Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Roda 29" X 2.2 em suspensão 27.5"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Roda 29" X 2.2 em suspensão 27.5"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Andrésbender Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Abr 2013
Santo Andre
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andrésbender Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roda 29" X 2.2 em suspensão 27.5"
    Postado: 30 Nov 2020 as 12:39
Bom dia!
Procurei algo a respeito de rodas 29" em suspensão 27.5" e não encontrei nada aqui por isso, segue minha dúvida:

Adaptar roda aro 29" X 2.2 (Pirelli Scorpion) num garfo de suspensão 27.5" vai raspar na "ponte" da suspa?
Me ajudem aí!
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2020 as 12:52
Provavelmente não, mas vai ficar no limite (algumas suspensões permitem usar as duas medidas).

Mas... vai mudar alguma coisa na geometria da bike. O pessoal que entende disso com certeza vai saber explicar melhor.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2020 as 13:03
Talvez não colida com a lower leg, mas o mais importante a se verificar nessa conversão, é se no fim de curso da suspensão, o pneu não colida com o crown da suspensão. Se isso ocorrer, é caixão na certa!
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2020 as 13:30
Exato, e pra conferir isso só montando e esvaziando todo o ar do shock... se for mola ai já complica

Outro problema típico dessas conversões é a falta de espaço para lama, se juntar com folha então, empaçoca tudo



Editado por raulino - 30 Nov 2020 as 13:30
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2020 as 16:17
só se rodar com pneu 2.0 pra baixo para ter uma "segurança".

Mas, pra que isso?

Quando estava procurando suspa, achei a DT Swiss OPM/ODL a R$ 3.600,00 no aro 29 e a menos de 2.000 no aro 27,5.

Mesma coisa as Fox, que tava mais de 6.000 as 29" e menos de 3.000 as 27,5.

Isso na época que eu estava procurando, hoje deve estar mais ou nem ter!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2020 as 16:27
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

só se rodar com pneu 2.0 pra baixo para ter uma "segurança".

Mas, pra que isso?

Quando estava procurando suspa, achei a DT Swiss OPM/ODL a R$ 3.600,00 no aro 29 e a menos de 2.000 no aro 27,5.

Mesma coisa as Fox, que tava mais de 6.000 as 29" e menos de 3.000 as 27,5.

Isso na época que eu estava procurando, hoje deve estar mais ou nem ter!

Pra que isso? Seria para não gastar 3.600 biroliros numa suspa 29"? LOLLOLLOLLOL

lá fora essas conversões são bem difundidas... aqui que o pessoal torce o nariz, somos os legítimos pobres metidos a ricos...
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2020 as 16:38
Aqui uma conversão, digamos, no padrão da perfeição, onde alteraram as suspensões para manter a geometria da bike idêntica.


Mas isso não é regra... Muitas geometrias de bike 27,5" podem sair favorecidas de ganhar uma roda 29" na frente... Equivale a trocar a suspensão dianteira por 20mm mais de curso (em altura da dianteira, o curso seguirá o mesmo obviamente)
Voltar ao Topo
Andrésbender Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Abr 2013
Santo Andre
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andrésbender Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:19
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Aqui uma conversão, digamos, no padrão da perfeição, onde alteraram as suspensões para manter a geometria da bike idêntica.


Mas isso não é regra... Muitas geometrias de bike 27,5" podem sair favorecidas de ganhar uma roda 29" na frente... Equivale a trocar a suspensão dianteira por 20mm mais de curso (em altura da dianteira, o curso seguirá o mesmo obviamente)


No meu caso o quadro é 29" também, estou vendo uma SR Suntour XCR 32 27.5", a diferença de valor desta pra de 29" tá em 500 taokeys!
Voltar ao Topo
Andrésbender Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Abr 2013
Santo Andre
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andrésbender Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:22
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:22
Originalmente postado por Andrésbender Andrésbender escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Aqui uma conversão, digamos, no padrão da perfeição, onde alteraram as suspensões para manter a geometria da bike idêntica.


Mas isso não é regra... Muitas geometrias de bike 27,5" podem sair favorecidas de ganhar uma roda 29" na frente... Equivale a trocar a suspensão dianteira por 20mm mais de curso (em altura da dianteira, o curso seguirá o mesmo obviamente)


No meu caso o quadro é 29" também, estou vendo uma SR Suntour XCR 32 27.5", a diferença de valor desta pra de 29" tá em 500 taokeys!

Bom, aí você está fazendo o caminho inverso, e assim a merda é garantida!!!! LOLLOLLOLLOLLOLLOL

Você vai baixar a frente da bike, diminuindo o HTA e diminuindo a altura do central com o chão. Vai cagar a bike!

