Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Geometria ou Componentes? O que priorizar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Geometria ou Componentes? O que priorizar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rauljacobsen Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2020
Bahia
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rauljacobsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Geometria ou Componentes? O que priorizar?
    Postado: 22 Out 2020 as 09:20
Bom dia!
Estou com a procura de uma bike nova e algumas oportunidades nacionais apareceram com bom preço e excelentes componentes. Quando fui pesquisar, aprendi muito sobre a geometria antiquada de muitas das bikes nacionais de carbono, e comparando com as bikes importadas vi que existe uma diferença considerável no desenho dos quadros.
Foi aí que me surgiu uma dúvida: o que vale mais a pena? Priorizar um quadro moderno ou componentes mais avançados?

Pedalo 3x por semana em circuitos XC. Gosto muito de subir. Hoje tenho uma OGGI 7.3 e sinto que perco bastante a bike em algumas subidas, lendo sobre ela, vi que a geometria é bem fraquinha, já bikes como Scott vêm com ungulos do HeadTube e SeatTube muito mais modernos, porém com componentes muito mais simples do que bikes como as Audax.

E aí? O que é mais importante? Componentes avançados ou uma geometria mais moderna que favorece a pilotagem?
O que fará mais diferença no desempenho?
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 09:48
o que existe é a geometria que favorece o seu uso. Não existe geometria moderna, existe geometria para XC, XCM, touring, etc, etc. Existem escolas de pilotagem mais modernas e vintages, que podem priorizar algum aspecto esquecendo outros

fora isso, o mais importante é o quadro. É a peça que une todas as outras


Editado por pf23 - 22 Out 2020 as 09:49
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 10:21
Eu priorizaria um bom quadro, com a geometria adequada para o seu uso, no caso o XC. Os componentes vc pode ir trocando depois conforme o desgaste, e colocando peças melhores.

Já o quadro, se não se adaptar num com geometria "defasada", é mais dificil ($$$) de trocar né!

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 10:51
geometria = conforto sobre a bike 

priorize uma bike que você goste de pedalar, depois dá pra por os componentes ou não, as vezes a pessoa nem sente falta
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 11:55
Um bom quadro e a suspensão são as prioridades na minha opinião... depois vem os freios, relação e pneus... perceba que deixo as peças de desgaste por último, justamente pq elas tem vida útil e terão de ser trocadas um dia ou outro... e peças pequenas é mais tranquilo importar e entrar sem tarifação.

Até início do ano eu sempre procurava aproveitar uma troca de pneu ou peças da relação para "subir o nível", mas agora com a "novo normal" eu mudei a estratégia... estou com cuidado redobrado para postergar ao máximo as trocas, e planejo manter o nível dos componentes por tempo indeterminado :-D

Então vc tem que avaliar seu perfil, orçamento e traçar uma estratégia para você

Ah, lembre q o custo de montagem e manutenção também deve fazer parte do plano... em bike shop é uma realidade, quem tem mecânico de confiança com oficina "em casa" já vive outra realidade completamente diferente...
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 12:58
Como tb pedalo em circuitos de XC, com subidas duras (nas quais preciso deitar no guidão) e descidas bem íngremes (daquelas que o ângulo do head tube faz absurda diferença), eu sinto mais melhoras na pilotagem com um quadro moderno e componentes piores, do que vice-versa.
Voltar ao Topo
rauljacobsen Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2020
Bahia
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rauljacobsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 14:52
Obrigado pela participação pessoal! Eu estava propenso a pegar uma Auge 50 que parece ser uma excelente bike em componentes, mas após ver que ela peça na geometria, estou revendo minha escolha.
Ela tem 71° no HeadTube e 73° no SeatTube, que é idêntico à da minha Oggi 7.3, quando as melhores bikes da categoria vêm trabalhando com 68,5° a 69,5° no HeadTube e 73,5° a 75,8° no SeatTube.
Infelizmente não sei analisar maiores detalhes, mas pesquisei muitas das bikes top de linha e todas seguem essas medidas!

Acredito que é melhor destinar meu investimento para uma Soul ou uma bike importada com componentes mais baratos e fazer o upgrade aos poucos.
Obrigado pelas opiniões! Estou aprendendo muito sobre geometria e até então não considerava como um item tão importante, já que a 7.3 é minha primeira bike!
Voltar ao Topo
vitucastro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2008
SP
Offline
Mensagens:1099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitucastro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2020 as 16:29
Acho que não deve haver uma prioridade simples e pura entre geometria e componentes, o que vale é sua necessidade, seu orçamento e o equilíbrio geral da equação.
Muitos fatores contam, por exemplo, garantia do quadro, depreciação na revenda, intenção em ficar bastante tempo com a bike e etc.
Claro que, quadro, suspensão e rodas são a essência da bike, então não adianta pegar um quadro, suspensão e rodas ruins com grupo xtr. Vale muito mais quadro, suspensão e rodas descendentes com grupo deore!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X