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Relato: Cannondale não cumpre garantia!

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Mensagem Inverter Ordem
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AndreKC Ver Drop Down
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    Postado: 31 Out 2022 as 16:43
Originalmente postado por FRDR FRDR escreveu:

Originalmente postado por AndreKC AndreKC escreveu:

Exatamente 2 semanas depois de deixar minha bike na autorizada e abrir o processo de garantia, ela ficou pronta e retiro hoje ainda

Parabéns pra Cannondale

Trocaram o quadro?


Sim, por um SL2
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FRDR Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FRDR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2022 as 14:16
Originalmente postado por AndreKC AndreKC escreveu:

Exatamente 2 semanas depois de deixar minha bike na autorizada e abrir o processo de garantia, ela ficou pronta e retiro hoje ainda

Parabéns pra Cannondale

Trocaram o quadro?
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AndreKC Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreKC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2022 as 14:09
Exatamente 2 semanas depois de deixar minha bike na autorizada e abrir o processo de garantia, ela ficou pronta e retiro hoje ainda

Parabéns pra Cannondale
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AndreKC Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por AndreKC AndreKC escreveu:

Precisei acionar a garantia deles semana passada

sorte pra mim



O que houve?


Trinca na solda entre o top tube e o seat tube de uma Trail SL 4 2021
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2022 as 17:12
Originalmente postado por AndreKC AndreKC escreveu:

Precisei acionar a garantia deles semana passada

sorte pra mim



O que houve?
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AndreKC Ver Drop Down
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Precisei acionar a garantia deles semana passada

sorte pra mim
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Renan7l Ver Drop Down


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Sete lagoas
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Existe uma página no Instagram (a)cannondale_quebrada. Vamos nos mobilizar contra essa empresa que age se força maliciosa com os clientes.
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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https://www.instagram.com/reel/CNtG1hNALwl/?utm_medium=copy_link

Post sobre o problema na fixação do câmbio/gancheira na FSi-5

Aliás, muito boa essa página
https://www.strava.com/athletes/605290
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raulino Ver Drop Down
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Ainda estou curiso sobre o que aconteceu nesses casos

Fui buscar a minha bike e pude ver uma igual a do tópico lá na loja, ambas depois da lavagem

Observei por bastante tempo e comparando com a minha lado a lado, me convenci que a Dorel sabe domprobkema e poderia ter feito uma projeto mais robusto













Mas independente do que eu penso, o ideal mesmo e aguardar o tempo pra saber se é algo pontual ou generalizado... meu palpite é que não vai dar nada, igual ao Eagle da Sram
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Fabio Ver Drop Down


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Mas acho que uma franquia para não pagarem quebras bobas.
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Sera que não recai como perda total igual carro?

Bruno como funciona, tem limite pro valor da bike ?

Cobre "vc" tbem no seguro ? pq eu amorteci o impacto com o corpo, bike ficou inteira, eu não, e com pandemia e sus, fiz tudo particular, ai se o seguro cobrir a pessoa ia ser interessante.

Pra ter ideia, o acidente foi 14/02, dia 22/02 consegui encaixe pra cirurgia, dia 10/03 tirei tipóia e agora dia 16 já inicio da fisioterapia.

Pelo sus onde fiz o primeiro atendimento minha cirurgia teria sido apenas dia 08/03, isso se não fosse reagendada novamente devido a pandemia.

Seria até melhor que plano de saúde que não cobre 100% de tudo e ou, teria que pagar adicional para "melhorar" o material usado.  Sus seria aço, acredito que plano de saúde tbem estaria coberto aço, titanio acredito eu que teria que pagar a diferença.

Como tbem não acredito que o sus teria feito o reparo necessário se algo não ia ficar a desejar.
O meu cobre o valor máximo da NF da bike. Se for o caso de uma queda q danifique só o câmbio por exemplo, creio q vão pagar só ele. Agora, se danificar o quadro deve dar um PT e me dão o valor integral da bike.
Não, não cobre danos ao seu corpo, pra isso tem seguro de vida e plano de saúde.
https://www.strava.com/athletes/605290
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Sera que não recai como perda total igual carro?



Já pensei nisso caso o fabricante se recuse a vender um quadro.
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gm1987 Ver Drop Down


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Esse tópico virou discussão de fãnboy cannondale X pessoas sensatas.

Larguei. Brasileiro é um sujeito engraçado, advoga a favor de grandes empresas como se elas nunca tivessem erro algum.
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FelipeV Ver Drop Down
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Gaspar SC
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Sera que não recai como perda total igual carro?

Bruno como funciona, tem limite pro valor da bike ?

Cobre "vc" tbem no seguro ? pq eu amorteci o impacto com o corpo, bike ficou inteira, eu não, e com pandemia e sus, fiz tudo particular, ai se o seguro cobrir a pessoa ia ser interessante.

Pra ter ideia, o acidente foi 14/02, dia 22/02 consegui encaixe pra cirurgia, dia 10/03 tirei tipóia e agora dia 16 já inicio da fisioterapia.

Pelo sus onde fiz o primeiro atendimento minha cirurgia teria sido apenas dia 08/03, isso se não fosse reagendada novamente devido a pandemia.