A única ressalva seria se a altura dos dois garfos fosse igual (axle to crown length). O que acredito que não seja.
Voltar ao Topo
Andrésbender Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Abr 2013
Santo Andre
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andrésbender Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:26
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Andrésbender Andrésbender escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Aqui uma conversão, digamos, no padrão da perfeição, onde alteraram as suspensões para manter a geometria da bike idêntica.


Mas isso não é regra... Muitas geometrias de bike 27,5" podem sair favorecidas de ganhar uma roda 29" na frente... Equivale a trocar a suspensão dianteira por 20mm mais de curso (em altura da dianteira, o curso seguirá o mesmo obviamente)


No meu caso o quadro é 29" também, estou vendo uma SR Suntour XCR 32 27.5", a diferença de valor desta pra de 29" tá em 500 taokeys!


Bom, aí você está fazendo o caminho inverso, e assim a merda é garantida!!!! LOLLOLLOLLOLLOLLOL

Você vai baixar a frente da bike, diminuindo o HTA e diminuindo a altura do central com o chão. Vai cagar a bike!

A única ressalva seria se a altura dos dois garfos fosse igual (axle to crown length). O que acredito que não seja.


Vou aumentar a frente isso sim, atualmente rodo com garfo rígido de carbono...
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:30
Originalmente postado por Andrésbender Andrésbender escreveu:

No caso seria esse garfo aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1236644009-suspenso-sr-suntour-xcr32-aro-275-26-eixo-15mm-tv-guido-_JM

que suspensão vc tem hoje? Comprar suspensão por preço nunca é um bom negócio...
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:32
Originalmente postado por Andrésbender Andrésbender escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Andrésbender Andrésbender escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Aqui uma conversão, digamos, no padrão da perfeição, onde alteraram as suspensões para manter a geometria da bike idêntica.


Mas isso não é regra... Muitas geometrias de bike 27,5" podem sair favorecidas de ganhar uma roda 29" na frente... Equivale a trocar a suspensão dianteira por 20mm mais de curso (em altura da dianteira, o curso seguirá o mesmo obviamente)


No meu caso o quadro é 29" também, estou vendo uma SR Suntour XCR 32 27.5", a diferença de valor desta pra de 29" tá em 500 taokeys!


Bom, aí você está fazendo o caminho inverso, e assim a merda é garantida!!!! LOLLOLLOLLOLLOLLOL

Você vai baixar a frente da bike, diminuindo o HTA e diminuindo a altura do central com o chão. Vai cagar a bike!

A única ressalva seria se a altura dos dois garfos fosse igual (axle to crown length). O que acredito que não seja.


Vou aumentar a frente isso sim, atualmente rodo com garfo rígido de carbono...

Entendi... Mesmo assim não estará na altura adequada da bike, a qual ela foi projetada. Um parâmetor é vc medir a altura do eixo até o ombro do seu garfo rígido, e aí pedir essa informação para o vendedor da suspensão 26" que vc quer usar (sim ela é uma suspensão 26" que passa 27,5")
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:34
Já olhou aquela suspensão da absolute, a prime que é ar/óleo?

Eu sou muito desconfiado com a marca e pós-venda, mas tem muita gente usando. Tá em torno de 750 no mercado livre, no tamanho correto para sua bike. Melhor que garfo rígido é com certeza, e possivelmente melhor que essa suntour que vc tá olhando. 
Voltar ao Topo
Andrésbender Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 28 Abr 2013
Santo Andre
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andrésbender Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 10:44
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Já olhou aquela suspensão da absolute, a prime que é ar/óleo?

Eu sou muito desconfiado com a marca e pós-venda, mas tem muita gente usando. Tá em torno de 750 no mercado livre, no tamanho correto para sua bike. Melhor que garfo rígido é com certeza, e possivelmente melhor que essa suntour que vc tá olhando. 


Sim, essa é uma boa opção mas queria uma pra acompanhar o meu cubo que é 15mm.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 11:22
Originalmente postado por Andrésbender Andrésbender escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Já olhou aquela suspensão da absolute, a prime que é ar/óleo?

Eu sou muito desconfiado com a marca e pós-venda, mas tem muita gente usando. Tá em torno de 750 no mercado livre, no tamanho correto para sua bike. Melhor que garfo rígido é com certeza, e possivelmente melhor que essa suntour que vc tá olhando. 


Sim, essa é uma boa opção mas queria uma pra acompanhar o meu cubo que é 15mm.

