Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Engate: peso sobre bola que suporte Thule 9503
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Engate: peso sobre bola que suporte Thule 9503

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
WJR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WJR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Engate: peso sobre bola que suporte Thule 9503
    Postado: 29 Out 2020 as 10:03
Olá pessoal.

Comecei a pedalar com a família e são 4 bicicletas pra carregar.
Comprei um transbike thule rideon 9503 para carregar 3 bikes e outro pra levar uma bike no teto.
O total de peso 3 bikes + thule fica entre 55 a 57 kg e quando verifiquei o reboque do meu carro que é um versa ví que só suporta 30 kg.

Enviei um email pra Thule e me deram um contato em São Paulo que fazem engate adequado mas só fazem levando o carro lá e estou em BH.

Pesquisei em sites estrangeiros e vi que na europa e US existem fabricantes de engate que suportam 90 kg sobre a bola (tongue weight) mas aqui no Brasil até agora o máximo que achei foi a marca enforth que suporta 50 kg e mesmo assim eles disseram que não recomendam pra transbike plataforma.

Isto já faz 20 dias e recebi uma dica de que as marcas engetran e volpato poderiam atender mas não consigo confirmar qual peso sobre a bola suportam.
Vi no forum um colega que desistiu, vendeu o transbike.
 
Então, alguém já passou por isso e conseguiu uma alternativa ou será que vou ter que vender e comprar um hangon de 2 bikes? Me disseram que no Brasil só fabricam engate com peso máximo sobre a bola maior do que 50 kg pra SUV e pickups.
Agradeço a quem puder ajudar compartilhando a experiência.
Obrigado 


Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 10:07
Eu usaria 2 ou até 3 bikes na hack de teto... peso na bola ainda é relativo, diferente dum reboque com rodado, o peso do transbike envolve alavanca (que multiplica o peso) além da folga.

Antes de consultar fabricantes de engate e de suportes, eu pesquisaria também com o fabricante do carro, afinal, qual o peso que ele suporta? (tenho uma montana e ela suporta 100kg de peso no engate (combinado de 3000kg entre veiculo e reboque), o fox da minha namorada comporta 50kg de apoio no reboque (400kg de tração), assim sendo, não adianta colocar um reboque de 150 kg no fox que posso comprometer a estrutura do veículo.

ou seja, pro fox em questão eu posso transportar 50kg no engate (desconsiderando a alavanca, sendo assim, não transportaria mais de 40kg) e 45 kg sobre o teto.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 10:15
Os SUV de verdade suportam mais carga pois a estrutura do carro é diferente, a forma das longarinas e os pontos de apoio já são dimensionados pensando em puxar carga.
Cuidado onde vai instalar esse engate, muito lugar faz adaptação e o prejuizo é certo, veja as marcas homologadas na montadora e siga o peso estipulado do manual.

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 10:55
Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Eu usaria 2 ou até 3 bikes na hack de teto... peso na bola ainda é relativo, diferente dum reboque com rodado, o peso do transbike envolve alavanca (que multiplica o peso) além da folga.

Antes de consultar fabricantes de engate e de suportes, eu pesquisaria também com o fabricante do carro, afinal, qual o peso que ele suporta? (tenho uma montana e ela suporta 100kg de peso no engate (combinado de 3000kg entre veiculo e reboque), o fox da minha namorada comporta 50kg de apoio no reboque (400kg de tração), assim sendo, não adianta colocar um reboque de 150 kg no fox que posso comprometer a estrutura do veículo.

ou seja, pro fox em questão eu posso transportar 50kg no engate (desconsiderando a alavanca, sendo assim, não transportaria mais de 40kg) e 45 kg sobre o teto.

Muito bem citado a questão da alavanca que esses suportes geram no engate (momento o termo técnico). Não creio que engates sejam dimensionados pensando nesse tipo de carga, já que a aplicação usual (reboque) a carga é aplicada pontualmente na bola.

No meu carro tenho 3 calhas no teto, as das extremidades monto invertidas, para as bikes de adulto. A central monto deslocada um pouco para a bike da filha maior. A quarta bike da menor vai no porta-malas.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:01
Sinceramente não vejo vantagem nesses Thule... Custam uma bagatela de 2 mil reais, mais o emplacamento que deve dar uns 500... Total investido R$2.500

Com esse valor se compra um reboque usado e sobra dinheiro pra levar no serralheiro e fazer os suportes para as bikes... Além de poder ser usado para outras coisas, transporta as bikes com mais segurança.


Uma dessas, usada, sem as paredes laterais. Solda 4 perfil U e suportes para as rodas. 
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:06
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sinceramente não vejo vantagem nesses Thule... Custam uma bagatela de 2 mil reais, mais o emplacamento que deve dar uns 500... Total investido R$2.500

Com esse valor se compra um reboque usado e sobra dinheiro pra levar no serralheiro e fazer os suportes para as bikes... Além de poder ser usado para outras coisas, transporta as bikes com mais segurança.


