Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Upgrade de grupo Shimano Alivio para Deore
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Upgrade de grupo Shimano Alivio para Deore

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Upgrade de grupo Shimano Alivio para Deore
    Postado: 24 Nov 2020 as 08:06
Buenas pessoal

Estou aqui me questionando sobre um futuro upgrade na transmissão da bike (é a unica coisa, além do quadro e do cockpit ainda "original").

Hoje, tenho o grupo Alívio 27v apenas com o cambio Deore m592 substituindo o Alívio devido a uma queda.

Pensei em dois upgrades:
opção 1: grupo deore m5100 2x11 com o cassete ZTTO 9-42 e coroas 36-26.
opção 2: grupo deore m6100 com cassete sunrace 11-51 ou NX 11-50. e coroa 32 ou 34

avaliando a questão, o grupo 2x11 teria a maior amplitude possível (mas teria que trocar o freehub), já o 1x12 eliminaria peso e teria menos componentes pra incomodar.

E ai? 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 08:30
Depende o pedal que vc faz... Aí em farroupilha as subidas são encardidas, e tem muita trilha... O que vc anda pedalando ai? Trilha? estradão? Muita altimetria?

um upgrade, para assim ser chamado, precisa dar mais funcionalidade a bike. Se não é só rasgar dinheiro (não que me importe, o dinheiro é seu). 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 08:36
Pela sua região de pedalada e a sua bike, creio que vc siga o protocolo da maioria... Estradão em geral, com uma entrada nas trilhas... Nem 100% estradão, nem 100% enduro.

Nesse cenário, precisa da maior amplitude possível, eu nesse caso partiria para uma relação 1X, com K7 10-51 (cubo xd/spline) e coroa 32.

32/51: 0,627
32/10: 3,2

2x11:

26/42: 0,619
36/9: 4

O 2x11 te entrega mais amplitude considerando esse K7 ZTTO. Eu acho uma má ideia, K7 pra min eh Shimano, SRAM e olhe lá Sunrace.
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 08:42
Eu, particularmente, gostei mais do grupo 1x12 do que do 2x10. Vou dizer que prefiro ainda o 3x10 do que o com 2 coroas (na minha Scoot eu tinha o XT 3x10), fora o peso a mais (que não sei se é muito) e o fato de ficar feioso para os padrões de beleza atuais, não me incomoda.

Moramos na mesma região, então você sabe que o terreno não é muito, digamos, amigável. O cassete 10-50 com a coroa 32 tá bem de boa pra mim, não sinto falta pra subir e nem pra andar no plano. Onde eu não subia de 3x10, não subia de 2x10 e continuo não subindo.

Ah, sim, a simplicidade e o visual limpo do guidão e um cabo a menos é legal também. Olhar pra baixo e não ver o câmbio e coroas não tem preço LOL

Pena é o custo das peças que sofrem desgaste.....


Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 08:50
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Depende o pedal que vc faz... Aí em farroupilha as subidas são encardidas, e tem muita trilha... O que vc anda pedalando ai? Trilha? estradão? Muita altimetria?

um upgrade, para assim ser chamado, precisa dar mais funcionalidade a bike. Se não é só rasgar dinheiro (não que me importe, o dinheiro é seu). 

Cara, maioria dos pedais é estradão, trilha quase não fazemos mais, pq as boas foram fechadas, algumas nova ainda não tive tempo de conhecere as demais tem muito vagabundo de olho ou estão estragadas pelas motos! Só pra tu ter ideia: o pedal do Morro do Diabo, em Carlos Barbosa/São Vendelino tu ainda faz ele, mas chega no portão de entrada e tem mais cerca/arame farpado/concertina do que um presídio (falei com o pessoal do paraglider e fecharam por causa da bagunça, descaso e depredação do patrimônio dos caras). A conhecida trilha do milharal (quem é de Caxias conhece, foi fechada pelo proprietário).

