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Substituição de manete |
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theboogeyyman
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Cadastrado em: 25 Out 2020 Pernambuco Offline Mensagens:5 |
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Postado: 25 Out 2020 as 18:06 |
Tenho uma Oggi Hacker Sport 2020, sofri um tombo com ela e o manete do freio dianteiro quebrou, o passador é ST-EF500 integrado ao manete. Eu posso substituir somente o manete ou terei que trocar o passador ?
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90452
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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Sendo integrado não dá (dependendo do que quebrou até dá...), ou troca a bagaça toda ou compra só o manete de freio (já que é mecânico) não integrado e use-o "ao lado" do passador. Mas o conjunto não é tão caro, vc compra o conjunto integrado a umas 150 pilas no ML...
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theboogeyyman
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Foi somente a parte externa do manete que quebrou, vou optar pela troca só do manete, obrigado pelo esclarecimento.
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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Só lembrando, qdo eu disse pra comprar só a manete eu quis dizer comprar uma manete de freio avulsa inteira, ou seja, uma manete de freio como essa aqui:
Vai ficar mais ou menos assim: A bike vai perder um pouco da "elegância visual", hehehe...
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theboogeyyman
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Usando dessa forma, por fora do passador, eu poderia usar um freio hidráulico ? Pensei em já mudar o freio, mas vi posts que a manete não pode ser integrado ao passador pra fazer um upgrade desse.
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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Poder pode, vai ficar meio trambolhão mas funciona, já que o que vc tem integrado já é meio grande pra usar uma manete avulsa. Tem tb o freio hidráulico integrado mas é caro, sua bike parece ter 21 marchas e não sei se vc vai achar desse tipo (hidráulico integrado) para comprar.
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theboogeyyman
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Cadastrado em: 25 Out 2020 Pernambuco Offline Mensagens:5 |
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Entendo, pra finalizar, você acha que é mais viável pegar só a manete avulsa inteira ou o conjunto integrado ? Pretendo mais pra frente comprar um kit shimano superior.
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90452
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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Bom, eu faria o seguinte, eu substituiria a unidade danificada por outra igual, integrada, pois o custo é bem aceitável e vai manter o padrão da bike. Hj as coisas estão meio caras, então vá juntando uma grana aí e aguarde mais um pouco, um freio a disco mecânico bem regulado funciona tão bem (ou quase) qto um hidráulico em "circunstâncias normais"... Melhorando os preços, aí vc pode fazer seu upgrade, que podem ser:
O problema é que, de cima pra baixo, são opções que vão ficando mais caras...
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theboogeyyman
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Cadastrado em: 25 Out 2020 Pernambuco Offline Mensagens:5 |
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Entendi, o que você acha do seguinte: Estou juntando uma grana, e num futuro próximo, vou fazer upgrade comprando um kit alivio ou acera já completo, daqueles que já vem tudo praticamente e compro o freio hidráulico a parte, mas claro que só vou fazer isso quando os preços ficarem acessíveis.
Segue o link de um exemplo de um kit: https://www.kfbikes.com.br/kit-shimano-acera-27-velocidades-m3000/p |
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90452
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Cadastrado em: 19 Nov 2018 - Offline Mensagens:1806 |
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No caso de usar a manete de freio "por fora", vc teria que dar um jeito de tirar fora a alavanca de freio do conjunto integrado (no caso, o que está com defeito) para vc não ficar com duas alavancas ao mesmo tempo no seu conjunto. Vi o link e vc não precisa daquilo tudo, basta o câmbio traseiro, o conjunto integrado (ou não) de freios/passadores, corrente indexada para o número de marchas que vc vai usar (24 ou 27) e dois itens que não estão no kit, que é um cubo com freehub e k7, esse de 8V ou 9V.
Sua bike usa catraca comum e para passar de 21V para 24V ou 27V vc terá que trocar seu cubo por um que venha com free hub, que é uma espécie de suporte para o encaixe de um cassete de 8V ou 9V, este por sua vez sendo apenas um conjunto de engrenagens (cogs) já que o mecanismo de rotação e tração estará no freehub. Então a escolha vai estar na sua disposição financeira, um upgrade desses de troca de relação e freios por unidades hidráulicas vai sair quase o preço da sua bike nova. Como eu disse, eu iria só na troca do conjunto integrado com defeito e esperava mais um pouco para fazer o upgrade, pois a troca da relação e freios deverá ser feita ao mesmo tempo para que vc não gaste duas vezes. Por exemplo, trocar só os freios nessa primeira "leva", se vc não quer o "sistema trambolhão" vc teria que trocar tb os passadores de 21V para uma unidade individual cada um (ou seja, freios separados das alavancas de marchas) para continuar usando o seu sistema de transmissão original e depois teria que trocar novamente os passadores para o sistema 24 ou 27 qdo fosse trocar a relação. No caso dos passadores, nessa situação dos passadores trocados vc só precisaria trocar o traseiro já que o passador dianteiro já é 3V e serve tb nos sistemas 24 e 27, estes dependendo do número de cogs no k7/catraca. Vc tem uma catraca de 7 cogs (7V) e um pedivela com 3 coroas (3V), então sua bike é de 21V.
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93592
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Cadastrado em: 17 Jan 2020 - Offline Mensagens:39 |
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Segue mais uma opinião, eu no seu caso substituiria a peça quebrada por outra da mesma, numa rápida busca no Mercado Livre achei por R$120. Manteria essa bike com as manutenções em dia e continuaria juntando grana. Depois trocaria essa bike por uma já com tudo que você deseja (os freios hidráulicos e o grupo superior, que provavelmente vai precisar trocar o cubo traseiro como sidserra comentou) seja ela nova ou usada em boas condições.
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