Seria até melhor que plano de saúde que não cobre 100% de tudo e ou, teria que pagar adicional para "melhorar" o material usado.  Sus seria aço, acredito que plano de saúde tbem estaria coberto aço, titanio acredito eu que teria que pagar a diferença.

Como tbem não acredito que o sus teria feito o reparo necessário se algo não ia ficar a desejar.
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Fabio Ver Drop Down


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Mas pode cair em outro problema. Explico:

Independentemente de quem vai pagar a conta, você ou o seguro, se quebrar um câmbio, existe outro a venda. E por aí vai com todas as peças. E se quebrar o quadro? Onde se compra um novo? Ou teria que arcar com o preço de uma bike nova. Isso é estranho nas bikes, pois se um produto quebra uma peça, você compra essa peça e troca, mas a maioria dos fabricantes de bikes não vendem o quadro.
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Outra dúvida q me ocorreu agora. Ninguém tem seguro de bike? Os mesmos não cobririam? Vou dar uma olhada aqui na minha apólice.



Agora, vou enviar e-mail à corretora perguntando se nesses "danos de causa externa" se enquadram quedas e acidentes de trânsito, visto q as vezes transporto a minha no transbike.



Boa questão, pois a uns 3 anos atrás incluíram danos na minha apólice, mas é absurdamente superficial o contrato, não dizem praticamente nada sobre isso e também nunca vi ninguém comentando sobre isso.


Essa foi a resposta



Acho q estou coberto pela Wikipedia se minha bike explodir invés da gancheira LOL

https://www.strava.com/athletes/605290
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2021 as 11:27
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Judicialmente não ajudaria em nada.

Pq a "marca" vai ter todos os calculos e numeros dos projetos, vai ter estudo de falhas, vai ter numeros, fatos, provas concretas ao seu favor.

O cliente vai ter fotos da peça, sem contexto, nem sequer aqui no tópico uma foto da hora, um relato consistente do ocorrido, pensa, se o cara não soube responder num forum de internet, imagina qndo pessoal da marca começar a fazer pergunta.




Cara na boa, eu só perguntei se alguém sabia se os casos de quebra eram a maioria com o câmbio Sram NX, uma vez que li um técnico credenciado pela Cannondale escrever isso nos comentários de uma postagem do Instagram. Uma pergunta simples. Aí vc vem todo cheio de verdades, falando de sua infância, da sua super participação no CT Pica das Galáxias, seus comparativos automobilísticos. Eu apenas fiz uma simples pergunta. Eu desconheço as configurações atuais. A última bicicleta que comprei foi uma Scalpel Carbon 1 de 2013. Tenho 3 Scalpels (duas 26 que deixariam o PF de queixo caído), não estou desmerecendo a Cannondale. Apenas fiz uma pergunta simples. Parece até que vc é sócio da Dorel.


Essa seria a réplica o seu comentário.

A "marca" pq podemos colocar aqui qquer marca nesse topico o resultado é o mesmo.




O resto é uma sátira ao tópico.

Não estou defendendo a marca, e sim a lógica, inteligencia a razão.

Caracterizar como falha de projeto com boatos de 4 a 5 pessoas com milhares de bikes vendidas brasil e mundo a fora, sem nenhum outro caso além desses em nenhum lugar no mundo.

Agora pesquise sobre o barulho do canote e do vazamento da Lefty, vamos achar tópicos e noticias sobre a Lefty e diversos relatos de varios modelos de Canondale ao longo de anos com gente se batendo com esse ruido do canote.









Sr inteligente e lógico, o senhor não acha relevante um representante técnico autorizado da Cannondale afirmar, em um comentário, que esse problema se deve exclusivamente ao fato dos quadros estarem equipados com determinado modelo de câmbio? Por isso fiz uma simples pergunta. Já que o senhor se guia pela lógica e inteligência, se a afirmação do técnico autorizado for verídica, fica um caminho de quem teve prejuízo argumentar por que a empresa vendeu bicicletas com componentes que quebram os quadros. Claro que usando a inteligência e lógica essa linha seria melhor explorada. Só tentei ajudar quem teve prejuízo, uma vez que acho revelante um responsável técnico autorizado afirmar que o problema existe.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Outra dúvida q me ocorreu agora. Ninguém tem seguro de bike? Os mesmos não cobririam? Vou dar uma olhada aqui na minha apólice.



Agora, vou enviar e-mail à corretora perguntando se nesses "danos de causa externa" se enquadram quedas e acidentes de trânsito, visto q as vezes transporto a minha no transbike.


Existe dois tipos de seguro, os de roubo e furto e o de equipamentos, que cobre quebras sem ter que explicar.
Só tenho de roubo e furto, pra mim não compensa, pra minhas bikes quebrarem, eu tenho que ir pra uma UTI junto, então não tem sentido pra mim
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por BrunoRHCP BrunoRHCP escreveu:

Outra dúvida q me ocorreu agora. Ninguém tem seguro de bike? Os mesmos não cobririam? Vou dar uma olhada aqui na minha apólice.