Altimetria? 60 km nunca baixa de 1000-1200. Só se for mais light pra ficar na casa dos 800-900 m.
já consegui fazer um pedal de 45 km e quase 1400 de altimetria!
Subida aqui é meio que normal....
tanto que nem me importo em perder final, pois morro abaixo não faz mais sentido pra mim afundar a bota!

Pensei em algo mais "limpo" do que as 27v (muitas repetidas).

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 09:16
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Eu, particularmente, gostei mais do grupo 1x12 do que do 2x10. Vou dizer que prefiro ainda o 3x10 do que o com 2 coroas (na minha Scoot eu tinha o XT 3x10), fora o peso a mais (que não sei se é muito) e o fato de ficar feioso para os padrões de beleza atuais, não me incomoda.

Moramos na mesma região, então você sabe que o terreno não é muito, digamos, amigável. O cassete 10-50 com a coroa 32 tá bem de boa pra mim, não sinto falta pra subir e nem pra andar no plano. Onde eu não subia de 3x10, não subia de 2x10 e continuo não subindo.

Ah, sim, a simplicidade e o visual limpo do guidão e um cabo a menos é legal também. Olhar pra baixo e não ver o câmbio e coroas não tem preço LOL

Pena é o custo das peças que sofrem desgaste.....



pois é!
morro para nós é algo básico a encarar num pedal!

O cassete padrão 11-50 (seja sunrace ou Sram) tem um "buraco" ao meu ver, saindo de 42 para 50 direto!
enquanto o 1x12 shimano não tem esse buraco! pena que teria que trocar o cubo, pois ainda não vi freehub microspline para Novatec 792!



Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 09:25
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Eu, particularmente, gostei mais do grupo 1x12 do que do 2x10. Vou dizer que prefiro ainda o 3x10 do que o com 2 coroas (na minha Scoot eu tinha o XT 3x10), fora o peso a mais (que não sei se é muito) e o fato de ficar feioso para os padrões de beleza atuais, não me incomoda.

Moramos na mesma região, então você sabe que o terreno não é muito, digamos, amigável. O cassete 10-50 com a coroa 32 tá bem de boa pra mim, não sinto falta pra subir e nem pra andar no plano. Onde eu não subia de 3x10, não subia de 2x10 e continuo não subindo.

Ah, sim, a simplicidade e o visual limpo do guidão e um cabo a menos é legal também. Olhar pra baixo e não ver o câmbio e coroas não tem preço LOL

Pena é o custo das peças que sofrem desgaste.....



pois é!
morro para nós é algo básico a encarar num pedal!

O cassete padrão 11-50 (seja sunrace ou Sram) tem um "buraco" ao meu ver, saindo de 42 para 50 direto!
enquanto o 1x12 shimano não tem esse buraco! pena que teria que trocar o cubo, pois ainda não vi freehub microspline para Novatec 792!




Já que você não precisa muito da final, creio que o 1x12 com K7 11-50 ficaria ótimo. Usando coroa 32 na frente! Se adaptando um pouquinho com a cadência mais alta vc já alcança quase 50km/h nas descidas.

Assim vc mantém seu cubo. Uma opção seria vender seu cubo e pegar um deore spline da shimano, que tá na casa dos R$400 para usar o K7 10-51... Uma maneira de melhorar o orçamento

Trocar seu alívio atual por um 2x10 não vejo muita vantagem... Vai melhorar um pouco o escalonamento, somente isso. 


Editado por gm1987 - 24 Nov 2020 as 09:26
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 09:25
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pela sua região de pedalada e a sua bike, creio que vc siga o protocolo da maioria... Estradão em geral, com uma entrada nas trilhas... Nem 100% estradão, nem 100% enduro.

Nesse cenário, precisa da maior amplitude possível, eu nesse caso partiria para uma relação 1X, com K7 10-51 (cubo xd/spline) e coroa 32.

32/51: 0,627
32/10: 3,2

2x11:

26/42: 0,619
36/9: 4

O 2x11 te entrega mais amplitude considerando esse K7 ZTTO. Eu acho uma má ideia, K7 pra min eh Shimano, SRAM e olhe lá Sunrace.

