Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Frequência Cardíaca Alta
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Frequência Cardíaca Alta

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
carlospenacio Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2012
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlospenacio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Frequência Cardíaca Alta
    Postado: 20 Out 2020 as 14:22
Olá boa tarde, tenho 44 anos, pedalo segunda quarta e sexta, media de uma hora e meia cada dia, e no sábado procuro fazer de duas a três horas de pedal, mas percebo que mesmo não estado muito cansado minha frequência cardíaca esta sempre acima dos 180 batimentos, se forço um pouco mais chega nos 190 batimentos, Faço exames cardíacos anuais e nos exames a minha frequência Max é 175, será que minha sinta cardíaca ou igs50e pode estar marcando errado?

Obrigado.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 14:57
Se ela marca 180bpm e você não está cansado ou forçando o ritmo, parece ser marcação errada.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 14:59
No meu caso, com 170 eu to forçando, ainda dá para acelerar mas se eu manter por muito tempo e chegar nos 180, logo eu já to quebrado.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
MarcosTri Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Out 2017
Salvador
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcosTri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 15:04
O que pode estar acontecendo:
1 -Bateria fraca;
2 - Se você tiver a caixa torácica grande (for alto) a cinta pode dar alteração nos batimentos (tente ajustar a cinta na posição correta e veja se os batimentos mudam, inclusive pressione levemente em direção a caixa torácica).
3 - Faça uma limpeza na cinta tirando os sais deixados pelo suor.
4 - Antes de cada atividade dê uma leve molhada na região que possui contato com a pele.

No longo é comum a frequência aumentar no final da atividade (dê uma reforçada na hidratação para não subir muito a FC).

Por isso é muito importante também medir a atividade pela percepção de esforço e não apenas pelo frequencímetro. 
Voltar ao Topo
pthiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 16:20
Esse fds desci da bike numa subida pq cheguei nos 193 e assustei.

Tenho 40 anos e minha média tem sido altíssima.
Pthiago
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:00
seria legal você mandar esse questionamento pro cristian do canal segredos do mtb no youtube, pois o cara alem de ciclista é cardiologista... de repente é um bom tópico para ele fazer um video... abraço
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:01
Pedalo a um bom tempo, nunca prestei e dediquei atencao ao uso de gps, cinta cardiaca e o sensor de cadencia...

Vale a pena este investimento?
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:10
Uma coisa que eu aprendi quando fazia bike indoor (esse com cinta de frequência cardíaca - não uso em pedais hoje) com meu instrutor foi que a respiração correta é o segredo (além do condicionamento, claro!) de uma boa frequência cardíaca. Depois de um esforço grande, uma subida, um sprint, etc. quando o seu batimento vai nas alturas tem que respirar rápido "estilo cachorro" com a boca aberta mesmo, que logo, logo a frequência despenca...
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:19
Eu curto acompanhar os números do pedal pelos sensores. Tem gente que não gosta, não liga, não é indispensável para um amador, mas te ajuda a se conhecer melhor e melhorar seus treinos.
Eu to esperando o sensor de cadencia chegar, vi que é legal manter uma cadencia alta, então o sensor te ajuda a mante-la ao invés de apenas o feeling.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:47
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Pedalo a um bom tempo, nunca prestei e dediquei atencao ao uso de gps, cinta cardiaca e o sensor de cadencia...

Vale a pena este investimento?
Dizer se algo vale a pena ou não para outra pessoa é complicado.
MAS, EU ACHO que, dentre os que vc citou, vale a pena um monitor cardíaco e um de cadência. O "GPS" acaba vindo junto, a menos que você use o celular para receber e exibir os dados coletados.

Monitor cardíaco e sensor de cadência permitem inserir outras variáveis no seu treino além da percepção do esforço, velocidade e terreno. Treinar em determinada zona de frequência e/ou em cadencias maiores / menores ajuda bastante a manter uma rotina de treinos mais adequada aos seus objetivos. 

