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Sistema de freios flat mount em MTB

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    Postado: 09 Dez 2020 as 17:27
Olá pessoal, gostaria de saber mais a respeito do sistema de freios flat mount em MTB, se é melhor ou pior que o post mount, quais as vantagens e desvantagens. Pelo pouco que sei esse sistema foi desenvolvido para as bikes de estrada, mas as bikes da Caloi estão vindo com ele, as Explorer 2021. Se alguém souber de algo a respeito e quiser falar pode ficar a vontade, pois vai ajudar não só a mim, mas também a outras pessoas que não conhecem esse sistema.
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Dragum Ver Drop Down


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 O Internacional Standart (IS), é um meio de fixação antigo de pinças de freio que foi substituído pelo Post Mont, que, por deixar o vetor da força no mesmo sentido da fixação, tem mais rigidez. Pode-se adaptar para o sistema mais novo usando adaptadores e discos maiores.


O Flat Mount eu não conheço, mas o google disse ser o mais novo e leve sistema de fixação.


Editado por Dragum - 09 Dez 2020 as 17:57
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
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furukawa Ver Drop Down
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A pinça de freio da esquerda é montagem post mount, o da direita é novo e chama-se flat mount.
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allmondega Ver Drop Down
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  O quadro é diferente. Os  parafusos atravessam o stay. Agora convivem três sistemas de fixação de pinça de freio.
Até os macacos caem das árvores
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É esse sistema do vídeo mesmo, essa aí se não me engano é uma Gravel Bike, mas a Caloi colocou na suas MTB, em especial nas Caloi Explorer 2021.
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edvar Ver Drop Down
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sense trocou o quadro meu quadro Impact pro 2017 pelo 2020
aproveitaram a mesma pinca 
antes era em cima, agora fica dentro do triangulo
Sense Impact Pro
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Originalmente postado por edvar edvar escreveu:

sense trocou o quadro meu quadro Impact pro 2017 pelo 2020
aproveitaram a mesma pinca 
antes era em cima, agora fica dentro do triangulo


O que tem no seu quadro e post mount não é?! Esse flat mount é diferente, flat mount parece que o parafuso sai embaixo do quadro.
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TheLittle Ver Drop Down
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não vejo tendência alguma de mudança das suspensões de mountain bike pra esse padrão, então forçar essa mudança nos quadros  é de uma idiotice sem tamanho. ter que usar pinças de dois sistemas diferentes de montagem sem benefício prático algum é só arrumar pra cabeça do coitado do usuário. eu bocoitaria isso sempre que possível

pelo menos dá pra usar adaptadores em alguns casos, mas é mais uma prova da idiotice de mudar, já que os adaptadores são caros e difíceis de achar. E se tem que adaptar pra post mount, por que não já não faz o quadro post mount?

deixa isso pra speed e gravel.
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Eu achei estranho a Caloi colocar esse sistema de freio nas MTB deles, nos reviews até agora ninguém falou nada, nem que é bom, nem que é ruim, mas como esse sistema de freio foi feito pra speed e gravel eu também não acho uma boa usar ele em MTB, mas não tenho nada técnico que embase a minha opinião, é só achismo mesmo.
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gm1987 Ver Drop Down


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Provavelmente a shimano ta com um monte desses freios encalhados e acabou sendo uma opção de custo.
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Provavelmente a shimano ta com um monte desses freios encalhados e acabou sendo uma opção de custo.


no caso da caloi, vem um adaptador p post mount. menos mal, a não ser que o usuário queira aumentar o rotor, aí vai ter q gastar uma grana em adaptador.

o problema q vejo é q a pinca e bem menor, ou seja, menos óleo dentro e menos superfície de refrigeração . tb não vi pincas 4 pistões desse tipo de montagem ,
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

 
no caso da caloi, vem um adaptador p post mount. menos mal, a não ser que o usuário queira aumentar o rotor, aí vai ter q gastar uma grana em adaptador.

o problema q vejo é q a pinca e bem menor, ou seja, menos óleo dentro e menos superfície de refrigeração . tb não vi pincas 4 pistões desse tipo de montagem ,

Além dos quadros tortos, upgrade de tamanho de disco fica inviável sem trocar a pinça junto!
eita Caloi!
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

 
no caso da caloi, vem um adaptador p post mount. menos mal, a não ser que o usuário queira aumentar o rotor, aí vai ter q gastar uma grana em adaptador.

o problema q vejo é q a pinca e bem menor, ou seja, menos óleo dentro e menos superfície de refrigeração . tb não vi pincas 4 pistões desse tipo de montagem ,


Além dos quadros tortos, upgrade de tamanho de disco fica inviável sem trocar a pinça junto!
eita Caloi!


na verdade pode usar a mesma pinca, mas tem q trocar o adaptador
se fosse post mount custa uns 50 reais o adaptador.

flat mount deve ser mais de 200,pela dificuldade de achar
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:


na verdade pode usar a mesma pinca, mas tem q trocar o adaptador
se fosse post mount custa uns 50 reais o adaptador.

flat mount deve ser mais de 200,pela dificuldade de achar

mas ainda fica com os problemas citados por vc, pinça pequena, menos óleo, menor refrigeração...
economia porca da Caloi, ao meu ver!