Pior que um gurizão, que conheço de Caxias mas está por Floripa hoje, fala bem até dessa marca, esse cassete é o 11-42 padrão adicionando a coroa 9.

Meu maior medo é: desgaste nessas coroas pequenas e não ter reposição somente delas. O custo é baixo (Ztto cassete xd mtb 11 velocidades 9 42t, sprocket leve, de prata 9 42t compatível com 11 velocidades gx m7000 m6000 k7|Catraca de bicicleta| - AliExpress).

nesse caso, é praticamente um grupo2x10 tradicional com a coroinha 9 pra aumentar range!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 09:26
espera tudo quebrar. Eu ainda uso um misto de deore e alívio na minha bike, sem problemas
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 09:52
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Pela sua região de pedalada e a sua bike, creio que vc siga o protocolo da maioria... Estradão em geral, com uma entrada nas trilhas... Nem 100% estradão, nem 100% enduro.

Nesse cenário, precisa da maior amplitude possível, eu nesse caso partiria para uma relação 1X, com K7 10-51 (cubo xd/spline) e coroa 32.

32/51: 0,627
32/10: 3,2

2x11:

26/42: 0,619
36/9: 4

O 2x11 te entrega mais amplitude considerando esse K7 ZTTO. Eu acho uma má ideia, K7 pra min eh Shimano, SRAM e olhe lá Sunrace.

Pior que um gurizão, que conheço de Caxias mas está por Floripa hoje, fala bem até dessa marca, esse cassete é o 11-42 padrão adicionando a coroa 9.

Meu maior medo é: desgaste nessas coroas pequenas e não ter reposição somente delas. O custo é baixo (Ztto cassete xd mtb 11 velocidades 9 42t, sprocket leve, de prata 9 42t compatível com 11 velocidades gx m7000 m6000 k7|Catraca de bicicleta| - AliExpress).

nesse caso, é praticamente um grupo2x10 tradicional com a coroinha 9 pra aumentar range!

Sinceramente nunca testei ZTTO. Mas tenho ciência de que você recebe pelo que paga!

Tenho um K7 Deore que veio usado na bike. EU já rodei 2000km com ele, e nem perdeu ainda o tratamento fosfatizado nos dentes. Troco as marchas sem dó, na subida principalmente.

Em compensação, outro SunRace rodou uns 300km e já formou rebarba na ponta dos dentes. Um dente entortou numa dessas trocas sem dó LOLLOLLOL. Olhando pra ele, vai durar umas duas trocas de corrente... Considerando o preço dele, 1/3 do shimano, não chega a ser uma má escolha, mas é infinitamente inferior. Mas o problema pior... Na bike da patroa, havia um Sunrace de 9V... Troca de marchas não acertava de jeito nenhum. Joguei um HG-300 e a bike ficou um relógio suiço. 



Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 14:58
uma opção mais barata é o grupo 11v Deore m5100

No meu caso, seria só trocador, cassete, cambio e coroa NW pro pedivela Alívio.

No custo-benefício, ficaria interessante! pois as duas opções acima teria que trocar o cubo ou o freehub!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
joaojvn Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Mar 2020
Sertão/RS
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojvn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 16:50
esse cassete ztto 9-42, segundo alguns mecanicos que conversei, não fica redondo com cambio shimano, apenas em sram
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 18:23
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Buenas pessoal

Pensei em dois upgrades:
opção 1: grupo deore m5100 2x11 com o cassete ZTTO 9-42 e coroas 36-26.
opção 2: grupo deore m6100 com cassete sunrace 11-51 ou NX 11-50. e coroa 32 ou 34

avaliando a questão, o grupo 2x11 teria a maior amplitude possível (mas teria que trocar o freehub), já o 1x12 eliminaria peso e teria menos componentes pra incomodar.

E ai? 


Olá, tudo bom? Eu não entendi bem a lógica de trocar o cubo pra XD pra por um cassete 9-42T e manter as duas coroas.

Acho que se vc for ficar com as duas coroas, pode manter o seu cubo e usar cassetes 11-XX que achar mais adequado (no site da Shimano a capacidade máxima do m5100 é de 51).

