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Caloi Elite 2019 - Muito leve na descida! Me Ajude |
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willian012
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Cadastrado em: 24 Set 2020 arroio do tigre Offline Mensagens:2 |
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Postado: 24 Set 2020 as 19:44 |
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Amigos, sou novo no pedal e no fórum, então me desculpem se estou postando no lugar errado.
Aqui na minha região temos um terreno muito acidentado e somos obrigados a fazer pedal misto entre asfalto e estrada de terra. Por isso normalmente optamos por MTB, pra poder andar em todos os lugares. Comprei uma Caloi Elite 2019 de 20 velocidades (2x10) com os componentes abaixo. A bike é ótima em praticamente tudo. Só que em descidas (principalmente no asfalto) eu sinto muita falta de marchas mais pesadas. Ao atingir uns 30 ou 35 km/h já não adianta mais pedalar, pois as marchas ficam muito leves. Será que comprei bike errada? Pra solucionar isso teria que comprar uma MTB de 30 velocidades? Ou o número de velocidades não é o que importa? A Caloi Elite 2020 está vindo com 12 velocidades (1x12). Fico me perguntando se as marchas mais pesadas dela são mais pesadas que as da minha bike. Infelizmente na minha região não existe um bike shop pra poder testar e tirar essas dúvidas. Se puderem me dar algumas ideias fico grato. Abraço a todos. |
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dwsmartins
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Não dá pra ter tudo. A solução pra amplitude reduzida seria um pedivela triplo (3x, ao invés de 2x), mas isso acrescenta peso e deixa a troca dianteira mais complexa.
Sistemas 1x são ainda mais limitados em amplitude, provavelmente com marchas ainda mais leves, como é usual em mountain bikes. E se colocar uma coroa maior, pra ganhar marchas pesadas, vc perde as marchas leves, então não ache que a solução é simples. Ao final das contas, vc escolhe o que quer perder: marchas leves pra encarar subidas íngremes ou pesadas pra descidas velozes. E se não quiser nenhum nem outro, perde leveza e simplicidade de operação. Qual o seu veneno? |
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Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins
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Em tempo: minha bike é uma MTB aro 26” configurada como urbana, pensando em amplitude. Moro em Belo Horizonte e na minha área tem uns morros bastante íngremes. Meu pedivela era 48-36-26d, mas troquei a coroinha por uma 22d e deixei ele 48-36-22d, enquanto meu cassete é 8v 11-40d, que eu devo trocar em breve por 8v 11-34d (a combinação 22/40 ficou muito leve pro meu uso diário).
Não é uma bike leve e nem tem intenção de ser, mas é dimensionada pra me atender da melhor maneira possível. E esse é o ponto que eu estou chamando a atenção: não existe bike “faz tudo”, existe bike adequada ao seu uso. |
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Bora pedalar, senão estressa!
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Hugobh77
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Cadastrado em: 03 Jul 2015 Belo Horizonte Offline Mensagens:2550 |
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O projeto da bike é esse,é uma MTB. O máximo que você pode fazer é colocar uma coroa um pouco maior, 38 ou talvez 40 (se tiver). As bikes estão ficando cada vez mais específicas e consequentemente melhores ao que elas se propõe. Como já foi falado, não dá pra ter tudo. Pode estar lhe faltando perna também. Uma coroa 36 no cog 11, a 90RPM com pneu 2.1 dá 41km/h.
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willian012
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Cadastrado em: 24 Set 2020 arroio do tigre Offline Mensagens:2 |
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wsmartins e Hugobh77, agradeço pela atenção. Já me clarearam bastante a situação.
Acho que o grande problema maior que entrento aqui é precisar de uma "bike faz-tudo".. todo pedal que a gente faz aqui é em média 20km de asfalto e uns 30km de terra... e tudo com muita elevação... Abração!!
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pf23
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aprende a girar mais rápido. Usa sapatilha?
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LeoSilva
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Esse pedivela dá para trocar as coroas então coloca uma coroa maior com mais dentes. 38, 40, 42. Só pesquise que tem que ser uma coroa para pedivela de 2 coroas e o bcd tem que ser o mesmo do pedivela. Veja também a capacidade do cambio dianteiro, Qual a maior coroa que ele suporta e qual a diferença entre as coroas maxima.
Editado por LeoSilva - 25 Set 2020 as 07:26 |
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GabrielSL329
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Buenas
Em pesquisa no AliExpress, vi um cassete bem interessante no quesito "range". ZTTO 9-24 11v aliando isso a um pedivela 26-38 ficaria com uma relação bem interessante! 36/11= 3,2727 38/9= 4,2222 O grande problema é ter que trocar o FreeHub (ou o cubo inteiro) e ser um cassete chinês. |
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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gm1987
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Se o cara está limitando em 35km/h, não está faltando range pessoal, está faltando cadência para o rapaz. Trocar a coroa para 38 ou 40 resolveria um problema e criaria outro, o câmbio dianteiro irá trocar mal com um desnível grande.