Agora, vou enviar e-mail à corretora perguntando se nesses "danos de causa externa" se enquadram quedas e acidentes de trânsito, visto q as vezes transporto a minha no transbike.



Boa questão, pois a uns 3 anos atrás incluíram danos na minha apólice, mas é absurdamente superficial o contrato, não dizem praticamente nada sobre isso e também nunca vi ninguém comentando sobre isso.
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2021 as 09:59
Outra dúvida q me ocorreu agora. Ninguém tem seguro de bike? Os mesmos não cobririam? Vou dar uma olhada aqui na minha apólice.



Agora, vou enviar e-mail à corretora perguntando se nesses "danos de causa externa" se enquadram quedas e acidentes de trânsito, visto q as vezes transporto a minha no transbike.
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FelipeV Ver Drop Down
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Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Judicialmente não ajudaria em nada.

Pq a "marca" vai ter todos os calculos e numeros dos projetos, vai ter estudo de falhas, vai ter numeros, fatos, provas concretas ao seu favor.

O cliente vai ter fotos da peça, sem contexto, nem sequer aqui no tópico uma foto da hora, um relato consistente do ocorrido, pensa, se o cara não soube responder num forum de internet, imagina qndo pessoal da marca começar a fazer pergunta.




Cara na boa, eu só perguntei se alguém sabia se os casos de quebra eram a maioria com o câmbio Sram NX, uma vez que li um técnico credenciado pela Cannondale escrever isso nos comentários de uma postagem do Instagram. Uma pergunta simples. Aí vc vem todo cheio de verdades, falando de sua infância, da sua super participação no CT Pica das Galáxias, seus comparativos automobilísticos. Eu apenas fiz uma simples pergunta. Eu desconheço as configurações atuais. A última bicicleta que comprei foi uma Scalpel Carbon 1 de 2013. Tenho 3 Scalpels (duas 26 que deixariam o PF de queixo caído), não estou desmerecendo a Cannondale. Apenas fiz uma pergunta simples. Parece até que vc é sócio da Dorel.


Essa seria a réplica o seu comentário.

A "marca" pq podemos colocar aqui qquer marca nesse topico o resultado é o mesmo.




O resto é uma sátira ao tópico.

Não estou defendendo a marca, e sim a lógica, inteligencia a razão.

Caracterizar como falha de projeto com boatos de 4 a 5 pessoas com milhares de bikes vendidas brasil e mundo a fora, sem nenhum outro caso além desses em nenhum lugar no mundo.

Agora pesquise sobre o barulho do canote e do vazamento da Lefty, vamos achar tópicos e noticias sobre a Lefty e diversos relatos de varios modelos de Canondale ao longo de anos com gente se batendo com esse ruido do canote.







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centauromtb Ver Drop Down


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Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Sim o SX/NX/GX tem uma folga  no cambio no parafuso que fixa o cambio a gancheira.

Não, não aperte bem firme, tipo, bateu no fim, 1/4 de volta e deu, se tem medo dele cair ou perder, pode usar trava rosca mais fraquinho, eu acho desnecessário.

ok, não vou nem apertar então, vi q apenas com o eixo no torque certo já fica bem firme. Aqui eu tenho um NX.

A minha tá do jeito q veio, nunca apertei esse parafuso da gancheira, 6000km.  Amanhã vou deixar na oficina pra dar uma geral q já estava marcada mas nem devo comentar sobre isso.

Descobri esse problema da quebra do quadro por acaso semana passada oq me deixou bem preocupado em ser mais uma vítima no futuro. 




Editado por centauromtb - 10 Mar 2021 as 16:52
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Judicialmente não ajudaria em nada.

Pq a "marca" vai ter todos os calculos e numeros dos projetos, vai ter estudo de falhas, vai ter numeros, fatos, provas concretas ao seu favor.

O cliente vai ter fotos da peça, sem contexto, nem sequer aqui no tópico uma foto da hora, um relato consistente do ocorrido, pensa, se o cara não soube responder num forum de internet, imagina qndo pessoal da marca começar a fazer pergunta.

Sei la, se eu tivesse nessa situação, to andando com minha FSI, e o quadro explode do nada, do nada não, da potencia incrivel da minha perna LOL a ponto de arrancar a parte que segura o eixo da bike, que segura a roda da bike, mas inexplicavelmete eu não cai, nem meu cambio sequer danificou com tamanho estrago, eu no meu orgulho de pernas de Avatar iria parar, pegar o celular e tirar foto do meu feito no local, ou pelo menos pegar o celular emprestado de algum colega.

Pq eu iria querer, provas do ocorrido, iria querer contextualizar tudo.

Igual a gente faz em acidente de transito, gente bate foto dos carros, placas, do local, vc registra fatos, provas pra ajudar na situação.

Agora vc, ex piloto de NFS (Forza para os jovens) bate de carro, depois bate foto do carro, sujo, enferrujado, dizendo que foi ET de Varginha dirigindo um Marea Turbo Amarelo, foto da esquerda  carro tem roda 16" foto da direita seu carro tem roda 17" com pneus careca, mas o carro é novo, na segunda vez que vc sai.