Se for migrar pra sistema de coroa única, aí é onde o cog de 9 dentes faz diferença, estendendo significativamente a relação pra descidas.
Voltar ao Topo
brunomedina Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2020
Niteori
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunomedina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 21:58
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Buenas pessoal

Estou aqui me questionando sobre um futuro upgrade na transmissão da bike (é a unica coisa, além do quadro e do cockpit ainda "original").

Hoje, tenho o grupo Alívio 27v apenas com o cambio Deore m592 substituindo o Alívio devido a uma queda.

Pensei em dois upgrades:
opção 1: grupo deore m5100 2x11 com o cassete ZTTO 9-42 e coroas 36-26.
opção 2: grupo deore m6100 com cassete sunrace 11-51 ou NX 11-50. e coroa 32 ou 34

avaliando a questão, o grupo 2x11 teria a maior amplitude possível (mas teria que trocar o freehub), já o 1x12 eliminaria peso e teria menos componentes pra incomodar.

E ai? 

Eu to usando usando uma relação parecida 
Cassete 11-42 sunrace, com pe de vela deore coroas 32 e 22 .
Marcha de forca fica maravilhoso
Mas de alta perde bastante .
 na minha cabeça e coroa 34 ou 36 p usar duas coroas  , seja com 11-42, 11-46 , 11-50

Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 23:11

Eu uso 2x11 com coroas 36-24 de 10v e cassete 11-42, é bem legal e uso desde dezembro de 2015.

No seu caso, para não ter que mexer na roda traseira, eu recomendo 2x11 com coroa Nottable indexada de 36 para BCD 96 e cassete 11-42

https://www.nottablemetalworks.com.br/indexadas

Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 08:43
Originalmente postado por joaojvn joaojvn escreveu:

esse cassete ztto 9-42, segundo alguns mecanicos que conversei, não fica redondo com cambio shimano, apenas em sram

Só é mais chato achar cambio SRAM de 11v NOVO.

No site deles tem, mas por aqui só vi os Eagle 12v.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 09:36
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:


Olá, tudo bom? Eu não entendi bem a lógica de trocar o cubo pra XD pra por um cassete 9-42T e manter as duas coroas.

Acho que se vc for ficar com as duas coroas, pode manter o seu cubo e usar cassetes 11-XX que achar mais adequado (no site da Shimano a capacidade máxima do m5100 é de 51).

Se for migrar pra sistema de coroa única, aí é onde o cog de 9 dentes faz diferença, estendendo significativamente a relação pra descidas.

o uso de qualquer cassete com cog 9 tende a ganhar em velocidade final, mesmo um 9-42!

Observa o cálculo de relação final que o gm1987 fez acima e tu entende bem isso! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 13:49
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:


Olá, tudo bom? Eu não entendi bem a lógica de trocar o cubo pra XD pra por um cassete 9-42T e manter as duas coroas.

Acho que se vc for ficar com as duas coroas, pode manter o seu cubo e usar cassetes 11-XX que achar mais adequado (no site da Shimano a capacidade máxima do m5100 é de 51).

Se for migrar pra sistema de coroa única, aí é onde o cog de 9 dentes faz diferença, estendendo significativamente a relação pra descidas.


o uso de qualquer cassete com cog 9 tende a ganhar em velocidade final, mesmo um 9-42!

Observa o cálculo de relação final que o gm1987 fez acima e tu entende bem isso! 


Fala! Eu sei fazer conta de relação. Escrevi como dúvida pra ficar mais polido pois sou novato aqui.

Tô tentando explicar que com duas coras extensão não é problema ela sempre á maior que coroa única. Mesmo com um cassete básico de 11-42 e um pedivela 38-24 sua extensão passa de 600%
(42/11)x(38/24) = 604%

Com coroa única que a coisa fica limitada
(51/11) = 467%
(51/10) = 510%
(51/9) = 566%

Com duas coroas vc pode ter a cora pequena dimensionada pra subidas e a coroa grande pra descidas e retões sem precisar trocar cubo. Pode ir de cassete padrão Shimano mesmo.

