Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dá pra aproveitar o fit de MTB pra Road?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dá pra aproveitar o fit de MTB pra Road?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dá pra aproveitar o fit de MTB pra Road?
    Postado: 17 Dez 2020 as 00:31
Olá! Eu tenho uma MTB Caloi Elite 2.4 18" (hoje é minha bike de cidade) e o posicionamento dela sempre deu muito certo pra mim. Pedalava muitas horas nela e não sentia nada.

Mas estou pensando em pegar uma road e não sei por onde começar. Altura do selim eu devo manter, mas o guidão/mesa eu não tenho a menor ideia.

Então a pergunta é: Se um fit de MTB tá funcionando bem, caso eu vá pegar uma road, eu posso partir da mesma distância selim->mesa ou devo encurtar essa distância pra compensar o fato de no drop as duas posições principais serem mais pra frente?

Sei que o fit melhor depois é fundamental, mas como nunca andei de road estou pensando em ter um ponto de partida e qualquer coia eu ajusto. Mas não quero comprar muito fora de primeira.

Obrigado!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 08:07
Altura de selim igual, distância do selim ao centro do guidon mantém a mesma. A posição no drop é mais avançada exatamente para ser mais race. A posição de pedalada mais usual será nos manetes, onde ficará um pouco mais esticado do que na MTB. Na parte reta do guidão, será a posição mais ereta similar a MTB, para dar aquela descançada. E o drop fica para a pauleira. 


Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 12:51
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:


Então a pergunta é: Se um fit de MTB tá funcionando bem, caso eu vá pegar uma road, eu posso partir da mesma distância selim->mesa ou devo encurtar essa distância pra compensar o fato de no drop as duas posições principais serem mais pra frente?

Deve encurtar.
Uma forma de definir o tamanho da mesa na speed (depois de ajustar altura e recuo do selim) é colocar seu cotovelo na ponta o selim e a ponta do dedo médio no guidão. Num ajuste neutro, a ponta do dedo deve estar bem próxima do guidão. Se houver muito espaço entre o dedo e o guidão, a mesa está longa. Se o dedo estiver passando do guidão, a mesa está curta.

Editado por adrianomtb - 17 Dez 2020 as 12:56
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2020 as 21:43
Talvez até seja possível, mas é difícil dizer que sim. Começa que a geometria dos quadros é diferente. Muitas vezes o tamanho do pé-de-vela também, e a altura da mesinha também não costuma ser a mesma.
Ou seja, tem muito detalhe que vai influenciar.
Voltar ao Topo
Orange Oyster Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Orange Oyster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2021 as 07:16
tudo depende da forma como voce pedala

se de forma mais relaxada e ereta, mais voltada para conforto, entao pode aproveitar do mtb

se for de forma competitiva, perfomance, teria de refazer porque o posicionamento este caso e diferente do mtb


recomendaria continuar a usar o mesmo selim da Caloi Elite 2.4 para esta nova bicicleta
Voltar ao Topo
IDatti Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Out 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:485
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IDatti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 22:43
cara, a geometira de uma mtb e uma speed é diferente, muda a proporção entre seat tube e top tube, o ângulo do seat tube, a altura do top tube. Muda muita coisa para considerar que vai ser fácil fazer essa adaptação sem saber quais são as duas bicicletas que ele está trabalhando e qual o bike fit atual.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X