Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - CUBOS SESSION VALEM O INVESTIMENTO?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


CUBOS SESSION VALEM O INVESTIMENTO?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pthiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: CUBOS SESSION VALEM O INVESTIMENTO?
    Postado: 17 Nov 2020 as 12:02
Recentemente adquiri uma Vesuvio que veio montada com cubos SLX M7100.

Estou querendo fazer o upgrade dos cubos e estou estudando pegas esses da Session Six Monkeys.

Será que vale o investimento (em torno de R$ 2.600 o par)? Quem usa esses cubos pode opinar?
Pthiago
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2020 as 12:18
Acho loucura o preço desses cubos. Session meio que ficou sem noção. Por menos se compra DT Swiss 350. No mais, se não precisar XD, qualquer Deore para cima atende perfeitamente. Não vai sentir diferença alguma usando um cubo desses.

Editado por Fabio - 17 Nov 2020 as 12:53
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2020 as 12:28
Os cubos SLX sao muito bom, nao vejo necessidade de troca!!!

Pensando nos precos entao, deus que me dibre!
Voltar ao Topo
pthiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:47
São rolamentados, portanto a diiferença pro SLX com certeza existe.

Sem contar os problemas que os XT e SLX novos tem apresentado. To com medo de acabar a garantia e o problema aparecer.

Meu questionamento seria com relação a marca e a qualidade. Infelizmente os reviews que encontrei eram do pessoal patrocinado onde os pontos negativos raramente são apontados.




Pthiago
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:54
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

São rolamentados, portanto a diiferença pro SLX com certeza existe.


M I T O
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:54
Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

São rolamentados, portanto a diiferença pro SLX com certeza existe.


Isso não existe. Maior lenda de quem não sabe o que diz e só repete isso por aí. 

Em vários testes de rolamentos (cubos e movimento central), ficou claro uma coisa inesperada. A resistência ao rolamento não tem grande diferença entre esferas de aço ou de cerâmica. As diferenças se dão comparando rolamentos baratos com caros, sendo que os baratos tem menor resistência a rolagem. Visto que a resistência a rolagem é intrinsecamente ligada aos selos e, nos modelos mais caros, o sistema de vedação é mais eficiente.
 
Fora isso um pneu de MTB tem em asfalto rugoso um Cr de 0,008 e um rolamento tem Cr na ordem de 0,000054.
 
Um ciclista de 77kg + bike de 10 kg = 87kg. Num inclinação de 3%. Com Cr de rolamento no piso de 0,008 e sem vento frontal, ao nível do mar, vai precisar de 99,3W para se manter a 9 m/s. Sendo que isso é distribuído da seguinte forma:
26,1% para vencer a resistência aerodinâmica
14,9% a resistência a rolagem
55,8% a força da gravidade
1,8% a resistência aerodinâmica da roda da frente
1,4% a resistência aerodinâmica da roda traseira
 
Quer dizer que a resistência a rolagem é só 14,9% nessa situação. Onde desses 14,9% (14,79W), 99,32% (14,69W) corresponde ao rolamento dos pneus e 0,67% (0,099W) ao rolamento dos rolamentos. Por isso é muito difícil sentir algo mudando rolamento. A não ser em laboratório ou trocando uma roda com problemas por outro nova. Mesmo que um cubo conseguisse ter 30% (MUITO) menos atrito, isso faria você ter uma economia de 0,029W, também conhecido como NADA.


Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Sem contar os problemas que os XT e SLX novos tem apresentado. To com medo de acabar a garantia e o problema aparecer.

Já ouvi muitos relatos de problemas no XT. SLX e XTR não, mas, como são semelhantes, pode ser que compartilhem o mesmo problema. Mas não é um problema que te deixa na mão no meio da trilha sem plano B e também é facilmente resolvido depois, portanto, não faz muito sentido trocar antes de ter o tal problema, se é que vai tê-lo. Pode ser problema de um lote. Seria como amputar uma perna para nunca ralar o joelho.

Originalmente postado por pthiago pthiago escreveu:

Meu questionamento seria com relação a marca e a qualidade. Infelizmente os reviews que encontrei eram do pessoal patrocinado onde os pontos negativos raramente são apontados.

Esse é problema, por isso que disse antes, se vai gastar esse valor parta logo para um DT Swiss que tem qualidade comprovada, sem necessidade de se arriscar com algo sem comprovação.






Editado por Fabio - 18 Nov 2020 as 13:06
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 12:03
Nem vou entrar no mérito de que o sistema de cone/esfera também é um "rolamento", única diferença é que não está num pacote fechado como os "rolamentos" propriamente ditos.


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 12:05
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Nem vou entrar no mérito de que o sistema de cone/esfera também é um "rolamento", única diferença é que não está num pacote fechado como os "rolamentos" propriamente ditos.



Eles são os rolamentos de esferas e os outros os rolamentos de cartucho.

