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Volta ao pedal - A ditadura do aro 29"

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raulino Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Acho que esse fórum deveria ser mais dividido. 

Seções para quem tem e anda de MTB e seções para quem tem MTB e anda apavora na pracinha (...)

Acho que já tem isso aí, nos fóruns abaixo



Senão o nome do site seria Forum MTB ou Fórum 29er e não Fórum Pedal...

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

(...) até já tenha essa seção abaixo para quem curte 26:



Bikes com mais 12 anos eu concordo totalmente que se enquadram neste fórum, independentemente do aro.
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Eu tenho uma Gary Fisher XT de alumínio que era a pica das galáxias em sua época. Segunda na hierarquia. Só perdia para Procaliber em carbono. Primeiro câmbio XT 8V e primeiro Shimano com cog 11. Pedal clip e caixa aheadset numa época que ninguém sabia o que era isso.

Mas o mundo mudou. Tenho carinho por ela. Ainda uso de vez em quando, mas não posso tampar o Sol com a peneira. Qualquer bike nacional com suspensão 100mm, freios a disco e Shimano 2x9 é melhor que ela.

É igual ter um avô de 80 anos que foi lutador top de vale tudo e dizer que ele ainda vence o lutador mediano de 20 anos de hoje em dia da academia da esquina.

Ter carinho e não querer gastar é uma coisa. Mas não precisa se enganar para isso.

essa bike nacional vai ter 4 kg a mais, e vai perder agilidade. Mas acho que vc já perdeu essa sensibilidade ao andar de 29, vc nem se importa com isso


Editado por pf23 - 16 Out 2020 as 08:01
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Antigamente existia aro 28, não deu certo na época... aro 27.5 ou 650b ou 26 x 1 1/2, que é a mesma coisa, existe desde a época que inventaram o pedivela. Pelos muitos e muitos anos de existência, acredito eu ser o melhor tamanho, considetando ciclismo num modo geral. Antigamente os aros eram largos, agora estão "descobrindo" novamente a vantagem dos aros largos, enfim, freio torpedo e bicicleta monareta já foram o sonho de consumo de algumas gerações passadas, hoje é o freio a disco, etc... o mundo da voltas... já li um livro dos anos 1900 sobre ciclismo e, muitas descobertas atuais já estavam escritas naquela época...outro exemplo são os pneus 700x25, anos atrás o que tinha era aro 27x1" que nada mais é que a "mesma coisa", então, acredito eu que é sim, imposição da indústria junto com a vontade do povo de estar sempre na moda.

escrever qualquer um escreve, o que vale é botar para funcionar. Esse é o problema da indústria. E sim, mudar tamanho de aro é tecnologia dominada pela indústria faz tempo


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achei q tinham desistido de argumentar, mas pelo jeito gostam de passar vergonha rs.

A indústria vai produzir o que as pessoas compram. O que as pessoas compram é o que elas acham melhor pra elas. 

As provas da UCI utilizam pistas técnicas que evoluiram muito a modalidade do XCO. Os atletas usam 29 por que são melhores em todas as situações hoje, ou pelo menos na maioria delas. No XCM então nem se fala. 

As pistas de DH são praticamente as mesmas de sempre, com uma ou outra alteração. Onde se andava a 10 anos de 26 por não ter outra opção, hoje se anda de 29 ou 29 na frente e 275 atrás (apelidadas de "mullet"). Assista um vídeo de provas de DH de 10 anos atrás e vai ver o sofrimento que era parar em cima de uma bike 26 curta em alta velocidade, nas mesmas pistas de hoje. Era ridículo ver os caras grandes tipo Steve Peat, Greg Minaaar sofrendo pra controlar as bicicletinhas. O Minaar foi um dos primeiros a consolidar as bikes 29 no DH, bem recentemente em meados de 2017. Antes disso Houveram outras tentativas sem sucesso de utilizar 29, numa época em que a prórpia indústria não acreditava nesse tamanho de roda pra DH, então não haviam rodas, pneus e suspensões de qualidade pra modalidade. Tentavam usar coisas adaptadas de outras modalidades, mas pra um esporte de alto nível competitivo, óbvio que não ia dar certo . Quando começaram a fabricar equipamentos apropriados, praticamente todas as marcas testaram as 29, algumas com bons resultados, outras não. Em 2019 a UCI liberou usar tamanhos de rodas diferentes, e aparentemente no DH as mullets são  o que tem dado melhor resultado hj.

 No Enduro, as pistas são as mais variadas possíveis e mesmo etapas clássicas q tem quase todo o ano, utilizam trilhas diferentes e as vezes até abrem outras trilhas para as provas. Essas trilhas quase sempre são naturais, e muitas vezes são centenárias, utilizadas no passado para as pessoas e animais se deslocarem nas comunidades mais isoladas. (imagino que a UCI já agia a 500 anos atrás convencendo os camponeses a fazerem as trilhas vantajosas pra 29)

Hoje nas modalidades do MOUNTAIN BIKE, as bikes que ganham , de acordo com minhas estimativas pelo que ACOMPANHO nas provas:

XC 100% bikes 29
Enduro 80% bikes 29, 20% bikes "mullet" com 29 na frente e 27 atrás. quse não se vê  27.5 mais.
DH acho que uns 20% 27.5", 50% "mullet", 30% 29"

Agora mesmo tá passando a etapa da copa do mundo de DH em Maribor, e confirma oq falei acima.