Nem tudo são flores. Usando um monitor cardíaco vc vai perceber que o esforço acabou mas o batimento ainda sobe um pouquinho, depois estabiliza e ai começa a baixar. Só que você já está descendo o morro...Quero dizer que é uma marcação de esforço "atrasada". Coisa que vc vai notar quando partir para treinos mais avançados, ai vai querer partir para um potencimetro. E assim por diante.

Então é preciso pensar no quanto vc realmente precisa dos dados, no quanto melhora o seu treino e o quanto isso representa frente aos valores ($$$) que você vai investir. 

Eu tenho "mais de 40", histórico familiar de problemas cardíacos e pulmonares, passado de obeso, etc, etc, etc. E gosto de "fuçar e planilhar" minhas atividades. Então para mim, monitor cardíaco e sensor de cadencia foram bons investimentos. Já um medidor de potência, para mim, não é.
Voltar ao Topo
guster Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Dez 2019
Porto Alegre
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guster Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:48
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Pedalo a um bom tempo, nunca prestei e dediquei atencao ao uso de gps, cinta cardiaca e o sensor de cadencia...

Vale a pena este investimento?

cara to pedalando com estes sensores faz uns 15 dias somente... e posso te dizer, realmente vale. Não precisa ir num super caro para ter estas informações "básicas" ... eu fui no Xoss G+, que com os dois sensores saiu por menos de 400 pratas no aliexpress, só fica faltando a navegação no ciclocomputador, que neste modelo não tem (os que tem, são bem mais caros e tbm a bateria dura muito menos.. então acho que é bacana ter um modelo simples e com bateria duradoura... no futuro pretendo comprar um com navegação, pois eventualmente acho que seria muito útil esta função).

Mas falando dos sensores... o de cadência ajuda mto p você conhecer onde você rende melhor, onde rende pior, tentar fazer treinos em cadencias diferentes daquelas 'confortaveis'... enfim... ate como parâmetro para subir ou descer marcha, as vezes é legal... ta sabendo que vai ter de reduzir.. dai fica só olhando ali.. qnd a cadencia começa a cair, voce já troca p outra marcha etc... achei bem interessante... 

E quanto a cinta de frequencia cardíaca, nossa... hoje eu diria que essa é essencial se você quer ter um mínimo de desempenho, andar com a galera, disputar uns segmentos etc... é meio que um marcador de combustível, fazendo uma analogia, sei la... você começa a "saber" qual é a hora de dar uma segurada no ritmo, respirar um pouco.. deixar a freq baixar, para dps enfiar a bota novamente, e coisas do tipo... ou qnd ta 'sobrando' gás e vc pode acelerar mais... aos poucos ta ficando bem claro qual o ponto da FC que se eu manter por mto tempo, vai me quebrar... imagino que ao longo do tempo, você vai conseguir fazer uma leitura mto melhor do seu momento no pedal, ou até em uma prova ou coisa do tipo... 

resumindo, eu diria que vale mto o investimento!
GT Avalanche Comp 2018
Caloi Strada Racing 2020
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:55
Qual o seu tipo de pedal (asfalto, estrada de terra, trilhas...) e qual o seu tipo de bike (mtb, urbana, speed...)?

Originalmente postado por carlospenacio carlospenacio escreveu:

Olá boa tarde, tenho 44 anos, pedalo segunda quarta e sexta, media de uma hora e meia cada dia, e no sábado procuro fazer de duas a três horas de pedal, mas percebo que mesmo não estado muito cansado minha frequência cardíaca esta sempre acima dos 180 batimentos, se forço um pouco mais chega nos 190 batimentos, Faço exames cardíacos anuais e nos exames a minha frequência Max é 175, será que minha sinta cardíaca ou igs50e pode estar marcando errado?

Obrigado.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 17:57
Originalmente postado por carlospenacio carlospenacio escreveu:

Olá boa tarde, tenho 44 anos, pedalo segunda quarta e sexta, media de uma hora e meia cada dia, e no sábado procuro fazer de duas a três horas de pedal, mas percebo que mesmo não estado muito cansado minha frequência cardíaca esta sempre acima dos 180 batimentos, se forço um pouco mais chega nos 190 batimentos, Faço exames cardíacos anuais e nos exames a minha frequência Max é 175, será que minha sinta cardíaca ou igs50e pode estar marcando errado?