Uma dessas, usada, sem as paredes laterais. Solda 4 perfil U e suportes para as rodas. 


Essas carretas tipo fazendinha tem licenciamento anual, tem que ser documentadas no Detran da cidade, placa etc... além de ser um trambolho para guardar, é um saco puxar, quase comprei, mas é muito ruim puxar isso... Fora lugar pra estacionar, etc...

Tenho 3 calhas no teto, um suporte de estepe pra mais duas, mas já levei 7 bikes uma vez num evento...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:22

Eu passo me estressando com isso. 
Tenho calhas de teto da marca Kiussy. Uso a uns 4 anos. 
Agora o cara que comprei as bikes de carbono, me alertou que pode danificar o quadro da bike, que em caso de quebra do quadro, a garantia pode ser negada, porque a marca (micro arranhão) fica no verniz. 

Fui atras destes da Thule de plataforma, mas não acho engante de reboque adequado tambem. 

Na próxima troca de carro, o cara tem que além de preço, opçionais etc etc, ficar ligado para a facilidade de transporte da bike. LOLLOLLOL

Em tiros curtos, uso minha senhora para levar as bikes.



MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:27
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sinceramente não vejo vantagem nesses Thule... Custam uma bagatela de 2 mil reais, mais o emplacamento que deve dar uns 500... Total investido R$2.500

Com esse valor se compra um reboque usado e sobra dinheiro pra levar no serralheiro e fazer os suportes para as bikes... Além de poder ser usado para outras coisas, transporta as bikes com mais segurança.


Uma dessas, usada, sem as paredes laterais. Solda 4 perfil U e suportes para as rodas. 


Essas carretas tipo fazendinha tem licenciamento anual, tem que ser documentadas no Detran da cidade, placa etc... além de ser um trambolho para guardar, é um saco puxar, quase comprei, mas é muito ruim puxar isso... Fora lugar pra estacionar, etc...

Tenho 3 calhas no teto, um suporte de estepe pra mais duas, mas já levei 7 bikes uma vez num evento...

Também prefiro as calhas de teto, tanto que uso 3 e me viro para levar a quarta bike dentro do carro. Acontece que entre aqueles Thule de engate de reboque, e uma carretinha, eu escolheria a carretinha. Tem carro que complica colocar calha no teto.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:29
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:


Eu passo me estressando com isso. 
Tenho calhas de teto da marca Kiussy. Uso a uns 4 anos. 
Agora o cara que comprei as bikes de carbono, me alertou que pode danificar o quadro da bike, que em caso de quebra do quadro, a garantia pode ser negada, porque a marca (micro arranhão) fica no verniz. 

Fui atras destes da Thule de plataforma, mas não acho engante de reboque adequado tambem. 

Na próxima troca de carro, o cara tem que além de preço, opçionais etc etc, ficar ligado para a facilidade de transporte da bike. LOLLOLLOL

Em tiros curtos, uso minha senhora para levar as bikes.




Na real quem tem família grande que pedala, tem que ir pra pick-up de cabine dupla... Ai coloca as bikes na caçamba com um protetor e só vai 
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 11:45
Como tenho uma mini-pickup e só cabem 2 dentro, o melhor sistema pra camionetes que encontrei até hoje foi esse. Tira a roda e prende no eixo/blocagem. Um elástico pra firmar as rodas traseiras, as dianteiras embaixo da lona e já era.



Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 14:40
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:


Eu passo me estressando com isso. 
Tenho calhas de teto da marca Kiussy. Uso a uns 4 anos. 
Agora o cara que comprei as bikes de carbono, me alertou que pode danificar o quadro da bike, que em caso de quebra do quadro, a garantia pode ser negada, porque a marca (micro arranhão) fica no verniz. 

Fui atras destes da Thule de plataforma, mas não acho engante de reboque adequado tambem. 

Na próxima troca de carro, o cara tem que além de preço, opçionais etc etc, ficar ligado para a facilidade de transporte da bike. LOLLOLLOL

Em tiros curtos, uso minha senhora para levar as bikes.




Carbono o esquema é escolher as calhas que remove a roda dianteira e leva elas no porta malas... ai não prende no quadro.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 14:41
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Os SUV de verdade suportam mais carga pois a estrutura do carro é diferente, a forma das longarinas e os pontos de apoio já são dimensionados pensando em puxar carga.
Cuidado onde vai instalar esse engate, muito lugar faz adaptação e o prejuizo é certo, veja as marcas homologadas na montadora e siga o peso estipulado do manual.


E ainda depende o SUV, hj tem muito SUV que não é de fato SUV hehehehe
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2020 as 14:42
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Muito bem citado a questão da alavanca que esses suportes geram no engate (momento o termo técnico). Não creio que engates sejam dimensionados pensando nesse tipo de carga, já que a aplicação usual (reboque) a carga é aplicada pontualmente na bola.