Agora vem pessoas q tem bicicletas de 12 anos atrás, que nem praticam nenhum das modalidades do MTB, muito menos acompanham as provas, querer "opinar sobre a conspiração da indústria com a UCI"


ah vá dormir, sua opinião vale tanto quanto bosta.



Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 10:01
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ClapClapClap
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Igual outro cidadão em outro tópico sobre Gravel que criei um tempo atrás, falando que:

"GRAVEL é a bike perfeita para o Rio de Janeiro, pois nas trilhas que tem na cidade não precisa nem de suspensão". Falou também que ia tirar a suspensão da muntain bike dele e colocar um garfo rígido.

Temos muitos KM de singletrack de diversos níveis, tem pistas de DH no meio da cidade. O cara não conhecia NENHUMA trilha da cidade mas formou essa opinião, sei lá como. Ele só andava no asfalto dentro do RJ e pra praticar o tal do "gravel" em estradas de chão (que é o propósito desse tipo de bicicleta) tinha que se deslocar 100km pra alguma cidade do interior.

Meu ponto era justamente o oposto do dele, de que esse tipo de bike não faria sentido por que não tem onde andar na cidade do RJ, ao menos que queira andar nas ruas de asfalto ruim com um pouco mais de conforto. Foi exatamente o motivo pelo qual vendi a minha.


Ou seja, outro exemplo de opinião que vale bosta, pessoas q não conhecem e não entendem dando opinião furada.

edit: achei o post



Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 10:21
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

achei q tinham desistido de argumentar, mas pelo jeito gostam de passar vergonha rs.

A indústria vai produzir o que as pessoas compram. O que as pessoas compram é o que elas acham melhor pra elas. 

As provas da UCI utilizam pistas técnicas que evoluiram muito a modalidade do XCO. Os atletas usam 29 por que são melhores em todas as situações hoje, ou pelo menos na maioria delas. No XCM então nem se fala. 

As pistas de DH são praticamente as mesmas de sempre, com uma ou outra alteração. Onde se andava a 10 anos de 26 por não ter outra opção, hoje se anda de 29 ou 29 na frente e 275 atrás (apelidadas de "mullet"). Assista um vídeo de provas de DH de 10 anos atrás e vai ver o sofrimento que era parar em cima de uma bike 26 curta em alta velocidade, nas mesmas pistas de hoje. Era ridículo ver os caras grandes tipo Steve Peat, Greg Minaaar sofrendo pra controlar as bicicletinhas. O Minaar foi um dos primeiros a consolidar as bikes 29 no DH, bem recentemente em meados de 2017. Antes disso Houveram outras tentativas sem sucesso de utilizar 29, numa época em que a prórpia indústria não acreditava nesse tamanho de roda pra DH, então não haviam rodas, pneus e suspensões de qualidade pra modalidade. Tentavam usar coisas adaptadas de outras modalidades, mas pra um esporte de alto nível competitivo, óbvio que não ia dar certo . Quando começaram a fabricar equipamentos apropriados, praticamente todas as marcas testaram as 29, algumas com bons resultados, outras não. Em 2019 a UCI liberou usar tamanhos de rodas diferentes, e aparentemente no DH as mullets são  o que tem dado melhor resultado hj.

 No Enduro, as pistas são as mais variadas possíveis e mesmo etapas clássicas q tem quase todo o ano, utilizam trilhas diferentes e as vezes até abrem outras trilhas para as provas. Essas trilhas quase sempre são naturais, e muitas vezes são centenárias, utilizadas no passado para as pessoas e animais se deslocarem nas comunidades mais isoladas. (imagino que a UCI já agia a 500 anos atrás convencendo os camponeses a fazerem as trilhas vantajosas pra 29)

Hoje nas modalidades do MOUNTAIN BIKE, as bikes que ganham , de acordo com minhas estimativas pelo que ACOMPANHO nas provas:

XC 100% bikes 29
Enduro 80% bikes 29, 20% bikes "mullet" com 29 na frente e 27 atrás. quse não se vê  27.5 mais.
DH acho que uns 20% 27.5", 50% "mullet", 30% 29"

Agora mesmo tá passando a etapa da copa do mundo de DH em Maribor, e confirma oq falei acima.


Agora vem pessoas q tem bicicletas de 12 anos atrás, que nem praticam nenhum das modalidades do MTB, muito menos acompanham as provas, querer "opinar sobre a conspiração da indústria com a UCI"


ah vá dormir, sua opinião vale tanto quanto bosta.


eu só opino sobre XC. DH e enduro eu nem sei o que passa. Em XC aro 29 existe há uns 30 anos, aposta do gary fischer

pistas de XC da UCI são otimizadas para aro 29, pode pegar o manual de trilha deles, todas as boas práticas, coisa e tal

aí 29 vira padrão da indústria, obviamente
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 10:53
sim. tanto as pistas quanto as estradas de chão e asfalto do mundo inteiro foram feitas pela UCI pensando nas 29. Por isso elas ganham 100% das provas de XCM atuais também.

sua opinião = bosta 

Na verdade acho que sua opinião tá bem abaixo da bosta, que em muitas situações ainda se aproveita como adubo. 


Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 10:54
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fiquei curioso nesses "manuais da UCI" sobre construção de pistas. Posta aí, gostaria muito de ler onde está escrito essas " boas práticas" que citou.
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A questao MAIOR é... sem regras, sem o "capitalismo" sem as inovacoes... sem uma "UCI" aprovando ou nao certas coisas, a EVOLUCAO e constante, necessitamos disto!!!

Vai me dizer que ate hoje deveria ser 26'' nas corridas da UCI e as 29'' passeios?
Deu certo, vamos agradecer a melhoria... E QUE MELHORIA!!! 

A shimano usando o sistema de cascata, trazendo coisas que antes so tinha no XTR, agora tem ate no Acera/Altus, vamos agradecer isto!!!

26'' e de crianca hoje, um adulto normal 1,70 em uma aro 26'' mais parece uma aro 24'' (pensando no XC), ele fica enorma para uma bike pequena, kkk

Dirtjump, DH, e tals... 26'' e o que tem pela questao de agilidade para giros e manobras tecnicas (O QUE NAO E IMPOSSIVEL NAS DE RODAS MAIORES, obvio!)

Sei la, acredito que precise de mais exemplos de quem realmente pedala naquele local para dizer o que vale ou o que nao vale...

Minha bike hoje e basica (alguns up's) (oggi 7,3 2020 + NX/SX/Deore 12v + pneus maxxis forekaster+rekonrace + discos xt rt800 (180/160) que em conjunto com o freio Deore, me segura suave (90kg) com um banco pequeno e guidao 780mm - MESMO geral comendo o angulo da direcao ser de 71 graus, eu sou feliz (nao sou atleta) mas adoro estudar melhores formas de passar obstaculos e rockgardens, bem como subir... sei la... 

Adoro fazer as provas de XCM assim como treino as vezes na pista de XCO que temos aqui, e digo... NAO TEM COMO UMA 26'' ANDAR JUNTO DE UMA 29 NO XCM, NEM IR NA RODA NA PISTA DE XCO (ainda mais pensando que maioria de 26'' tem 3 coroas no pdv)

FICOU baguncado, mas sei la... 
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

 No Enduro, as pistas são as mais variadas possíveis e mesmo etapas clássicas q tem quase todo o ano, utilizam trilhas diferentes e as vezes até abrem outras trilhas para as provas. Essas trilhas quase sempre são naturais, e muitas vezes são centenárias, utilizadas no passado para as pessoas e animais se deslocarem nas comunidades mais isoladas. (imagino que a UCI já agia a 500 anos atrás convencendo os camponeses a fazerem as trilhas vantajosas pra 29)



Lembrando que a UCI só se envolveu como o mundial de enduro em 2019 ou 2020. Antes eles não apitavam lá.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:


escrever qualquer um escreve, o que vale é botar para funcionar. 



Eu que o diga vendo suas postagens e zero fotos de rolês.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por pf23 pf23 escreveu:


escrever qualquer um escreve, o que vale é botar para funcionar. 




Eu que o diga vendo suas postagens e zero fotos de rolês.


A última vez que alguém falou isso aqui no fórum, lembro de você mandar um fotobook.🤣🤣🤣🤣
Realmente, muita gente fala pra caramba um monte de coisa técnica, de geometria, bike ruim e nada de pedal.alguns nem bike deve ter e se tem não pedala, tá aqui o tempo todo.

Editado por Hugobh77 - 16 Out 2020 as 11:53
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Gustavoct Ver Drop Down
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Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

A questao MAIOR é... sem regras, sem o "capitalismo" sem as inovacoes... sem uma "UCI" aprovando ou nao certas coisas, a EVOLUCAO e constante, necessitamos disto!!!

Vai me dizer que ate hoje deveria ser 26'' nas corridas da UCI e as 29'' passeios?
Deu certo, vamos agradecer a melhoria... E QUE MELHORIA!!! 

A shimano usando o sistema de cascata, trazendo coisas que antes so tinha no XTR, agora tem ate no Acera/Altus, vamos agradecer isto!!!

26'' e de crianca hoje, um adulto normal 1,70 em uma aro 26'' mais parece uma aro 24'' (pensando no XC), ele fica enorma para uma bike pequena, kkk

Dirtjump, DH, e tals... 26'' e o que tem pela questao de agilidade para giros e manobras tecnicas (O QUE NAO E IMPOSSIVEL NAS DE RODAS MAIORES, obvio!)

Sei la, acredito que precise de mais exemplos de quem realmente pedala naquele local para dizer o que vale ou o que nao vale...

Minha bike hoje e basica (alguns up's) (oggi 7,3 2020 + NX/SX/Deore 12v + pneus maxxis forekaster+rekonrace + discos xt rt800 (180/160) que em conjunto com o freio Deore, me segura suave (90kg) com um banco pequeno e guidao 780mm - MESMO geral comendo o angulo da direcao ser de 71 graus, eu sou feliz (nao sou atleta) mas adoro estudar melhores formas de passar obstaculos e rockgardens, bem como subir... sei la... 

Adoro fazer as provas de XCM assim como treino as vezes na pista de XCO que temos aqui, e digo... NAO TEM COMO UMA 26'' ANDAR JUNTO DE UMA 29 NO XCM, NEM IR NA RODA NA PISTA DE XCO (ainda mais pensando que maioria de 26'' tem 3 coroas no pdv)

FICOU baguncado, mas sei la... 

