Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Dúvida] Carrinho do canote Token MTX
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Dúvida] Carrinho do canote Token MTX

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Dúvida] Carrinho do canote Token MTX
    Postado: 09 Nov 2020 as 23:22
Comprei um canote de selim Token MTX, ao posicionar o selim para que fique na posição ideal tem que ir ao extremo da inclinação do carrinho, o parafuso da frente praticamente ficou no limite e a peça de cima do aperto não ficou paralelo com o trilho. Me pareceu um pouco estranho, mas imagino que tenha sido desenvolvido para que chegue até o limite de um dos parafusos. Na foto não aparece mas apertando com torque de 3.5nm (max 4nm) o parafuso traseiro ficou bem próximo de "vazar" para fora da rosca em cima e não encostando na peça inferior do carrinho. Procurei deixar o conjunto de forma que os parafusos ficassem o mais próximo de 90 graus em relação ao pino inferior onde eles passam.
Outro detalhe é que não vem especificado o torque limite de aperto no quadro, para ficar em uma margem segura apertei com 4nm e com fibergrip da finish line pareceu bem preso.
Será que está correto dessa forma?
 
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 06:30
Eu tenho um "quase" do tipo, com dois parafusos cuja fixação se comporta mais ou menos como essa que vc descreveu, um dos parafusos fica no limite de "não entrar" na rosca e isso sem conseguir alinhar o banco na horizontal. Veja se o apoio orbital (a peça semi ovalada onde os trilhos se apoiam) tem algum parafuso de ajuste no meio dele, assim vc pode ajeitar a posição desse apoio para compensar o alinhamento do selim junto com os parafusos de fixação que parecem ser curtos (mas não são). Vai precisar de um pouco de paciência...
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 08:53
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu tenho um "quase" do tipo, com dois parafusos cuja fixação se comporta mais ou menos como essa que vc descreveu, um dos parafusos fica no limite de "não entrar" na rosca e isso sem conseguir alinhar o banco na horizontal. Veja se o apoio orbital (a peça semi ovalada onde os trilhos se apoiam) tem algum parafuso de ajuste no meio dele, assim vc pode ajeitar a posição desse apoio para compensar o alinhamento do selim junto com os parafusos de fixação que parecem ser curtos (mas não são). Vai precisar de um pouco de paciência...

As peças da Controltech (que vinham na Soul 2017) funcionam igual, só é mais compacto!

Pensa na ladaínha pra tirar e colocar o selim...
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 09:03
Semelhante ao KCNC que eu tinha na speed.

Um saco de mexer no selim (acho que usam esse sistema pra diminuir peso).
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 09:08
Originalmente postado por Zaka Zaka escreveu:

Semelhante ao KCNC que eu tinha na speed.

Um saco de mexer no selim (acho que usam esse sistema pra diminuir peso).

Para ajuste é bem interessante, pois o ângulo tu ajusta nos parafusos.
Deviam ter mandado junto um terceiro parafuso longo para inclinações!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Trago_Verdades Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 03 Nov 2020
Mundo Real
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Trago_Verdades Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 09:49
É porque o canote ficou bem inclinado no quadro. 
Sua bike é full, né?
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 12:58
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Para ajuste é bem interessante, pois o ângulo tu ajusta nos parafusos.
Deviam ter mandado junto um terceiro parafuso longo para inclinações!


É o pior sistema que tem pra regular ângulo do selim, muito fácil visualmente, até ter que aplicar os Niltons corretos e muitas vezes dificulta utilizar o torquímetro pq a chave bate no canote.


Então a montagem esta correta, o torque se por acaso o canote dançar ou descer pode subir para 5, até 6nm que são numeros comuns.

Agora sobre a fixação do selim, não é bom o parafuso não utilizar toda rosca, se ela ficasse rente até a extremidade do suporte era melhor.