Ai entra no forum de opaleiro, bota culpa no marea, todo mundo se reune, sendo que maioria do pessoal falando mal de marea ainda era esperma na écpoca do marea e todo mundo se reune pela raiva do marea, mesmo sem lógica alguma.

E ai segue o topicoWacko



Cara na boa, eu só perguntei se alguém sabia se os casos de quebra eram a maioria com o câmbio Sram NX, uma vez que li um técnico credenciado pela Cannondale escrever isso nos comentários de uma postagem do Instagram. Uma pergunta simples. Aí vc vem todo cheio de verdades, falando de sua infância, da sua super participação no CT Pica das Galáxias, seus comparativos automobilísticos. Eu apenas fiz uma simples pergunta. Eu desconheço as configurações atuais. A última bicicleta que comprei foi uma Scalpel Carbon 1 de 2013. Tenho 3 Scalpels (duas 26 que deixariam o PF de queixo caído), não estou desmerecendo a Cannondale. Apenas fiz uma pergunta simples. Parece até que vc é sócio da Dorel.
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FelipeV Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Será que a culpa é dos mecânicos?  E se seguissem a risca o manual? 


Sim, mas não é o caso da FSI, aqui a Fiat trouxe um motor caro, complexo, pra competir com Monza/Santana, ai ficava complicado dizer que o carro deles usava oleo Sintetico que era raridade no final dos anos 90 e carissimo, tipo R$ 50 qndo o granel 20W/50 custava R$ 3 a 4 o litro, em 98 R$ 50 era dinheiro ainda gente, e foi o que ela fez, troca em KM alta e uso de oleo MINERAL "20W50" Pagar R$ 200 pra trocar oleo do carro, qndo carro custava uns 30.000 era complicado.

Quem teve Marea já viu esse manual com o pecado escrito.

Ai tipo, é problema de mecanico tbem, pq qquer mecanico com conhecimento, saberia que um motor 5 cilindro que gira a 7200rpm não iria usar oleo 20W50, muito menos trocar a cada 20.000.

E não podemos medir "folgas" do motor usado, se o cara já ta procurando retifica que vai medir, é pq ja deu merca, ninguem pega carro novo e pensa, meu, vou levar na retifica pra ver as folga do meus mancais Confused olha forum de opaleiros heim, aqui é bike, se não conhece mecanica de carro nem de bike, não adianta usar o google pra procurar cabelo em ovo.

Mas temos que conferir qntos Kg/f de pancada podemos aplicar na gancheira dela antes de arrancar pedaço do quadro Wink
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FelipeV Ver Drop Down
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Sim o SX/NX/GX tem uma folga  no cambio no parafuso que fixa o cambio a gancheira.

Não, não aperte bem firme, tipo, bateu no fim, 1/4 de volta e deu, se tem medo dele cair ou perder, pode usar trava rosca mais fraquinho, eu acho desnecessário.
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centauromtb Ver Drop Down


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Tb tenho uma FSI

Aqui ainda não quebrou aqui mas aproveitei q tirei a roda hoje e fui olhar o sistema.

É normal ter uma folga no câmbio e a gancheira? Eu movo o câmbio com a mão e percebo esse leve jogo. E qual o aperto desse parafuso da gancheira? Aperto bem firme?
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Fabio Ver Drop Down


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Será que a culpa é dos mecânicos?  E se seguissem a risca o manual?


https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2018/01/19/bomba-para-alguns-fiat-marea-vale-ate-tatuagem-na-pele-para-outros.htm

 

O passado condena o Marea já no manual do proprietário. Para muitos, um dos grandes pecados da linha é culpa da Fiat brasileira, mas a necessidade do modelo relevou peculiaridades do nosso mercado. A principal crítica diz respeito à troca de óleo, recomendada a cada 20.000 km e consumo mínimo de 350 ml do lubrificante a cada 1.000 km. Era o mesmo padrão dos Marea europeus, mas a gasolina brasileira tem adição de etanol (22% na época), demandando ajustes que não eram feitos. Muitos modelos tiveram o motor fundido por formação e acúmulo de borra....






https://www.oficinabrasil.com.br/noticia/avaliacao-do-reparador/fiat-marea-exige-que-manutencao-preventiva-seja-aplicada-a-risca

 

Segundo o manual de reparação da Fiat, o prazo de troca do óleo de motor e filtro é 20.000 km. Ao considerar as condições do combustível brasileiro, temperatura ambiente (elevada em comparação a européia, trânsito intenso nos grandes centros), entre outros fatores variáveis, é provável que a borra de óleo surja com certeza se respeitado este prazo. Isso foi confirmado em outros modelos que já passaram pela oficina dos nossos conselheiros. Oriente o seu cliente a trocar preventivamente o óleo e filtro aos 5.000km, a fim de garantir vida longa ao motor 5 cilindros.





https://www.oficinabrasil.com.br/noticia/duelo-de-forcas/volkswagen-e-fiat-sempre-disputaram-pelo-topo-do-mercado-mas-quem-fez-o-melhor-motor

 

DEFEITOS RECORRENTES

Jeferson comentou que costuma reparar vários modelos EA111 já com baixa quilometragem e, em grande parte dos casos, o motor apresenta deficiência na lubrificação dos mancais do virabrequim (FOTO 5) e dos colos de comando de válvulas. “Pego vários casos de motores apresentando barulhos internos. Quando vamos conferir o motivo da falha, notamos que há um erro na usinagem destes na fábrica, apresentando folgas nos mancais e cabeçote acima do normal. O especificado é cerca de 0,05mm para estes, mas já cheguei a encontrar motores com folgas de 0,12mm. Isso causa alto ruído interno e queda repentina na pressão do óleo, causando assim a famosa batida de tuchos. Dessa forma, após nossa retífica, deixamos a folga entre 0,04mm e 0,05mm e o problema acaba”.