Tem um video bacana mostrando o Samuca competindo com uma 26 top dos anos 90.


A bike ajuda muito, mas o que manda mesmo é a perna !!! 

Att.
Gustavo
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Igual outro cidadão em outro tópico sobre Gravel que criei um tempo atrás, falando que:

"GRAVEL é a bike perfeita para o Rio de Janeiro, pois nas trilhas que tem na cidade não precisa nem de suspensão". Falou também que ia tirar a suspensão da muntain bike dele e colocar um garfo rígido.

Temos muitos KM de singletrack de diversos níveis, tem pistas de DH no meio da cidade. O cara não conhecia NENHUMA trilha da cidade mas formou essa opinião, sei lá como. Ele só andava no asfalto dentro do RJ e pra praticar o tal do "gravel" em estradas de chão (que é o propósito desse tipo de bicicleta) tinha que se deslocar 100km pra alguma cidade do interior.

Meu ponto era justamente o oposto do dele, de que esse tipo de bike não faria sentido por que não tem onde andar na cidade do RJ, ao menos que queira andar nas ruas de asfalto ruim com um pouco mais de conforto. Foi exatamente o motivo pelo qual vendi a minha.


Ou seja, outro exemplo de opinião que vale bosta, pessoas q não conhecem e não entendem dando opinião furada.

edit: achei o post






Esse tópico foi um dos que me animaram a montar uma "Gravel", hoje não passa de uma híbrida com flat bar. Tive que ter pra crer que não serve pra "tudo" como falam por aí. Não que seja ruim ter uma,mas não passa de uma bike híbrida com vocação estradeira.
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É divertido, mas não agrega absolutamente nada o que o pulador de meio FILLLLL coloca, explica ou rebate.

Para o que ele deve fazer com a bike, um quadro de 200 reais da WYN/CLD e afins do mercado livre tá ótimo, só faltou colocar um banco de XR pra dar grau de havaianas....kkk e pular meio Fill....

O cara não assume a cagada, o quadro com certeza estava pequeno pra ele, olha o tamanho do canote, provavelmente tinha muito pouco inserido, e ele coloca a culpa no antigo dono, típico caso de cabaço teimoso.

Cara pode rodar de pneu slick, freio v-brake etc... Não tem problema, na verdade ninguém liga se você está de aro 26", velocípede ou 29", além de você mesmo.

Mas onde eu faço trilhas, bike assim, HT freios v-brake, com pneu biscoitinho 1.95 em alguns roles até vai, com bastante técnica, até vai, mas com um risco de acidente e quebra da bike absurdos, outros o cara não faz nem com técnica... Limitação do equipamento.

No mais quando o cara usa pneu slick, garfo rígido, já nem considero como MTB, porque no máximo o cara pega estradinha etc... Então nem entra em discussão.

O chato é o saudosismo e a falta de informação técnica, que na maioria dos casos é o ponto chave do ufanismo que vemos aqui.

scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
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Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:


A última vez que alguém falou isso aqui no fórum, lembro de você mandar um fotobook.🤣🤣🤣🤣
Realmente, muita gente fala pra caramba um monte de coisa técnica, de geometria, bike ruim e nada de pedal.alguns nem bike deve ter e se tem não pedala, tá aqui o tempo todo.


Perfeito!
Leio muita coisa aqui e imediatamente uma coisa me vem a cabeça: tem muitos aqui que "népussiver" que pedalam.

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Specialized Sl7 Tarmac Expert

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Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Minha bike hoje e basica (alguns up's) (oggi 7,3 2020 + NX/SX/Deore 12v + pneus maxxis forekaster+rekonrace + discos xt rt800 (180/160) que em conjunto com o freio Deore, me segura suave (90kg) com um banco pequeno e guidao 780mm - MESMO geral comendo o angulo da direcao ser de 71 graus, eu sou feliz (nao sou atleta) mas adoro estudar melhores formas de passar obstaculos e rockgardens, bem como subir... sei la... 



um jeito de deixar sua bike mais "moderna" seria colocar uma angleset de 2 graus, caindo pra 69. E como a frente vai baixar, daria até pra colocar um garfo 120 tornando ela com cerca de 68.5 de HA.

A Works Components tem bastante modelos pra diversos quadros. Eu tenho uma caixa dessas de 2 graus numa bike 2012 (XC Full ARO 29) junto com uma suspensão 120mm e a geometria ficou fantástica, muito próximo das bikes XC atuais. 
O único problema é o custo dela, que vem da Inglaterra  e é cotada em libras. A minha comprei faz tempo, não foi tão cara, mas última vez q consultei pra chegar aqui saía em torno de 500 reais convertendo, fora as possíveis taxas. 

Geometria oficial vs geometria modificada com a caixa 2° e susp 120





Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 12:55
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Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Tem um video bacana mostrando o Samuca competindo com uma 26 top dos anos 90.
A bike ajuda muito, mas o que manda mesmo é a perna !!! 

Eu tinha visto o video... e animal isso!!!
A perna dita muitaaaa coisa, FATO!!!

Mas a bike constroi caminhos melhores, rsrsrs
E um fato neste video mesmo o que disse, uma pessoa de estatura media (homem) olha a perna/joelho dele, repara ate onde ela vai, e muita coisa isso, que da para andar e praticar, sim, DA SIM!!!