Editado por GabrielSL329 - 11 Dez 2020 as 09:32
Gabriel Pires
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gm1987 Ver Drop Down


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Está havendo uma confusão!

Ao menos na EXPLORER EXPERT, a fixação no quadro é FLAT MOUNT, mas a pinça é POST MOUNT usando adaptador (Freio MT-200).

Pq a caloi fez isso? Não sei! Mas o problema de pinça pequena com pouca refrigeração não ocorre nessa config. Agora num futuro upgrade, sim, vai sair mais caro, pois terá de ser trocado o adaptador que é mais incomum.

Seria um indicativo de que a Shimano vai migrar seus freio para Flat Mount, e a Caloi para não perder o gabarito do quadro se antecipou? É possível, teorias conspiratórias sempre são mais legais.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2020 as 10:23
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Está havendo uma confusão!

Ao menos na EXPLORER EXPERT, a fixação no quadro é FLAT MOUNT, mas a pinça é POST MOUNT usando adaptador (Freio MT-200).

Pq a caloi fez isso? Não sei! Mas o problema de pinça pequena com pouca refrigeração não ocorre nessa config. Agora num futuro upgrade, sim, vai sair mais caro, pois terá de ser trocado o adaptador que é mais incomum.

Seria um indicativo de que a Shimano vai migrar seus freio para Flat Mount, e a Caloi para não perder o gabarito do quadro se antecipou? É possível, teorias conspiratórias sempre são mais legais.

Exato, é isso. A inconveniência mesmo no caso da caloi é que o adaptador é muito mais caro caso queira trocar o tamanho do disco.. 

E também o fato que o flat mount foi feito pra ser mais clean, e principalmente parafusar no quadro sem usar adaptador, o que na minha opinião é a única vantagem real desse sistema. Aí vc joga fora o único aspecto vantajoso adaptando pra pinça post mount.

no fim acaba sendo até melhor pro usuário que a pinça seja post, além de ser mais barata e fácil de achar (caso quiser dar upgrade nos freios) ainda tem a suposta vantagem de ser mais "massuda" que as flat mount, além de ter muito mais opções no mercado inclusive de 4 pistões.


Editado por TheLittle - 11 Dez 2020 as 10:34
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Está havendo uma confusão!

Ao menos na EXPLORER EXPERT, a fixação no quadro é FLAT MOUNT, mas a pinça é POST MOUNT usando adaptador (Freio MT-200).

Pq a caloi fez isso? Não sei! Mas o problema de pinça pequena com pouca refrigeração não ocorre nessa config. Agora num futuro upgrade, sim, vai sair mais caro, pois terá de ser trocado o adaptador que é mais incomum.

Seria um indicativo de que a Shimano vai migrar seus freio para Flat Mount, e a Caloi para não perder o gabarito do quadro se antecipou? É possível, teorias conspiratórias sempre são mais legais.

Exato, é isso. A inconveniência mesmo no caso da caloi é que o adaptador é muito mais caro caso queira trocar o tamanho do disco.. 

E também o fato que o flat mount foi feito pra ser mais clean, e principalmente parafusar no quadro sem usar adaptador, o que na minha opinião é a única vantagem real desse sistema. Aí vc joga fora o único aspecto vantajoso adaptando pra pinça post mount.

no fim acaba sendo até melhor pro usuário que a pinça seja post, além de ser mais barata e fácil de achar (caso quiser dar upgrade nos freios) ainda tem a suposta vantagem de ser mais "massuda" que as flat mount, além de ter muito mais opções no mercado inclusive de 4 pistões.

Andei dando uma pesquisada, e só encontra adaptador para disco 140mm e 160mm... Hoje não imagino andar com menos de 180 atrás.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Está havendo uma confusão!

Ao menos na EXPLORER EXPERT, a fixação no quadro é FLAT MOUNT, mas a pinça é POST MOUNT usando adaptador (Freio MT-200).