Obrigado.

com ctz tem erro aí.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 18:18
Tenho 43 e sempre que posso uso a cinta, mas ele me serve de parâmetro base, o que considero mesmo é minha percepção de esforço. Não adianta olhar o bpm se não tá conseguindo nem respirar direito.
Pior é quando você tá fazendo o maior esforço e o BPM tá em 60.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 19:10
Originalmente postado por carlospenacio carlospenacio escreveu:

Olá boa tarde, tenho 44 anos, pedalo segunda quarta e sexta, media de uma hora e meia cada dia, e no sábado procuro fazer de duas a três horas de pedal, mas percebo que mesmo não estado muito cansado minha frequência cardíaca esta sempre acima dos 180 batimentos, se forço um pouco mais chega nos 190 batimentos, Faço exames cardíacos anuais e nos exames a minha frequência Max é 175, será que minha sinta cardíaca ou igs50e pode estar marcando errado?

Obrigado.

tenho o mesmo aparelho que você e a cinta da magene marcava super errado, mesmo quando conectava ao celular.  Eu tentaria conectar ao celular para verificar a consistência com outro marcador e se possível trocaria a cinta.

Troquei a cinta por uma polar H9 e está marcando igual a que tinha antes da magene.

Outra coisa, qual sua FC em repouso?

Essa FC max é para aquele cálculo na média populacional, com quase sete horas de treino por semana você está bem acima da média, o cálculo não é tão adequado ao seu condicionamento (tem colegas aqui no forum que relatava FC de 202 bpm). 
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Tiago_DGY Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2020
Brasil
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago_DGY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2020 as 19:16
Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Pedalo a um bom tempo, nunca prestei e dediquei atencao ao uso de gps, cinta cardiaca e o sensor de cadencia...

Vale a pena este investimento?


Depende o quanto esses dados valem para vc. No meu caso eu uso para acompanhar a evolução nos treinos e tentar treinar sempre mais.

Uso uma cinta cardíaca bem simples da absloute (Thr10), custou 250. Funciona muito bem. Eu comparei a marcação com um equipamento médico e o valor é bem próximo. O problema é que ela, assim como a maioria desses equipamentos, não acompanha programa para analisar os dados então vc tem que "comprar" o programa. No meu caso uso o Strava que custa R$10 por mês e ele faz uma boa análise desses dados.

É incrível a evolução que eu tive seguindo os dados, dois meses atrás meu esforço relativo era em média 80 (Quanto maior melhor), hoje é acima de 300. Ou seja, eu forço bem mais nos treinos, possibilitando eu treinar quase sempre em Z4 (zona de melhor desempenho dos batimentos cardíacos)
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 08:15
É entao, pelo visto claro, vale muito a pena!!!

Faco pedais em final de semana, e as vezes a noite durante a semana (meio complicado pelo trabalho e faculdade).

Concluo a faculdade este ano, logo... metade de novembro iria pegar firme na bike durante a semana!!!

Pela logica, cinta, sensor de cadencia e um bom gps (visto que faco pedais mais longos) e o Strava (pago) seriam interessante ne?

Valeu pelas dicas!!!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 08:35
Batimento máximo não é exatamente isso... Seu exame indicar 175bpm, não quer dizer que seu coração não possa ir além... Quer dizer que esse é o patamar seguro onde não ocorrem arritmias.

Ou seja, num exercício vc pode superar o batimento máximo, porém fica vulnerável a problemas cardíacos. 

Agora fica a dúvida entre a cinta estar errada ou vc estar indo além da sua capacidade aeróbica. Na dúvida, procure um médico cardiologista e converse com ele sobre a possibilidade de fazer o exame usando sua cinta, para comparar os resultados.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 08:56
vamos por partes..
voce diz que fica em 180-190 sempre no pedal, isso é "sempre" mesmo? Não baixa? Pois se for, tá errado sem duvida, isso é uma frequência de alto esforço.. além disso, nessa freq é perceptível que o coração tá super rápido
se voce acabou de realizar um esforço alto, pode até ser pois por vezes demora pra baixar, é muito pessoal, mas se mesmo em um pedal de boas tá registrando isso, o sensor deve estar com problema msm

