Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quais as vantagens de uma pedivela boa ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quais as vantagens de uma pedivela boa ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Viniciusb14 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Viniciusb14 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quais as vantagens de uma pedivela boa ?
    Postado: 28 Out 2020 as 20:22
Pessoal que tem mais entendimento sobre componentes de bicicletas, qual a importância de ter um pedivela bom? Tipo um pedivela da Shimano está muito mais caro do que outras marcas, compensa eu comprar Shimano ou um mais baratinho tbm é bom? Se sim tem alguma recomendação de marca?
Voltar ao Topo
Tiago_DGY Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2020
Brasil
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago_DGY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 12:21
O pedivela em si não faz muita diferença. A única questão é o peso dele que muda. O que muda mesmo é o movimento central. Movimento central como o Dub da Sram e o Integrado da Shimano são muito superiores ao ponta quadrada. Não faz muito sentido comprar o caro se vc não for trocar o movimento central. O que eu recomendo é trocar o conjunto completo, só assim para ter um ganho de verdade no desempenho.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 13:17
A principal vantagem é durabilidade das coroas. Bem maior que nos pedivela baratinhos.

Outro ponto são as coroas removíveis, indisponíveis nos baratinhos.

Também posso destacar o desenho das coroas, que é feito para facilitar as trocas através do isso de "rampas" para o deslocamento da corrente.

Isso falando apenas do pedivela. Quando se inclui o movimento central outras vantagens surgem, como peso, facilidade de manutenção e ajuste...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 13:47
Durabilidade o que manda é material da coroa. Aço dura mais que alumínio, tanto faz se em pedivela caro ou barato. Ou seja, um XT é aço e dura mais que um GX que é alumínio. Um Acera é aço e dura mais que um XTR que é alumínio. 
Voltar ao Topo
MarcosTri Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Out 2017
Salvador
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosTri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 14:05
Mesmo sendo Shimano, o pedivela pode ser barato. Não é a marca que influência, mas a categoria do produto.
Sugiro gastar dinheiro com pedivela caso o seu objetivo seja desempenho/performance. Caso você utilize a bicicleta como meio de transporte ou lazer sugiro pegar um resistente e barato.
Questões para levar em consideração caso seja performance: Quantidade de velocidades recomendado (por conta da largura da corrente), possuir eixo integrado e buscar com um menor peso.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 14:28
confiabilidade, em poucas palavras uma pedivela shimano baratinha vai te trazer pra casa, uma meia boca pode quebrar no caminho
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 18:20
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

confiabilidade, em poucas palavras uma pedivela shimano baratinha vai te trazer pra casa, uma meia boca pode quebrar no caminho


A coisa mais difícil é pedivela quebrar, nem aqueles com braço de plástico quebram assim, considerando que vão ser usados dentro da proposta do equipamento.

Normalmente o que dá problema é o encaixe no movimento central, ou o próprio movimento central quando muito ruim.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 18:43
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

confiabilidade, em poucas palavras uma pedivela shimano baratinha vai te trazer pra casa, uma meia boca pode quebrar no caminho


A coisa mais difícil é pedivela quebrar, nem aqueles com braço de plástico quebram assim, considerando que vão ser usados dentro da proposta do equipamento.

Normalmente o que dá problema é o encaixe no movimento central, ou o próprio movimento central quando muito ruim.

Respeitosamente discordo, já vi alguns caso de pedivelas mais simples darem problema de quebra de braço, rosca espanar sem razão e folgas decorrentes da deformação do material. Continuo afirmando, confiabilidade é a questão, mas recomendo também um bom central também, ambos bons para ter confiabilidade.
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 18:49
Duque quebrava em qualquer pulo.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 20:37

Minha opinião é que o pedivela é a peça principal da bike pois é responsável pela transmissão de força do ciclista para a roda traseira e pelo apoio de maior carga sofrida (peso do ciclista sobre os pedais mais a carga dos braços puxando).

Então é o elemento estrutural que exige bastante responsabilidade no seu desenvolvimento. Já vi um caso do braço hollowtech de um Shimano SLX M675 rasgado que felizmente não rompeu de vez.

Deve ser muito tenso perder o pé numa quebra do pedivela.

Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2020 as 05:13
junto com o movimento central é o seu apoio sobre a bike, é um ponto crítico para transferir potência e manter o equilíbrio

bons pedivelas possuem coroas substituíveis e duram muito tempo. Se quiser economizar e não se importa com peso, pode pegar um de ponta quadrada. Aguenta muito abuso
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Out 2020 as 08:46
Bom dia... tb concordo que é uma peça importante devido a transferência de força e por sustentar nosso peso quando estamos de pé, fora do selim

A especificação ideal depende muito do uso a que se destina... para passeio no parque, ir ao trabalho, deslocamento por ciclovia, cicloviagens... a situação é uma, agora vai fazer DH urbano, DH em bike Parks, BMX, saltar rampas de mais de 1 metro, fazer trilhas de Enduro todo final de semana... já é outra exigência completamente diferente.