Pra coroa única que os 9 dentes são realmente úteis pois é um ganho de mais de 20% na final.

Em resumo:
Duas coroas -> Mantém o cubo shimano com certeza, usa cassetes mais em conta e ajusta a relação pra seu estilo de pedal.
Coroa única -> Vale avaliar a trocar pra XD, e usar os 9 dentes.

A conta da relação final quem faz é o ciclista, baseado no terreno que vai andar, se quer priorizar cadência, se costuma girar mais, se que evitar grandes gaps na relação etc.

Se vc não se incomoda em usar câmbio dianteiro, eu ficaria com ele e o cubo shimano.
No meu caso era o contrário, eu odiava cambio dianteiro. Era mais uma coisa pra manter, ruim de limpar, sempre emperrava...
Quando mudei pra coroa única, mesmo ficando mais limitado na extensão, achei uma maravilha. E ainda ganhei espaço pra colocar uma novo rebite com rosca e uma garrafa de água maior. KKK
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 14:49
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

 
Fala! Eu sei fazer conta de relação. Escrevi como dúvida pra ficar mais polido pois sou novato aqui.

Tô tentando explicar que com duas coras extensão não é problema ela sempre á maior que coroa única. Mesmo com um cassete básico de 11-42 e um pedivela 38-24 sua extensão passa de 600%
(42/11)x(38/24) = 604%

Com coroa única que a coisa fica limitada
(51/11) = 467%
(51/10) = 510%
(51/9) = 566%

Com duas coroas vc pode ter a cora pequena dimensionada pra subidas e a coroa grande pra descidas e retões sem precisar trocar cubo. Pode ir de cassete padrão Shimano mesmo.

Pra coroa única que os 9 dentes são realmente úteis pois é um ganho de mais de 20% na final.

Em resumo:
Duas coroas -> Mantém o cubo shimano com certeza, usa cassetes mais em conta e ajusta a relação pra seu estilo de pedal.
Coroa única -> Vale avaliar a trocar pra XD, e usar os 9 dentes.

A conta da relação final quem faz é o ciclista, baseado no terreno que vai andar, se quer priorizar cadência, se costuma girar mais, se que evitar grandes gaps na relação etc.

Se vc não se incomoda em usar câmbio dianteiro, eu ficaria com ele e o cubo shimano.
No meu caso era o contrário, eu odiava cambio dianteiro. Era mais uma coisa pra manter, ruim de limpar, sempre emperrava...
Quando mudei pra coroa única, mesmo ficando mais limitado na extensão, achei uma maravilha. E ainda ganhei espaço pra colocar uma novo rebite com rosca e uma garrafa de água maior. KKK

A ideia é, se for fazer o upgrade, ter algum benefício! ou é aumentando range (no caso do 2x11 com cassete 9-42) ou tirando cambio dianteiro para ter menos manutenção! 

Se é pra colocar o clássico 20v Deore ou SLX 22v, melhor ficar com o Alívio e jogar esse dinheiro em outra coisa (GPS Garmin ou em algo do gênero), pois só vai diminuir o nº de marchas, mantendo o range (trocar 6 por meia dúzia não rola).
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 15:14
Sim, mas vc acha que mesmo com a coroa de 38, pinhão 11, usando rodas 29x2.2 ainda vai faltar relação pra velocidade final em seu pedal que justifique toda o custo de mudar pra XD e ainda usar um cassete que ainda tá em desenvolvimento?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 15:52
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

Sim, mas vc acha que mesmo com a coroa de 38, pinhão 11, usando rodas 29x2.2 ainda vai faltar relação pra velocidade final em seu pedal que justifique toda o custo de mudar pra XD e ainda usar um cassete que ainda tá em desenvolvimento?

Faltar não vai, mas como te disse, se é pra gastar, que tenha algo de ganho (seja em redução de componentes ou aumento de range) se é pra gastar e ficar na mesma..... melhor não gastar e fico com meu Alívio 27v véio de guerra!