vale fazer o que já indicaram ai, tentar trocar a bateria, limpar os eletrodos, se possível verificar com outra fonte (seja uma smartband, relógio, celular hoje tem app que consegue conferir batimento pela camera com até uma precisão considerável em ambiente controlado, e idealmente falar com teu médico e usar junto, como o gm1987 falou
aliás o que ele falou tá bem correto sobre o HRmax, sendo que o limiar é muito pessoal tb (não dá pra ir naquela regra de 220-idade) e as vezes nos testes de esforço de checkup cardíaco não é atingido (nos que fiz não foi, por ex, enquanto na bike eu consigo atingir)
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
carlospenacio Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2012
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlospenacio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 09:36
Analisando os dados do strava a minha frequência media esta sempre nas casa dos 168 a 177 e a máxima 190 a 193. Me perguntaram que tipo de bike uso, uso MTB tanto trechos de asfalto como terra. Mas vou fazer como indicado, vou testar com uma segunda opção de medição e verificar questões de pilhas e manutenção da cinta. quanto tiver os dados posto as respostas. Obrigado novamente..
Voltar ao Topo
caze Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2016
Santa Catarina
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 09:59
Como o pessoal falou, vc tem que dar uma analisada! Primeiro coloque a cinta em repouso, ande pela casa devagar para ver como são seus batimentos em repousou e em caminhadas! Pois pode ser problema de leitura. A frequencia cardíaca maxima em um teste de esforço na esteira será que simula o tanto de força que vc faz na bicicleta? 
Eu tenho 40 e o meu maximo é 193! mais controlo nos pedais para ficar em 70% da máxima para ganhar resistência!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 11:17
Eu uso tanto relógio com GPS (Amazfit Bip) e eventualmente um monitor cardíaco da Atrio, ando no plano, asfalto ou cimento liso e cliclovias e, qdo mantenho uma velocidade média de 20Km/h dificilmente minhas batidas passam de 150, normalmente fica em 120-130 bpm.

 

Só qdo eu me peido todo chega a 160 ou 170 mas aí tanto o corpo qto os dispositivos avisam qdo chega a esse patamar, hehehe...
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 11:30
Originalmente postado por carlospenacio carlospenacio escreveu:

Olá boa tarde, tenho 44 anos, pedalo segunda quarta e sexta, media de uma hora e meia cada dia, e no sábado procuro fazer de duas a três horas de pedal, mas percebo que mesmo não estado muito cansado minha frequência cardíaca esta sempre acima dos 180 batimentos, se forço um pouco mais chega nos 190 batimentos, Faço exames cardíacos anuais e nos exames a minha frequência Max é 175, será que minha sinta cardíaca ou igs50e pode estar marcando errado?

Obrigado.
Tempos atrás o sensor cardiaco que eu uso apresentou infiltração no compartimento da bateria. O suor estava entrando e "inundando" tudo. Abri, limpei, realinhei o o-ring e funcionou por um ou dois dias, de pedal leve. Foi só "suar de verdade" que "inundou novamente". Acabei comprando outro sensor pois não achei o o-ring (que estava danificado) pra comprar.

MAS o que me chamou a atenção e fez descobrir o problema foi que durante o pedal meu batimento, do nada, ia para mais de 200, mesmo sem estar me esforçando muito. As vezes baixava pra 140 durante o esforço, e por ai vai. Dados erráticos. Desconfiei da bateria, abri para trocar e achei o real problema.

Então SE você tem recebido dados estranhos do sensor, cheque bateria e vedação. Se estiver tudo ok, tente usar outro sensor.

Outro detalhe no seu post é "frequencia sempre acima de 180". Qual a frequencia media durante o seu pedal? Costuma ficar acima de 165 batimentos por muito tempo? Costuma fazer checkup de rotina incluindo cardiologista?