Pq a caloi fez isso? Não sei! Mas o problema de pinça pequena com pouca refrigeração não ocorre nessa config. Agora num futuro upgrade, sim, vai sair mais caro, pois terá de ser trocado o adaptador que é mais incomum.

Seria um indicativo de que a Shimano vai migrar seus freio para Flat Mount, e a Caloi para não perder o gabarito do quadro se antecipou? É possível, teorias conspiratórias sempre são mais legais.



Caloi jamais teria esse preciosismo de se antecipar a nada. Todos os mãos recentes lançamentos da Trek, Giant, Specialized, etc. não usam flat. Isso dá Caloi usar é pura obra do acaso. É o que tinha disponível no catálogo da China e foda-se.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Está havendo uma confusão!

Ao menos na EXPLORER EXPERT, a fixação no quadro é FLAT MOUNT, mas a pinça é POST MOUNT usando adaptador (Freio MT-200).

Pq a caloi fez isso? Não sei! Mas o problema de pinça pequena com pouca refrigeração não ocorre nessa config. Agora num futuro upgrade, sim, vai sair mais caro, pois terá de ser trocado o adaptador que é mais incomum.

Seria um indicativo de que a Shimano vai migrar seus freio para Flat Mount, e a Caloi para não perder o gabarito do quadro se antecipou? É possível, teorias conspiratórias sempre são mais legais.


Exato, é isso. A inconveniência mesmo no caso da caloi é que o adaptador é muito mais caro caso queira trocar o tamanho do disco.. 

E também o fato que o flat mount foi feito pra ser mais clean, e principalmente parafusar no quadro sem usar adaptador, o que na minha opinião é a única vantagem real desse sistema. Aí vc joga fora o único aspecto vantajoso adaptando pra pinça post mount.

no fim acaba sendo até melhor pro usuário que a pinça seja post, além de ser mais barata e fácil de achar (caso quiser dar upgrade nos freios) ainda tem a suposta vantagem de ser mais "massuda" que as flat mount, além de ter muito mais opções no mercado inclusive de 4 pistões.



Andei dando uma pesquisada, e só encontra adaptador para disco 140mm e 160mm... Hoje não imagino andar com menos de 180 atrás.


Correto. Isso é coisa de speed.
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90452 Ver Drop Down


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Talvez a maior vantagem desses FM é que os pontos de fixação estão nas pinças (ou em um "prato" externo) e não no quadro. O sistema PM nos quadros tendem a terem as roscas de fixação dos parafusos das pinças espanadas com uma certa facilidade, obrigando o usuário a usar "roscas falsas" nesses pontos para poder continuar a usar o quadro ou suspensão com roscas espanadas. Aí vão dizer: "ah, si tivé cuidádu ás rôusca nâum ispânam", ok, mas cedo ou tarde isso pode ocorrer, ainda mais com usuário lambão (como eu, hehehe)...  

Editado por sidserra - 11 Dez 2020 as 12:03
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Talvez a maior vantagem desses FM é que os pontos de fixação estão nas pinças (ou em um "prato" externo) e não no quadro. O sistema PM nos quadros tendem a terem as roscas de fixação dos parafusos das pinças espanadas com uma certa facilidade, obrigando o usuário a usar "roscas falsas" nesses pontos para poder continuar a usar o quadro ou suspensão com roscas espanadas. Aí vão dizer: "ah, si tivé cuidádu ás rôusca nâum ispânam", ok, mas cedo ou tarde isso pode ocorrer, ainda mais com usuário lambão (como eu, hehehe)...  

exato, e por isso ainda acho o "antigo" IS um dos melhores sistemas existentes, já que as roscas ficam todas nos adaptadores, justamente a parte mais barata de tudo.

Nesse sistema IS, nos freios, no quadro e no garfo só tem os furos.
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Talvez a maior vantagem desses FM é que os pontos de fixação estão nas pinças (ou em um "prato" externo) e não no quadro. O sistema PM nos quadros tendem a terem as roscas de fixação dos parafusos das pinças espanadas com uma certa facilidade, obrigando o usuário a usar "roscas falsas" nesses pontos para poder continuar a usar o quadro ou suspensão com roscas espanadas. Aí vão dizer: "ah, si tivé cuidádu ás rôusca nâum ispânam", ok, mas cedo ou tarde isso pode ocorrer, ainda mais com usuário lambão (como eu, hehehe)...  