Porém, pelo que deu pra ver o eixo central onde vai os parafusos, são furos retos, não permite que os parafusos mudem de ângulo, pelo que vi na foto o traseiro já está curvado e está encostando no fixador dos trilhos, ali vc esta criando uma baita pressão no parafuso e no eixo e o dianteiro parece que esta querendo dar uma leve curvada tbem.

Pode não dar nada, mas pode dar algo bem feio.
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 13:03
Minha bike é full suspension.

Tirei para dar uma conferida e acredito que esteja tudo nos conformes, as partes que fazem contato com os trilhos na peça superior são meio ovaladas, ou seja, são projetadas para ter contato/aperto em ângulos diferentes dependendo da angulação do selim em relação ao canote, porem ficaria bem receoso em instalar algum selim com trilhos de carbono nesse sistema.


Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 13:12
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Para ajuste é bem interessante, pois o ângulo tu ajusta nos parafusos.
Deviam ter mandado junto um terceiro parafuso longo para inclinações!


É o pior sistema que tem pra regular ângulo do selim, muito fácil visualmente, até ter que aplicar os Niltons corretos e muitas vezes dificulta utilizar o torquímetro pq a chave bate no canote.


Então a montagem esta correta, o torque se por acaso o canote dançar ou descer pode subir para 5, até 6nm que são numeros comuns.

Agora sobre a fixação do selim, não é bom o parafuso não utilizar toda rosca, se ela ficasse rente até a extremidade do suporte era melhor.

Porém, pelo que deu pra ver o eixo central onde vai os parafusos, são furos retos, não permite que os parafusos mudem de ângulo, pelo que vi na foto o traseiro já está curvado e está encostando no fixador dos trilhos, ali vc esta criando uma baita pressão no parafuso e no eixo e o dianteiro parece que esta querendo dar uma leve curvada tbem.

Pode não dar nada, mas pode dar algo bem feio.

Na verdade o parafuso traseiro esta praticamente usando toda rosca (faltando 1 ou 2 mm), o eixo central permite sim um leve angulo dos parafusos e como disse o parafuso não esta encostando no fixador. Os parafusos são de titânio, imagino que precise de uma pressão absurda para deformar eles.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 13:33
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

É o pior sistema que tem pra regular ângulo do selim, muito fácil visualmente, até ter que aplicar os Niltons corretos e muitas vezes dificulta utilizar o torquímetro pq a chave bate no canote.


Então a montagem esta correta, o torque se por acaso o canote dançar ou descer pode subir para 5, até 6nm que são numeros comuns.

Agora sobre a fixação do selim, não é bom o parafuso não utilizar toda rosca, se ela ficasse rente até a extremidade do suporte era melhor.

Porém, pelo que deu pra ver o eixo central onde vai os parafusos, são furos retos, não permite que os parafusos mudem de ângulo, pelo que vi na foto o traseiro já está curvado e está encostando no fixador dos trilhos, ali vc esta criando uma baita pressão no parafuso e no eixo e o dianteiro parece que esta querendo dar uma leve curvada tbem.

Pode não dar nada, mas pode dar algo bem feio.

O sistema da Controltech é um pouco diferente. Os apoios são mais "estáveis". Creio que por isso afirmei ser interessante. Uso ele e nunca tive problemas, inclusive tive uma queda que entortou o selim e o sistema de fixaçaõ e ajuste saiu ileso!

Enfim....
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 13:37
Não aposte tanto no tintanio, objetivo dele é redução de peso, esse mesmo parafuso em aço vai ser mais pesado e mais resistente, num resumo, ele tem metade do peso do parafuso igual em aço, mas tem metade da resistencia tbem.
Voltar ao Topo
Trago_Verdades Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 03 Nov 2020
Mundo Real
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Trago_Verdades Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 16:15
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Não aposte tanto no tintanio, objetivo dele é redução de peso, esse mesmo parafuso em aço vai ser mais pesado e mais resistente, num resumo, ele tem metade do peso do parafuso igual em aço, mas tem metade da resistencia tbem.