Como já dito, a "frequencia máxima" é uma estimativa do ponto máximo que vc pode ir com segurança, mas é "comum" irmos alem disso de vez em quando. Aliás, treinar na zona aeróbica, indo um pouco acima da frequencia maxima estimada, ajuda a melhorar o condicionamento geral se for feito sem exageros. A medida em que envelhecemos esse valor vai caindo, mesmo para aqueles que conseguem manter-se treinados. 
Sem saber do seu historico / condicionamento / alimentação / treino / rotina é dificil falar sobre a sua frequencia máxima mas se em todos os seus pedais (3 a 4 vezes por semana) seu batimento fica acima de 165 eu sugiro procurar um cardiologista e rever suas rotinas de pedal.
Voltar ao Topo
carlospenacio Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2012
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlospenacio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 15:08
Olha um pedal que fiz na cidade "ciclovias" me sentindo tranquilo
Voltar ao Topo
jonatascarlo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Out 2020
João Pessoa
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jonatascarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2020 as 20:18
Originalmente postado por carlospenacio carlospenacio escreveu:

Olha um pedal que fiz na cidade "ciclovias" me sentindo tranquilo



Então, parece ter algo errado. Apesar de que se você tiver feito muito exercício aeróbico, não tiver dormido bem, não tiver com uma boa reserva de energia a sua frequência cardíaca pode aumentar sem sintomas. Porém, nesse seu caso a frequência é excessivamente alta.

Nesses momentos, o que você pode fazer é uma contagem manual. No meio do pedal, quando notar a FC alta, pare a bicicleta, conte quantos batimentos você teve em 30 segundos e multiplique por dois ou conte quantos batimentos você teve em 60 segundos. O local mais fácil para verificar manualmente a FC é no rádio, perto do processo estiloide (abaixo do seu dedão, já no punho), você pode testar agora, parado e vai notar a pulsação bem facilmente.
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 05:27
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Uma coisa que eu aprendi quando fazia bike indoor (esse com cinta de frequência cardíaca - não uso em pedais hoje) com meu instrutor foi que a respiração correta é o segredo (além do condicionamento, claro!) de uma boa frequência cardíaca. Depois de um esforço grande, uma subida, um sprint, etc. quando o seu batimento vai nas alturas tem que respirar rápido "estilo cachorro" com a boca aberta mesmo, que logo, logo a frequência despenca...

eu não deixo isso acontecer. Mantenho o esforço num patamar mais baixo, e mantenho a FC baixa respirando constantemente (lento e profundo)
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 06:51
Uma coisa que pode (eu disse PODE, P-O-D-E, no sentido de possibilidade) estar acontecendo é interferência entre os diversos tipos de sensores eventualmente sem fio que o usuário tem na bike. Por exemplo, o meu relógio cardíaco para de funcionar qdo estou usando meu Cateye Strada Wireless na bike e se eu trocar por outro ciclocomputador que usa sensor com fio o relógio cardíaco funciona sem problemas.
Voltar ao Topo
MarceloNeuriHaag Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2014
Sapiranga
Offline
Mensagens:700
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloNeuriHaag Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 07:05
Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Uma coisa que eu aprendi quando fazia bike indoor (esse com cinta de frequência cardíaca - não uso em pedais hoje) com meu instrutor foi que a respiração correta é o segredo (além do condicionamento, claro!) de uma boa frequência cardíaca. Depois de um esforço grande, uma subida, um sprint, etc. quando o seu batimento vai nas alturas tem que respirar rápido "estilo cachorro" com a boca aberta mesmo, que logo, logo a frequência despenca...

eu não deixo isso acontecer. Mantenho o esforço num patamar mais baixo, e mantenho a FC baixa respirando constantemente (lento e profundo)

Bom dia. Sim, eu também procuro evitar, mas isso se aplica também a quem compete (um "tiro", uma disputa de posições numa reta/numa subida, etc.)... daí o batimento vai nas alturas mesmo...
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 10:51
Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Uma coisa que eu aprendi quando fazia bike indoor (esse com cinta de frequência cardíaca - não uso em pedais hoje) com meu instrutor foi que a respiração correta é o segredo (além do condicionamento, claro!) de uma boa frequência cardíaca. Depois de um esforço grande, uma subida, um sprint, etc. quando o seu batimento vai nas alturas tem que respirar rápido "estilo cachorro" com a boca aberta mesmo, que logo, logo a frequência despenca...


eu não deixo isso acontecer. Mantenho o esforço num patamar mais baixo, e mantenho a FC baixa respirando constantemente (lento e profundo)


Bom dia. Sim, eu também procuro evitar, mas isso se aplica também a quem compete (um "tiro", uma disputa de posições numa reta/numa subida, etc.)... daí o batimento vai nas alturas mesmo...