O custo de mudar pra XD é cerca de 300 pratas num freehub novo (via AliExpress), mais o cassete (na blackFRAUDE a módicos 300 pratas também no AliExpress). Depois seria achar um cambio SRAM para 11v e duas coroas, já indicadas pelo furukawa anteriormente para manter o pedivela!

Já pra 10-51 DEORE m6100, vai cambio, cassete, trocador, coroa NW e CUBO e disco (sim, esses cubos são padrão centerlock). Só do cubo são 600 pratas (MT510 no ML).

O 11-51 Deore M5100 acaba sendo o mais em conta (falando em $$$)! só troca cassete, trocador, cambio e coroa NW.

A equação agora é saber qual terá o melhor custo-benefício (olhando mais o benefício).




Editado por GabrielSL329 - 25 Nov 2020 as 15:54
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 16:20
Verdade.. Teria um ganho não discutido que é o cambio com "trava" que quase não bate, mas os shadow sem trava já são bem quietos tbm...

Enfim... tá tudo bem esclarecido, agora é decidir. à vezes o bichinho do upgrade começa a coçar e não tem jeito. rsrs

Abraço!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 16:32
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

Verdade.. Teria um ganho não discutido que é o cambio com "trava" que quase não bate, mas os shadow sem trava já são bem quietos tbm...

Enfim... tá tudo bem esclarecido, agora é decidir. à vezes o bichinho do upgrade começa a coçar e não tem jeito. rsrs

Abraço!

Coçou pra caramba aqui já....

Saiu os freios Shimano m365 e entraram os Deore XT m8020 com discos IceTech 203/180mm.

Saiu a suspa Rock Shox XC30 e entrou uma DT Swiss OPM/ODL

Saiu as rodas originais e entrou um conjunto VZan Extreme Pro com cubos novatec 791/792.

Só falta a transmissão mesmo!!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 16:38
Pelo seu relato e pelo que tenho, uma coroa 32 com 11/51 esta ótimo.
Eu tinha uma 30V e mudei para 12v, não quero outra vida mesmo com "perdas".


Editado por Maquarte - 25 Nov 2020 as 16:42
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
Fabriciogc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2013
*
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabriciogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 19:53
Um detalhe a se observar é que quanto menor o pinhão pior a transferência de energia. 
O esforço que você vai fazer com uma relação coroa/pinhão 32x9 (3,55) acaba sendo maior do que em uma relação 36x10 (3,6), por exemplo, devido aos poucos dentes do cassete em contato com a corrente. O que também acentua e muito o desgaste da relação. 
Sempre ouvi falar mal desses cassetes ZTTO. Principalmente ao longo prazo. Desgaste acentuado com pouca quilometragem, principalmente no cog 9, e folga nos rebites.


Editado por Fabriciogc - 25 Nov 2020 as 19:54
Voltar ao Topo
Tiago182 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Dez 2005
-
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 21:34
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

Verdade.. Teria um ganho não discutido que é o cambio com "trava" que quase não bate, mas os shadow sem trava já são bem quietos tbm...

Enfim... tá tudo bem esclarecido, agora é decidir. à vezes o bichinho do upgrade começa a coçar e não tem jeito. rsrs

Abraço!

Coçou pra caramba aqui já....

Saiu os freios Shimano m365 e entraram os Deore XT m8020 com discos IceTech 203/180mm.

Saiu a suspa Rock Shox XC30 e entrou uma DT Swiss OPM/ODL

Saiu as rodas originais e entrou um conjunto VZan Extreme Pro com cubos novatec 791/792.

Só falta a transmissão mesmo!!

Sentiu boa diferença nessa troca?? 
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 23:29
Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Um detalhe a se observar é que quanto menor o pinhão pior a transferência de energia. 
O esforço que você vai fazer com uma relação coroa/pinhão 32x9 (3,55) acaba sendo maior do que em uma relação 36x10 (3,6), por exemplo, devido aos poucos dentes do cassete em contato com a corrente. O que também acentua e muito o desgaste da relação. 
Sempre ouvi falar mal desses cassetes ZTTO. Principalmente ao longo prazo. Desgaste acentuado com pouca quilometragem, principalmente no cog 9, e folga nos rebites.