Titânio é mais forte que o aço e pesa em média 50% a menos.
Tem o dobro da resistência do alumínio mas pesa 60% a mais.
Voltar ao Topo
andrerolino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2014
Sorocaba
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrerolino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 17:36
Estou quase comprando este mesmo canote da Token, e irei utilizar numa full que tem um seat tube bem angulado. 

Depois de você fazer algumas horas de pedal me dá um feedback depois se ele conseguiu travar bem o banco na posição mesmo com o parafuso no limite.
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 02:01
Originalmente postado por andrerolino andrerolino escreveu:

Estou quase comprando este mesmo canote da Token, e irei utilizar numa full que tem um seat tube bem angulado. 

Depois de você fazer algumas horas de pedal me dá um feedback depois se ele conseguiu travar bem o banco na posição mesmo com o parafuso no limite.


Depois de um pedal de teste o banco permaneceu na mesma posição, porem notei que houve uma pequena movimentação do conjunto traseiro da trava onde o parafuso traseiro encostou levemente na peça móvel do meio, fiz um ajuste de forma a deixar o parafuso um pouco mais afastado sem mudar a angulação. Acredito que agora está ajustado da melhor forma. Depois que eu testar novamente passo o feedback.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 06:49
Um canote maneiro que eu comprei e uso até hj é esse aqui:


Na época custou umas 90 pratas e hj já está em 200 pilas. Esse me passa mais segurança do que o da Token aqui do post.
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 18:23
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Um canote maneiro que eu comprei e uso até hj é esse aqui:


Na época custou umas 90 pratas e hj já está em 200 pilas. Esse me passa mais segurança do que o da Token aqui do post.

Até onde eu sei carbono "UD" é mais resistente que "3K", enfim eu já penso exatamente oposto, me sinto muito mais seguro com o Token do que com OEM do Aliexpress! Quadro, mesa, guidão e canote somente "de marca" esse é meu lema! LOL


Editado por vitucastro - 13 Nov 2020 as 18:24
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 18:28
Complementando o tópico, notei que tinha passado do ponto de inclinação ideal para meu fit, depois de mais um ajuste creio que acertei a posição final e estou satisfeito e confiante no produto. Clap





Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 19:23
Eu nem estou falando da resistência do corpo do canote mas sim, no caso da Token, daqueles dois "pitocos" no corpo superior do canote:



Se os "pitocos" forem uma peça inteira e móvel que atravessa o canote aí não falo nada, mas se os "pitocos" forem parte fixa da peça do canote, sei não... Mas nem udendo eu compro um quadro ou mesa de carbono se não dor de qualidade...  

Originalmente postado por vitucastro vitucastro escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Um canote maneiro que eu comprei e uso até hj é esse aqui:


Na época custou umas 90 pratas e hj já está em 200 pilas. Esse me passa mais segurança do que o da Token aqui do post.

Até onde eu sei carbono "UD" é mais resistente que "3K", enfim eu já penso exatamente oposto, me sinto muito mais seguro com o Token do que com OEM do Aliexpress! Quadro, mesa, guidão e canote somente "de marca" esse é meu lema! LOL
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 23:37
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu nem estou falando da resistência do corpo do canote mas sim, no caso da Token, daqueles dois "pitocos" no corpo superior do canote:



Se os "pitocos" forem uma peça inteira e móvel que atravessa o canote aí não falo nada, mas se os "pitocos" forem parte fixa da peça do canote, sei não... Mas nem udendo eu compro um quadro ou mesa de carbono se não dor de qualidade...  

Originalmente postado por vitucastro vitucastro escreveu:

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Um canote maneiro que eu comprei e uso até hj é esse aqui:


Na época custou umas 90 pratas e hj já está em 200 pilas. Esse me passa mais segurança do que o da Token aqui do post.