Interessante, onde tenho mais dificuldade de conseguir controlar a respiração são nas subidas de trilhas, single e até double track as vezes... além do esforço em sí, tem o equilibrio e os obstáculos para serem vencidos

É complicado, tento controlar o esforço aliviando marcha, mas devagar fica mais difícil se equilibrar, ai surgem obstáculos que exigem "momento" para serem vencidos, tem que girar mais rápido e o pulmão véio não dá conta...





Editado por raulino - 22 Out 2020 as 10:52
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2020 as 15:32
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:

Originalmente postado por MarceloNeuriHaag MarceloNeuriHaag escreveu:

Uma coisa que eu aprendi quando fazia bike indoor (esse com cinta de frequência cardíaca - não uso em pedais hoje) com meu instrutor foi que a respiração correta é o segredo (além do condicionamento, claro!) de uma boa frequência cardíaca. Depois de um esforço grande, uma subida, um sprint, etc. quando o seu batimento vai nas alturas tem que respirar rápido "estilo cachorro" com a boca aberta mesmo, que logo, logo a frequência despenca...


eu não deixo isso acontecer. Mantenho o esforço num patamar mais baixo, e mantenho a FC baixa respirando constantemente (lento e profundo)


Bom dia. Sim, eu também procuro evitar, mas isso se aplica também a quem compete (um "tiro", uma disputa de posições numa reta/numa subida, etc.)... daí o batimento vai nas alturas mesmo...

Interessante, onde tenho mais dificuldade de conseguir controlar a respiração são nas subidas de trilhas, single e até double track as vezes... além do esforço em sí, tem o equilibrio e os obstáculos para serem vencidos

É complicado, tento controlar o esforço aliviando marcha, mas devagar fica mais difícil se equilibrar, ai surgem obstáculos que exigem "momento" para serem vencidos, tem que girar mais rápido e o pulmão véio não dá conta...




isso é falta resistência no core, os músculos que sustentam o abdome e dão equilíbio para o corpo todo. Eles também fadigam


Editado por pf23 - 22 Out 2020 as 15:33
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2020 as 16:53
Aqui 56 anos. Neste ano já estou chegando em 2500km pedalados.

Estou usando cinta para medição de batimentos e sensor de cadência.

O que fiz:

Anualmente faço um exame cardiológico completo e teste de esforço.  O cardiologista ao final informa qual o meu bpm máximo. Daí ele sugere que o esforço seja feito até 90% do batimento cardiaco máximo por minuto. Caso seja ultrapassado, reduzir o esforço para baixar o batimento.

Agora estou trabalhando para pedalar corretamente nas zonas de esforço. As vezes eu faço para melhorar a parte cardio, as vezes para queimar gorduras.  Faz uma boa diferença no condicionamento, na respiração, etc.  Quem não conhece sobre o assunto, sugiro ler algumas matérias; é bem interessante.

Os equipamentos:

Cinta cardiaca Magene
Sensor de cadência/velocidade Magene
Samsung J5 smartphoe (as vezes uso o iPhone)
App: Wahoo Fitness (para cadência e batimentos)
App: Sports-Tracker (para tempo e distâncias)



Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 12:24
Pessoal, comprei a pouco tempo um GPS (Xoss G+) e cinta cardíaca Magene, enquanto não fazia o teste FTHR por 20 minutos considerei aquela velha fórmula 220-Idade para determinar minhas zonas de frequência cardíaca, no meu caso tenho 36 anos, considerei 184 a minha média FTHR (Resultado de 220-minha idade), fiz o teste de FTHR em asfalto liso, sem interrupções por 20 minutos, aquecendo 1:10 entre a zona 2 e 3, com tiros curtos na zona 4, minha média de frequência cardíaca no teste foi de 169 bpm, com máxima de 175 e mínima de 167. É normal a FTHR ficar tão baixa para um ciclista da minha idade? Pedalo a um ano somente em estradão variando de 3 a 4 vezes por semana percursos de 36 a 50 km, sazonalmente (uma vez a cada 15 dias) com treinos mais longos de 65/70 km.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 12:42
Originalmente postado por Guiomar Junior Guiomar Junior escreveu:

Pessoal, comprei a pouco tempo um GPS (Xoss G+) e cinta cardíaca Magene, enquanto não fazia o teste FTHR por 20 minutos considerei aquela velha fórmula 220-Idade para determinar minhas zonas de frequência cardíaca, no meu caso tenho 36 anos, considerei 184 a minha média FTHR (Resultado de 220-minha idade), fiz o teste de FTHR em asfalto liso, sem interrupções por 20 minutos, aquecendo 1:10 entre a zona 2 e 3, com tiros curtos na zona 4, minha média de frequência cardíaca no teste foi de 169 bpm, com máxima de 175 e mínima de 167. É normal a FTHR ficar tão baixa para um ciclista da minha idade? Pedalo a um ano somente em estradão variando de 3 a 4 vezes por semana percursos de 36 a 50 km, sazonalmente (uma vez a cada 15 dias) com treinos mais longos de 65/70 km.


Qual opinião que eu dê aqui sobre essa sua pergunta seria uma "achometria".

No meu caso, fiz um teste ergométrico de esforço com um cardiologista; e ele me passou as zonas de esforço e FCM. 

Minha sugestão é que faças o mesmo. Assim, terás a informação correta pelo profissional médico competente. É muito mais seguro.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2021 as 14:40
Originalmente postado por Guiomar Junior Guiomar Junior escreveu:

Pessoal, comprei a pouco tempo um GPS (Xoss G+) e cinta cardíaca Magene, enquanto não fazia o teste FTHR por 20 minutos considerei aquela velha fórmula 220-Idade para determinar minhas zonas de frequência cardíaca, no meu caso tenho 36 anos, considerei 184 a minha média FTHR (Resultado de 220-minha idade), fiz o teste de FTHR em asfalto liso, sem interrupções por 20 minutos, aquecendo 1:10 entre a zona 2 e 3, com tiros curtos na zona 4, minha média de frequência cardíaca no teste foi de 169 bpm, com máxima de 175 e mínima de 167. É normal a FTHR ficar tão baixa para um ciclista da minha idade? Pedalo a um ano somente em estradão variando de 3 a 4 vezes por semana percursos de 36 a 50 km, sazonalmente (uma vez a cada 15 dias) com treinos mais longos de 65/70 km.

Voltei a praticar exercícios há pouco tempo e me deparei com esse negócio de FHTR.

Pelo que entendi pesquisando na internet, o FHTR não tem relação direta com a frequência máxima.

A frequência máxima (seja a da fórmula 220 - idade ou alguma que o médico passe) é a frequência máxima que você não deveria ultrapassar para não sobrecarregar o coração.

O FHTR é a maior frequência que você consegue manter durante o exercício por 60 minutos.
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2021 as 07:04
Originalmente postado por paulohn paulohn escreveu:

Originalmente postado por Guiomar Junior Guiomar Junior escreveu:

Pessoal, comprei a pouco tempo um GPS (Xoss G+) e cinta cardíaca Magene, enquanto não fazia o teste FTHR por 20 minutos considerei aquela velha fórmula 220-Idade para determinar minhas zonas de frequência cardíaca, no meu caso tenho 36 anos, considerei 184 a minha média FTHR (Resultado de 220-minha idade), fiz o teste de FTHR em asfalto liso, sem interrupções por 20 minutos, aquecendo 1:10 entre a zona 2 e 3, com tiros curtos na zona 4, minha média de frequência cardíaca no teste foi de 169 bpm, com máxima de 175 e mínima de 167. É normal a FTHR ficar tão baixa para um ciclista da minha idade? Pedalo a um ano somente em estradão variando de 3 a 4 vezes por semana percursos de 36 a 50 km, sazonalmente (uma vez a cada 15 dias) com treinos mais longos de 65/70 km.