A kilometragem anual que será feita também é um parâmetro importante, assim como a compatibilidade com o movimento central e o quadro a que se destina





"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2020 as 00:53
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

confiabilidade, em poucas palavras uma pedivela shimano baratinha vai te trazer pra casa, uma meia boca pode quebrar no caminho


A coisa mais difícil é pedivela quebrar, nem aqueles com braço de plástico quebram assim, considerando que vão ser usados dentro da proposta do equipamento.

Normalmente o que dá problema é o encaixe no movimento central, ou o próprio movimento central quando muito ruim.

Discordo e tenho até fotos pra provar o quanto discordo:


Pedivela XTime, material fraco e ou fica com folga ou "travado" não tem meio termo. Não bastando isso vem com um movimento central péssimo.

Depois que coloquei o Deore M590 a bicicleta passou a voar.
Antes tomava pau até de dobrável e barra forte
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2020 as 09:57
N sei se comentaram aqui, mas também tem o fator facilidade de instalação e manutenção.

O pedivela eixo integrado, com central rosqueado no quadro, é muito tranquilo de colocar e tirar. Já tirei pedivela até no meio da trilha pra reapertar os parafusos da coroa que estavam soltando. Aquele formato de ponta quadrada e até mesmo os octalink, isis ou similares, tem um encaixe cônico na ponta e precisam de ferramentas específicas e muito torque pra tirar e colocar, terrível. Os centrais de "cartucho" então nem se fala, chato pra caramba de mexer.

Tenho preferência pelo central e pedivela Shimano, com eixo 24mm tradicional. Possuo Deore, SLX e XT desse modelo, e todos são excelentes. Tenho também 2 pedivelas chineses genéricos nesse formato do shimano (24mm), um Lotus e outro que nem lembro a marca, e ate então estão funcionando sem nenhum problema.

A SRAM tem eixo GXP que é 22mm de um lado e 24mm do outro, só pra complicar. Mas tenho um conjunto desses e não tive nenhum problema até hoje.

Pedivelas e centrais "bb 30" e "dub" na minha opinião são péssimos, por que o rolamento se torna muito pequeno devido ao espaço disponível em um central de rosca tradicional. Centrais integrados também são um pesadelo, chatos de manter e muitos são descartáveis, se tirar do quadro precisa colocar outro novo. São bons só pro fabricante do quadro que economiza uma grana em ferramentas e material na hora de fabricar.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2020 as 10:35

Também defendo o movimento central roscado que é fácil de manusear. Tenho 2 bikes: uma com movimento central roscado e outra pressfit, nessa última até pensei em comprar ferramenta para pressfit mas é muito caro e não vale.

A Specialized voltou a usar movimento central nas suas bikes top.

Meu amigo teve problema com a Oggi 7.4 (pedivela não girava liso) no movimento central pressfit e a Oggi mandou um quadro novo 7.5 e também um novo movimento central, na garantia. Vendo o quadro novo, dava para ver que a parte interna do quadro onde o movimento central entra NÃO ERA USINADO e sim ajustado com alguma ferramenta de conformação pois dava para ver marcas disso.

O mecânico da loja montou, desmontou e remontou várias vezes até deixar o giro do pedivela liso. Bem suspeito a qualidade de fabricação do quadro da Oggi, foi essa a minha impressão.





Editado por furukawa - 04 Nov 2020 as 10:36
Voltar ao Topo
LuizFelipe_79 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2013
Cabo Frio - RJ
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizFelipe_79 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2020 as 11:50
Originalmente postado por Tiago_DGY Tiago_DGY escreveu:

O pedivela em si não faz muita diferença. A única questão é o peso dele que muda. O que muda mesmo é o movimento central. Movimento central como o Dub da Sram e o Integrado da Shimano são muito superiores ao ponta quadrada. Não faz muito sentido comprar o caro se vc não for trocar o movimento central. O que eu recomendo é trocar o conjunto completo, só assim para ter um ganho de verdade no desempenho.


Concordo com tudo o que disse, e acrescento ao autor do tópico que atente para o local de origem de compra das peças, pois tem alguns relatos de pedivelas de origem duvidosa quebrando (Sram e Shimano). 
Sobre o conjunto, a rigidez proporcionada utilizando pedivela e central diferente do ponta quadrada é notória.
Voltar ao Topo
LuizFelipe_79 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2013
Cabo Frio - RJ
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizFelipe_79 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2020 as 11:56
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Também defendo o movimento central roscado que é fácil de manusear. Tenho 2 bikes: uma com movimento central roscado e outra pressfit, nessa última até pensei em comprar ferramenta para pressfit mas é muito caro e não vale.

A Specialized voltou a usar movimento central nas suas bikes top.

Meu amigo teve problema com a Oggi 7.4 (pedivela não girava liso) no movimento central pressfit e a Oggi mandou um quadro novo 7.5 e também um novo movimento central, na garantia. Vendo o quadro novo, dava para ver que a parte interna do quadro onde o movimento central entra NÃO ERA USINADO e sim ajustado com alguma ferramenta de conformação pois dava para ver marcas disso.

O mecânico da loja montou, desmontou e remontou várias vezes até deixar o giro do pedivela liso. Bem suspeito a qualidade de fabricação do quadro da Oggi, foi essa a minha impressão.