 


http://saviomachado.blogspot.com/2018/12/a-borra-de-ferrugem-nos-motores.html


 

 



Editado por Fabio - 10 Mar 2021 as 15:37
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Judicialmente não ajudaria em nada.

Pq a "marca" vai ter todos os calculos e numeros dos projetos, vai ter estudo de falhas, vai ter numeros, fatos, provas concretas ao seu favor.

O cliente vai ter fotos da peça, sem contexto, nem sequer aqui no tópico uma foto da hora, um relato consistente do ocorrido, pensa, se o cara não soube responder num forum de internet, imagina qndo pessoal da marca começar a fazer pergunta.

Sei la, se eu tivesse nessa situação, to andando com minha FSI, e o quadro explode do nada, do nada não, da potencia incrivel da minha perna LOL a ponto de arrancar a parte que segura o eixo da bike, que segura a roda da bike, mas inexplicavelmete eu não cai, nem meu cambio sequer danificou com tamanho estrago, eu no meu orgulho de pernas de Avatar iria parar, pegar o celular e tirar foto do meu feito no local, ou pelo menos pegar o celular emprestado de algum colega.

Pq eu iria querer, provas do ocorrido, iria querer contextualizar tudo.

Igual a gente faz em acidente de transito, gente bate foto dos carros, placas, do local, vc registra fatos, provas pra ajudar na situação.

Agora vc, ex piloto de NFS (Forza para os jovens) bate de carro, depois bate foto do carro, sujo, enferrujado, dizendo que foi ET de Varginha dirigindo um Marea Turbo Amarelo, foto da esquerda  carro tem roda 16" foto da direita seu carro tem roda 17" com pneus careca, mas o carro é novo, na segunda vez que vc sai.

Ai entra no forum de opaleiro, bota culpa no marea, todo mundo se reune, sendo que maioria do pessoal falando mal de marea ainda era esperma na écpoca do marea e todo mundo se reune pela raiva do marea, mesmo sem lógica alguma.

E ai segue o topicoWacko
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são paulo
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Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Alguém sabe informar se a maioria dos casos de quebra eram em bicicletas com câmbio Sram NX?
Lêem os comentários de um lojista da marca no link abaixo?

https://www.instagram.com/p/CMBEfSNAqeB/?igshid=18jugudq9tb6
Achei o comentário do lojista da marca um pouco curioso (sendo educado).


NX ou o que for não muda, é batida, se notar, bateu, quebrou o furo do parafusinho, algo girou e marcou o seatstay, que pela posição diria que foi o cambio, na parte onde liga o conduite com a polia.

Podemos dizer, relmente, a gancheira deveria ter quebrado ou sera que não ?

Na mecanica de carros temos os prisioneiros, parafusos que são fixados no bloco do motor por exemplo e tem a ponta de rosca exposta para a porca, comum no coletor de escape, la no passado tinha gente que reclamava que o prisioneiro do Vectra 2.2 16V era ruim pq toda vez que tirava o coletor de escape arrancava o prisioneiro, mas na verdade era processo do meXanico, usando parafusadeira pneumatica.

Lembra da brincadeira de escola ? truque de quebra a regua com uma folha de papel ?, quebrar o lapiz passando por eles entre os dedos ou o clip da tampa das canetas bic ?

Todos eles se funcionam com pancada forte e rápida, o prisioneiro da pneumatica, sofre uma pancada brusca e forte, qndo na chave o torque seria aplicado graduamente.

A regua se bater devagar o papel levanta ou rasga, o lapiz quebra o dedo, o tampinha da bic entorta.

Depilação, se puxar a cera devagar não sai os pelos LOL

Nem sempre o fusivel queima e seu eletronico estraga, nem sempre o disjuntor desarma, mesmo tudo estando certo, pq simplesmente o que era esperado não aconteceu.

Importante é analisar os fatos, numeros, até agora todo ele só apresentou boatos e especulações.

Eu tenho uma FSI, minha esta inteira, estive em um CT, pratiquei saltos, cai diversas vezes, na ultima pulando um gap fiz tudo errado, cai feio, espatifei clavicula, costela, nem meu canote de carbono china danificou, minha FSI esta inteira.

É a melhor mtb que tive, o GHD tbem caiu feio, tem no topico dele, não lembro, mas a FSI dele ta inteira tbem.

Meu suporte com Canondale e Caloi sempre foi bom, mas sempre fui antendido pelo LOJISTA, eles sempre fizeram o intermédio e tudo deu certo. Mas talvez pq sou sensato e nunca esperei nada alem do que era esperado.

