Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Compatibilidade Câmbio M370 com cassete 11-36
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Compatibilidade Câmbio M370 com cassete 11-36

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade Câmbio M370 com cassete 11-36
    Postado: 27 Nov 2020 as 05:47
Reforço a orientação do GM (que foi didático pacarai!) e acrescento meu relato.

Eu uso cassete 11-40d de 8v com esse câmbio. Em princípio, eu usava o prolongador de gancheira pelos motivos já citados e tinha lentidão na troca das marchas, mas troquei o parafuso B por um mais longo e vi que funcionou a contento. Observe que não usei a palavra “bem”: costumo dizer que as vezes pareço um caminhoneiro trocando as marchas, precisa de uma técnica bastante precisa e cuidado pra NUNCA cruzar a corrente.

Eu mesmo faço a regulagem e manutenção da bike, além disso gosto de range amplo e tem uns morrinhos bem punks no meu entorno, então pra mim está OK. Mas tenho que reconhecer que a bike da minha filha, 6v com um TY300, troca as marchas com mais precisão que a minha...

Editado por dwsmartins - 27 Nov 2020 as 05:48
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
zenimisfit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2020
Ibirubá/RS
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zenimisfit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 20:17
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por zenimisfit zenimisfit escreveu:

Bom, sanada a dúvida então, muito obrigado.

A título de curiosidade, porque conforme as especificações não seria aceito acima de 34t? 

Imagine uma linha indo do menor cog até o maior cog. Agora imagine essa linha num K7 11-25 e num K7 11-50. O que muda nessa linha? O ângulo.

Este ângulo é chamado de offset, e cada projeto de câmbio na sua translação considera esse valor limite.

Ou seja, tu pegando o câmbio do 11-25 e usando no 11-50, o movimento do câmbio tem angulo menor, então ele vai bater nos cogs maiores. A situação inversa é a mesma, pegando o câmbio do k7 11-50 e usando num K7 11-25, o câmbio bateria nos cogs menores. Valores exagerados para ilustração.

O que acontece nessas pequenas diferenças?

Se o limite do câmbio é 34, e vc usar um K7 36, vc vai ajustar o gap entre a roldana do câmbio e o Cog maior 36. Assim, o câmbio não vai colidir e quebrar tudo. PORÉM quando chegar no cog 11, ele vai estar mais afastado do que o normal. Isso irá acelerar o desgaste do cog 11 e irá deixar a troca de marcha nos cogs menores um pouco mais lenta.

então, recapitulando: Funciona: Sim! ; Funciona 100%? Não, por isso o fabricante recomenda 34.

Mas essa diferença para 36 não me preocuparia. Começa a ficar critico em cog 40, ou cogs maiores com uso de prolongador de gancheira.



Interessante, não tinha ideia que era isso, mas agradeço pela ajuda e pela explicação!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 18:04
Originalmente postado por zenimisfit zenimisfit escreveu:

Bom, sanada a dúvida então, muito obrigado.

A título de curiosidade, porque conforme as especificações não seria aceito acima de 34t? 

Imagine uma linha indo do menor cog até o maior cog. Agora imagine essa linha num K7 11-25 e num K7 11-50. O que muda nessa linha? O ângulo.

Este ângulo é chamado de offset, e cada projeto de câmbio na sua translação considera esse valor limite.

Ou seja, tu pegando o câmbio do 11-25 e usando no 11-50, o movimento do câmbio tem angulo menor, então ele vai bater nos cogs maiores. A situação inversa é a mesma, pegando o câmbio do k7 11-50 e usando num K7 11-25, o câmbio bateria nos cogs menores. Valores exagerados para ilustração.

O que acontece nessas pequenas diferenças?

Se o limite do câmbio é 34, e vc usar um K7 36, vc vai ajustar o gap entre a roldana do câmbio e o Cog maior 36. Assim, o câmbio não vai colidir e quebrar tudo. PORÉM quando chegar no cog 11, ele vai estar mais afastado do que o normal. Isso irá acelerar o desgaste do cog 11 e irá deixar a troca de marcha nos cogs menores um pouco mais lenta.

então, recapitulando: Funciona: Sim! ; Funciona 100%? Não, por isso o fabricante recomenda 34.

Mas essa diferença para 36 não me preocuparia. Começa a ficar critico em cog 40, ou cogs maiores com uso de prolongador de gancheira.


Voltar ao Topo
zenimisfit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2020
Ibirubá/RS
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zenimisfit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 16:55
Bom, sanada a dúvida então, muito obrigado.

A título de curiosidade, porque conforme as especificações não seria aceito acima de 34t? 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 16:36
funciona.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 16:24
Funciona sim, porém vai desregular com mais facilidade.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
zenimisfit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2020
Ibirubá/RS
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zenimisfit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 14:06
Olá pessoal,

Estou fazendo um upgrade na minha bike e comprei do aliexpress um conjunto com o câmbio shimano Altus RD-M370 + cassete CS-HG201 11-36. 

Quando fiz a compra não me ative em ver no site da shimano e hoje fui olhar e vi que o máximo que o câmbio aceita são 34 dentes.

Então a questão é se alguém sabe se realmente não funciona, ou mesmo dizendo que aceita no máximo 34d funcionaria?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X