Pensei exatamente nisso quando vi. As roscas na peça e não no quadro. Se fizessem um dianteiro tb ficava show. 
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allmondega Ver Drop Down
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Talvez a maior vantagem desses FM é que os pontos de fixação estão nas pinças (ou em um "prato" externo) e não no quadro. O sistema PM nos quadros tendem a terem as roscas de fixação dos parafusos das pinças espanadas com uma certa facilidade, obrigando o usuário a usar "roscas falsas" nesses pontos para poder continuar a usar o quadro ou suspensão com roscas espanadas. Aí vão dizer: "ah, si tivé cuidádu ás rôusca nâum ispânam", ok, mas cedo ou tarde isso pode ocorrer, ainda mais com usuário lambão (como eu, hehehe)...  

exato, e por isso ainda acho o "antigo" IS um dos melhores sistemas existentes, já que as roscas ficam todas nos adaptadores, justamente a parte mais barata de tudo.

Nesse sistema IS, nos freios, no quadro e no garfo só tem os furos.

Vai dando ideia que daqui a pouco aparece um tópico sobre a "ditadura" dos Post Mount e Flat Mount LOL
Mas que o bom e velho IS nunca me deixou na mão isso é pura realidade.
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Ao meu ver o flat mount usa menos material, causa menos torque no quadro e deixa o visual mais limpo. Provavelmente vai ser uma das coisas que as MTB de XC vão herdar das speed.
Na suspensão é mais difícil pois a fixação do flat mount na frente geralmente atravessa o tubo do garfo.

Agora, o porque da Caloi estar saindo assim na frente aqui no Brasil é estranho.

Segundo essa reportagem, a Shimano já está oferecendo grupos de MTB com flat mount traseiro e algumas marcas já estão adotando.

https://bikerumor.com/2020/05/08/shimano-adds-mtb-flat-mount-brakes-new-xtr-cranks-e-bike-batteries-with-25-more-juice-new-alivio-more/

https://bikerumor.com/2019/11/26/bh-ultimate-evo-prototype-xc-hardtail-we-spotted-is-real-now-a-840g-lightweight/
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furukawa Ver Drop Down
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Minha opinião é que o flat mount causa mais torque nos parafusos de fixação da pinça desse freio.

Torque é o resultado de força multiplicado pela distância, "T = F . d", ou simplesmente conhecido como alavanca.

Observem a figura abaixo onde grosseiramente tento desenhar a posição do pistão do freio (onde as pastilhas de freios atuam e exercem a força de frenagem) e sua distância para a base onde a pinça de freio é montada no quadro:





No flat mount chamei a distância "d" da fórmula acima descrita como F e para o post mount, P. Dá para observar que a distância F é maior que P, logo o torque causado pela pinça flat mount é maior do que a da pinça post mount.

Dada a construção da pinça flat mount, o pistão necessariamente tem que ficar mais elevado do que a da pinça post mount, cujos parafusos também estão mais afastados, o que também favorece a distribuição desse torque e gera menos carga nos parafusos da pinça post mount.





Editado por furukawa - 12 Dez 2020 as 11:56
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Minha opinião é que o flat mount causa mais torque nos parafusos de fixação da pinça desse freio.

Torque é o resultado de força multiplicado pela distância, "T = F . d", ou simplesmente conhecido como alavanca.

Observem a figura abaixo onde grosseiramente tento desenhar a posição do pistão do freio (onde as pastilhas de freios atuam e exercem a força de frenagem) e sua distância para a base onde a pinça de freio é montada no quadro:





No flat mount chamei a distância "d" da fórmula acima descrita como F e para o post mount, P. Dá para observar que a distância F é maior que P, logo o torque causado pela pinça flat mount é maior do que a da pinça post mount.

Dada a construção da pinça flat mount, o pistão necessariamente tem que ficar mais elevado do que a da pinça post mount, cujos parafusos também estão mais afastados, o que também favorece a distribuição desse torque e gera menos carga nos parafusos da pinça post mount.





Desculpa a sinceridade, mas esse desenho aí não faz sentido nenhum em termos de física ou engenharia. Pra fazer uma análise vetorial, teria que no mínimo representar o quadro e indicar a direção das forças. E ainda assim seria muito precária pois não dá a menor ideia dos esforços de torção em outros planos.

Hoje, na engenharia, geralmente parte-se uma ideia e usa-se elementos finitos e softwares de otimização pra chegar no resultado final. A análise toda é feita em 3D por computadores e dá pra tirar muito material sem perder a funcionalidade e resistência das peças. O que limita muito o resultado é o processo de fabricação, que não pode ser excessivamente caro.