No meu carro tenho 3 calhas no teto, as das extremidades monto invertidas, para as bikes de adulto. A central monto deslocada um pouco para a bike da filha maior. A quarta bike da menor vai no porta-malas.

Achei que alavanca ficaria mais clara a intenção que momento...

E mesmo no reboque havendo o mesmo peso sobre o engate, as oscilações dele são divididas entre o reboque e o engate, e não apenas no engate.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
WJR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2020
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar WJR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2020 as 16:36
Pessoal muito obrigado a todos por compartilhar suas experiências. Decidi usar 2 bikes no teto com transbikes kiussi e 2 no thule mas ainda assim acho que preciso trocar o reboque porque vai dar 42kg.
e o meu reboque suporta só 30 kg. 

Nos EUA a marca Curt produz reboque para Versa que suporta 90 kg, aqui no Brasil o máximo que achei até agora foram 50 kg. Pensei na carretinha antes de comprar o thule mas o valor era maior, entre 4 e 5 mil e ainda precisa licenciamento no detran, além de ocupar muito espaço.

Alguem conhece alguma marca de engate que suporte 50 kg e que seja confiável pra transportar 2 bikes + transbike?
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2020 as 12:59
Originalmente postado por WJR WJR escreveu:

Pessoal muito obrigado a todos por compartilhar suas experiências. Decidi usar 2 bikes no teto com transbikes kiussi e 2 no thule mas ainda assim acho que preciso trocar o reboque porque vai dar 42kg.
e o meu reboque suporta só 30 kg. 

Nos EUA a marca Curt produz reboque para Versa que suporta 90 kg, aqui no Brasil o máximo que achei até agora foram 50 kg. Pensei na carretinha antes de comprar o thule mas o valor era maior, entre 4 e 5 mil e ainda precisa licenciamento no detran, além de ocupar muito espaço.

Alguem conhece alguma marca de engate que suporte 50 kg e que seja confiável pra transportar 2 bikes + transbike?

Conversou com o pessoal da reboques União aí em BH? eles são bons no assunto, a loja fica na av antônio carlos.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
RodolfoMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2021
BH - MG
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolfoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2023 as 10:27
Saudações!

O reboque deve ser homologado pelo Inmetro para ser utilizado no modelo do seu carro. Bom que já vem com as informações que precisamos de forma segura.

Verifique antes de comprar se ele vem com a etiqueta/plaquinha com estas informações. Ano e modelo do carro, capacidades de carga de reboque e a que precisamos, a capacidade de carga vertical sobre a bola.

A keko tem de 75 kg, mas só para SUV's e picapes.

O meu só é homologado para levar 35 kg, minha bike de enduro, a régua da placa/luzes e o Jetbag da Thule. Se forem duas bikes leves até vai, mas já detonei meu para-choque levando duas...

Arrumei um rack de teto para quando for levar mais bikes. Por enquanto só tenho 1 transbike, vou providenciar outro para poder levar 3 no total (1 no reboque e 2 no teto).

Pelo menos quando vou sozinho não preciso ficar parando o carro na rua para tirar e por bike, o que é um porre e inseguro.
Voltar ao Topo
RodolfoMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2021
BH - MG
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodolfoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2023 as 10:34
Ideal para uma família, como falaram, é uma cabine dupla com aquele acolchoado com fivelas para colocar na tampa. Só colocar as bikes e ir. O problema é todo os custo que esse tipo de carro envolve. Eles são caros, visados para roubo tem seguro caro e bebem mais...
Confesso que já pensei em comprar uma Kombi para levar bikes, só tenho medo de oficina, da falta de segurança pegando trecho de BR para as trilhas que frequento e a falta que faz um ar condicionado... melhor talvez seria uma Besta (que não tem 1% do charme da Kombi). Não sei como é a questão de manutenção e peças de uma Besta tbm... alguém sabe se é tranquilo? Usadas e baratas todas devem ser bem judiadas.

Voltar ao Topo
murilorangel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar murilorangel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2023 as 11:00
Já usei rack de teto e de engate da Thule, mas faço coro com o amigo que a melhor solução pra levar a bike ainda é a pickup.

Tinha uma L200 e apesar de me atender bem no dia a dia era um saco no trânsito de SP.

Peguei a um mês uma Renault Oroch e estou adorando é a solução definitiva pro ciclista que não consegue sair de casa pedalando pra todo rolê. Carro confortável, econômico, ágil, manutenção barata, dá pra viajar super bem, anda bem e a caçamba é na medida da bike, tanto que com o truckpad não precisa nem amarrar a roda de trás, pois ela trava na capota marítima.

Só não é muito bonita, mas beleza eu compenso na bike.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2023 as 18:34
Lembrando que a bola do engate para usar thule tem que ser o de pino alongado, a curta tradicional que usamos em carreta fazendinha e cambão de jipe( tenho um Willys) não dá certo nos engates da thule.
Não encaixa e não trava.

Ainda prefiro andar com as bikes em cima do teto do carro, esses de engate um sem noção ou desatento encostou, já era a bike
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X