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Geometria ou Componentes? O que priorizar? |
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rauljacobsen
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Cadastrado em: 22 Out 2020 Bahia Offline Mensagens:62 |
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Postado: 22 Out 2020 as 09:20 |
Bom dia!
Estou com a procura de uma bike nova e algumas oportunidades nacionais apareceram com bom preço e excelentes componentes. Quando fui pesquisar, aprendi muito sobre a geometria antiquada de muitas das bikes nacionais de carbono, e comparando com as bikes importadas vi que existe uma diferença considerável no desenho dos quadros. Foi aí que me surgiu uma dúvida: o que vale mais a pena? Priorizar um quadro moderno ou componentes mais avançados? Pedalo 3x por semana em circuitos XC. Gosto muito de subir. Hoje tenho uma OGGI 7.3 e sinto que perco bastante a bike em algumas subidas, lendo sobre ela, vi que a geometria é bem fraquinha, já bikes como Scott vêm com ungulos do HeadTube e SeatTube muito mais modernos, porém com componentes muito mais simples do que bikes como as Audax. E aí? O que é mais importante? Componentes avançados ou uma geometria mais moderna que favorece a pilotagem? O que fará mais diferença no desempenho? |
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pf23
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Bloqueado Cadastrado em: 15 Jul 2003 Sampa - Offline Mensagens:722 |
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o que existe é a geometria que favorece o seu uso. Não existe geometria moderna, existe geometria para XC, XCM, touring, etc, etc. Existem escolas de pilotagem mais modernas e vintages, que podem priorizar algum aspecto esquecendo outros
fora isso, o mais importante é o quadro. É a peça que une todas as outras
Editado por pf23 - 22 Out 2020 as 09:49 |
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fzpereira
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Cadastrado em: 27 Set 2013 Lages/SC Offline Mensagens:735 |
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Eu priorizaria um bom quadro, com a geometria adequada para o seu uso, no caso o XC. Os componentes vc pode ir trocando depois conforme o desgaste, e colocando peças melhores.
Já o quadro, se não se adaptar num com geometria "defasada", é mais dificil ($$$) de trocar né! Abraços.
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Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
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RuanRAC
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Cadastrado em: 06 Mai 2014 Natal/RN Offline Mensagens:2829 |
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geometria = conforto sobre a bike
priorize uma bike que você goste de pedalar, depois dá pra por os componentes ou não, as vezes a pessoa nem sente falta
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meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
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raulino
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Cadastrado em: 16 Out 2013 SC Offline Mensagens:1911 |
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Um bom quadro e a suspensão são as prioridades na minha opinião... depois vem os freios, relação e pneus... perceba que deixo as peças de desgaste por último, justamente pq elas tem vida útil e terão de ser trocadas um dia ou outro... e peças pequenas é mais tranquilo importar e entrar sem tarifação.
Até início do ano eu sempre procurava aproveitar uma troca de pneu ou peças da relação para "subir o nível", mas agora com a "novo normal" eu mudei a estratégia... estou com cuidado redobrado para postergar ao máximo as trocas, e planejo manter o nível dos componentes por tempo indeterminado :-D Então vc tem que avaliar seu perfil, orçamento e traçar uma estratégia para você Ah, lembre q o custo de montagem e manutenção também deve fazer parte do plano... em bike shop é uma realidade, quem tem mecânico de confiança com oficina "em casa" já vive outra realidade completamente diferente... |
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"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport |
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tupete11
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Cadastrado em: 03 Ago 2017 S.J. Rio Preto Offline Mensagens:151 |
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Como tb pedalo em circuitos de XC, com subidas duras (nas quais preciso deitar no guidão) e descidas bem íngremes (daquelas que o ângulo do head tube faz absurda diferença), eu sinto mais melhoras na pilotagem com um quadro moderno e componentes piores, do que vice-versa.
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rauljacobsen
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Cadastrado em: 22 Out 2020 Bahia Offline Mensagens:62 |
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Obrigado pela participação pessoal! Eu estava propenso a pegar uma Auge 50 que parece ser uma excelente bike em componentes, mas após ver que ela peça na geometria, estou revendo minha escolha.
Ela tem 71° no HeadTube e 73° no SeatTube, que é idêntico à da minha Oggi 7.3, quando as melhores bikes da categoria vêm trabalhando com 68,5° a 69,5° no HeadTube e 73,5° a 75,8° no SeatTube. Infelizmente não sei analisar maiores detalhes, mas pesquisei muitas das bikes top de linha e todas seguem essas medidas! Acredito que é melhor destinar meu investimento para uma Soul ou uma bike importada com componentes mais baratos e fazer o upgrade aos poucos. Obrigado pelas opiniões! Estou aprendendo muito sobre geometria e até então não considerava como um item tão importante, já que a 7.3 é minha primeira bike! |
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vitucastro
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Cadastrado em: 27 Jul 2008 SP Offline Mensagens:1099 |
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Acho que não deve haver uma prioridade simples e pura entre geometria e componentes, o que vale é sua necessidade, seu orçamento e o equilíbrio geral da equação.
Muitos fatores contam, por exemplo, garantia do quadro, depreciação na revenda, intenção em ficar bastante tempo com a bike e etc. Claro que, quadro, suspensão e rodas são a essência da bike, então não adianta pegar um quadro, suspensão e rodas ruins com grupo xtr. Vale muito mais quadro, suspensão e rodas descendentes com grupo deore! |
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