Até onde eu sei carbono "UD" é mais resistente que "3K", enfim eu já penso exatamente oposto, me sinto muito mais seguro com o Token do que com OEM do Aliexpress! Quadro, mesa, guidão e canote somente "de marca" esse é meu lema! LOL




Entendi sua preocupação amigo, os dois "pitocos" é uma peça única que atravessa o canote todo, esse canote tem 2 anos de garantia, esta no mercado a algum tempo já e não tem limite de peso, então da pra confiar bem, ainda mais pesando 73kg!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2020 as 06:36
Aí é diferente, eu já imaginava que o "pitoco" era uma peça inteira que atravessa o canote mas nunca é demais perguntar, já vi coisas do arco da velha em se tratando de bikes, hehehe... LOL
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2020 as 10:52
Originalmente postado por vitucastro vitucastro escreveu:

Comprei um canote de selim Token MTX, ao posicionar o selim para que fique na posição ideal tem que ir ao extremo da inclinação do carrinho, o parafuso da frente praticamente ficou no limite e a peça de cima do aperto não ficou paralelo com o trilho. Me pareceu um pouco estranho, mas imagino que tenha sido desenvolvido para que chegue até o limite de um dos parafusos. Na foto não aparece mas apertando com torque de 3.5nm (max 4nm) o parafuso traseiro ficou bem próximo de "vazar" para fora da rosca em cima e não encostando na peça inferior do carrinho. Procurei deixar o conjunto de forma que os parafusos ficassem o mais próximo de 90 graus em relação ao pino inferior onde eles passam.
Outro detalhe é que não vem especificado o torque limite de aperto no quadro, para ficar em uma margem segura apertei com 4nm e com fibergrip da finish line pareceu bem preso.
Será que está correto dessa forma?
 
[URL=[URL=https://ibb.co/XySQfrX%5d]https://ibb.co/XySQfrX][/URL][IMG]https://i.ibb.co/DG5JPH4/20201109-222940.jpg[/IMG][/URL]
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/j6j8DPX%5d]https://ibb.co/j6j8DPX][/URL][IMG]https://i.ibb.co/M2Jg7x0/20201109-223012.jpg[/IMG][/URL]</span>
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/1RQTLFx%5d]https://ibb.co/1RQTLFx][/URL][IMG]https://i.ibb.co/9ygWNQj/20201109-223138.jpg[/IMG][/URL]</span>
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/g6mhDGv%5d]https://ibb.co/g6mhDGv][/URL][IMG]https://i.ibb.co/jHbsLdV/20201109-223201.jpg[/IMG][/URL]</span>
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/yyDGwJB%5d]https://ibb.co/yyDGwJB][/URL][IMG]https://i.ibb.co/58dtNVx/20201109-223211.jpg[/IMG][/URL]</span>


O problema do aperto não é o quadro, mas o quadro sobrecarregar e quebrar o canote. A Specialized especifica 6.2Nm para carbono x carbono na abraçadeira deo selim, 9Nm para o trilho 2 selim utilizado com canote 2-bolt(como o seu) e 12Nm para o trilho com apoio lateral oval 7x9mm. Já a Cannondale recomenda 6Nm nos 2 parafuaos de ajuste e na abraçadeira.

Pergunte à Soul qual a recomendação de aperto para a abraçadeira do canote e verifique se no canote nao tem a limitação de torque. Acredito que 4Nm seja insuficiente (se o canote afrouxar e girar vc corre o risco de perder o mesmo caso as fibras se rompam - vai ficar fraco).

É obrigação da marca determinar precisamente o torque a ser utilizado.

Para uso numa Full, acho que um bom canote de aluminio (Ritchey WCS na faixa de 250g) seria mais "seguro" se for fazer uso extremo, uma vez que a projeção para trás numa bike que vai pra trilha tende a torná-lo muito suscetível a flexões exageradas.