Aposto que o cara la do instagram levou pra arrumar não foi bater na porta da caloi querendo garantia, ele bateu, quebrou e pagou pra arrumar.

Eu não fui processar o dono do CT pq ele não oferecia segurança necessária pra eu cair LOL


No caso, juridicamente, pode ajudar. Repare nos comentários que um dono de loja representante da marca em questão, e até um pouco tempo atrás (não posso afirmar se ainda é) era uma das referências da marca para assistência técnica, argumenta que as quebras (em plural, logo presume-se que foram mais de uma)foram em virtude de estarem equipadas com o câmbio NX. Então se um representante da marca escreve que muitos casos ocorreram por causa do componente em questão e a marca não fez nada a respeito (não posso afirmar se fez ou não), pode ser mais um argumento em uma eventual demanda jurídica.


Editado por zoda - 10 Mar 2021 as 13:28
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Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Alguém sabe informar se a maioria dos casos de quebra eram em bicicletas com câmbio Sram NX?
Lêem os comentários de um lojista da marca no link abaixo?

https://www.instagram.com/p/CMBEfSNAqeB/?igshid=18jugudq9tb6
Achei o comentário do lojista da marca um pouco curioso (sendo educado).


NX ou o que for não muda, é batida, se notar, bateu, quebrou o furo do parafusinho, algo girou e marcou o seatstay, que pela posição diria que foi o cambio, na parte onde liga o conduite com a polia.

Podemos dizer, relmente, a gancheira deveria ter quebrado ou sera que não ?

Na mecanica de carros temos os prisioneiros, parafusos que são fixados no bloco do motor por exemplo e tem a ponta de rosca exposta para a porca, comum no coletor de escape, la no passado tinha gente que reclamava que o prisioneiro do Vectra 2.2 16V era ruim pq toda vez que tirava o coletor de escape arrancava o prisioneiro, mas na verdade era processo do meXanico, usando parafusadeira pneumatica.

Lembra da brincadeira de escola ? truque de quebra a regua com uma folha de papel ?, quebrar o lapiz passando por eles entre os dedos ou o clip da tampa das canetas bic ?

Todos eles se funcionam com pancada forte e rápida, o prisioneiro da pneumatica, sofre uma pancada brusca e forte, qndo na chave o torque seria aplicado graduamente.

A regua se bater devagar o papel levanta ou rasga, o lapiz quebra o dedo, o tampinha da bic entorta.

Depilação, se puxar a cera devagar não sai os pelos LOL

Nem sempre o fusivel queima e seu eletronico estraga, nem sempre o disjuntor desarma, mesmo tudo estando certo, pq simplesmente o que era esperado não aconteceu.

Importante é analisar os fatos, numeros, até agora todo ele só apresentou boatos e especulações.

Eu tenho uma FSI, minha esta inteira, estive em um CT, pratiquei saltos, cai diversas vezes, na ultima pulando um gap fiz tudo errado, cai feio, espatifei clavicula, costela, nem meu canote de carbono china danificou, minha FSI esta inteira.

É a melhor mtb que tive, o GHD tbem caiu feio, tem no topico dele, não lembro, mas a FSI dele ta inteira tbem.

Meu suporte com Canondale e Caloi sempre foi bom, mas sempre fui antendido pelo LOJISTA, eles sempre fizeram o intermédio e tudo deu certo. Mas talvez pq sou sensato e nunca esperei nada alem do que era esperado.

Aposto que o cara la do instagram levou pra arrumar não foi bater na porta da caloi querendo garantia, ele bateu, quebrou e pagou pra arrumar.

Eu não fui processar o dono do CT pq ele não oferecia segurança necessária pra eu cair LOL
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são paulo
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Alguém sabe informar se a maioria dos casos de quebra eram em bicicletas com câmbio Sram NX?
Lêem os comentários de um lojista da marca no link abaixo?

https://www.instagram.com/p/CMBEfSNAqeB/?igshid=18jugudq9tb6
Achei o comentário do lojista da marca um pouco curioso (sendo educado).

Editado por zoda - 10 Mar 2021 as 11:27
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/13471-como-dimensionar-fusiveis-art1572


Tipo Tiozão sabe tudo heim!

Bora lá marretar a bike de alumínio e curtir um MTB de verdade (será pedal de asfalto?). Pescar ajuda desestressar! Dizer que nada presta é fácil, ponderar não.

Tenho vários amigos rodando de Lefty, de FSi e com outras Cannondales, assim como Fujis, Specializeds, Treks, Bottechias e tantas outras. 

O que me causa espanto são cinco casos por aqui e nenhum relato no resto dos fóruns mundo afora. Talvez por possuirmos muitos meXânicos e donos espertos e destrambelhados! Combinação explosiva como no citado caso do Fiat Marea!

Ótima noite a todos!





Impressionante como vestem a carapuça quando falo MTB de verdade. Relax, você mesmo já me pediu dicas de MTB de verdade aqui no fórum. Esqueceu?


Passa o Strava. Tô Curioso!