Engraçado que todo mundo sente que um slick anda mais que um pneu de MTB, o que não é verdade, e ao mesmo tempo sentem que um cubo anda mais que outro. Se não existe nem sensibilidade para perceber a piora entre 2 pneus, como um ser humano teria sensibilidade para perceber diferença entre 2 cubos. A não ser que o cubo antigo seja bem bosta e esteja em péssimas condições. Entre 2 cubos novos e de mesma qualidade, isso não existe.


Editado por Fabio - 18 Nov 2020 as 12:06
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 14:34
A questão do rolamento é polêmica. Se eu soltar bem os cones, o cubo gira que é uma beleza mas não fica firme, dai perde energia durante a pedalada. Se eu deixo o cubo bem justo pra não pegar jogo, a roda com rolamentos gira mais que a de esfera. Isso seria facilmente resolvido se eu tivesse um torquímetro de precisão, mas 99% das bicicletarias também não tem torquímetro de precisão e confia no "olho" do mecânico. Dai não fica difícil entender o porque do mito, rolamento é só colocar e sair girando, já com esferas você precisa de um talento que os mecânicos não costumem ter, logo nunca fica 100%.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 15:07
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

A questão do rolamento é polêmica. Se eu soltar bem os cones, o cubo gira que é uma beleza mas não fica firme, dai perde energia durante a pedalada. Se eu deixo o cubo bem justo pra não pegar jogo, a roda com rolamentos gira mais que a de esfera. Isso seria facilmente resolvido se eu tivesse um torquímetro de precisão, mas 99% das bicicletarias também não tem torquímetro de precisão e confia no "olho" do mecânico. Dai não fica difícil entender o porque do mito, rolamento é só colocar e sair girando, já com esferas você precisa de um talento que os mecânicos não costumem ter, logo nunca fica 100%.

Mas quem está disposto a pagar 2600 num par de cubos meio desconhecidos, deve ter acesso num bom mecânico que consiga regular um cubo Shimano para não precisar usar cubos de 2600 como solução para falta de mecânico que saiba regular. 


Editado por Fabio - 18 Nov 2020 as 15:47
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 23:08
Amigo meu comprou um cubo desses six monkeys. Pedalou uns 4 mil km e num certo dia deu problema. Freehub microspline começou a girar em falso e tal... teve que voltar de carona
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 23:10
Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Amigo meu comprou um cubo desses six monkeys. Pedalou uns 4 mil km e num certo dia deu problema. Freehub microspline começou a girar em falso e tal... teve que voltar de carona



Só prender o cassete nos raios com enforca gato.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 23:53
A session é a nova modinha! Compra cubos China sem marca, de desenho e medidas "padrão", aplicam a logo e faturam horrores! Um bom cubos de 50 dolares gera 500% de lucro ja descontando impostos!


O mesmo vale pras marcas que criam submarcas para revender UNO e Zoom a preço de ouro!

Editado por dimas2dimas - 18 Nov 2020 as 23:54
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
pthiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2020 as 07:59
Caraca, e não sabia de nada mesmo...

Rsrsrs...

Vou ficar no SLX...rs
Pthiago
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2020 as 08:28
COMICO
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2020 as 09:03
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

A session é a nova modinha! Compra cubos China sem marca, de desenho e medidas "padrão", aplicam a logo e faturam horrores! Um bom cubos de 50 dolares gera 500% de lucro ja descontando impostos!


O mesmo vale pras marcas que criam submarcas para revender UNO e Zoom a preço de ouro!

Tem que ver o quadro FS de carbono que eles lançaram... 15 f**king mil reais, num quadro china padrão BXT que importando diretamente e pagando imposto fica menos da metade disso.


Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2020 as 12:34
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

A questão do rolamento é polêmica. Se eu soltar bem os cones, o cubo gira que é uma beleza mas não fica firme, dai perde energia durante a pedalada. Se eu deixo o cubo bem justo pra não pegar jogo, a roda com rolamentos gira mais que a de esfera. Isso seria facilmente resolvido se eu tivesse um torquímetro de precisão, mas 99% das bicicletarias também não tem torquímetro de precisão e confia no "olho" do mecânico. Dai não fica difícil entender o porque do mito, rolamento é só colocar e sair girando, já com esferas você precisa de um talento que os mecânicos não costumem ter, logo nunca fica 100%.

Mas quem está disposto a pagar 2600 num par de cubos meio desconhecidos, deve ter acesso num bom mecânico que consiga regular um cubo Shimano para não precisar usar cubos de 2600 como solução para falta de mecânico que saiba regular. 


Nesse caso não vale a pena mesmo, melhor pegar um DT Swiss 350 no Aliexpress que é muito mais negocio.
Voltar ao Topo
centauromtb Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mar 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar centauromtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2020 as 15:05
Pega um, NOVATEC D791SB-B15 * 110 D792SB-B12 * 148 Boost e seja feliz.

