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Compatibilidade Câmbio M370 com cassete 11-36

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zenimisfit Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Set 2020
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zenimisfit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade Câmbio M370 com cassete 11-36
    Postado: 26 Nov 2020 as 14:06
Olá pessoal,

Estou fazendo um upgrade na minha bike e comprei do aliexpress um conjunto com o câmbio shimano Altus RD-M370 + cassete CS-HG201 11-36. 

Quando fiz a compra não me ative em ver no site da shimano e hoje fui olhar e vi que o máximo que o câmbio aceita são 34 dentes.

Então a questão é se alguém sabe se realmente não funciona, ou mesmo dizendo que aceita no máximo 34d funcionaria?
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Gustavoct Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Abr 2019
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 16:24
Funciona sim, porém vai desregular com mais facilidade.
Att.
Gustavo
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gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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funciona.
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zenimisfit Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Set 2020
Ibirubá/RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zenimisfit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 16:55
Bom, sanada a dúvida então, muito obrigado.

A título de curiosidade, porque conforme as especificações não seria aceito acima de 34t? 
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gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 18:04
Originalmente postado por zenimisfit zenimisfit escreveu:

Bom, sanada a dúvida então, muito obrigado.

A título de curiosidade, porque conforme as especificações não seria aceito acima de 34t? 

Imagine uma linha indo do menor cog até o maior cog. Agora imagine essa linha num K7 11-25 e num K7 11-50. O que muda nessa linha? O ângulo.

Este ângulo é chamado de offset, e cada projeto de câmbio na sua translação considera esse valor limite.

Ou seja, tu pegando o câmbio do 11-25 e usando no 11-50, o movimento do câmbio tem angulo menor, então ele vai bater nos cogs maiores. A situação inversa é a mesma, pegando o câmbio do k7 11-50 e usando num K7 11-25, o câmbio bateria nos cogs menores. Valores exagerados para ilustração.

O que acontece nessas pequenas diferenças?

Se o limite do câmbio é 34, e vc usar um K7 36, vc vai ajustar o gap entre a roldana do câmbio e o Cog maior 36. Assim, o câmbio não vai colidir e quebrar tudo. PORÉM quando chegar no cog 11, ele vai estar mais afastado do que o normal. Isso irá acelerar o desgaste do cog 11 e irá deixar a troca de marcha nos cogs menores um pouco mais lenta.

então, recapitulando: Funciona: Sim! ; Funciona 100%? Não, por isso o fabricante recomenda 34.

Mas essa diferença para 36 não me preocuparia. Começa a ficar critico em cog 40, ou cogs maiores com uso de prolongador de gancheira.


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zenimisfit Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Set 2020
Ibirubá/RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zenimisfit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 20:17
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por zenimisfit zenimisfit escreveu:

Bom, sanada a dúvida então, muito obrigado.

A título de curiosidade, porque conforme as especificações não seria aceito acima de 34t? 

Imagine uma linha indo do menor cog até o maior cog. Agora imagine essa linha num K7 11-25 e num K7 11-50. O que muda nessa linha? O ângulo.

Este ângulo é chamado de offset, e cada projeto de câmbio na sua translação considera esse valor limite.

Ou seja, tu pegando o câmbio do 11-25 e usando no 11-50, o movimento do câmbio tem angulo menor, então ele vai bater nos cogs maiores. A situação inversa é a mesma, pegando o câmbio do k7 11-50 e usando num K7 11-25, o câmbio bateria nos cogs menores. Valores exagerados para ilustração.

O que acontece nessas pequenas diferenças?

Se o limite do câmbio é 34, e vc usar um K7 36, vc vai ajustar o gap entre a roldana do câmbio e o Cog maior 36. Assim, o câmbio não vai colidir e quebrar tudo. PORÉM quando chegar no cog 11, ele vai estar mais afastado do que o normal. Isso irá acelerar o desgaste do cog 11 e irá deixar a troca de marcha nos cogs menores um pouco mais lenta.

então, recapitulando: Funciona: Sim! ; Funciona 100%? Não, por isso o fabricante recomenda 34.

Mas essa diferença para 36 não me preocuparia. Começa a ficar critico em cog 40, ou cogs maiores com uso de prolongador de gancheira.



Interessante, não tinha ideia que era isso, mas agradeço pela ajuda e pela explicação!
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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Nov 2020 as 05:47
Reforço a orientação do GM (que foi didático pacarai!) e acrescento meu relato.

Eu uso cassete 11-40d de 8v com esse câmbio. Em princípio, eu usava o prolongador de gancheira pelos motivos já citados e tinha lentidão na troca das marchas, mas troquei o parafuso B por um mais longo e vi que funcionou a contento. Observe que não usei a palavra “bem”: costumo dizer que as vezes pareço um caminhoneiro trocando as marchas, precisa de uma técnica bastante precisa e cuidado pra NUNCA cruzar a corrente.

Eu mesmo faço a regulagem e manutenção da bike, além disso gosto de range amplo e tem uns morrinhos bem punks no meu entorno, então pra mim está OK. Mas tenho que reconhecer que a bike da minha filha, 6v com um TY300, troca as marchas com mais precisão que a minha...

Editado por dwsmartins - 27 Nov 2020 as 05:48
Bora pedalar, senão estressa!
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