MAS que ficou obsoleto, ficou... (na pegada de XCM - Sendo treinos ou competitivo...)

É um assunto bem complexo, ate polemico eu diria!!!

Bora beber

Beer
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E numa pista de DH com bike de 1994 e outra de 2021. Perna e técnica mandam?

Será que o melhor do mundo com uma bike 1994 venceria um bom amador com uma bike 2021?
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

um jeito de deixar sua bike mais "moderna" seria colocar uma angleset de 2 graus, caindo pra 69. E como a frente vai baixar, daria até pra colocar um garfo 120 tornando ela com cerca de 68.5 de HA.

Essa Rocky ai é uma de suas bikes??
Coisa linda, parabens, uma joia!!!

interessante essa "pecinha" para alterar o Angulo, nao sabia nao... Vou dar uma pesquisada, nao "tenho" interesse nisso agora, mas vale o conhecimento. 

Ate porque essa OGGI nao ira ficar muito mais comigo nao, rsrsrss (quem sabe vem uma coisa interessante por ai)

MAS vou pesquisar isto ai, interessante mesmo!!!
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E numa pista de DH com bike de 1994 e outra de 2021. Perna e técnica mandam?

Será que o melhor do mundo com uma bike 1994 venceria um bom amador com uma bike 2021?

BOA, rsrsrs

Ele iria apenas terminar a prova, vencer ou pegar um TOP ai e duro em, rsrsrs
SEM comparacoes, nao tem como!!!

Evolucao e isso ai... 

Cool
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E numa pista de DH com bike de 1994 e outra de 2021. Perna e técnica mandam?

Será que o melhor do mundo com uma bike 1994 venceria um bom amador com uma bike 2021?


Em 1994 a yetti já tinha fs e freio a disco se não me engano

Editado por hurry-gurits - 16 Out 2020 as 13:17
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E numa pista de DH com bike de 1994 e outra de 2021. Perna e técnica mandam?

Será que o melhor do mundo com uma bike 1994 venceria um bom amador com uma bike 2021?


Em 1994 a yetti já tinha fs e freio a disco se não me engano

Lembro de uma carenada que a UCI proibiu. Na época as pistas eram lisas. Só velocidade, mas sem trechos técnicos. 
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E numa pista de DH com bike de 1994 e outra de 2021. Perna e técnica mandam?

Será que o melhor do mundo com uma bike 1994 venceria um bom amador com uma bike 2021?

 isso me fez lembrar de um post recente no pinkbike comparando a bike 2007 (Kona Stab) do Connor Fearon com a atual Kona Operator 2020



Nos comentários tem bastante saudosismo, xororô e opiniões sem noção, pra quem curte rs.


Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 13:51
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Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

um jeito de deixar sua bike mais "moderna" seria colocar uma angleset de 2 graus, caindo pra 69. E como a frente vai baixar, daria até pra colocar um garfo 120 tornando ela com cerca de 68.5 de HA.

Essa Rocky ai é uma de suas bikes??
Coisa linda, parabens, uma joia!!!

interessante essa "pecinha" para alterar o Angulo, nao sabia nao... Vou dar uma pesquisada, nao "tenho" interesse nisso agora, mas vale o conhecimento. 

Ate porque essa OGGI nao ira ficar muito mais comigo nao, rsrsrss (quem sabe vem uma coisa interessante por ai)

MAS vou pesquisar isto ai, interessante mesmo!!!

É uma bike 2012, provavelmente projetada antes de 2011 e estava muito a frente do seu tempo: eixo 142x12, tapered, cabeamento interno. O garfo original desse modelo era uma Reba já com 120mm de curso e com U-Turn (ajuste de curso, de 80 a 120mm) e usava eixos de 20mm pois na época ainda não haviam eixos 15mm atuais. Foi a primeira versão da Element 29 e pra mim acertaram de cara. Tanto que a Rocky vendeu o mesmo quadro por vários anos seguidos. Enquanto isso, nessa época e até depois disso haviam muitas marcas patinando com suas 29 desengonçadas, com geometrias ruins. 

Com esse pequeno "ajuste" que fiz digamos que trouxe ela "pro futuro" e de fato é uma bike excelente pra encarar trilhas técnicas, usando dropper post, guidão largo e os pneus certos. Outro detalhe que ela é uma bike M, embora o tamanho recomendado pra mim na época q ela foi lançada fosse P, quando comprei eu já sabia dessa tendência de "esticamento" das bikes. Hoje tem bikes P (Small) com reach similar a bikes Large de antigamente. Essa bike por acaso usa um conceito muito interessante de altura do top tube, desde o tamanho Small até o tamanho XL a altura do top tube é a mesma (standover height), mais um fator que ajudou eu poder usar tranquliamente o tamanho M (acho q é 17" se nao me engano).


Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 13:52
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E numa pista de DH com bike de 1994 e outra de 2021. Perna e técnica mandam?

Será que o melhor do mundo com uma bike 1994 venceria um bom amador com uma bike 2021?


 isso me fez lembrar de um post recente no pinkbike comparando a bike 2009 do Connor Fearon com a atual



Nos comentários tem bastante saudosismo, xororô e opiniões sem noção, pra quem curte rs.


Todas as "viúvas de aro 26" que conheço, tem em comum uma grande restrição financeira para trocar de bike, aí quando sobra uma grana e compra uma 29", mesmo que seja uma GTS-M , começa a detonar os outros de aro 26".