Quanto fetiche. Tenho medo que você tenha um desejo sexual por mim. Preciso viver no anonimato.

Mas se quiser algumas fotos de rolês, tem na busca. Dá para ter uma bela ideia, menos do meu porte físico. Aí a imaginação é o limite.

Editado por Fabio - 10 Mar 2021 as 02:07
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Concordo. Até porque mesmo que não quebre, você vai querer se atualizar. Mas os casos são de bikes recentes e não de 5 anos. E bikes caras. Não foi comigo, mas é para ficar puto da vida. Procede aí e vai ver minhas tretas com a Specialized. Uma por quebra de freehub com 1 mês de uso numa prova e outras 2 por especificação de componentes errados induzindo ao erro. Resolveram as 3. Mas a 1ª porque o loJista foi muito bom e as 2 últimas porque eu enchi muito o saco.
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

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Tipo Tiozão sabe tudo heim!

Bora lá marretar a bike de alumínio e curtir um MTB de verdade (será pedal de asfalto?). Pescar ajuda desestressar! Dizer que nada presta é fácil, ponderar não.

Tenho vários amigos rodando de Lefty, de FSi e com outras Cannondales, assim como Fujis, Specializeds, Treks, Bottechias e tantas outras. 

O que me causa espanto são cinco casos por aqui e nenhum relato no resto dos fóruns mundo afora. Talvez por possuirmos muitos meXânicos e donos espertos e destrambelhados! Combinação explosiva como no citado caso do Fiat Marea!

Ótima noite a todos!





Impressionante como vestem a carapuça quando falo MTB de verdade. Relax, você mesmo já me pediu dicas de MTB de verdade aqui no fórum. Esqueceu?

Já pedi, aprendi bastante (é o intuito do fórum) e não sei tudo (longe disso)! Sei que tudo tem 2 lados e que nem sempre o que aparenta é!

Passa o Strava. Tô Curioso!


Editado por dimas2dimas - 10 Mar 2021 as 01:58
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Tipo Tiozão sabe tudo heim!

Bora lá marretar a bike de alumínio e curtir um MTB de verdade (será pedal de asfalto?). Pescar ajuda desestressar! Dizer que nada presta é fácil, ponderar não.

Tenho vários amigos rodando de Lefty, de FSi e com outras Cannondales, assim como Fujis, Specializeds, Treks, Bottechias e tantas outras. 

O que me causa espanto são cinco casos por aqui e nenhum relato no resto dos fóruns mundo afora. Talvez por possuirmos muitos meXânicos e donos espertos e destrambelhados! Combinação explosiva como no citado caso do Fiat Marea!

Ótima noite a todos!


Desculpa da Land Rover é o combustível brasileiro. Mas, para vender um carro no Brasil é preciso toda uma burocracia de validação aqui. Se vão vender aqui e o combustível tem problema, se preparem para isso, ninguém foi pego de surpresa. Coloquem 2 filtros em série.


Carro e bike são descartáveis, troque de 5 em 5 anos e aproveite-os sem problema. Felizmente o mundo é assim  e não andamos mais em Gary Fischers de Cromoly sem suspensão e com relação 3x5!

Quanta toxicidade!
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Editado por Fabio - 10 Mar 2021 as 01:54
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O que me causa espanto são cinco casos por aqui e nenhum relato no resto dos fóruns mundo afora. Talvez por possuirmos muitos meXânicos e donos espertos e destrambelhados! Combinação explosiva como no citado caso do Fiat Marea!

Ótima noite a todos!



Desculpa da Land Rover é o combustível brasileiro. Mas, para vender um carro no Brasil é preciso toda uma burocracia de validação aqui. Se vão vender aqui e o combustível tem problema, se preparem para isso, ninguém foi pego de surpresa. Coloquem 2 filtros em série.

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Tenho vários amigos rodando de Lefty, de FSi e com outras Cannondales, assim como Fujis, Specializeds, Treks, Bottechias e tantas outras. 

O que me causa espanto são cinco casos por aqui e nenhum relato no resto dos fóruns mundo afora. Talvez por possuirmos muitos meXânicos e donos espertos e destrambelhados! Combinação explosiva como no citado caso do Fiat Marea!

Ótima noite a todos!

PS. manda o Strava pra gente ver que você é raizão (eu sou pebão e não tenho vergonha de estar despreparado fisicamente, embora goste do meu bom equipamento, de mantê-lo em boas condições e devidamente ajustado. Sonho um dia andar junto com a galera raiz, mas vou de capacete, luva e roupa coladinha)! Ahhhh, vai dizer que raiz não usa Strava?


Editado por dimas2dimas - 10 Mar 2021 as 01:51
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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

[QUOTE=Fabio] https://www.google.com/search?q=cannondale+gancheira+quebrada+reclema+aqui&oq=cannondale+gancheira+quebrada+reclema+aqui&aqs=chrome..69i57.6230j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Uma das reapostas no Reclame é:

A gancheira removível desse quadro, foi projetada de forma que o eixo de fixação do cubo da roda traseira no quadro, rosqueie na gancheira removível, mantendo a gancheira presa no seu lugar quando a roda traseira está devidamente fixada ao quadro. O formato dessa gancheira e o formato do seu ponto de encaixe no quadro, fazem com que a gancheira fique firme em sua posição e suporte a pressão das molas do câmbio, que puxa a gancheira sempre para a frente, sem a necessidade de se utilizar qualquer outro elemento de fixação adicional.