Verdade... o cog de 11 já dura pouco... É questão de física, muita força nos dentes. O de 9, por melhor que seja, vai durar pouco tb... tem que acertar bem a liga e a tempera do aço (coisa que chinês domina muito bem até)... mas mesmo assim a tendencia é durar menos.

Mas eu considero que isso é algo que o ciclista mais experiente já sabe... cog pequeno é pra tocar de leve. Se moer na pedalada vai pro saco rápido, mesmo com corrente nova, lubrificado, limpo etc.

Quando a gente olha na loja oficial da ZTTO eles mesmo falam que tiveram problemas com as primeiras versões desse cassete e resolveram. Aí não sei se os mais novos são melhores mesmo ou é conversa...
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 07:10
Originalmente postado por Tiago182 Tiago182 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Saiu os freios Shimano m365 e entraram os Deore XT m8020 com discos IceTech 203/180mm.
Sentiu boa diferença nessa troca?? 

Muita!

Maior poder de frenagem, menor CdC (Coeficiente de Cagaço), menor desgaste do sistema (pastilhas duram beeem mais).

Melhor upgrade que poderia ter feito!

Edit: a melhora foi tanta, que o cara que comprou meus freios antigos (saindo de um sistema mecânico),  revendeu o m365 e fez praticamente o mesmo, só usou discos 180/160mm e freios XTm8000 de 2 pistões (o cara pesa 50 kg a menos que eu, então funciona muito bem!



Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 07:53
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 07:50
Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Um detalhe a se observar é que quanto menor o pinhão pior a transferência de energia. 
O esforço que você vai fazer com uma relação coroa/pinhão 32x9 (3,55) acaba sendo maior do que em uma relação 36x10 (3,6), por exemplo, devido aos poucos dentes do cassete em contato com a corrente. O que também acentua e muito o desgaste da relação. 
Sempre ouvi falar mal desses cassetes ZTTO. Principalmente ao longo prazo. Desgaste acentuado com pouca quilometragem, principalmente no cog 9, e folga nos rebites.

Ponto contra o 2x11! e ainda não vi peças de reposição desses cassetes! de Shimano ao menos os cogs menores tem sempre!


Editado por GabrielSL329 - 26 Nov 2020 as 07:58
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 07:59
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Um detalhe a se observar é que quanto menor o pinhão pior a transferência de energia. 
O esforço que você vai fazer com uma relação coroa/pinhão 32x9 (3,55) acaba sendo maior do que em uma relação 36x10 (3,6), por exemplo, devido aos poucos dentes do cassete em contato com a corrente. O que também acentua e muito o desgaste da relação. 
Sempre ouvi falar mal desses cassetes ZTTO. Principalmente ao longo prazo. Desgaste acentuado com pouca quilometragem, principalmente no cog 9, e folga nos rebites.

Ponto contra o 2x11!

só se for contra um 3x10, 3x9... se você usar uma coroa maior no pedivela pode usar cogs maiores no cassete e gastar o cassete mais lentamente, isso é devido a melhor distribuição da força pela coroa que também permite melhor transferência de energia.

aliado a isso ainda dá pra perder menos energia da pedalada pelo vetor força ser mais alinhado com o movimento da bicicleta.




Editado por RuanRAC - 26 Nov 2020 as 08:00
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 08:29
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Um detalhe a se observar é que quanto menor o pinhão pior a transferência de energia. 
O esforço que você vai fazer com uma relação coroa/pinhão 32x9 (3,55) acaba sendo maior do que em uma relação 36x10 (3,6), por exemplo, devido aos poucos dentes do cassete em contato com a corrente. O que também acentua e muito o desgaste da relação. 
Sempre ouvi falar mal desses cassetes ZTTO. Principalmente ao longo prazo. Desgaste acentuado com pouca quilometragem, principalmente no cog 9, e folga nos rebites.