O que está faltando pra esse povo é sair da toca nessa "fraudemia" e ir pedalar...
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Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Igual outro cidadão em outro tópico sobre Gravel que criei um tempo atrás, falando que:

"GRAVEL é a bike perfeita para o Rio de Janeiro, pois nas trilhas que tem na cidade não precisa nem de suspensão". Falou também que ia tirar a suspensão da muntain bike dele e colocar um garfo rígido.

Temos muitos KM de singletrack de diversos níveis, tem pistas de DH no meio da cidade. O cara não conhecia NENHUMA trilha da cidade mas formou essa opinião, sei lá como. Ele só andava no asfalto dentro do RJ e pra praticar o tal do "gravel" em estradas de chão (que é o propósito desse tipo de bicicleta) tinha que se deslocar 100km pra alguma cidade do interior.

Meu ponto era justamente o oposto do dele, de que esse tipo de bike não faria sentido por que não tem onde andar na cidade do RJ, ao menos que queira andar nas ruas de asfalto ruim com um pouco mais de conforto. Foi exatamente o motivo pelo qual vendi a minha.


Ou seja, outro exemplo de opinião que vale bosta, pessoas q não conhecem e não entendem dando opinião furada.

edit: achei o post






Esse tópico foi um dos que me animaram a montar uma "Gravel", hoje não passa de uma híbrida com flat bar. Tive que ter pra crer que não serve pra "tudo" como falam por aí. Não que seja ruim ter uma,mas não passa de uma bike híbrida com vocação estradeira.



Agora que vi. Não entro em tópicos de speed e também nenhum onde esteja escrito gravel no título.  Aliás, fica a dica para quem não faz MTB e fica dando pitaco. Agora que vi que foi o TheLittle que criou esse tópico. Jamais imaginaria ter sido você.Big smile
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

E numa pista de DH com bike de 1994 e outra de 2021. Perna e técnica mandam?

Será que o melhor do mundo com uma bike 1994 venceria um bom amador com uma bike 2021?


 isso me fez lembrar de um post recente no pinkbike comparando a bike 2009 do Connor Fearon com a atual



Nos comentários tem bastante saudosismo, xororô e opiniões sem noção, pra quem curte rs.


Todas as "viúvas de aro 26" que conheço, tem em comum uma grande restrição financeira para trocar de bike, aí quando sobra uma grana e compra uma 29", mesmo que seja uma GTS-M , começa a detonar os outros de aro 26".

O que está faltando pra esse povo é sair da toca nessa "fraudemia" e ir pedalar...


É que aí o sucesso sobe para cabeça. LOL


Até a manolada que apavora na pracinha pulando meio FIL e Havaiana já está se rendendo. Esses dias passei num local bem popular onde tinha uma bicicletaria e na fachada uma faixa onde dizia: Bike 29 10x R$ 99,90"


Editado por Fabio - 16 Out 2020 as 15:06
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Igual outro cidadão em outro tópico sobre Gravel que criei um tempo atrás, falando que:

"GRAVEL é a bike perfeita para o Rio de Janeiro, pois nas trilhas que tem na cidade não precisa nem de suspensão". Falou também que ia tirar a suspensão da muntain bike dele e colocar um garfo rígido.

Temos muitos KM de singletrack de diversos níveis, tem pistas de DH no meio da cidade. O cara não conhecia NENHUMA trilha da cidade mas formou essa opinião, sei lá como. Ele só andava no asfalto dentro do RJ e pra praticar o tal do "gravel" em estradas de chão (que é o propósito desse tipo de bicicleta) tinha que se deslocar 100km pra alguma cidade do interior.

Meu ponto era justamente o oposto do dele, de que esse tipo de bike não faria sentido por que não tem onde andar na cidade do RJ, ao menos que queira andar nas ruas de asfalto ruim com um pouco mais de conforto. Foi exatamente o motivo pelo qual vendi a minha.


Ou seja, outro exemplo de opinião que vale bosta, pessoas q não conhecem e não entendem dando opinião furada.

edit: achei o post






Esse tópico foi um dos que me animaram a montar uma "Gravel", hoje não passa de uma híbrida com flat bar. Tive que ter pra crer que não serve pra "tudo" como falam por aí. Não que seja ruim ter uma,mas não passa de uma bike híbrida com vocação estradeira.



Agora que vi. Não entro em tópicos de speed e também nenhum onde esteja escrito gravel no título.  Aliás, fica a dica para quem não faz MTB e fica dando pitaco. Agora que vi que foi o TheLittle que criou esse tópico. Jamais imaginaria ter sido você.Big smile

a história ta lá. tudo começou pq eu tinha um quadro Mosso 26 parado, vi q cabia roda 700x35, tinha rodas 29 paradas também e resolvi montar um frankstein, virou uma espécie de hibrida com flat bars e garfo de carbono (chinês). Gostei do resultado pros roles de ciclovia e asfalto que fazia eventualmente.. então resolvi comprar um guidão drop usado e umas manetes de freio e gambiarrei um shifter que tinha no meio do guidão. Ficou bacana pra  asfalto e até arrisquei uma das poucas estrada de chão q tem onde ando, até que foi legal a experiência.
Aí aquela história, como já tinha boa parte das peças e achei até bacana rodar com pneus 35mm, resolvi encomendar um quadro e fazer uma geometria que realmente achei correta  pra esse tipo de bike. E especialmente com espaçamento para pneus de tamanho decente, aliás, que coubesse qualquer pneu que eu quisesse colocar lá, pq ninguém merece rodar na terra com pneu 35mm. nessa empolgação acabei trocando quase todas as peças de novo, o que era aproveitamento de velharia virou um projeto de bike nova.

