaelpebadomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2020
Penha / SC
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelpebadomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Dez 2020 as 16:37
Buenas povo, prometi deixar vocês atualizados da minha situação, então vamos lá:
Chegou o guidão da session:

Já mandei instalar (não tive tempo de fazer eu mesmo)

Andei uns 200 metros com a bike da oficina até em casa, achei a pegada totalmente diferente, me pareceu ser um pouco mais confortável, não faço a menor ideia se vai resolver o problema, mas o visual ficou muito bom, gostei!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 08:51
E aí, caçamba, o bagulho ficou bom ou não? Esse tipo de situação acontece com muitos ciclistas e um feedback seria legal para a leitura da moçada... LOL
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 12:22
Largura do ombro é mais determinante pro tamanho do guidão do que o comprimento do braço? 

Eu uso um totalmente reto de 700mm tenho bastante dor na mão também,tenho que ficar me atentando em aprimorar o posicionamento na bike pra amenizar, harmonia/estabilidade do core e tronco é bem determinante pro conforto e performance, acho que uma alteração na configuração do cockpit que proporcione um posicionamento mais estavel que evite de vc ficar escapando de uma pegada harmonica é bem valida, sera se o posicionamento das mãos de acordo com o guidão mais curvado acaba priorizando o recrutamento da musculatura dos braços/ombro/peito que acaba contribuindo pra uma melhor harmonia da sustentação? 
Ao menos comigo quando mais sinto desconforto é quando perco cadencia e começo a fazer aquela força de giro desnecessaria que faz inconscientemente vc mudar a posição e dar aquela debruçada, a sustentação acaba quase que indo exclusivamente para as mãos e ai ta feita a cagada
   
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 13:33
Originalmente postado por mountainbabylon mountainbabylon escreveu:

Largura do ombro é mais determinante pro tamanho do guidão do que o comprimento do braço? 

Eu uso um totalmente reto de 700mm tenho bastante dor na mão também,tenho que ficar me atentando em aprimorar o posicionamento na bike pra amenizar, harmonia/estabilidade do core e tronco é bem determinante pro conforto e performance, acho que uma alteração na configuração do cockpit que proporcione um posicionamento mais estavel que evite de vc ficar escapando de uma pegada harmonica é bem valida, sera se o posicionamento das mãos de acordo com o guidão mais curvado acaba priorizando o recrutamento da musculatura dos braços/ombro/peito que acaba contribuindo pra uma melhor harmonia da sustentação? 
Ao menos comigo quando mais sinto desconforto é quando perco cadencia e começo a fazer aquela força de giro desnecessaria que faz inconscientemente vc mudar a posição e dar aquela debruçada, a sustentação acaba quase que indo exclusivamente para as mãos e ai ta feita a cagada
   

O FIT que considera a largura do ombro só é válido para road bikes, talvez uma urbana... MTB já restou mais que comprovado que é impraticável usar um guidão ajustado a largura do ombro. Hoje a tendência está em guidão próximo aos 800mm.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 15:12
pois é, no mountain bike acho q vai mais da preferência pessoal e o cenário de utilização da bike do que da largura dos ombros ou mesmo biotipo do ciclista. Em  vídeos do Enduro World Series eles mediam a largura  e a altura do chão dos guidões de vários pilotos. "Marmanjos" de 1.80m+ como o Richie rude usando guidões de 740mm, enquanto até algumas mulheres com menos de 1.60m usando 770mm. A altura do chão variava muito também e não seguia um padrão, pessoas mais baixas usando guidões mais altos em relação ao chão, outras mais altas usando guidões baixos. 





até nas bikes gravel tem gente usando guidões drop de 60cm kkk speedeiro chora no banho vendo isso

https://www.curvecycling.com.au/collections/bars/products/walmer-bars


Editado por TheLittle - 06 Jan 2021 as 15:13
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X