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 11:23
Outra opção é buscar uma suspensão usada! Garimpando bastante no marketplace sempre encontra bons negócios.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2020 as 09:44
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pra que isso? Seria para não gastar 3.600 biroliros numa suspa 29"? LOLLOLLOLLOL

lá fora essas conversões são bem difundidas... aqui que o pessoal torce o nariz, somos os legítimos pobres metidos a ricos...

Eu gastei exatamente isso na minha DT Swiss.
Essa semana vai pra montagem!

Cogitei pegar a DT de 27,5", mas achei melhor não me incomodar!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2020 as 14:31
Eu tô só esperando acabar meu pneu traseiro 26x2.4 pra passar o dianteiro pra trás, aí planejo montar um 27.5x2.3 na frente...

Se está dentro da medida que a suspa permite, não tem nem que pensar muito... como vai ficar no limite, vou tirar o ar pra testar o fim de curso antes de rodar

A geometria vou ajustar com buchas excêntricas no shock traseiro, devem ficar prontas até o final do mês

Todas as ideias tirei de fóruns ou artigos gringos sobre a bike, lá fora realmente ninguém fica tirando onda com quem faz essas adaptações, não sei pq aqui que é o país da gambiarra, nego fica dando sermão
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2020 as 14:43
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Aqui uma conversão, digamos, no padrão da perfeição, onde alteraram as suspensões para manter a geometria da bike idêntica.


Mas isso não é regra... Muitas geometrias de bike 27,5" podem sair favorecidas de ganhar uma roda 29" na frente... Equivale a trocar a suspensão dianteira por 20mm mais de curso (em altura da dianteira, o curso seguirá o mesmo obviamente)

Concordo contigo de novo gm1987, na minha Enduro eu queria aumentar os pneus, mas ao invés de partir pra 29x2.0 (tamanho máximo que caberia) preferi meter uns 27.5x2.6... saiu mais em conta que trocar a suspa e deu um grip a mais, sem alterar quase nada na geometria... mas isso claro, depende do tipo de trilha e pedal onde se anda... pra quem faz estradão essa medida não compensa
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2020 as 08:17
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Eu tô só esperando acabar meu pneu traseiro 26x2.4 pra passar o dianteiro pra trás, aí planejo montar um 27.5x2.3 na frente...

Se está dentro da medida que a suspa permite, não tem nem que pensar muito... como vai ficar no limite, vou tirar o ar pra testar o fim de curso antes de rodar

A geometria vou ajustar com buchas excêntricas no shock traseiro, devem ficar prontas até o final do mês

Todas as ideias tirei de fóruns ou artigos gringos sobre a bike, lá fora realmente ninguém fica tirando onda com quem faz essas adaptações, não sei pq aqui que é o país da gambiarra, nego fica dando sermão

Opa! Depois de pronto manda um relato com todos os passos... Já tem um tempinho que estou estudando esse assunto, mas só se vê esse tipo de modificação lá na gringa... 
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2020 as 08:55
Melhor opção é trocar o aro que permite colocar um pneu mais largo na 27.5", consequentemente mudará a altura também, uso 27.5 x 2.40, ele quase chega no diâmetro da 29" x 2.1, colocar uma roda maior e um pneu menor, é receita pra andar no asfalto, na terra vai ficar uma porcaria.

Quanto a mudança de ângulo da bike como citado, nessa mudança de roda 27.5" x 29", para um uso moderado é uma diferença quase que imperceptível, e se for competitivo, não tem sentido.
 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 02:28
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Eu tô só esperando acabar meu pneu traseiro 26x2.4 pra passar o dianteiro pra trás, aí planejo montar um 27.5x2.3 na frente...

Se está dentro da medida que a suspa permite, não tem nem que pensar muito... como vai ficar no limite, vou tirar o ar pra testar o fim de curso antes de rodar

A geometria vou ajustar com buchas excêntricas no shock traseiro, devem ficar prontas até o final do mês

Todas as ideias tirei de fóruns ou artigos gringos sobre a bike, lá fora realmente ninguém fica tirando onda com quem faz essas adaptações, não sei pq aqui que é o país da gambiarra, nego fica dando sermão


Opa! Depois de pronto manda um relato com todos os passos... Já tem um tempinho que estou estudando esse assunto, mas só se vê esse tipo de modificação lá na gringa... 

Salve gm1987... agora em dezembro o orçamento não vai permitir ainda, mas até abril devo conseguir fazer e posto aqui sim o relato

grande abraço
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
rafafgn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Dez 2009
londrina
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafafgn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 21:33
Salve pessoal. Abril chegou. E aí? Consolidou a troca? Estou interessado no relato pois também quero fazer o mesmo. No meu caso o objetivo é diminuir a frente da bike mesmo. Abs!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X