 Enfim as impressoes estão lá naquele tópico. Até que ficou um negócio bem divertido mas por falta de terreno apropriado pra andar (RJ Capital não tem praticamente estradas de chão), depois q passou a "lua de mel" vi que tinha mta peça boa parada numa bike que usava pouco, e das poucas vezes que usava era pra andar em asfalto (quem nem gosto muito) ou nas trilhas (apesar de desafiador, nem se compara com uma mtb de verdade, mesmo com pneus plus). Aí vendi o que não deu pra aproveitar, juntei o que servia, encomendei outro quadro e montei uma hardtail 29/275 plus. Essa sim me de dá muito mais alegria pro que gosto de fazer rs.

mas se um dia me mudar pra um local com terreno favorável, não descarto a possibilidade de montar uma bike dessas novamente, aliás até recomendo pra quem gosta de roles longos de estradão, desde que as estradas sejam muito boas e você esteja disposto a sofrer um pouco. A parte boa é que a bike rende bem por causa da aerodinâmica, mas a parte ruim é que  encarar estrada esburacada é um sofrimento. Trilhas então, nem cogite se não for com o chão totalmente liso.


Editado por TheLittle - 16 Out 2020 as 15:41
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Muita gente acha que tem ou pratica Mountain Bike, mas não sabem o que é o "Mountain"... no fim só andam de "Bike" kkkkkkkkkkk

*edit: e não tem problema nenhum em "só" andar de bike, antes que pareça arrogante. Foda é querer cagar regra e gozar com o pau dos outros... 


Editado por Fabriciogc - 16 Out 2020 as 15:37
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Originalmente postado por Fabriciogc Fabriciogc escreveu:

Muita gente acha que tem ou pratica Mountain Bike, mas não sabem o que é o "Mountain"... no fim só andam de "Bike" kkkkkkkkkkk

*edit: e não tem problema nenhum em "só" andar de bike, antes que pareça arrogante. Foda é querer cagar regra e gozar com o pau dos outros... 


Tipo umas pegadinhas no YouTube. Um cara todo que não sabe nem o que comeu, chega numa academia e começa a dizer que o bombado está fazendo os exercícios de forma errada e começa a criticar. LOLLOLLOLLOL

Aí o bombado começa a ficar irritado e diz: Mostra aí então como é que faz.

E o cara responde: Agora não senão você vai passar vergonha, etc. 
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Eu vejo muito aqui no forum que o pessoal compra a bike errada, o pessoal também não colabora, tem inumeras utilidades uma bike e também vejo muito o pessoal comparar uma categoria de bike diferente da outra. Acho que não existe comparação nestes termos. Gravel bike é pra comparar com outra gravel bike, não adianta falar que não é boa que nem uma speed e também não é boa que nem uma mountain bike, já que é uma GRAVEL BIKE. E pelo que vejo o pessoal escrever por aí, a indústria não faz marketing não, isso não existe, é o povo que escolhe o que compra, ninguém é manipulado....kkkkkkkkk
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E sobre o tópico num geral, todos tem um pouco de razão, ninguém ai sabe a verdade absoluta sobre o assunto... tem muita coisa por trás de qqer industria, do conercio, do dinheiro que rola dentro das entidades.
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Meu animal, que daora!!! A bike deve ser excelente como voce diz!!!
Pena nao ter saido denovo do Brasil, ainda tenho a minha Fusion (HT) e adoro ela!!!

Sobre a pegada da empresa em relacao a construcao, la para meados de 2012, pensando no desenvolvimento de projeto e produto, ate 3 anos antes, e interessante ver o quao a frente eles estavam!!!!

ANIMAL!!!

Agora que voce "modernizou" ao seu estilho, agora e so moer mais ainda ela!!!

PARABENS!!!



Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

É uma bike 2012, provavelmente projetada antes de 2011 e estava muito a frente do seu tempo: eixo 142x12, tapered, cabeamento interno. O garfo original desse modelo era uma Reba já com 120mm de curso e com U-Turn (ajuste de curso, de 80 a 120mm) e usava eixos de 20mm pois na época ainda não haviam eixos 15mm atuais. Foi a primeira versão da Element 29 e pra mim acertaram de cara. Tanto que a Rocky vendeu o mesmo quadro por vários anos seguidos. Enquanto isso, nessa época e até depois disso haviam muitas marcas patinando com suas 29 desengonçadas, com geometrias ruins. 

