Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike peso pesado
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike peso pesado

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
GabrielBaikeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2020
Distrito Federa
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielBaikeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike peso pesado
    Postado: 25 Out 2020 as 20:36
Fala ciclistas, tudo bem?

Preciso montar uma bike reforçada pro meu pai. Ele tem vontade de pedalar então vou dar minha bike aro 26 pra ele. Não tenho muito dinheiro para investir então quero gastar só o necessário, a bike vai ser para passeios simples, 20km no máximo.
Ele tem 110 ou 120kg. Aro 26 com 32furos suporta esse peso? Ou preciso de um 36 furos?
Quais outros pontos devo me atentar para preparar a bike? Quero deixar a bike resistente e o mais confortável possível (meu pai está bem sedentário, sem preparo físico algum).
Agradeço desde já pela atenção de quem puder ajudar.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 22:44
Comecei a pedalar com 157kg em 2011, cheguei a baixar pra 114kg em novembro de 2019, mas o natal e a pandemia me fizeram subir pra 130kg agora. To no processo de. Olhar a perder...

Mas o caso é que eu tenho experiência em bikes e peso pesado. Pro conforto, invista em um selim mais largo e acolchoado, o que só é bom pra quem tá começando, quando ele se acostumar vai ver que um mais estreito melhora o desempenho. Eu usei um Selle Royal City Gel por alguns anos e gostei bastante.

Pras mãos (outro ponto que incomoda), manoplas de silicone macias ou anatômicas mais duras. Não precisa ser de fixação por parafuso, mas é mais fácil acertar a posição quando tem, no caso das anatômicas.

Use pneus de 50mm ou 2,00”, no mínimo, e deixe a calibração na faixa de 30 a 40 libras. Pode não ser a que vai permitir maior velocidade, mas é o suficiente pra não rolar snakebite e ainda ficar macio.

Suspensões pra quem é pesado mais atrapalham do que resolvem, a não ser que sejam calibráveis a ar, muito caras. Eu trocaria por um garfo rígido, pq ela vai ficar socada no fundo o tempo todo, se for das mais simples.

Quanto às outras peças, deixa ele usar o que tem agora e vai trocando o que for detonando, sempre pra algo mais resistente. Minhas sugestões:

* cubos de rolamento baratos são menos resistentes que os cubos esferados da Shimano

* 36 raios são mais resistentes que 32

* prefira raios e nipples em inox

* sistema de freehub/cassete é mais resistente que cubo convencional/catraca (freehub geralmente obriga cassete de 8v ou mais, então tem mais custos envolvidos)

* tá pra surgir aro de 26” com melhor custo benefício pra obesos que o Vmaxx da Vzan

* mais marchas podem melhorar o desempenho dele, desde que com uma relação bem pensada, mas é mais caro

* freio a disco só é melhor quando é de boa marca, está bem instalado e bem mantido, se a grana não der pra pegar coisa boa, opte por v-brakes da Shimano, Avid ou Tektro, são melhores que os discos chineses

* movimento central selado de ponta quadrada da Shimano dura muito e tem pouca manutenção

* pedivela de aço genérica dura mais que chinesa vagabunda em alumínio (de novo, as da Shimano de alumínio duram bem e tem uma melhor troca de marchas, mas são mais caras)

* passadores rapid fire são os mais fáceis de usar, mas precisam ser bons e estarem regulados (prefira os Shimano)

Na faixa de preço visando resistência e custo interessante, vc raramente vai encontrar algo melhor que as peças da Shimano. SRAM seria uma boa, claro, mas costuma ser mais caro.

Passa mais informações acerca do atual estado da bike pra poder sugerir uma ordem de troca dos componentes.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Marcelo_br Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2005
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2020 as 11:24
---------------------------------------------------------
Criando coragem (e condicionamento) para voltar a pedalar... 2011 que me aguarde...
---------------------------------------------------------
Voltar ao Topo
GabrielBaikeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2020
Distrito Federa
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielBaikeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2020 as 00:13
Boa noite!
Show, muito obrigado pelas dicas!
A bike já tá praticamente montada. É uma Merida Matts 40 tamanho 18, a geometria do quadro é muito boa rodei bastante nela. Tá com grupo Acera com Alívio 24v, talvez eu tenha que trocar os aros e os cubos, colocar 36furos. Mas antes de fazer esse investimento vou pedir pra ele rodar com o 32furos pra ver se vai aguentar. Cubos Shimano Altus 32furos, vou colocar freios hidráulicos Avid e tá pronta a bike.
Agora estou estudando sobre raiação das rodas, vou tentar montar as rodas com o cruzamento mais resistente possível.
Acho que pros primeiros passeios vai servir, se ele começar a se aventurar nas trilhas futuramente faço um upgrade.
Valeu por lembrar do selim, não lembrava desse ponto tão importante. Se ele não se sentir confortável dificilmente vai querer continuar pelando.
Obrigado!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2020 as 06:59
Só complementando, se for o caso, substitua os raios das rodas por unidades duplas, são raios mais grossos que vão dar maior resistência às todas, mas só faça isso caso os mesmos consigam passam pelos furinhos dos cubos; se tiver que dar "um tapinha" nos furos dos cubos para os raios novos passarem, aí não compensa já que vc pode comprometer a resistência dos flanges dos cubos. Qdo eu tinha 118Kg eu usava uma Caloi Cruiser e a primeira mudança que eu fiz foi trocar as rodas, usando aros aero de 36 furos de parede dupla e raios duplos, nunca quebrou um único raio depois dessa mudança.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X