Ponto contra o 2x11!

só se for contra um 3x10, 3x9... se você usar uma coroa maior no pedivela pode usar cogs maiores no cassete e gastar o cassete mais lentamente, isso é devido a melhor distribuição da força pela coroa que também permite melhor transferência de energia.

aliado a isso ainda dá pra perder menos energia da pedalada pelo vetor força ser mais alinhado com o movimento da bicicleta.



Ponto contra o 2x11 com cassete ZTTo, no caso!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:12
Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:26
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?

Pois é, boa questão!
Os fatos expostos pelos foristas (principalmente na questão desgaste) estão me fazendo pensar nisso!
e atrasando uma decisão!

Se apostasse nos 9-42, provavelmente seria a cobaia de testes!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:41
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Não, mas a pessoa insiste que precisa ter um "ganho" no range pra justificar a mudança.
Eu não concordo. E aliás de que adianta um ganho que não faz sentido?
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:47
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Não, mas a pessoa insiste que precisa ter um "ganho" no range pra justificar a mudança.
Eu não concordo. E aliás de que adianta um ganho que não faz sentido?

Se é pra investir, que se tenha algum ganho! se é pra gastar dinheiro pra nada, prefiro investir em outras áreas! Vide meus freios!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:48
Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?

Faz! O cara que vem do 3x9 com coroa 42, vai sentir falta indo para um 2x9 com coroa 36. Mas isso depende do pedal que é feito, mais plano e estradão ou mais subidas e trilhas. A região do Gabriel não faria muito sentido, região de serra... 
Voltar ao Topo
Maquarte Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Set 2018
vitoria es
Offline
Mensagens:366
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maquarte Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:54
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Não, mas a pessoa insiste que precisa ter um "ganho" no range pra justificar a mudança.
Eu não concordo. E aliás de que adianta um ganho que não faz sentido?


Se é pra investir, que se tenha algum ganho! se é pra gastar dinheiro pra nada, prefiro investir em outras áreas! Vide meus freios!


O ghd se refere especificamente no range.
Aliás, única perda de relação 1X é range, o resto só se ganha
SPZ ROCKHOPPER PRO 2019 - RELAÇÃO NX + FREIO M6000
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:55
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?

Faz! O cara que vem do 3x9 com coroa 42, vai sentir falta indo para um 2x9 com coroa 36. Mas isso depende do pedal que é feito, mais plano e estradão ou mais subidas e trilhas. A região do Gabriel não faria muito sentido, região de serra... 

Por isso abri um tópico questionando, sabia que iria encontrar pontos de vistas diferentes, que ajudariam a tomar uma decisão acertada!

Alguns pontos de vista eu sequer tinha pensado!

Aliás, ainda permaneço no fórum exatamente por isso, pluralidade de pensamento! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:56
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Não, mas a pessoa insiste que precisa ter um "ganho" no range pra justificar a mudança.
Eu não concordo. E aliás de que adianta um ganho que não faz sentido?


Se é pra investir, que se tenha algum ganho! se é pra gastar dinheiro pra nada, prefiro investir em outras áreas! Vide meus freios!



Não faz nenhum sentido...
Praticamente todo mundo que migrou pra 1x12 teve perda no range, mas enfim, já foi dito se vc quer insistir na ideia boa sorte.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2020 as 09:56
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Maquarte Maquarte escreveu:

Faz sentido usar no k7 menos que 11 dentes com duas coroas?


Não, mas a pessoa insiste que precisa ter um "ganho" no range pra justificar a mudança.
Eu não concordo. E aliás de que adianta um ganho que não faz sentido?

Atributos de qualidade de uma relação:

- Durabilidade/Custo
- Precisão/Funcionamento
- Escalonamento
- Range

Sair de um alívio 2x9 para um Deore 2x10, perde em durabilidade/custo (dura o mesmo e custa mais). Precisão e funcionamento fica empatado. Ganha no escalonamento. O RANGE é o atributo que desempata a decisão! 

A não ser que entre na avaliação o STATUS. O status de ter um DEORE é muito maior que um alívio, aí na roda de amigos vc fica mais bruto!
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X