Com esse pequeno "ajuste" que fiz digamos que trouxe ela "pro futuro" e de fato é uma bike excelente pra encarar trilhas técnicas, usando dropper post, guidão largo e os pneus certos. Outro detalhe que ela é uma bike M, embora o tamanho recomendado pra mim na época q ela foi lançada fosse P, quando comprei eu já sabia dessa tendência de "esticamento" das bikes. Hoje tem bikes P (Small) com reach similar a bikes Large de antigamente. Essa bike por acaso usa um conceito muito interessante de altura do top tube, desde o tamanho Small até o tamanho XL a altura do top tube é a mesma (standover height), mais um fator que ajudou eu poder usar tranquliamente o tamanho M (acho q é 17" se nao me engano).
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Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Eu vejo muito aqui no forum que o pessoal compra a bike errada, o pessoal também não colabora, tem inumeras utilidades uma bike e também vejo muito o pessoal comparar uma categoria de bike diferente da outra. Acho que não existe comparação nestes termos. Gravel bike é pra comparar com outra gravel bike, não adianta falar que não é boa que nem uma speed e também não é boa que nem uma mountain bike, já que é uma GRAVEL BIKE. E pelo que vejo o pessoal escrever por aí, a indústria não faz marketing não, isso não existe, é o povo que escolhe o que compra, ninguém é manipulado....kkkkkkkkk

exatamente por causa dessas comentários de gente sem noção, como os que "gravel substitiu a speed e a mtb" é por que eu fui lá, montei a bike e provei que não. 

Eu já sabia +- o que esperar depois q testei uma Diverge (speed metida a besta), mas queria pneus maiores pra tirar a dúvida. dá pra andar em trilhas não muito técncias, assim como dá pra andar com uma mtb rígida dos anos 90. mas é uma experiência merda. na estrada de chão é ok se a estrada for boa, vai andar melhor que mtb xc sofrendo mais. chegando na buraqueira tem que reduzir a velocidade pq a bike é mais instável e o guidão mais perigoso de segurar comparando com uma mtb xc hardtail.

No fim acho que empatei ou talvez até ganhei dinheiro vendendo as peças dela, então o gasto mesmo foi só o tempo de pesquisar e montar a bike, coisas que aprecio fazer.


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Creio que o problema nao esteja em comparar bikes sem estar em sua categoria devida, MAS sim leigos ou bikers de teclado defender o errado e bater na tecla daquilo e comecar a rebaixar o nivel do assunto!!!

Acredito que esta ai o problema!!!

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

E sobre o tópico num geral, todos tem um pouco de razão, ninguém ai sabe a verdade absoluta sobre o assunto... tem muita coisa por trás de qqer industria, do conercio, do dinheiro que rola dentro das entidades.
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Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Eu vejo muito aqui no forum que o pessoal compra a bike errada, o pessoal também não colabora, tem inumeras utilidades uma bike e também vejo muito o pessoal comparar uma categoria de bike diferente da outra. Acho que não existe comparação nestes termos. Gravel bike é pra comparar com outra gravel bike, não adianta falar que não é boa que nem uma speed e também não é boa que nem uma mountain bike, já que é uma GRAVEL BIKE. E pelo que vejo o pessoal escrever por aí, a indústria não faz marketing não, isso não existe, é o povo que escolhe o que compra, ninguém é manipulado....kkkkkkkkk

exatamente por causa dessas comentários de gente sem noção, como os que "gravel substitiu a speed e a mtb" é por que eu fui lá, montei a bike e provei que não. 

Eu já sabia +- o que esperar depois q testei uma Diverge (speed metida a besta), mas queria pneus maiores pra tirar a dúvida. dá pra andar em trilhas não muito técncias, assim como dá pra andar com uma mtb rígida dos anos 90. mas é uma experiência merda. na estrada de chão é ok se a estrada for boa, vai andar melhor que mtb xc sofrendo mais. chegando na buraqueira tem que reduzir a velocidade pq a bike é mais instável e o guidão mais perigoso de segurar comparando com uma mtb xc hardtail.

No fim acho que empatei ou talvez até ganhei dinheiro vendendo as peças dela, então o gasto mesmo foi só o tempo de pesquisar e montar a bike, coisas que aprecio fazer.



35 foi o maior que você usou nela?
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Originalmente postado por HardWell HardWell escreveu:

Creio que o problema nao esteja em comparar bikes sem estar em sua categoria devida, MAS sim leigos ou bikers de teclado defender o errado e bater na tecla daquilo e comecar a rebaixar o nivel do assunto!!!

Acredito que esta ai o problema!!!

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

E sobre o tópico num geral, todos tem um pouco de razão, ninguém ai sabe a verdade absoluta sobre o assunto... tem muita coisa por trás de qqer industria, do conercio, do dinheiro que rola dentro das entidades.

Lembrei de 2 coisas:

1ª Uma mentira dita 1000x se torna verdade;
2ª Para virar especialista na internet em algum assunto, basta saber 5% desse assunto e 95% de internetês.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2020 as 16:45
[QUOTE=HardWell]
Creio que o problema nao esteja em comparar bikes sem estar em sua categoria devida, MAS sim leigos ou bikers de teclado defender o errado e bater na tecla daquilo e comecar a rebaixar o nivel do assunto!!!

Acredito que esta ai o problema!!!




Bem por aí, muita bobagem repetida do amigo falar, ou da própria cachola vazia igual o amiguinho pulador de meio Filllll.

Eu raramente respondo a qualquer coisa relacionada com speed, não gosto e não entendo quase nada, e também não tenho menor interesse sobre esse mundo, nunca vi menor graça em pedalar em rodovia.

Já pensei numa Monster gravel como 4° bike e numa FatBike como 3° bike de trilha... Fora isso, fico no mundo das MTB, principalmente as Full suspension...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
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