Em uma condição norma de uso, a força normal gerada pelas molas do câmbio, faz com que o câmbio exerça pressão sobre a gancheira removível, no sentido em que as formas geométricas dos encaixes da gancheira removível se apoiem firmemente contra os seus pontos de encaixe no quadro.

Função do parafuso na montagem da gancheira removível com o quadro:
Sabendo que é o eixo de fixação da roda traseira, que mantem a gancheira removível presa contra o quadro da bicicleta. E que apoiada pela geometria dos seus pontos de contato, no sentido normal das forças geradas pelas molas do Câmbio traseiro. Concluímos que em uma condição normal de uso e manutenção da transmissão da bicicleta, enquanto a roda traseira estiver presa ao quadro, a gancheira removível permanecerá fixa na sua posição.
Porém, se não houvesse outro elemento de fixação, quando a roda traseira fosse desmontada do quadro, a gancheira removível ficaria solta e isso complicaria um procedimento de simples reparo de pneu furado.
Por isso, no projeto de montagem desse conjunto, foi adicionado um parafuso de 3mm de diâmetro, que tem a simples função de manter a gancheira removível montada na sua posição, quando a roda traseira é desmontada do quadro da bicicleta.

Em uma condição normal de uso e manutenção, como a gancheira se apoia sobre os encaixes entre ela e o quadro, suportando todos os esforços exercidos pelas molas do cambio, que puxam a gancheira para a frente, o esforço sobre esse parafuso de aço, que tem 3mm de diâmetro e 12 mm de comprimento, tende a zero.

Conclusão:

A deformação vista no parafuso de fixação da gancheira do câmbio traseiro e o sentido de ruptura do quadro, evidenciam que o conjunto de transmissão dessa bicicleta, foi submetido a um esforço anormal e em sentido contrário ao de uma condição normal de uso e manutenção.
Concluímos que a causa da quebra do quadro, foi por mal funcionamento do conjunto de transmissão e não falha de fabricação do quadro. Por isso não se enquadra em garantia.
Quando as avarias não são provenientes de defeitos de fabricação, todos os custos de mão-de-obra e aquisição de novas peças são de responsabilidade do proprietário da bicicleta.

Se voce verificar os casos a quebra do primeiro caso pcorreu após a substituição de uma gancjeira que entortou por uma nova em bike shop. Seria erro na montagem?

Outros relatam o cubo fora de posiçao...

Garantia e pra defeito de fabricação e ponto final. Se tem 5000 rodando e 5 problemas decorrente de mau uso, os 5 não invalidam os 5000!


5000 é puro chute seu
5 com defeito são os que tiveram coragem de confessar
Dos vendidos, muitos nem usam a bike
Outros tantos não fazem MTB de verdade
Cadê as quebras de gancheiras de outras marcas?
De resto, não se trata de pedir garantia por defeito de fabricação, mas sim erro de projeto.
Por fim, a gancheira é ou não fusível nessa bike? Afinal, fusível serve de elo fraco para situações de esforços ANORMAIS.


Imagina, meu pedivela quebra num salto e negam a garantia dizendo que ao tocar o solo eu estava com o pé direito fora do pedal pondo todo peso no pedivela esquerdo e isso é um esforço anormal. Nossa, nunca ninguém pensou que isso podia acontecer no MTB. Que coisa rara.

Lembrei quando meu Oakley descascou e eu liguei na garantia, não para pedir outro de graça, mas para me venderem a porra das lentes de substituição que não se acha em lugar nenhum, embora usem o argumento de lentes substituíveis como marketing. Pediram até NF para me venderem as lentes. Acham o que, que eu tinha um falso e ia querer por as lentes verdadeiras? Enfim, não tinham a lente e quando reclamei em outro setor me disseram: Por acaso o senhor usou o óculos no Sol? Não, usei na Lua, usei uma porra de óculos de Sol na Lua. Quer dizer que descascou porque usei no Sol. Foda

Aliás, para que Cannondale vende gancheira extra se o quadro vai pro espaço? Ou é para vasos em que alguém consiga a façanha de perdê-la? Bike de competição mesmo, alivia até o peso por não precisar levar gancheira reserva com as ferramentas. No lugar basta levar o telefone do seguro.

Fábricas, por favor me contratem. 30 dias e eu te dou um parecer onde sua bike peça.

Imagina o que vai ser com as novas bikes que foram projetadas no período da pandemia, menos testes ainda. Só bomba chegando.

Certeza que quem projeta não anda.

Como diria o ditado: Na prática a teotia é outra.

Quer mais prática do que alguém que realmente comprou a bike e teve problema? Isso é prática. Teoria é quem não tem a bike e diz que quem efetivamente tem que está errado. Igual professor que nunca teve um negócio próprio ensinando a como ter um negócio próprio.

Editado por Fabio - 10 Mar 2021 as 01:44
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