Voltei a praticar exercícios há pouco tempo e me deparei com esse negócio de FHTR.

Pelo que entendi pesquisando na internet, o FHTR não tem relação direta com a frequência máxima.

A frequência máxima (seja a da fórmula 220 - idade ou alguma que o médico passe) é a frequência máxima que você não deveria ultrapassar para não sobrecarregar o coração.

O FHTR é a maior frequência que você consegue manter durante o exercício por 60 minutos.
Sim, isso eu sei, a minha preocupação é o resultado do meu teste, tendo em vista que minha frequência cardíaca média (169 bpm) ficou bem abaixo do estimado pela fórmula 220-Idade, esta que é amplamente utilizada por quem não quer fazer o teste de FTHR, é 8% de diferença, inclusive eu utilizava 184 bpm como FTHR (220-minha idade) para estimar minhas zonas de treino.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2021 as 07:40
cara, MaxHR e FTHR são coisas bem diferentes, por isso a diferença.. tanto que as faixas baseadas em cada uma usam fórmulas diferentes

a FTHR é o limiar funcional, é a faixa onde você consegue trabalhar com esforço por pelo menos 1hr
enquanto a HR máxima seria uma ref de limite seguro, o qual você pode passar mas precisa cuidar pois dependendo da sua saúde pode causar problemas, e aqui geralmente se fala se esforços altissimos e pontuais

essa estimativa de 220-idade é uma média da população, em uma distribuição normal a maioria vai estar nos arredores mas vai ter gente com 30 anos que ao invés de 190 chega a 210 e vai ter gente batendo em 170
até por isso é indicado fazer o teste de fato, que dá pra fazer como esse da fthr que voce fez (é similar em aquecimento, esforços médios, e ai tiros ao máximo esforço em uma subida média)
ou como o Marcos comentou, ir num cardiologista e fazer o exame certinho


quanto ao "essa diferença é normal pra minha idade?", cara novamente é bem complicado de falar sobre essas coisas pq vai muito do teu organismo, condicionamento, e genética..
por mais que voce fale que pedala a X tempo, isso é relativo tb pq o desenvolvimento de condicionamento é muito pessoal.. tem gente que com alguns treinos já percebe ganhos, e tem gente que demora mais pra perceber
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Guiomar Junior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2020
Pirapó/RS
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiomar Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2021 as 07:52
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

cara, MaxHR e FTHR são coisas bem diferentes, por isso a diferença.. tanto que as faixas baseadas em cada uma usam fórmulas diferentes

a FTHR é o limiar funcional, é a faixa onde você consegue trabalhar com esforço por pelo menos 1hr
enquanto a HR máxima seria uma ref de limite seguro, o qual você pode passar mas precisa cuidar pois dependendo da sua saúde pode causar problemas, e aqui geralmente se fala se esforços altissimos e pontuais

essa estimativa de 220-idade é uma média da população, em uma distribuição normal a maioria vai estar nos arredores mas vai ter gente com 30 anos que ao invés de 190 chega a 210 e vai ter gente batendo em 170
até por isso é indicado fazer o teste de fato, que dá pra fazer como esse da fthr que voce fez (é similar em aquecimento, esforços médios, e ai tiros ao máximo esforço em uma subida média)
ou como o Marcos comentou, ir num cardiologista e fazer o exame certinho


quanto ao "essa diferença é normal pra minha idade?", cara novamente é bem complicado de falar sobre essas coisas pq vai muito do teu organismo, condicionamento, e genética..
por mais que voce fale que pedala a X tempo, isso é relativo tb pq o desenvolvimento de condicionamento é muito pessoal.. tem gente que com alguns treinos já percebe ganhos, e tem gente que demora mais pra perceber
Entendi, vou utilizar então essa média de 169 bpm para determinar minhas zonas de treino e observas os batimentos durante os sprints, daqui uns 3 meses vou repetir o teste pra ver se houve alguma mudança. Muito obrigado!!!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X