O flat mount pode não ser perfeito, mas é um sistema que, por ter sido desenvolvido pra as roads, foi tão otimizado que quase não adiciona peso ao quadro (nas speed não chega a 100g a mais pros dois freios) e ainda elimina grande parte do peso morto das pinças. Tenho quase certeza que vai ser uma tendência forte na parte traseira das bikes de XC.
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Salvador
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2020 as 13:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Talvez a maior vantagem desses FM é que os pontos de fixação estão nas pinças (ou em um "prato" externo) e não no quadro. O sistema PM nos quadros tendem a terem as roscas de fixação dos parafusos das pinças espanadas com uma certa facilidade, obrigando o usuário a usar "roscas falsas" nesses pontos para poder continuar a usar o quadro ou suspensão com roscas espanadas. Aí vão dizer: "ah, si tivé cuidádu ás rôusca nâum ispânam", ok, mas cedo ou tarde isso pode ocorrer, ainda mais com usuário lambão (como eu, hehehe)...  


exato, e por isso ainda acho o "antigo" IS um dos melhores sistemas existentes, já que as roscas ficam todas nos adaptadores, justamente a parte mais barata de tudo.

Nesse sistema IS, nos freios, no quadro e no garfo só tem os furos.


Realmente, pra manutenção, compatibilidade e durabilidade o IS é incomparável.
Só é mais pesado e feio... mas como eu também tô ficando mais pesado e mais feio, é sempre bom sempre lembrar as vantagens que ainda restam.
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2020 as 13:59

Minha opinião é baseada numa analogia com um carro comum (pinça flat mount) e um esportivo (pinça post mount) onde se busca baixar o centro de gravidade e usar rodas com bitolas largas para que o desempenho em curvas seja o máximo.




Editado por furukawa - 12 Dez 2020 as 14:20
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furukawa Ver Drop Down
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Floripa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2020 as 13:40

O peso da pinça flat mount Shimano M8110 é 417 gramas enquanto que a versão post mount M8100 pesa menos, 392 gramas:

https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/deore-xt-m8100/BR-M8110.html
https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/deore-xt-m8100/BR-M8100.html

Na Caloi Carbon Racing 2021, a pinça traseira é flat mount com adaptador (necessita então 4 parafusos):




Na Caloi Carbon Sport 2021 não aparece em destaque o freio traseiro mas é post mount com adaptador para tal montagem:




O preço da Caloi Carbon Racing 2021 é R$ 24.699,99:
https://www.caloi.com/produto/elite-carbon-racing-2021/

Nesse quadro de carbono da Caloi, o local onde é montado a pinça de freio traseiro, eu fico com a impressão de que deveria ser mais reforçado pois os 2 parafusos do adaptador ficam em balanço no tubo chainstay. Reparem na distância dessa furação de montagem em relação ao eixo traseiro.

Nos freios post mount, um dos parafusos está praticamente na posição do eixo traseiro e o outro no tubo chainstay. Além disso a distância entre os 2 parafusos é maior do que a do flat mount. Para ilustrar, observem o da Trek Procaliber 9.6:

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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Salvador
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2020 as 19:07
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


O peso da pinça flat mount Shimano M8110 é 417 gramas enquanto que a versão post mount M8100 pesa menos, 392 gramas:

Nos freios post mount, um dos parafusos está praticamente na posição do eixo traseiro e o outro no tubo chainstay. Além disso a distância entre os 2 parafusos é maior do que a do flat mount. Para ilustrar, observem o da Trek Procaliber 9.6:



Sobre o peso, realmente é surpreendente. A Shimano deve vender uma mais leve depois. hehehehe

Pra esse exemplo do uso do post mount que vc colocou eu tiro meu chapéu. Distribui os esforços entre o chainstay e seatstay, minimiza as torções e o perfil da pinca ainda fica bem discreto. Montado assim na traseira, acho que fica muito superior ao FM sim.
Engenharia boa é outro nível... Eu tava considerando aquela montagem post mount mais comum que a gente vê nas bikes de XC, que tem dois pinos longos.

Vimos uma engenharia boa e aqui vemos o exemplo inverso, quando um imbecil hipster projeta algo:


O cara criou duas estruturas completamente inúteis que só aumentam o peso, aumentam a torção no chainstay em umas 20x e ainda fica feio... praticamente arruina tudo que foi pensado de vantagem pro sistema.

...

Já na dianteira das road, eu não sei se teria como otimizar tão bem o post mount, pois o FM fica excelente.
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Artur2022 Ver Drop Down
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Mariana MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Artur2022 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2022 as 07:54
Ele é bem funcional, mas ne da um put... trampo ajustá-lo,tive que tirar as bordas da arruela que fixa a pinça no adaptador do lado direito, pois senão ela fica encostando no disco, o ajuste fino dele e bem mais mais chatinho do que as pinças normais.
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