Como já foi dito acima, treinar cadência. Se acostumar a girar 120rpm nas descidas.
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FelipeV
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Concordo, só cadencia e perna e nem tanta cadencia assim, uso 34x11 e só acima de 50km/h que comeca o giro a ficar tenso. 36x11 da pra manter 50km/h com giro bem moderado ainda.
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GabrielSL329
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E será que ele aguenta girar a 120 rpm?
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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marcelo.linox
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Cadastrado em: 12 Set 2019 Campo Grande Offline Mensagens:52 |
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COM RELAÇÃO A ESSE CASSETE:
ZTTO 9-24 11v https://pt.aliexpress.com/item/4001075901352.?spm=a2g0o.productlist.0.0.1b5a6bf03d7lAf&algo_pvid=b164ec00-cc20-4921-be7a-99addfea7f0b&algo_expid=b164ec00-cc20-4921-be7a-99addfea7f0b-16&btsid=0bb0624616010308211224741e5e0e&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_ - https://pt.aliexpress.com/item/4001075901352.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.1b5a6bf03d7lAf&algo_pvid=b164ec00-cc20-4921-be7a-99addfea7f0b&algo_expid=b164ec00-cc20-4921-be7a-99addfea7f0b-16&btsid=0bb0624616010308211224741e5e0e&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_ Pergunto: Esse 9 não fica muito pesado para puxar? |
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FelipeV
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Cadastrado em: 17 Out 2013 Gaspar SC Offline Mensagens:393 |
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Com uma coroa 34 e cassete 11 vc anda a 35km/h com cadencia bem boa e bem "pesado" digamos assim. 36x9 pode ser dizer que é galatico, pq ou vc anda estourando o joelho de força ou faz plano a 50 por hora na roda do Avancini. 36x11 como configuração descrita mesmo sem ser girador vai muito longe, precisa pouco de mais perna e treino.
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Se não aguenta vai treinar oras o problema tá no cara, não no equipamento. Não adianta colocar um coroão pra dar velocidade com 60RPM e aí estourar outro lado, que é a subida.
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LeoSilva
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Cadastrado em: 07 Mar 2020 curitiba pr Offline Mensagens:815 |
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Pelo que entendi a relação da bicicleta dele é 20v 2x10 deore. Então o pedivela é 2 coroas 36/26. Colocando uma coroa maior de 38 ou 40 não muda nada para as subidas pois vai manter a coroa menor de 26 dentes. |
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GabrielSL329
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Tchê, no caso se alterar a coroa para 38 ou 40, não altera em nada a subida, no máximo ajustar (ou na pior das hipóteses, trocar o cambio dianteiro para trocar de forma coerente as coroas! Conhecendo o ser humano, é muito mais fácil trocar uma coroa para 40 dentes do que pedalar em um giro mais alto!
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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Dragum
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Cadastrado em: 26 Dez 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:615 |
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A galera tem que entender que nem todo mundo está afim de girar tão rápido e isso também tem a ver com a técnica - ou mesmo a falta dela - do ciclista.
Quer bike faz tudo? Pedivela TRIPLO ou qualquer coisa que use a MÁXIMA CAPACIDADE DE CÂMBIO do sistema SGS de 45D. Próximo caso. =P PS: Ah, só não lançaram o 9-54 por que estamos no capitalismo. Editado por Dragum - 25 Set 2020 as 21:18 |
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1)16" Azul
2)Monark BMX 20 3)Sundown 24 21V 4)Azonic 26 5)C. Snake 26 6)2XS 26 21V 7)Aluminium 26 21V 8)C. 29r/29er 24V 9)GaryFisher Marlin 94 24V 10)Activ 2020 HJ)City Tour Td q da HJ)A. Spercross |
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Neto1
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Minha opinião. Não troca nada.
Numa boa, com uma coroa 36 tem muita relação pra girar. Falta lhe treino pelo jeito, com o tempo, vai conseguir girar a 35 no plano, sem usar os k7 menores |
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BrunoDuque
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Aproveitando o tópico, estou pensando em comprar uma caloi elite 2019 por 3,4k. Meu pedal é majoritariamente urbano, treino em chão de terra batida, trilhas leves pouco técnicas e viagens curtas. Será que me atende bem?
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pf23
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Bloqueado Cadastrado em: 15 Jul 2003 Sampa - Offline Mensagens:722 |
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sim
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raulino
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Cadastrado em: 16 Out 2013 SC Offline Mensagens:1911 |
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Também acho que devemos explorar nossos limites antes de mexer no equipamento, aí sim, sabendo exatamente o que e onde mexer Achei este artigo sobre carência no MTB e vou deixar o link, pois me fez entender melhor os argumentos do pessoal sobre o giro https://www.biketribe.com.br/aprenda-de-vez-cadencia-ideal-para-o-ciclismo-e-o-mountain-bike/ |
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