Editado por dimas2dimas - 14 Nov 2020 as 10:54
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2020 as 15:33
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por vitucastro vitucastro escreveu:

Comprei um canote de selim Token MTX, ao posicionar o selim para que fique na posição ideal tem que ir ao extremo da inclinação do carrinho, o parafuso da frente praticamente ficou no limite e a peça de cima do aperto não ficou paralelo com o trilho. Me pareceu um pouco estranho, mas imagino que tenha sido desenvolvido para que chegue até o limite de um dos parafusos. Na foto não aparece mas apertando com torque de 3.5nm (max 4nm) o parafuso traseiro ficou bem próximo de "vazar" para fora da rosca em cima e não encostando na peça inferior do carrinho. Procurei deixar o conjunto de forma que os parafusos ficassem o mais próximo de 90 graus em relação ao pino inferior onde eles passam.
Outro detalhe é que não vem especificado o torque limite de aperto no quadro, para ficar em uma margem segura apertei com 4nm e com fibergrip da finish line pareceu bem preso.
Será que está correto dessa forma?
 
[URL=[URL=https://ibb.co/XySQfrX%5d]https://ibb.co/XySQfrX][/URL][IMG]https://i.ibb.co/DG5JPH4/20201109-222940.jpg[/IMG][/URL]
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/j6j8DPX%5d]https://ibb.co/j6j8DPX][/URL][IMG]https://i.ibb.co/M2Jg7x0/20201109-223012.jpg[/IMG][/URL]</span>
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/1RQTLFx%5d]https://ibb.co/1RQTLFx][/URL][IMG]https://i.ibb.co/9ygWNQj/20201109-223138.jpg[/IMG][/URL]</span>
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/g6mhDGv%5d]https://ibb.co/g6mhDGv][/URL][IMG]https://i.ibb.co/jHbsLdV/20201109-223201.jpg[/IMG][/URL]</span>
<span style="font-size: 12px;">[URL=[URL=https://ibb.co/yyDGwJB%5d]https://ibb.co/yyDGwJB][/URL][IMG]https://i.ibb.co/58dtNVx/20201109-223211.jpg[/IMG][/URL]</span>


O problema do aperto não é o quadro, mas o quadro sobrecarregar e quebrar o canote. A Specialized especifica 6.2Nm para carbono x carbono na abraçadeira deo selim, 9Nm para o trilho 2 selim utilizado com canote 2-bolt(como o seu) e 12Nm para o trilho com apoio lateral oval 7x9mm. Já a Cannondale recomenda 6Nm nos 2 parafuaos de ajuste e na abraçadeira.

Pergunte à Soul qual a recomendação de aperto para a abraçadeira do canote e verifique se no canote nao tem a limitação de torque. Acredito que 4Nm seja insuficiente (se o canote afrouxar e girar vc corre o risco de perder o mesmo caso as fibras se rompam - vai ficar fraco).

É obrigação da marca determinar precisamente o torque a ser utilizado.

Para uso numa Full, acho que um bom canote de aluminio (Ritchey WCS na faixa de 250g) seria mais "seguro" se for fazer uso extremo, uma vez que a projeção para trás numa bike que vai pra trilha tende a torná-lo muito suscetível a flexões exageradas.


Uma coisa que sempre fica a dúvida é torque sugerido e torque máximo, algumas peças vem indicando a palavra max e outras apenas o número do torque. Questionei a token e me informaram torque máximo de 6nm, na abraçadeira do canote do quadro vem escrito 6nm também,por fim estou utilizando 5nm como aperto final.
Voltar ao Topo
DukeDuke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2011
Cuiabá
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DukeDuke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 17:23
Tenho esse mesmo canote. Aqui o carrinho ficou com uma certa folga (não ficou no limite). Oq ficou no limite foi o parafuso traseiro. Mesmo assim esta tudo "rock solid" depois de 1200 km pedalados!

Cannondale FSI 3 / Cannondale Sacalpel 3 / Cannondale Synapse /
Niner Air Carbon
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2020 as 19:24
Originalmente postado por DukeDuke DukeDuke escreveu:

Tenho esse mesmo canote. Aqui o carrinho ficou com uma certa folga (não ficou no limite). Oq ficou no limite foi o parafuso traseiro. Mesmo assim esta tudo "rock solid" depois de 1200 km pedalados!

Valeu pela contribuição, ta na posição bem parecida com o meu, inclusive mesmo selim! Aqui também 100% solid!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X