Uso cubos novatec em todas as minhas bikes, nunca tive problemas. Tenho um par de rodas na minha MTB  mais antiga q já passaram de 40000km e só mando lubrificar de vez em quando. Rolamentos reservas q eu comprei por precaução, nunca precisei usar.


Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 08:20
Acredito que o mito de maior rendimento dos rolamentos, sim, foi derrubado!

Mas, quando dá problema no rolamento, na maioria dos casos é só trocar por um novo. Existem N opções para todos os gostos e bolsos. E nos cubos de esferas, quando detona as bacias (geralmente por falta de manutenção), tem peças de reposição a rodo? e como o um forista citou acima: precisa de torquímetro de precisão para ajustar bem a bacia numa proporção que rode bem e não fique folgas!

Eu, rodo de Novatec 791/792. Show de bola! Rodava de Quando (xing-ling?) e estou satisfeito!

essa discussão é mais ou menos igual a aquela: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 09:41
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Acredito que o mito de maior rendimento dos rolamentos, sim, foi derrubado!

Mas, quando dá problema no rolamento, na maioria dos casos é só trocar por um novo. Existem N opções para todos os gostos e bolsos. E nos cubos de esferas, quando detona as bacias (geralmente por falta de manutenção), tem peças de reposição a rodo? e como o um forista citou acima: precisa de torquímetro de precisão para ajustar bem a bacia numa proporção que rode bem e não fique folgas!

Eu, rodo de Novatec 791/792. Show de bola! Rodava de Quando (xing-ling?) e estou satisfeito!

essa discussão é mais ou menos igual a aquela: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

Experimente andar no rolamento até trancar. Vai moer todo o cubo, pois ele vai girar na pista externa. Critérios de manutenção são iguais para ambos os sistemas, se andar até moer, perde ambos os cubos.

Cones, esferas e eixos se encontra facilmente. Bacia é mais difícil. Por isso, troco as esferas preventivamente e sempre cuidado a lubrificação. 

Um dos problemas do cone/esfera, é que o pessoal nessa fissura da roda "Girar livre" acaba deixando com folga. E com folga, as esferas batem, tanto no cone como na bacia, criando pequenas erosões que evoluem para descascamento da superfície. 

A roda, "em vazio", girar solta não quer dizer muita coisa. O que manda é o atrito com o peso do ciclista na bike. 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 09:51
Lembrando que não usa torquímetro para ajustar folga em rolamentos de esferas, até porque não existe torquímetro com tal sensibilidade.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 11:05
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Experimente andar no rolamento até trancar. Vai moer todo o cubo, pois ele vai girar na pista externa. Critérios de manutenção são iguais para ambos os sistemas, se andar até moer, perde ambos os cubos.

Vi isso acontecer em máquinas retilíneas (tricot): moeu o rolamento (ninguém viu), moeu os eixos e as correias de tração! não trancou, mas os parâmetros de leitura ficaram instáveis, pois quando parava a máquina, tinha o "jogo" do rolamento/eixo folgados!

Tu vai concordar que o cara que não cuida de cubo de esferas, tb não vai cuidar de cubo de rolamentos! E conheço gente que vai rodar até moer os rolamentos, depois compra outro novo!

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Um dos problemas do cone/esfera, é que o pessoal nessa fissura da roda "Girar livre" acaba deixando com folga. E com folga, as esferas batem, tanto no cone como na bacia, criando pequenas erosões que evoluem para descascamento da superfície. 

A roda, "em vazio", girar solta não quer dizer muita coisa. O que manda é o atrito com o peso do ciclista na bike. 

O que contribui para diminuir a vida útil do sistema e corrobora para a "fama" dos cubos rolamentados!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 11:06
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Lembrando que não usa torquímetro para ajustar folga em rolamentos de esferas, até porque não existe torquímetro com tal sensibilidade.

Pois é, fui na afirmação citada acima!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 11:19
Falo como engenheiro que as grandes vantagens dos cubos com rolamentos é que eles são mais simples, muito mais baratos de fabricar e são mais leves.

Os cubos de esferas bons tem o mesmo rendimento e duram décadas, são caros de fabricar e precisam de mais manutenção. No mercado atual o rolamento é bem mais viável.

Sobre a Vzan, acho que já foi o tempo que eles fizeram diferença no Mercado com aros leves e duráveis. Hoje é só mais uma marca cortando custos e vivendo do nome que fez no passado.

Minha Caloi Elite 2.4 (a véia aro 26) veio com aros vzan anodizados que duraram 10 anos de uso na orla sem problemas e até hoje só os adesivos estragaram. Doei as rodas em perfeito estado.
Recentemente comprei um par de extremes e vieram pintados, montei as rodas e com dois meses já estão começando a corroer e descascar a tinta perto dos niples. =(

Vou acompanhar o tópico pra ver sugestões de conjuntos de cubos e aros bons com preço justo pra montar uma roda nova.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X