Teve uma leva que saiu com problema de projeto e precisou ser trocada mesmo. A Oggi vai trocando conforme a demanda, o que não me agrada muito como usuário da marca. Aqui na cidade um mecânico conhecido estava conseguindo dar jeito como garantia (cobrava da Oggi posteriormente).
Voltar ao Topo
LuizFelipe_79 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2013
Cabo Frio - RJ
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizFelipe_79 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2020 as 11:59
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

N sei se comentaram aqui, mas também tem o fator facilidade de instalação e manutenção.

O pedivela eixo integrado, com central rosqueado no quadro, é muito tranquilo de colocar e tirar. Já tirei pedivela até no meio da trilha pra reapertar os parafusos da coroa que estavam soltando. Aquele formato de ponta quadrada e até mesmo os octalink, isis ou similares, tem um encaixe cônico na ponta e precisam de ferramentas específicas e muito torque pra tirar e colocar, terrível. Os centrais de "cartucho" então nem se fala, chato pra caramba de mexer.

Tenho preferência pelo central e pedivela Shimano, com eixo 24mm tradicional. Possuo Deore, SLX e XT desse modelo, e todos são excelentes. Tenho também 2 pedivelas chineses genéricos nesse formato do shimano (24mm), um Lotus e outro que nem lembro a marca, e ate então estão funcionando sem nenhum problema.

A SRAM tem eixo GXP que é 22mm de um lado e 24mm do outro, só pra complicar. Mas tenho um conjunto desses e não tive nenhum problema até hoje.

Pedivelas e centrais "bb 30" e "dub" na minha opinião são péssimos, por que o rolamento se torna muito pequeno devido ao espaço disponível em um central de rosca tradicional. Centrais integrados também são um pesadelo, chatos de manter e muitos são descartáveis, se tirar do quadro precisa colocar outro novo. São bons só pro fabricante do quadro que economiza uma grana em ferramentas e material na hora de fabricar.


Boa observação! A parte da manutenção é bem complexa mesmo.
Nem tenho coragem pra investir em ferramentas para esse fim, pois a variedade é tão grande que desanima. Quanto à durabilidade, também varia muito. Os Shimano que tive até agora não me aborreceram.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2020 as 12:06
Originalmente postado por LuizFelipe_79 LuizFelipe_79 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

N sei se comentaram aqui, mas também tem o fator facilidade de instalação e manutenção.

O pedivela eixo integrado, com central rosqueado no quadro, é muito tranquilo de colocar e tirar. Já tirei pedivela até no meio da trilha pra reapertar os parafusos da coroa que estavam soltando. Aquele formato de ponta quadrada e até mesmo os octalink, isis ou similares, tem um encaixe cônico na ponta e precisam de ferramentas específicas e muito torque pra tirar e colocar, terrível. Os centrais de "cartucho" então nem se fala, chato pra caramba de mexer.

Tenho preferência pelo central e pedivela Shimano, com eixo 24mm tradicional. Possuo Deore, SLX e XT desse modelo, e todos são excelentes. Tenho também 2 pedivelas chineses genéricos nesse formato do shimano (24mm), um Lotus e outro que nem lembro a marca, e ate então estão funcionando sem nenhum problema.

A SRAM tem eixo GXP que é 22mm de um lado e 24mm do outro, só pra complicar. Mas tenho um conjunto desses e não tive nenhum problema até hoje.

Pedivelas e centrais "bb 30" e "dub" na minha opinião são péssimos, por que o rolamento se torna muito pequeno devido ao espaço disponível em um central de rosca tradicional. Centrais integrados também são um pesadelo, chatos de manter e muitos são descartáveis, se tirar do quadro precisa colocar outro novo. São bons só pro fabricante do quadro que economiza uma grana em ferramentas e material na hora de fabricar.


Boa observação! A parte da manutenção é bem complexa mesmo.
Nem tenho coragem pra investir em ferramentas para esse fim, pois a variedade é tão grande que desanima. Quanto à durabilidade, também varia muito. Os Shimano que tive até agora não me aborreceram.

tenho um central XT q durou 13 anos, mas n era um uso muito intenso. 
Dificilmente terá problemas. Eu tive com um central SLX (veio com pedivela M7000) que estragou pq fiz besteira, esguichei agua com alta pressão sem querer...
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rudneyg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rudneyg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Nov 2020 as 20:18
Pedivela e comando central de qualidade superiores envolve durabilidade, peso e para quem precisa de performance, faz uma boa diferença. Costumo falar para a galera não ficar encucada de achar que precisa por que precisa ter o que o mercado oferece de bom e do melhor, pensa no seu estilo de pedalar e no que realmente precisa. As vezes muita coisa acaba sendo capricho e exagero a toa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 07:42
Na primeira socada de pedal forte serra acima o biker vai sentir a diferença entre um pedivela bem barato e um de qualidade.

Já vi um colega entortar as coroas na primeira subida. Depois passou o trajeto todo tendo que desentortar as coroas cada vez que fazia força no pedal... KKKK  A solução foi descer da bike toda vez que aparecia uma ladeira, e pedalar bem suavemente no plano. he he he he


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X